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CADERNOS ELETRÔNICOS 3PLANILHA ELETRÔNICA E BANCO DE DADOS

Programa Acessa São Paulo

O Programa Acessa SP é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e tem como objetivo combater a exclusão digital, levando os recursos da Internet à população de baixa renda, estimulando o desenvolvimento das comunidades.

Para isso o Governo do Estado criou os

Infocentros, espaços com acesso gratuito à Internet. Existem três tipos de Infocentros: os Infocentros Comunitários, criados em parceria com entidades comunitárias (associações de moradores, amigos de bairro etc.); os Infocentros Municipais, criados em parceria com prefeituras paulistas; e os Postos Públicos de Acesso à Internet, criados em parceria com órgãos do próprio Governo do Estado em que há grande fluxo de população.

Para facilitar o uso dos equipamentos, os usuários contam com monitores treinados e comprometidos com o projeto para auxiliálos. Esses monitores são capacitados para atender às necessidades específicas de cada usuário. Também são responsáveis pela gestão dos Infocentros.

Outra preocupação do Acessa é a oferta de conteúdo relevante para o público-alvo assim como o estímulo à criação de conteúdo por parte da comunidade. Assim, os Infocentros também funcionam como centros de informação e serviços voltados para o desenvolvimento comunitário, possibilitando acesso às informações nas áreas de saúde, educação, negócios e serviços governamentais disponíveis na Internet etc. Para isso desenvolvemos produtos como os MiniCursos Acessa São Paulo, a parceria Acessa/WebAula, Dicionários de LIBRAS e a Rede de Projetos.

As comunidades providas de um

Infocentro são estimuladas a desenvolverem projetos e atividades que utilizem os recursos da tecnologia de forma criativa e educativa. Para isso foi criado o portal na Internet, para que os usuários dos Infocentros possam disponibilizar conteúdos elaborados pela comunidade e assim produzir conhecimentos próprios.

Os Cadernos Eletrônicos foram desenvolvidos pelo Centro de Inclusão Digital e Educação Comunitária da Escola do Futuro da USP (CIDEC) para o Programa Acessa São Paulo do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Casa Civil. A reprodução parcial ou integral deste caderno é permitida e estimulada somente para fins não comerciais e mediante citação da fonte. Maio/2003

ExpedienteADERNOS C eletrônicos

Escola do Futuro - USP

Tel.: (1) 3091-6366/3091-9107 e-mail: acessasp@futuro.usp.br

Av. Profº. Lucio Martins Rodrigues, Trav. 4 - Bloco 18 - CEP 05508-900 São Paulo/SP

Programa Acessa São Paulo Governador: Geraldo Alckmin Secretaria de Estado da Casa Civil: Arnaldo Madeira Diretor-Presidente da Imprensa Oficial: Hubert Alquéres Coordenador do Núcleo de Projetos Institucionais: Émerson Bento Pereira Coordenador do Programa Acessa São Paulo: Fernando Guarnieri Equipe do Programa Acessa São Paulo: Alan Nicoliche da Silva, Alexandre Geraldi, Felipe Borgognoni, Flávia Brandão, Gílson Bevilacqua, Gisele Fabris dos Reis, Key Farias, Leandro Benetti, Michele Karine Damasco Silva, Neide Novaes, Ricardo Mallet, Silvana Maiéski Portal do Acessa São Paulo: w.acessasaopaulo.sp.gov.br

Cadernos Eletrônicos Reitor: Adolpho José Melfi Vice-Reitor: Hélio Nogueira da Cruz Pró-Reitor de Pesquisa: Luiz Nunes de Oliveira Supervisão Científica: Fredric M. Litto Coordenação Editorial e Pedagógica: Carlos Seabra Coordenação de Produção: Drica Guzzi e Akira Shigemori Roteiro, Pesquisa e Redação: Maria da Conceição C. Oliveira Projeto Gráfico/DTP: Ronald Chira e Ludimyla Russo Web Designer: Daniela Matielo Ilustração da Capa: Francisco Sá Godinho (Kiko) Revisão: Bete Abreu Colaboradores: Joeldo Veloso Holanda Cadernos Eletrônicos: w.cidec.futuro.usp.br/cadernos

Programa Acessa São Paulo

Tel.: (1) 6099-9579/6099-9641 e-mail: acessa@sp.gov.br

Rua da Mooca, 1921, Mooca CEP 03103-902 São Paulo/SP

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Planejar e organizar-se são ações essenciais. Uma das formas de organizar nossas informações e dados relevantes e planejar nossa vida é criar planilhas, em que possamos encontrar dados e informações com facilidade e rapidez. Com o advento dos computadores e das planilhas eletrônicas, essa rapidez aumentou vertiginosamente, e o cálculo de valores, somas, totais, ou quaisquer outras fórmulas, assim como a confecção de um cronograma ou gráfico que antes eram lentos e tediosos, tornou-se fácil e rápido como um clique do mouse.

Neste caderno você aprenderá a utilizar as planilhas eletrônicas. Elas são a síntese de quase tudo o que pode ser ordenado: desde uma simples lista de compras em supermercados, na qual você pode acompanhar seus gastos periodicamente, até um cadastro de clientes, fornecedores, tabelas de preços, custos e estimativas, projeções de juros de empréstimos, financiamentos, crediários e outros. Com as planilhas você também pode elaborar cronogramas e relatórios variados entre outros produtos.

Você conhecerá também um pouco sobre bancos de dados, que também permitem manipular informações e dados de maneira versátil e eficiente.

Ao final você encontrará sugestões de remissão entre os cadernos eletrônicos relacionados, uma seção onde encontrar links para downloads de programas freeware ou para cursos oferecidos online. Há também um glossário com os principais termos da informática e da Internet utilizados neste caderno. Vamos começar?

Introdução

Coloque seus planos em planilhas
Como criar planilhas em OpenCalc e MS Excel
Fórmulas: como fazer a planilha calcular
Faça totais e subtotais automaticamente
Organize, ordene e extraia valores de uma planilha
Organize sua vida financeira: juros de empréstimos, crediários etc
Como fixar o olhar em uma célula
Faça bonito: formate suas planilhas
Apresente seus dados em gráficos
O que é um banco de dados
Crie um banco de dados utilizando o MS Access

Índice

Remissão entre cadernos e links na Internet

CADERNOS ELETRÔNICOS 3PLANILHA ELETRÔNICA E BANCO DE DADOS

1Coloque seus planos em planilhas

O que é uma planilha eletrônica? Uma planilha é basicamente uma tabela de informações, exatamente como uma planilha de papel. Numa planilha eletrônica, porém, há uma série de recursos adicionais. Além de, obviamente, você poder alterar qualquer informação a qualquer momento sem ter de rabiscar a sua planilha toda. Quaisquer dados que dependam das informações alteradas são automaticamente recalculados.

As planilhas eletrônicas podem ser múltiplas, ou seja, estar agrupadas em várias páginas de informação que ficam sobrepostas no mesmo documento e podem ser trabalhadas em conjunto. Um grupo de planilhas eletrônicas sobrepostas é chamado de pasta de trabalho.

2Como criar planilhas em OpenCalc e MS Excel

No Excel, uma planilha pode ser criada pelo menu “Arquivo/Novo”. Esse aplicativo abre, então, uma pasta de trabalho com algumas planilhas em branco e deixa-as disponíveis para edição.

Elementos de uma pasta de trabalho do Microsoft Excel.

Elementos de uma pasta de trabalho do OpenCalc.

Note a grande semelhança entre os dois aplicativos. De fato, o OpenCalc consegue trabalhar da mesma forma que o Excel, inclusive com a capacidade de abrir os documentos gerados por ele.

Importante!

É interessante notar duas coisas: na imagem, vê-se que a planilha é dividida em linhas e colunas. Cada linha recebe um número e cada coluna recebe uma letra. Isso serve para localizar o que chamamos de células. Assim, a célula E4 localiza-se na coluna “E” e na linha 4. Todas as células são nomeadas com essa mesma lógica.

Exemplo básico de planilha para acompanhar os números de cadastros e atendimentos dos Infocentros.

CADERNOS ELETRÔNICOS 3PLANILHA ELETRÔNICA E BANCO DE DADOS

Para selecionar um grupo de células, clique sobre a célula inicial do grupo e arraste o mouse até a célula final, como na imagem acima. Uma outra maneira de selecionar várias células é clicar na célula inicial e depois na célula final, sem arrastar, porém mantendo a tecla “Shift” pressionada.

Para alterar a largura de uma célula, clique sobre a linha que divide as colunas (no cabeçalho) e arraste até a coluna ficar no tamanho desejado.

Para alterar a altura de uma célula, clique sobre a linha que divide as linhas (no cabeçalho) e arraste até a linha chegar na espessura desejada.

Observe que a frase digitada na célula B4 aparece simultaneamente na parte superior, na barra de fórmulas.

3 Fórmulas: como fazer a planilha calcular

Quando digitamos valores ou texto em uma planilha, eles são exibidos exatamente da forma como foram digitados. Porém, também queremos que o Excel determine automaticamente certos valores como, por exemplo, a soma dos valores de duas outras células ou, ainda, o total dos valores de várias células.

Como fazer

Para inserir informações, clique na célula desejada e digite as informações no campo chamado de barra de fórmulas. Para apagar o conteúdo de uma célula, clique nela e pressione a tecla “Delete”.

Como fazer

A presença do sinal de igual (=) no início de uma célula confere-lhe uma propriedade especial. Quando digitamos =, tudo o que se segue será considerado pelo Excel, ou pelo OpenCalc, como uma fórmula. Uma fórmula pode ser, por exemplo, uma operação matemática que envolve os valores de outras células, como a soma dos valores de duas células. Se digitarmos, por exemplo, o valor 2 na célula A1, o valor 3 na célula B1, e, em seguida, digitarmos na célula C1: =A1+B1, veremos que a célula C1 mostrará o valor 5, que é a soma dos valores das células referidas.

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