trabalho ADM

trabalho ADM

Processos Administrativos Emely Lubschinski Virginia Vitória B. Martini Daniele Lunkes Raquel B.Piovesan

  • Universidade federal de Santa Maria

  • 29 de junho de 2009

Processos administrativos:

  • -Planejamento

  • -organização

  • -direção

  • > PLANEJAMENTO:

  • Consiste em decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou meta.

  • Tem como objetivo facilitar o controle,enfocar a atenção aos objetivos,e compensar incertezas e mudanças.

Podendo ser de 3 tipos conforme o nível organizacional em que é aplicado:

  • 1.Planejamento Estratégico

  • (nível institucional):

  • É um processo de planejamento a longo prazo empregado com o intuito de atingir os objetivos organizacionais.

  • Tem como principais características:

  • -É projetado a longo prazo ;

  • -Está voltado para as relações entre organização e seu ambiente de tarefa estando sujeito à incertezas quanto aos eventos ambientais;

  • -Tem suas decisões baseadas em julgamento e não em fatos devido a incerteza ;

  • 2.Planejamento Tático (nível intermediário):

  • É o planejamento formalizado e de médio prazo empregado para definir e atingir os objetivos de cada unidade de negócio.

  • Tem como características:

  • -É prazo mais curto;

  • -Considera as suas divisões (departamentos ou unidades) e por isso apresenta menos riscos;

-É um processo permanente e contínuo;

  • -É um processo permanente e contínuo;

  • -Pressupõe avanços e recuos,alterações e modificações em função de eventos novos ou diferentes que possam ocorrer tanto na organização quanto no ambiente.

  • 3.Planejamento Operacional (nível operacional):

  • Processo formalizado e de curto prazo empregado para definir e atingir objetivos mais imediatos.

Tem como características:

  • Tem como características:

  • -Refere-se às tarefas e operações do nível operacional por ser realizado neste;

  • -Focaliza o curto prazo;

  • -Apresenta pouquíssimos riscos com relação à incertezas;

  • -Tem abrangência restrita

  • -Estabelece as tarefas com bastante detalhamento;

> ORGANIZAÇÃO :

  • > ORGANIZAÇÃO :

  • É o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado.

  • Tem 4 características básicas:

  • 1.Diferenciação:divisão do trabalho em departamentos e subsistemas.

  • -Diferenciação horizontal:divisão em departamentos ,unidades ou divisões.

  • -Diferenciação vertical:divisão em níveis hierárquicos.

  • -Diferenciação em tarefas especializadas: divisão em cargos ou órgãos diferenciados.

  • -2.Formalização:refere-se à existência de regras e regulamentos podendo ser:

  • -Através do cargo:especialização relacionada com o cargo em si.

-Através do fluxo de trabalho:instruções e procedimentos sobre a execução de tarefas.

  • -Através do fluxo de trabalho:instruções e procedimentos sobre a execução de tarefas.

  • -Através das regras e regulamentos:dá-se por meio de formulação de manuais.

  • 3.Centralização:refere-se a concentração de poder numa organização.

  • -Centralização: concentração do poder;

  • -Descentralização:distribuição do poder;

4.Integração:refere-se ao fato de que os cargos ou atividades devem estar interligados e integrados.

  • 4.Integração:refere-se ao fato de que os cargos ou atividades devem estar interligados e integrados.

  • > DIREÇÃO:

  • É o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas.

  • Dirigir uma empresa significa conseguir que os empregados executem as tarefas (ou serviços) pelas quais respondem.

Teorias do estilo de direção acerca da natureza humana:

  • Teorias do estilo de direção acerca da natureza humana:

  • >Teoria X ou teoria tradicional:

  • -As pessoas são preguiçosas e indolentes;

  • -As pessoas evitam o trabalho;

  • -As pessoas evitam a responsabilidade;

  • -As pessoas precisam ser controladas e dirigidas;

  • -As pessoas são ingênuas e se iniciativa;

  • >Teoria Y ou teoria moderna:

  • -As pessoas são esforçadas e gostam de te o que fazer;

  • -O trabalho é uma atividade natural;

  • -As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios;

  • -As pessoas podem ser automotivadas e autodirigidas;

  • -As pessoas são criativas e competentes;

  • >Sistemas da administração:

  • 1.sistema autocrático-coercitivo:

  • -sistema duro e fechado;

  • -controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização;

  • 2.Sistema autocrático-benevolente:

  • -É como o autocrático-coercitivo mas mais liberal e menos rígido;

  • 3.Sistema consultivo:

  • -Pende para o lado do participativo;

  • -Representa um abrandamento gradativo da arbitrariedade organizacional;

  • 4.Sistema participativo:

  • -É democrático por excelência ;

  • -É o mais aberto dos sistemas;

  • A direção possui 3 elementos básicos sendo eles a motivação,a liderança e a comunicação.

>Motivação:

  • >Motivação:

  • Compreende um conjunto de fatores que provocam ,canalizam e sustentam o comportamento de um individuo.

  • As teorias da motivação podem ser caracterizadas como de:

  • -Conteúdo:ressaltam a importância dos impulsos ou das necessidades internas do individuo como motivos para suas ações.

  • -Processo:enfatiza como e porque objetivos as pessoas se motivam.

-Reforço: concentra-se em como as conseqüências dos atos de uma pessoa no passado afetam seu comportamento no futuro.

  • -Reforço: concentra-se em como as conseqüências dos atos de uma pessoa no passado afetam seu comportamento no futuro.

  • > Liderança

  • Compreende o processo de direção e influência das atividades relacionadas ao trabalho de membros de grupos.

  • Divide-se em 3 abordagens:

  • 1.Abordagem dos traços:refere-se àquilo que o líder é.

2.Abordagem do comportamento:refere-se as atitudes de um líder.

  • 2.Abordagem do comportamento:refere-se as atitudes de um líder.

  • Estilos de liderança:

  • -Autocrático:com ênfase no líder.

  • -Liberal:com ênfase no líder e nos subordinados.

  • -Democrática:com ênfase nos subordinados.

  • 3.Abordagem contingêncial:é o método aplicado as situações procurando o estilo de liderança mais eficaz par cada uma.

  • >Comunicação

  • Tenta proporcionar informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam conduzir-se nas suas tarefas;e proporcionar as atitudes necessárias que promovam a motivação,cooperação e satisfação nos cargos.

  • Pode ser realizado de diversas formas como:

1.Comunicação formal e informal:na formal,a mensagem é enviada e recebida através de um padrão de autoridade determinado pela hierarquia da organização.Já a informal é aquela que ocorre fora dos canais formais de comunicação,.

  • 1.Comunicação formal e informal:na formal,a mensagem é enviada e recebida através de um padrão de autoridade determinado pela hierarquia da organização.Já a informal é aquela que ocorre fora dos canais formais de comunicação,.

  • 2.Comunicação oral e escrita:levam em conta o tempo,custo,rapidez,preferências pessoais,habilidades individuais e recursos disponíveis .Normalmente as comunicações interpessoais são feitas dessa maneira.

3.Comunicações descendentes , ascendentes e laterais:

  • 3.Comunicações descendentes , ascendentes e laterais:

  • Refere-se ao fluxo direcional das mensagens e informações.

  • -Descendentes:fluem de cima para baixo.Ex:regras,regulamentos,etc.

  • -Ascendentes:fluem de baixo para cima.Ex:reclamações e sugestões.

  • -Laterais:referem-se aos intercâmbios de informações entre departamentos e cargos,como reuniões,grupos de estudo e etc.

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