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CÓDIGO DA DISCIPLINA: GINS0001

AGOSTO DE 2007

Disciplina: Raciocínio Lógico I2008 / 1

Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM Curso de Graduação

Introdução03
Seqüências05
Exercícios de Seqüências07
Teoria de Conjuntos14
Exercícios de Conjuntos19
Frações23
Exercícios de Frações25
Razões e Proporções29
Exercícios de Razões e Proporções3
Percentagem37
Exercícios de Percentagem38
Correlação41
Exercícios de Correlação46
Técnicas de Resolução de Problemas50

SUMÁRIO Respostas dos Exercícios 52

Disciplina: Raciocínio Lógico I2008 / 1

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Ementa:

O Raciocínio Lógico na resolução de problemas lógicos, envolvendo seqüências de figuras, palavras ou numéricas; conjuntos; frações; razões; proporções; percentagens; etc. O Raciocínio Lógico na Correlação entre diversos elementos de um certo universo.

Objetivos Gerais:

Desenvolver as habilidades e o raciocínio do aluno para o entendimento das estruturas lógicas de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas e eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas, e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações; usar logicamente o raciocínio na aquisição de técnicas de estudo que facilitem o aprendizado dos conteúdos programáticos, evidenciando condições de continuidade .

Objetivos Específicos:

• Desenvolver as habilidades do aluno para o entendimento de estruturas lógicas , num contexto interdisciplinar;

• Explorar novas perspectivas proporcionando outras visões de um problema prático;

• Inserir o conteúdo matemático num contexto mais amplo que venha a contemplar os seus interesses acadêmicos e os do cotidiano;

• Resolver problemas que exigem o uso do raciocínio lógico e do conhecimento das ferramentas matemáticas;

• Desenvolver no aluno a capacidade de raciocinar, analisar, argumentar criticamente, posicionar-se e expressar-se com clareza, utilizando a linguagem matemática;

• Explorar novas perspectivas de solução de um problema ou diagrama lógico;

• Trabalhar o desenvolvimento do Raciocínio Lógico numa linguagem não formal.

Bibliografia Básica:

Rocha, Enrique – Raciocínio Lógico: você consegue aprender, Rio de Janeiro, Editora Campus, 2006.

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Bibliografia Complementar:

o IMENES, L. M. Matemática. Editora Scipione. (5 a 8 séries) Coleção “Vivendo a Matemática”.

o Primo, Ângelo Júnior. Raciocínio Lógico – Concursos – Brasil – Livraria e Editora Central de Concursos Ltda. – São Paulo – 2.006 – Endereço Eletrônico: w.centraldeconcursos.com.br.

o Hercun, Débora (org). Aumente Seu QI, testes desafiadores para desenvolver sua capacidade mental – Editora Marco Zero – São Paulo – 2006 – Endereço Eletrônico: w.editoramarcozero.com.br.

o Telecurso 2000. Primeiro grau – Fundação Roberto Marinho: livro volumes 1,2,3,4, Matemática, Editora Globo.

Conteúdo Programático:

1. Problemas envolvendo 1.1 – a lógica na organização das seqüências numéricas simples. 1.2 – o Raciocínio Lógico na Teoria dos Conjuntos: trabalhar situações envolvendo os conceitos das operações básicas entre conjuntos. 1.3 – a lógica nas aplicações das propriedades das operações básicas aritméticas e fracionárias. 1.4 – uso de ferramentas tecnológicas na resolução de problemas, durante todo o curso.

2. Problemas lógicos sobre Razão e Proporção 2.1 – Conceito. 2.2 – Trabalhando problemas envolvendo porcentagem, proporcionalidade e regra de três.

3. A correlação entre elementos de um certo universo. 3.1 – Trabalhando problemas lógicos de nível fácil. 3.2 – Trabalhando problemas lógicos de nível intermediário.

4. Resolvendo Problemas Interdisciplinares 4.1 – A importância do Raciocínio Lógico na solução de problemas que contemplem diversas áreas do conhecimento. 4.2 – Sistematizando a solução dos problemas.

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Questões de Amostra: Estude cuidadosamente as seguintes questões de amostra antes de começar os exercícios.

1. Você terá de fazer comparações entre desenhos. Exemplo: Qual dos cinco faz a melhor comparação?

A resposta é C. Um círculo que é dividido em duas partes pode ser comparado a um quadrado que é dividido em duas partes também.

2. Esta questão também poder vir com desenhos. Exemplo: Qual dos cinco desenhos é menos similar aos outros quatro?

A resposta é D. Os outros todos são feitos com linhas retas. Um círculo é uma linha curva.

3. Em algumas questões será pedido para fazer uma comparação entre palavras. Exemplo: Qual dos cinco itens faz a melhor comparação?

Barco está para água como avião está para: SOL - CHÃO - ÁGUA - CÉU - ÁRVORE

A resposta é céu. Um barco viaja através da água. Isto pode ser comparado a um avião que viaja pelo céu.

4. Em algumas questões será dado um grupo de cinco coisas. Quatro delas terão alguma coisa em comum, elas serão similares de alguma forma. Você será levado a escolher aquela que não é similar às outras quatro.

Exemplo: Qual dos cinco elementos é menos parecido com os outros quatro? CÃO - CARRO - GATO - PÁSSARO - PEIXE

A resposta é carro. Os outros são seres vivos. Um carro é inanimado.

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5. Em algumas questões serão dados números, ou letras, as quais estarão em uma certa ordem. Eles seguem algum critério de arranjo. Entretanto, um deles não. Você terá de escolher aquele que não se encaixa dentro daquele critério.

Exemplo: Qual desses números não pertence à seguinte série? 1 - 3 - 5 - 7 - 9 - 10 - 1 - 13

A resposta é 10. Começando do 1, os números ímpares são arranjados em ordem, sendo que 10 não se enquadra nessa seqüência.

6. Haverá também alguns problemas que você terá de resolver. Estes não requerem nenhuma matemática difícil. Pelo contrário, eles estarão testando o quão lógico você é, ou seja, quão bem você pensa.

OBS: Se uma questão parece ter mais de uma resposta ou nenhuma resposta correta, escolha aquela que você considera ser a melhor dentre as alternativas dadas. Estas questões são formuladas propositalmente para testar sua habilidade de pensamento e razão.

Agora você está pronto para começar. Leia cada questão cuidadosamente, responda e compare seus resultados com as respostas corretas, que podem ser encontradas no final da apostila.

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