Sociologia

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QUESTÕES DE SOCIOLOGIA

  1. Caracterize a Sociologia enquanto ciência, salientando sua origem e objetivos.

A Sociologia como ciência, surge no século XIX, no momento de desagregação da sociedade feudal e consolidação do capitalismo, para resolver questões sociais, foca o coletivo, analisa o homem no meio social. Objetiva o progresso e busca pelo estágio positivo.

  1. Qual a relação entre o Humanismo e o Ceticismo do século XIX com a Sociologia?

Humanismo x Ceticismo século XIX - O Humanismo é uma doutrina antropocêntrica, ou seja, centrada nos valores humanos, de caráter individualista, independente de comprovações cientificas para este fato. Porém, no século XIX, ocorreu a consolidação da Ciência. Até o Renascimento, as explicações aceitas de qualquer fato eram dadas pela Igreja. O ceticismo é adotado como postura filosófica, usada para avaliações gerais com base em método cientifico. Então, aplica-se o conhecimento empírico, com a idéia de que, tudo que foge a experimentação e comprovação não existe.

  1. Qual a importância de August Comte para a Sociologia?

A maior importância de August Comte foi adoção do método científico como base para a organização política da sociedade industrial moderna. Segundo ele, toda e qualquer sociedade evoluía de um estágio Teológico, onde havia o predomínio de entidades divinas, seguindo para o estágio da Metafísica, que é o momento de questionamento até chegar à meta universal do Positivo, tendo a Europa como meta de civilização e modernidade. Também desenvolveu um esquema sociológico positivista e lançou a idéia de que toda vida humana teria atravessado as mesmas fases histórica.

  1. Defina a Religião da Humanidade desenvolvida por Comte.

A Religião da Humanidade desenvolvida por August Comte era um sistema em que buscava estabelecer uma completa espiritualidade humana sem elementos sobrenaturais. Seu dogma baseia - se na ciência. Nela, a substituição de Deus por uma humanidade racional e evoluída.

  1. Caracterize:

a – Positivismo - Corrente filosófica que busca a interpretação para fatos, inclui e evoca a razão. É empirista. As avaliações cientificas devem estar rigorosamente embasada em experiências.

b – Evolucionismo - Homem é resultado final de uma longa evolução. Parte do pressuposto de quanto mais evoluído é, melhor.

c – Mecanicismo - É modo como funciona o organismo humano, visto como uma máquina que pensa.

d – Liberalismo - Teoria econômica do fim do Iluminismo que se opõe ao intervencionismo do estado na produção e distribuição de riquezas.

e – Organicismo - Idéia de que tudo funciona como um sistema. Se um segmento social não funciona bem, os outros sistemas não vão conseguir trabalhar em harmonia.

f – Cientificismo - Dita como grande solução da humanidade, nela a ciência é a única detentora da verdade. O que não fosse experimentado, não poderia ser mencionado.

g – Eurocentrismo - Europa como modelo de civilização e modernidade, exemplo a ser seguido, tornou-se meta universal.

h – Darwinismo - Teoria da evolução que se baseia na seleção natural.

I - Darwinismo Social - Teoria social baseada na teoria da evolução em que apenas os organismos mais aptos sobrevivem.

  1. Quem foi E. Durkheim e quais suas contribuições para a Sociologia?

Durkheim foi fundador da Sociologia Moderna e destacou - se por contribuir com suas reflexões pelo estudo sobre suicídio; afirmação de que o homem tem consciência distinta, tanto coletiva quanto social; sua concepção de que a sociedade é estruturada pela divisão do trabalho social; a tese de que nem todo fato dito social é fato social, porque há fatos normal e patológico.

  1. Segundo E. Durkheim defina:

a - Fato social - Maneiras de agir, de pensar e de sentir, fixa ou não, exteriores ao individuo dotadas de um poder. É uma norma coletiva com independência e poder de coerção sobre o indivíduo, que direcionam a vida do mesmo. Não são simples casos isolados. Depende de proporções estatísticas, portanto envolve a coletividade.

b – Sociedade - É mais que a soma dos indivíduos que dela fazem parte, segundo Durkheim, a sociedade é um conjunto de normas de ação, pensamento e sentimento que não existem apenas na consciência individual.

c – Coisa - É o objeto de estudo. Fatos sociais são considerados desta forma e devem ser vistos com imparcialidade pelo sujeito que o estuda. Não se deve envolver, emitindo opiniões particulares.

d - Método sociológico - Considerar os fatos sociais como ‘coisa’, ou seja, analisar os fatos com imparcialidade, importância atribuída a educação

e - Representações coletivas - Atitudes comuns de uma coletividade em determinada época.

f - Tipos de solidariedade - Solidariedade Mecânica, presente em sociedades primitivas, onde a consciência coletiva é compartilhada pela maioria dos membros que dela fazem parte e na Solidariedade Orgânica, presente em sociedades mais complexas, típica de sociedades capitalistas, caracterizada pela divisão do trabalho social.

g - Consciência coletiva - Imposta pela sociedade, estabelece regras de conduta.

h – Moral - É o que norteia para o certo e para o errado.

i - Coerção social - Ato de induzir, pressionar ou copelir alguém a fazer algo à força ou por intimidação ou por ameaça. Violência simbólica.

j - Socialização metódica - Constitui a educação, modelar o indivíduo para que possa se adequar a sociedade.

  1. Segundo E. Durkheim:

a - Apresente a relação entre consciência coletiva e consciência individual

Consciência Coletiva x Consciência Individual – Consciência coletiva estabelece normas (certo e errado), limites, direitos e deveres, enquanto a consciência individual detém ao indivíduo o livre-arbítrio.

b - Apresente a distinção entre maneiras de agir e maneiras de ser

Maneira de agir x Maneira de ser – As regras morais devem ser seguidas pelos indivíduos, sua maneira de ser e de agir e podem ser coagidos pelo fato social, a reações inversas exercidas pela falta de moral ou por questões comportamentais.

c - Descreva o papel do sociólogo - Compreender a sociedade a fim de manter a ordem vigente.

d - Demonstre o objetivo da instrução pública

Objetivo da instrução pública – O indivíduo construa sua consciência social, abstraindo-se do egoísmo e do materialismo.

e - Descreva como se analisa o suicídio - Os indivíduos que não mantém o elo de união, comunicação e afetividade em harmonia têm probabilidade de cometerem suicídio.

f - Diferencie a moralidade e a anomia –

Moralidade – É uma qualidade das ações humanas, que segue regras sociais, princípios e valores.

Anomia – Falta de coesão e ordem, ausência de normas que regulam o comportamento do indivíduo. É um modo de afirmar que a sociedade encontrava-se socialmente doente.

g - Demonstre a importância da moral individualista e da religião para a sociedade.

Importância da moral individualista e da religião para a sociedade – A importância da moral individualista está na especialização de funções produtivas na divisão social do trabalho e a importância da religião se dá, pela inter-relação entre a cerimônia e idéia de festa, ocorre aproximação dos indivíduos, união e coletividade.

h - Apresente o enfoque de Durkheim sobre a religião.

Religião – Como uma criação coletiva e não social. Em sociedades mais simples a religião é uma forma de organização social.

9 . Quem foi Max Weber e qual a sua definição para a Sociologia?

Max Weber foi fundador do estudo moderno da Sociologia, estudava a sociedade com especificidade, analisando sua formação histórica, como a mesma se solidifica, ou seja, buscava compreender a sociedade dentro de sua própria história. Quanto a sua definição de sociologia, é uma ciência que busca compreender a ação social, entender o indivíduo para posteriormente compreender a sociedade.

10. Explique a relação Weber X Durkheim referente ao individuo e a sociedade.

Weber - Parte do indivíduo para entender o coletivo. Da conduta para a ação social.

Durkheim – Do coletivo para o indivíduo.

11. Segundo a teoria de Max Weber, conceitue:

a – Poder: Capacidade de impor a sua vontade, sendo que o poder não está na pessoa, está na sua relação social.

b – Dominação: Ceder à vontade, probabilidade de encontrar obediência a uma ordem.

c – Legitimidade: Reconhecimento do poder através da obediência.

d – Carisma: Qualidade pessoal que exerce poder sobre o outro.

12. Diferencie os tipos puros de dominação legítima.

Dominação Legal – Dominação através de lei, estatuto. Exercida através de lei, caso não a obedeça, há punição.

Dominação Tradicional - Reconhecimento de posturas sociais diferenciadas, tradicionalista, como por exemplo, a obediência de filho para pai.

Dominação carismática – Ceder à vontade do outro em virtude de relacionamento social. Exemplo, relação de amizade, entre cônjuges ou namorados.

13. Explique o quadro a seguir:

O quadro explicita a idéia de Marx Weber:

Quanto mais carismática a relação, mais intensa ela é.

Quanto mais vulnerável a relação, menos tem probabilidade de durar.

Quanto mais burocrático, menos intenso é, porém mais durável.

14. Quem foi Karl Marx? E qual a sua contribuição para a sociologia?

Karl Marx foi um filósofo alemão quedesenvolveu a teoria materialista dialético, propôs ampla transformação política, econômica e social. Ele criticava o capitalismo e liberalismo, pois estes geram livre consumo, consequentemente livre concorrência, que gera consumo desenfreado e resulta em alienação. Foi o idealizador de uma sociedade com distribuição de renda justa e equilibrada.

15. Conceitue a dialética diferenciando a dialética hegeliana da dialética marxista.

Dialética Hegeliana é idealista e onde tudo se desenvolve fundindo afirmação e negação do que se propõe, e é um método de três etapas: Tese + Antítese = Síntese, que quer dizer que parte de uma afirmação, exemplo “ser”, como conceito generalizado (tese) que em seguida é negada “ser sem propósito é o mesmo que não ser” (antítese) e por fim, essa contradição somada a afirmação, adquire o conceito de vir a ser ou tornar-se, (síntese). Dialética Marxista é um método de análise da realidade, não é apenas pensamento. É a realidade que transformamos em ação, nega a existência da alma, de outra vida e de Deus e a existência de um mundo ideal, existe apenas o aqui e o agora.

16. Caracterize o Socialismo proposto por Marx, diferenciando-o do Socialismo Utópico.

O Socialismo de Marx trazia a proposta de transformação política, econômica e social, é um modo de organização que visava queda da burguesia e ascensão da classe trabalhadora, enquanto o Socialismo Utópico acreditava no surgimento de uma sociedade ideal sem a revolução proletária, de modo pacífico e iniciada por elites.

17. Conceitue segundo a teoria marxista:

a – Materialismo - é a corrente filosófica do ser e pensar. A matéria é um dado primário e a consciência é o reflexo da relação do indivíduo com o mundo.

b - Materialismo histórico - é a busca pela compreensão da história das sociedades humanas

c - Base / superestrutura – Base é o conjunto das relações de produção que correspondem a um período determinado do desenvolvimento das forças produtivas. Superestrutura é constituída pelas instituições jurídicas e políticas e por determinadas forças de consciência social.

d - Luta de classes - força motriz do desenvolvimento de todas as formações econômicas em classes divergentes.

e - Mais-valia - é adiferença entre o valor produzido pelotrabalho e o salário pago pelo trabalhador. É o valor a mais que o indivíduo trabalha e não recebe por ele.

18. Segundo David Lyon (1996:18), após a industrialização as pessoas passaram a experimentar novos níveis de relacionamentos. Como Durkheim, Weber e Marx analisariam este posicionamento?

Durkheim – Individualização.

Weber – Relações impessoais e sistematizadas.

Marx – Relações mercantis, pois transformou os relacionamentos em simples troca.

19. Explique segundo cada teoria:

  1. “Por intermédio da instrução pública, consegue-se que o indivíduo, construindo sua consciência comum, social, supere a si mesmo, libertando-se de visões puramente egoístas e interesses materiais imediatistas”. (ÉMILE DURKHEIM)

Isso significa a implementação de uma consciência coletiva, onde ele visa não apenas seus interesses individuais, mas visa o todo.

  1. “O suicídio do indivíduo tem a sua causa básica no âmbito da sociedade, ou seja, origina-se no meio que o rodeia”. (ÉMILE DURKHEIM)

A causa não está no individuo em si, e sim no coletivo. Pois algo da vida coletiva afetou diretamente a vida social, e quando as proporções são drásticas, alguns indivíduos não suportam. Pelo fato de considerar a coletividade, diz que a causa real para o suicídio está no social.

  1. “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontrem ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente se destina” (Durkheim apud Canela, 2001:64).

A visão de Durkheim quanto à educação, tendo a escola como instituição modeladora que adequa o indivíduo às normas de conduta social e os orienta sobre moralidade, evitando assim que o mesmo venha a subverter a ordem.

  1. “A [dominação] carismática derruba o passado (dentro de seu âmbito) e, neste sentido é especificamente revolucionária. Esta não conhece a apropriação do poder senhorial ao modo de uma propriedade de bens, seja pelo senhor seja por poderes estamentais. Só é ‘legítima’ enquanto e na medida em que ‘vale’ isto é, encontra reconhecimento, o carisma pessoal, em virtude de provas; e os homens de confiança, discípulos ou sequazes só lhe são ‘úteis’ enquanto tem vigência sua confirmação carismática” (WEBER: 1991, p.160).

A dominação carismática, é ceder à vontade do outro com intuito de não entristecê-lo, é uma forma de reconhecer a importância do outro e difere de obediência. Também difere de dominação legal, imposta por lei, que caso não seja obedecida o indivíduo está sujeito a punição. No que se refere em obediência a um líder, o indivíduo atribui-lhe poderes por seu carisma, a exemplo de políticos, escolhidos pela conquista da confiança dos indivíduos que os elegem.

  1. “A dialética não é só pensamento: é pensamento e realidade a um só tempo”. (K. MARX)

A dialética significa dois elementos contrários, essa contradição é um benefício. A dialética Hegeliana e a dialética do Materialismo crêem que realidade e pensamento são sinônimos e que, as leis do pensamento são as leis da realidade.

  1. "A existência precede a essência“(K. MARX)

Essa é a idéia central do Existencialismo. Marx critica o modo de como se busca compreender o que é o homem. A essência do homem é algo que ele mesmo constrói, é sua história, pois o homem é produto do meio em que vive.

  1. “Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado ”. (K. MARX)

É necessário que o homem se adeque às regras sociais para que possa viver em harmonia, sem coerção. Pois já a preceitos determinados para que haja organização social, visando a coletividade. Porque sem coesão é anarquia, e não sociedade. Portanto, a falta de autonomia para agir de acordo com sua vontade é justificável, pois é preciso que haja princípios em vigor, são eles: Coesão, Organização, Normatização e Unidade.

20. É possível se afirmar que todas as categorias sociológicas são inevitavelmente “carregadas de valores”? Porquê?

Sim, porque apesar de serem representadas por minorias, fazem parte do contexto social e também tem sua importância. Pois qualquer categoria sociológica, apenas pelo fato de existir ela pode afetar de modo direto ou indireto na coletividade.

21. A Sociologia se desenvolveu como uma resposta à desinstalação da vida social no século XIX. Mas por que razão ela assumiu as formas especificas que nós vivemos hoje e como ela alcançou um status tão importante?

A Sociologia surgiu como resposta a um desafio da modernidade, num momento de mudanças com o surgimento do capitalismo, sua existência tem sido de grande valia para a sociedade atual. A sociedade atual tem características predominantemente consumista devido ao capitalismo, que é o expresso incentivo ao consumo. Através da Sociologia pode-se avaliar, conhecer e compreender idéias, atitudes e enfoques distintos, e desse modo compreender tudo o que nos afeta e suas significâncias no todo.

Indicações de leitura:

BATISTA FILHO, João. Introdução à Sociologia. Universidade Norte do Paraná, 1999.

COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia : introdução a ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 1997.

DEMO, Pedro. Sociologia: uma introdução critica. São Paulo: Atlas, 1985.

DURKHEIM, Emile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

________ , O suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

________ , Emile Durkheim. Sociologia. São Paulo: Ática, 1999.

FERREIRA, Delson. Manual de sociologia. Dos clássicos à sociedade de informação. São Paulo: Atlas, 2003.

FREUND, Julien. Sociologia de Max Weber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

GEMKOW, Heinrich. Marx & Engels vida e obra. São Paulo: Alfa-Omega , 1984.

LAKATOS, Eva Maria. Sociologia Geral. São Paulo: Atlas. 1998.

Lowy, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o barão de Mnnchhausen. marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. São Paulo: Cortez , 1998.

MARTINS, Carlos B. O que e sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1994.

OLIVEIRA, Pérsio Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática. 1997.

QUITANEIRO, T. BARBOSA, Maria. OLIVEIRA, M. Um toque de Clássicos. Belo Horizonte: UFMG, 1995.

TOMAZI, Nelson Dacio (coord). Iniciação à sociologia. São Paulo: Atual , 2000.

VILA NOVA, Sebastião. Introdução à sociologia. São Paulo: Atlas , 2004.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das letras , 2004.

________ , Weber. Sociologia. São Paulo: Ática, 1999.

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