Liderança

Liderança

(Parte 1 de 7)

Módulo I Gestão de Finanças

Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Administração do Tempo e Eficácia Pessoal Novembro/Dezembro 2006

“A primeira grande responsabilidade do líder écrescer diante de si.”

Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Prof. Gilberto Cavicchioli

Pergunta:

Pode uma pessoa fazer diferença no desempenho de uma organização?

Liderança e Desenvolvimento de Equipes

A Evolução do papel do líder:

¾“São pessoas que mobilizam outras pessoas, inflamam nossa paixão e inspiram o melhor dentro de nós.”

Daniel Goleman ¾Équem obtém resultados por meio de pessoas.

¾O líder nunca se pergunta: “O que eu quero ?”e sim,

“O que precisa ser feito?”

¾O grande líder deve assegurar àempresa que ela vai sobreviver e seguir seu caminho mesmo que ele deixe o cargo.

Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Liderança. O que é?

¾A capacidade de influenciar pessoas em direção ao alcance de objetivos.

¾Autoridade; Influência; Tem seguidores.

¾Éa ação de comprometer pessoas para contribuir o máximo possível com os objetivos traçados.

¾Éo que modifica o comportamento e a atitude das pessoas, de forma a potencializá-las para execução de trabalhos e desenvolvimento de equipes.

cuja competência e compromisso depende o desempenho

¾Éa habilidade de inspirar confiança e apoio entre as pessoas de Liderança e Desenvolvimento de Equipes

A quem servir? Qual o propósito do serviço?

O Líder: Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Os Líderes e seus Comportamentos

1.Coercitivo:Diz aos subordinados o que fazer sem ouvir e esperar obediência imediata.

2. Dirigente :Fornece direções claras com tato, ouve idéias mas não deixa dúvidas de quem toma a decisão.

3. Afetivo :Preocupa-se com as necessidades e interesses de seus subordinados.

Prioriza os relacionamentos amigáveis.

4. Democrático :Busca o comportamento por meio do consenso.

5.Treinados:Estimula os subordinados a desenvolverem seus pontos fortes e os pontos a melhorar.

6. Outros:

Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Fator Humano em Serviços

Líder

Maior poder, produtividade Maior eficiência

Prioriza o serviço para os outros

“Éa arte e a força de liderar pessoas, integradas ao entendimento da qualidade do poder que exercem sobre outras pessoas e sobre si mesmas.”

Liderança Servidora:

Maior integração

“Descobre as necessidades prioritárias dos outros e tentaatendê-las.”

Robert K. Greenleaf

Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Liderança - Democrática - Autocrática

- Contingencial / Situação

PODER Inteligência -Criatividade -Liderança

Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Exercício: Inventário Líder/ Gerente

Quais dos itens seguintes se aproxima mais de seu comportamento atual (i.e., quais dos dois comportamentos você prefere)? Em todos os dez pares de comportamentos, escolha entre “a” ou “b”.

1a Concentra-se na tarefa até1
que ela esteja concluída.
2a Forma sua própria opinião,1
depois ouve os outros.
3a Evita ou minimiza os riscos1
4a Fica impaciente para que os1
progressos sejam urgentes.
5a Concentra-se em mais de1
uma tarefa.
6a Preocupa-se com o que não1
conseguiu alcançar.
7a Guarda a própria excitação1
com a tarefa para si mesmo.
8a Cria entusiasmo1
9a Guarda os próprios pontos1
de vista para si mesmo.
10a Costuma surpreender as1
pessoas.
1b Questiona se é a tarefa certa1
2b Ouve atentamente as opiniões1
dos outros, depois escolhe aquela
em que acredita.
3b Assume riscos1
4b Faz progressos constantes1
em direção à meta.
5b Concentra-se mais nas1
relações com as pessoas.
6b Tem orgulho do que já1
conseguiu alcançar.
7b Demonstra sua excitação1
em relação à tarefa.
8b Cria um plano que pode1
controlar.
9b Geralmente, gasta tempo1
convencendo as pessoas a adotarem
seu ponto de vista.
10b Raramente surpreende as1
pessoas.

Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Exercício: Inventário Líder/ Gerente

Pontuação

(Parte 1 de 7)

Comentários