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O conhecimento, a ciencias e o metodo cientifio, Notas de estudo de Ciências Biologicas

O conhecimento, a ciencias e o metodo cientifio.

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 29/06/2009

gabriel-santos-24
gabriel-santos-24 🇧🇷

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Baixe O conhecimento, a ciencias e o metodo cientifio e outras Notas de estudo em PDF para Ciências Biologicas, somente na Docsity! Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB Curso teórico e prático de metodologia do trabalho técnico e acadêmico – CMTTA Daniela Souza Santos Ederson Silveira Gabriel Santos Silva Jalene Meira Moreira O conhecimento, a ciências e o método científio. Fichamento apresentado ao curso de Metodologia do trabalho técnico e acadêmico ministrado pelo professor Rogério D’Paula, em 28 Março de 2009 Itapetinga- Ba 2008 SUMÁRIO 1 . Introdução .............................................................03 2. O conhecimento ......................................................04 3. A ciência e suas características ..............................07 4. O método Científico e suas aplicações ....................12 5. Conclusão ...............................................................14 7. Referências .............................................................15 grupo que a toma com verdade. Não se deve menosprezá-lo, pois pode ser base para o conhecimento cientifico. 3.0 Conhecimento cientifico Este tem como finalidade estudar a realidade de maneira exata, assim difundindo o conhecimento sobre determinado assunto ou espécie, se tornando lei universal ate que novas descobertas por meios científicos prove o contrário. 4.0 Conhecimento filosófico Como a ciência não sacia todos os anseios do homem em relação ao universo já que todos os fatos e perguntas tem que ser provados, o homem busca respostas na filosofia que o leva a fazer meditações sobre os fatos gerais do principio de sua existência. 5.0 Conhecimento teológico Provem da fé humana tendo um ou mais deus para reverenciar. Em meio aos cultos as divindades revelam imagem misteriosas que são passadas por pessoas “iluminadas” através da escrita ou oralmente no decorrer da historia, se tornando um verdade satisfatória baseada pela fé proveniente de uma divindade. 6.0 Conhecimento e verdade 6.1 O ser precede o conhecimento que temos dele, os objetos existem independentemente de nós saber sua existência. 6.2 As sensações dão-nos a imagem do universo real Os objetos podem atuar de forma direta ou indiretamente nos nossos sentidos, que levam ao nosso cérebro a informação necessária para obtermos a imagem precisa do determinado objeto. 6.3 O conhecimento racional objetivo não dispensa o conhecimento sensível, tomando a ciência como base a filosofia procura o conhecimento objetivo através de reflexões o que a difere do cientifico que é exato já o filosófico é abstrato. 6.4 A verdade é a realidade: fala sobre as deturpações que ocorre com a percepção, concluindo que a verdade confunde conceitos subjetivos com a realidade, criando conhecimentos duvidosos. 6.5 A negação da verdade objetiva é incompatível com a ciência que busca saber toda verdade material do universo, sem essa verdade ela seria inútil. LEAL, Victor Aprendendo a Aprender: Introdução a metodologia científica. 3ª ed. Rio de Janeiro: Cap. 3 A ciência e suas características p 23 – 31. 2002. A ciência e suas características 1.0 Introdução A ciência se da pela busca da realidade dos fatos, sob critérios racionais, metodológicos, sistemáticos e verificáveis. 2.0 Racionalidade e objetividade A ciência tem que apresentar duas características básicas, racionalidade e objetividade. O conhecimento científico racional é a construção de idéias de acordo com um conjunto te normas lógicas, para se produzir novos conhecimentos. 3.0 Conhecimento científico atém-se aos fatos A ciência mostra a realidade usando a investigação, preservando os fatos, em alguns casos e preciso manipular os acontecimentos para obter resultados 13.2 Pode haver falhas nas comunicações com passar do tempo, conseqüentemente o conhecimento passa adquirir problemas, mesmo assim não deixam de ser muito úteis. 14.0 O conhecimento científico é aberto 14.1 O conhecimento científico sempre está e mudanças, acompanhando as evoluções tecnológicas e dos métodos de investigação, idéias antigas podem ser mudadas ou anuladas. 14.2 O conhecimento científico funciona como organismos que a tempos vem se evoluindo e se adaptando as condições encontradas, buscando cada vez mais chances para sobreviver. 15.0 O conhecimento científico é útil O conhecimento científico é de extrema importância para o domínio da natureza e melhorar a o comportamento da humanidade. Capitulo III Formando o habito de estudo 1.0 Introdução 1.1 Diferenças claras entre alunos do Ensino médio, que tem hábitos viciosos e são controlados psicologicamente e os alunos do Ensino Superior que encontram a liberdade individual. 1.2 Importância de adquirir o hábito de estudar precisa haver repetição, disciplina, disposição e determinação pessoal até o novo hábito incorpora-se no comportamento do sujeito. 2.0 Organização 2.1 Tempo: Importante é ter organização com tempo disponível, cronometrando as atividades e aproveitando bastante os momentos de estudo. 2.2 Material: organizar o material de estudo durante o curso, separá-los por ordem como facilidade ou afinidade e importância, formando uma biblioteca pessoal. 2.2.1 Anotar as indicações e os conteúdos dos materiais e fazer uma lista do que será utilizado antes do estudo, isso trará resultados eficientes, economizando tempo. 2.3 Local ou Ambiente: é importante o local ter uma boa iluminação, ser arejado ter silencio, ordem. Estudar precisa de atenção. 3.0 A aula – preparação e revisão Saber administrar o tempo e saber que há certo período para os alunos entenda o assunto mostrado, sempre deve manter a atenção do ouvinte e recomendá-los a formar uma rotina de estudos para não acumular informações em um curto período de tempo. 3.1 Leitura prévia Leitura antecipada do assunto facilita o desenrolar do trabalho na sala, melhorando a qualidade do aprendizado e segura a atenção. 3.2 A aula É fundamental, para que as aulas sejam aproveitadas, uma preparação antecipada do que será passado. 3.2.1 Influenciar o aluno a ter idéias próprias e criativas. 3.3 Revisão É uma reconstrução mental e deve ser feita períodos antes das avaliações, utilizando anotações feitas nos cadernos e Fichamentos. 4.0 Estudo em grupo Uma pratica comum entre universitários, é importante determinar o número de componentes, ideal seria 5, precisa ter uma boa coordenação e o grupo deve assumir as responsabilidade. Conclusão Através da leitura dos textos fichados conhecemos os estágios do conhecimento, as características da ciência e os métodos científicos utilizados ultimamente. Com estudo desses textos, pode-se desenvolver o pensamento lógico científico, aprimorar os métodos do saber e adquirir opiniões sobre os tipos de conhecimentos existentes, como as caracterizações da ciência e aprender aplicar uma metodologia mais eficiente. Referências LEAL, Victor Aprendendo a Aprender: Introdução a metodologia científica. 3ª ed. Rio de Janeiro: Cap. 2 O conhecimento, p 16 – 22. Cap. 3 A ciência e suas características p 23 – 31. Cap. 4 O método Científico e suas aplicações p 32 – 44, 2002.
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