Dicionário de medicamentos

Dicionário de medicamentos

(Parte 4 de 4)

Nome do Sal: Isoxazolilpenicilina

Indicações:Infecções de VAS, pele e tecidos moles.

Forma de apresentação: Frasco-ampolas com 500mg de pó para solução injetável + ampolas de 3ml de diluente. Cápsulas de 250mg e 500mg.

Contra-indicação: Hipersensibilidade à droga, às penicilinas ou cefalosporinas. Use cuidadosamente nos casos de disfunção renal e durante a gestação ou lactação (possível desenvolvimento de diarréia e candidíase no lactente).

Grupo a qual pertence o medicamento: Penicilinas Semi-Sintéticas.

Omeprazol (Bioprazol, Estomepe, Fegran)

Nome do Sal: Omeprazol

Indicações: Esofagite erosiva. Úlcera duodenal. Úlcera gástrica.

Forma de apresentação: Capsulas de 10mg, 20mg e 40mg. Frascos-ampolas com 40mg + ampolas de 10ml de solvente.

Contra-indicação: Hipersensibilidade. Use cuidadosamente durante a gestação ou lactação.

Grupo a qual pertence o medicamento: Inibidor da bomba de prótons, (antiúlcera péptica).

NÃO FOI ENCONTRADO-INCOMPLETO

Óleo de Girassol

Nome do Sal:

Forma de Apresentação:

Indicação: Cicatrizante  da  pele e excelente hidratante. Protege a pele de recém nascidos prematuros, combatendo infecções.

Contra-indicações:

Grupo a qual pertence o medicamento:

Óleo Mineral

Nome: Mineróleo 100%, Nujol, Oilatum, Óleo Mineral

Indicações: Como laxante suave, para pele ressecada e áspera.

Diluição: Adultos: 15 ml (1 colher de sopa) à noite e outra dosagem no dia seguinte ao despertar. Caso não obtenha êxito, aumentar a dosagem para 30ml (2 colheres de sopa) à noite, e 15ml de manhã. Crianças maiores de 6 anos: de 1 a 2ml por kg de peso à noite ou pela manhã. Crianças menores de 6 anos: consulte o seu médico.

Forma de Apresentação: Frasco com 100ml, 120ml e 200ml. Barras de 100g.

Contra-indicações: Deve-se evitar o uso na presença de náuseas, vômito, dor abdominal, gravidez, dificuldade de deglutição, refluxo gastroesofágico e em pacientes acamados. Esse medicamento é contra-indicado para crianças menores de 6 anos.

Grupo a qual pertence: laxativo lubrificante

P

Pondera

Nome do Sal: ???

Forma de Apresentação: Comprimidos sulcados revestidos: Embalagens com 10, 20 e 30 comprimidos de 20 mg. Embalagens com 10 e 30 comprimidos de 30 mg.

Indicação: Tratamento da depressão, incluindo as formas graves e as acompanhadas por ansiedade. Também indicado para o tratamento dos sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo e para o tratamento dos sintomas da doença do pânico com ou sem agorafobia e fobia social.

Contra-indicações: Hipersensibilidade à droga ou a qualquer componente do produto. Não deve ser usado concomitantemente com inibidores da MAO.

Grupo a qual pertence o medicamento: antidepressivo

Paracetamol

Nomes: tylenol

Apresentação: Comprimido revestido - 500mg/750mg Solução oral - 200mg/mlIndicações: Analgésico e antitérmico.Contra indicação:Hipersensibilidade à droga. Pacientes com deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase.

Grupos: Analgésicos e Antitérmicos

Prometazina

Nome do sal: Cloridrato de prometazina

Indicações: Choque Anafilático, reações alérgicas, reações medicamentosas, cinetose, potenciador dos drepessores do SNC.Forma de apresentação: Cada ampola de 2 ml contém 25mg de cloridrato de prometazina e cada comprimido contém 25 mg de cloridrato de prometazina, caixa com 50 ampolas e caixa com 200 comprimidos.

Contra indicação: é contra-indicada em casos de dermatoses infectadas ou irritadas, eczemas e lesões exsudativas.

Grupo a qual pertence o medicamento: Anti-histamínico, antiemético, antivertiginoso, hipnótico, sedativo

Pressat

Nome do sal: Anlodipina

Indicações: Pressat é indicado como monodroga no tratamento da hipertensão arterial ou em associação com outros agentes anti-hipertensivos (diuréticos tiazídicos, betabloqueadores adrenérgicos e inibidores da ECA). No tratamento da isquemia miocárdica, devido tanto à obstrução fixa (angina estável), como a vasoespasmo/vasoconstrição (angina de Prinzmetal ou angina variante) da vasculatura coronária. O Pressat pode ser usado em situações clínicas sugestivas, mas não confirmadas, de possível componente vasoespástico/vasoconstritor. Pode ser usado isolado como monoterapia ou em combinação com outras drogas antianginosas em pacientes com angina refratária a nitratos e/ou doses adequadas de betabloqueadores.

Forma de apresentação: caixas com 20 comprimidos de 5 mg e caixas com 20 comprimidos de 10 mg.

Contra-Indicações: O besilato de amlodipina é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade às diidropiridinas, ou a qualquer um dos componentes da fórmula.

Grupo a qual pertence o medicamento: inibidor do influxo do íon de cálcio, anti-hipertensivo.

Prednisona

Nome do Sal: Prednisona

Indicação:Tratamento de uma ampla variedade de doenças crônicas (inflamatórias, alérgicas, hematológicas, neoplásicas e auto-imunes), esclerose multipla,terapia adjuntiva de pneumonia por pneumocystis carinii em pacientes com AIDS, nefrose.

Forma de Apresentação: comprimidos de 5, 20 ou 50mg

Contra-indicações: hirsensibilidade ou intolerância prévia ao álcool, bissulfitos ou tartazina. infecções ativas sem tratamento (exceto em pacientes que estejam sob tratamento de meningite tuberculosa). lactação(evitar o uso crônico)

Grupo a qual pertence o medicamento: corticosteróides

Plasil

Nome do Sal: Metoclopramida

Forma de Apresentação: Comprimidos de 10mg. Ampolas com 2ml (10mg) de solução injetável. Frascos com 120ml (5mg/5ml) de xarope.Supositórios de 5mg (pediátrico) ou 10mg (adulto). Frascos com 10ml (4mg/ml – pediátrico; 10mg/ml – adulto), 60ml (10mg/10ml), 100ml (5mg/5ml) ou 120ml (10mg/10ml) de solução oral (gotas).

Indicação: Prevenção do vômito após quimioterapia. Exame radiológicos do trato. Gastroparesia diabética.Refluxo gastresofágico. Náusea ou vômito pós-operatório. Tratamento de soluços.

Contra-indicações: Hipersensibilidade. Hemorragia GI.Epilepsia.

Grupo a qual pertence o medicamento: Procinético, antiemético.

Pentoxifilina

Indicação: distúrbios oclusivos da circulação arterial periférica e arteriovenosos de origem aterosclerotica ou diabética (claudicação intermitente, dor em repouso). Angioneuropatias (parestesias, acrocianose, doença de Raynaud). Distúrbios troficos(ulcerações nas pernas e gangrena). Distúrbios circulatórios cerebrais (isquemia e estados pos-apopleticos, seqüelas de arteriosclerose cerebral, como vertigem amnésia, insônia e dificil de concentração), oculares ou do ouvido interno.

Forma de Apresentação comprimidos de 400mg e 600mg. Ampolas de 5ml (100mg) de solução injetavel.

Contra-indicações: hipersensibilidade/intolerância aos outros derivados da xantina (cafeína e teofilina)

Diluição: facilmente solúvel em diclorometano; ligeriamente solúvel em etanol (96%); muito pouco solúvel em éter.

Grupo a qual pertence o medicamento: Antiagregante plaquetário

Q

R

Ranitidina

Nome do sal: Ranitidina

Indicação: Profilaxia e tratamento da úlcera gastroduedenal; estados hipersecretórios patológicos; esofagite e refluxo; hemorragia gastrintestinal alta; profilaxia da pneumonite por aspiração.

Diluição: IV direto diluir em 15 ml em AD

Forma de apresentação: comprimidos de 100mg, 150 mg e 300mg. Ampolas de 2 ml ou 5 ml (50mg) de solução injetável. Frascos de 120 ml (150 mg) + copo medida (10ml) de xarope.

Contra-indicação: Hipersensibilidade e durante a lactação.

Grupos: antagonista de H2 e antiúlcera péptica.

Rifampicina

Nome do Sal:Rifampicina

Forma de Apresentação: Caixas com 50 envelopes com 10 comprimidos.

Indicação: A Rifampicina está indicada para o tratamento das diversas formas de tuberculose e hanseníase, causadas por microrganismos sensíveis, mesmo que em associação com outros antibacterianos, na tentativa de diminuir a resistência. É também o fármaco de escolha no tratamento de portadores nasofaringeos de Neisseria meningitides de indivíduos que mantiveram contato com portadores de meningite miningocócica ou de crianças pequenas e sem imunização específica, que tiveram contato familiar com miningite pelo Hemófilo B.

Contra-indicações: Pacientes com história anterior de hipersensibilidade às rifamicinas ou portadores de insuficiência hepática, pelo risco de agravamento deste quadro e ainda, uso concomitante de contraceptivos orais ou fármacos hepatotóxicos, insuficiência renal grave, gravidez e lactação.

Grupo a qual pertence o medicamento: antibiótico bactericida

S

Soro Fisiológico (cloreto de sódio) [INCOMPLETO]

Forma de Apresentação: caixa com 20 unidades de 500 ml

Indicação: É indicado para higienização nasal: para pacientes com resfriados, gripes ou com sintomas alérgicos, desidratação: para reposição de íons de sódio e cloro, limpeza de ferimentos, limpeza de lentes de contato e em preparados para microscopia

Contra-indicações: ??????

Grupo a qual pertence o medicamento: ??????

Sinvastatina

Nome do Sal: Sinvastatina

Forma de Apresentação: é apresentado na forma de comprimidos de 5 mg de sinvastatina em caixas contendo 30 comprimidos; de 10 mg de sinvastatina em caixas contendo 10 e 30 comprimidos; de 20 mg de sinvastatina em caixas contendo 30 comprimidos; de 40 mg de sinvastatina em caixas contendo 10 comprimidos e de 80 mg de sinvastatina em caixas contendo 10 comprimidos

Indicação: Hipercolesterolemia isolada ou associada à hipertrigliceridemia

Contra-indicações: Hipersensibilidade a qualquer dos componentes da apresentação. Gravidez. Lactação. Doença hepática ativa.

Grupo a qual pertence o medicamento: Antilipêmicos - Redutores de Colesterol

Soro Glicosado

É uma solução aquosa a 5% de glicose, ou seja, contém 5gramas de glicose para cada 100gramas de soro. Administrado por via endovenosa é de uso restrito dos hospitais.

Soro glicosado é uma solução isotônica em relação ao sangue, que contém 5%, em massa, de glicose (C 6H12O6) em água destilada, ou seja, cada 100 mL de soro glicosado contém 5 gramas de glicose.

A glicose é uma fonte de energia que é facilmente absorvido pelas células, daí ser extensivamente usado em medicina como nutriente energético, via endovenosa.

Existem soros glicosados com concentrações de 2,5% e 10% que são, respectivamente, hipotônico e hipertônico em relação ao sangue.

Sulfadiazina de Prata

Indicação: prevenção e tratamento de feridas com grande potencial de sepse (queimaduras, úlceras, varicosas. Escaras de decúbito e feridas cirúrgicas infectadas)

Forma de Apresentação: bisnaga (15g, 20g, 30g ou 50g) ou potes (100g, 150g ou 400g) de creme dermatológico. Bisnagas com 30g de creme vaginal + 6 aplicadores

Contra indicação: hipersensibilidade. Grandes áreas (>25%) de superfície corporal devido à possibilidade aumentada de kenicterus (uso de sulfonamidas) nos seguintes casos: gravidez a termo, crianças prematuras e RN (1º mês de vida).

Grupo a qual pertence o medicamento: Antibacteriano tópico

Salbutamol

Nomes: sulfato de salbutamol, aerolinApresentação Solução oral - 0,4mg/ml Xarope - 0,4mg/mlIndicações: Asma brônquica, bronquite crônica e enfisema pulmonar.Contra indicação: Pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Pacientes com arritmia cardíaca associada com taquicardia, taquicardia causada por intoxicação digitálica, ou que apresentem resposta incomum às aminas simpaticomiméticos.

Grupos: Antiasmáticos e Broncodilatadores

T

Tylex

Nome do Sal:Paracetamol, Fosfato de codeína

Forma de Apresentação: Comprimidos 7,5 mg e 30 mg, apresentados em blister com 12 comprimidos. Comprimidos 7,5 mg contém: paracetamol 500 mg, fosfato de codeína 7,5 mg; Comprimidos 30 mg contém: paracetamol 500 mg, fosfato de codeína 30 mg

Indicação: para alívio de dores de intensidade leve, como as que acompanham os estados gripais e pequenos ferimentos ou contusões, alívio de dores de grau moderado a intenso, como nas decorrentes de traumatismos (entorses, luxações, contusões, distensões, fraturas), pós-operatório, pós-extração dentária, neuralgia, lombalgia, dores de origem articular e condições similares. A dose deve ser ajustada de acordo com a intensidade da dor e a resposta do paciente.

Contra-indicações: hipersensibilidade ao paracetamol ou à codeína. A administração deste produto assim como de outros analgésicos narcóticos pode mascarar o diagnóstico ou a evolução clínica de pacientes com quadros de abdômen agudo.

Grupo a qual pertence o medicamento: Analgésicos e Antitérmicos.

Ticlopidina,Cloridrato (TICLID)

Apresentação – comprimidos de 250 mg.

Grupo – Agente Antiplaquetário

Via de Administração – V.O.

Mecanismo de Ação – Interfere na função plaquetária inibindo o fibrinogênio, a in teração plaquetária e a agregação plaquetária; prolonga o tempo de sangramento.

Início do efeito – rápido

Nível Sangüíneo – 2 horas

Indicação – reduz o risco de acidente vascular cerebral primário ou recorrente, em história prévia de distúrbios vasculares cerebrais. Prevenção de acidentes isquêmico arteriais e cerebrais, sobretudo coronariano.

Arteriopatia de membros inferiores, alterações plaquetárias induzidas por circulação extracorpórea. A dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos nas refeições.

Reação Adversa:

SNC – tontura

SGI - náusea, diarréia, flatulência, anorexia.

S. Hematológico – aumenta o tempo de sangramento, neutropenia, leucopenia, trombocitopenia, agranulocitose, púrpura trombocotopênica trombótica, hemorragia.

Outras – trombose, flebite, dor no local da injeção, rash, púrpura.

Interação:

Digoxina – o uso concomitante diminui o efeito da digoxina.

Teofilina – aumenta o nível e efeito da teofilina.

Antiácido – diminui absorção da droga.

Contra-Indicação – contra- indicado para paciente hipersensível à droga, diátese hemorrágica, hemopatia com aumento do tempo de sangramento, leucopenia, trombocitopenia, agranulocitose. Não agregar com outros antiplaquetários, antiinflamatórios esteróides, anticoagulantes, gestação e lactação.

U

V

Vitamina B1 (vitamina hidrossolúvel)

Forma de Apresentação: Comprimidos de 100mg ou 300mg.

Indicação: Tratamento de deficiências de tiamina (beribéri).

Suplemento nutricional em pacientes com doença GI, alcoolismo ou cirrose.

Distúrbios metabólicos.

Contra-Indicação: Hipersensibilidade.Use cuidadosamente nos casos de encefalopatia de wernicke (pode haver piora dessa condição, exceto quando a droga é administrada antes da glicose). Gestação ou lactação: a droga atravessa a barreira placentária e é excretada no leite materno.

W

X

Y

Z

(Parte 4 de 4)

Comentários