UNO - Banco de Questoes de Quimica

UNO - Banco de Questoes de Quimica

(Parte 1 de 16)

Voltar IMPRIMIR

EQUILÍBRIO IÔNICO DA ÁGUA (pH e pOH)

QUÍMICA - Classificação periódica dos elementosIMPRIMIR Voltar

QUÍMICA - Matéria e energiaIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

1.Unifor-CEUm material que pode ser considerado substância pura é:

a)o petróleo;d) o carbono diamante; b)o querosene;e) o ar atmosférico. c)a água do mar;

2.Unifor-CEUma amostra de material apresenta as seguintes características: •temperatura de ebulição constante à pressão atmosférica;

•composição química constante;

•é formada por dois elementos químicos diferentes. Logo, tal material pode ser classificado como:

a)mistura homogênea, monofásica;d) substância pura, composta; b)substância pura, simples;e) mistura heterogênea, trifásica. c)mistura heterogênea, bifásica;

3.UEMSAço, gás ozônio e gás carbônico são respectivamente exemplos de: a)Mistura, substância simples e substância composta. b)Mistura, substância composta e substância composta. c)Substância simples, substância simples e substância composta. d)Substância composta, mistura e substância simples. e)Mistura, substância simples e mistura.

4.UEMSDas afirmativas a seguir, marque a verdadeira: a)Ter constantes físicas definidas é característica de substância pura. b)Adoçar uma xícara de café é um fenômeno químico.

c)Obter água e gás oxigênio a partir de água oxigenada, em presença de luz, é um fenômeno físico.

d)Água e álcool, em condições ambiente, compõem um sistema bifásico. e)Solução aquosa de cloreto de sódio pode ser separada por filtração simples.

5.Mackenzie-SP Dentre as substâncias abaixo mencionadas, a única que é uma mistura é: a)o nitrato de prata.d)o iôdo sólido. b)o ar atmosférico.e)o cloreto de sódio.

c)a glicose.

6.U. Alfenas-MGAssinale a alternativa que contém apenas substâncias simples: a)Fósforo branco, enxofre rômbico e ozônio.d) Água, amônia e metano.

b)Diamante, amônia e hidrogênio.e) Cloro, hélio e gás carbônico c)Mármore, granito e quartzo..

QUÍMICA - Matéria e energiaIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

7.E.M. Santa Casa/Vitória-ESExcluindo-se o recipiente e a atmosfera, quantas fases deve apresentar um sistema constituído por: óleo + gelo + água + sal de cozinha em quantidade superior ao ponto de saturação na água + granito (mica, feldspato, quartzo)? a)3b) 4c) 6d) 7e) 9

8.U. Alfenas-MGEm relação aos sistemas:

Sistema I – água e etanol Sistema I – água e óleo faz-se as seguintes afirmações:

I.o sistema I contém duas fases, porque água é um composto inorgânico enquanto que álcool é um composto orgânico;

I.o sistema I contém apenas uma fase, porque o óleo faz ligação do tipo ponte de hidrogênio com a água;

I.o sistema IV conterá uma única fase em qualquer proporção soluto/solvente;

IV.nos sistemas I e IV observa-se o fenômeno de ionização e dissociação iônica, pois apresentam como soluto um composto orgânico e outro inorgânico, respectivamente;

V.o sistema IV contém 3 fases, porque possui três elementos químicos diferentes. Sobre essas afirmações é correto dizer que: a)todas estão corretas; b)todas estão erradas; c)I e I estão corretas; d)apenas a IV está correta; e)as únicas erradas são a I e IV.

9.U.E. Londrina-PRUm termo químico, principalmente na linguagem cotidiana, pode ter significados diversos, dependendo do contexto em que se encontra. Considere as seguintes frases:

I.A água é composta de hidrogênio e oxigênio; I.O hidrogênio é um gás inflamável; I.O ozônio é uma das formas alotrópicas do oxigênio; IV.O gás hidrogênio reage com o gás oxigênio para formar água. V.A água é constituída por dois hidrogênios e um oxigênio; Com relação ao significado dos termos sublinhados, é incorreto afirmar: a)Água significa substância química em I e molécula de água em V; b)Hidrogênio em I significa substância química; c)Hidrogênio em IV significa substância química, e em V, átomos de hidrogênio; d)O significado de oxigênio em I e IV é o mesmo; e)Oxigênio em V significa átomo de oxigênio;

10.PUC-RSResponder a questão 2 numerando corretamente a coluna da direita, que contém exemplos de sistemas, de acordo com a da esquerda, que apresenta a classificação dos mesmos.

1.elemento químico() fluoreto de sódio
2.substância simples() gás oxigênio
3.substância composta() água do mar filtrada
4.mistura homogênea() limonada com gelo

5. mistura heterogênea

A alternativa que contém a seqüência correta dos números da coluna da direita, de cima para baixo, é:

a)3 – 2 – 4 – 5d) 2 – 3 – 5 – 4 b)3 – 2 – 5 – 4e) 1 – 2 – 3 – 4 c)2 – 1 – 4 – 5

QUÍMICA - Matéria e energiaIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

1.UFRSConsidere as seguintes características de um sistema de material:

I.Os componentes do sistema podem ser separados por métodos físicos; I.Os componentes do sistema mantêm a sua identidade química; I.O sistema não apresenta temperatura constante durante mudanças de estado físico. De acordo com essas afirmações, o sistema pode ser:

a)um elemento;d)uma substância composta; b)uma substância simples;e)uma mistura; c)uma substância pura;

12.Unifor-CENa transformação química representada por CO(g) + NO2(g) → NO(g) + CO2(g) há conservação de massa (Lei de Lavoisier) porque tanto os reagentes como os produtos apresentam:

a)moléculas iguais entre si;d)o mesmo tipo de ligação química; b)moléculas com igual atomicidade;e)o mesmo estado de agregação. c)o mesmo número e tipo de átomos;

13.UFRNConsidere três recipientes abertos, contendo líquido em ebulição contínua. Em (1), temse água pura; em (2), uma solução aquosa de glicose 10–3 M; em (3), uma outra solução aquosa de glicose 10–1 M, conforme ilustrado ao lado.

Assinale a opção cujo gráfico representa a variação das temperaturas dos líquidos acima em função do tempo.

a) b) c) d)

14.FEI-SP Quando uma substância composta sofre um fenômeno físico, podemos afirmar que: a)suas moléculas se alteram b)seus átomos se alteram c)a substância se transformará em outra mais simples d)a transformação poderá ser repetida com a mesma substância e)a substância se transformará em outra substância composta

15.UFMSEscolher dentre os eventos abaixo qual(ais) representa(m) um fenômeno químico. 01.Quando o petróleo é fracionado, obtém-se óleo diesel, alcatrão, hidrocarbonetos, etc. 02.Quando o açúcar é aquecido, torna-se marrom (carameliza). 04.Um tablete de sal em água, sob agitação, tende a desaparecer. 08.Quando um pedaço de gelo é golpeado com um martelo, ele se quebra. 16.Alvejantes (agentes branqueadores) causam a perda da cor dos tecidos.

32.Quando se aquece o amálgama ouro-mercúrio (Au-Hg) no processo da mineração de ouro, tem-se a liberação do mercúrio.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

QUÍMICA - Matéria e energiaIMPRIMIR

(Parte 1 de 16)

Comentários