Apresentação sobre Hidrometros

Apresentação sobre Hidrometros

HidrômetrosHidrômetrosHidrômetrosHidrômetros hidro = água metro = medirhidro = água metro = medir

HidrômetrosHidrômetros

líquidos, especialmente líquidos, especialmente águaágua

É o instrumento que mede o volume de É o instrumento que mede o volume de

É o aparelho que permite a emissão das É o aparelho que permite a emissão das contas de acordo com o volume consumido contas de acordo com o volume consumido contas de acordo com o volume consumido contas de acordo com o volume consumido por cada um. Além disso, ajuda a estimar as por cada um. Além disso, ajuda a estimar as perdas entre a produção e a distribuição de perdas entre a produção e a distribuição de água. água.

Tipos de hidrômetrosTipos de hidrômetros

Os hidrômetros são fabricados conforme a Os hidrômetros são fabricados conforme a necessidade de operação e recebem necessidade de operação e recebem classificações que os diferenciam um do classificações que os diferenciam um do outro construtiva e operacionalmente. outro construtiva e operacionalmente. outro construtiva e operacionalmente. outro construtiva e operacionalmente.

Tipos de hidrômetrosTipos de hidrômetros

Hidrômetros residenciais e industriaisHidrômetros residenciais e industriais

Hidrômetro taquimétrico ou de velocidadeHidrômetro taquimétrico ou de velocidade

Hidrômetro volu métricoHidrômetro volu métrico

Hidrômetro monojatoHidrômetro monojato Hidrômetro monojatoHidrômetro monojato

Hidrômetro multijatoHidrômetro multijato

Hidrômetros úmidos e secosHidrômetros úmidos e secos

Hidrômetro mecânicoHidrômetro mecânico Hidrômetro magnéticoHidrômetro magnético

Hidrômetros residenciais e Hidrômetros residenciais e industriaisindustriais

Se convencionou chamar de medidor residencial aquele Se convencionou chamar de medidor residencial aquele fabricado em maior escala e com menores dimensões. fabricado em maior escala e com menores dimensões. Industriais são os medidores de maior tamanho que por Industriais são os medidores de maior tamanho que por sua maior capacidade de vazão são empregados sua maior capacidade de vazão são empregados geralmente para fins industriais ou comerciais. geralmente para fins industriais ou comerciais. geralmente para fins industriais ou comerciais. geralmente para fins industriais ou comerciais.

O que vai determinar se ele terá uso residencial ou O que vai determinar se ele terá uso residencial ou industrial é tão somente o consumo mensal, ou seja, as industrial é tão somente o consumo mensal, ou seja, as vazões de operação. vazões de operação.

Hidrômetro taquimétrico ou de Hidrômetro taquimétrico ou de velocidadevelocidade

É o hidrômetro que tem o mecanismo interno É o hidrômetro que tem o mecanismo interno acionado pelo líquido em movimento com uma acionado pelo líquido em movimento com uma certa velocidade. Ao entrar no medidor, o fluido é certa velocidade. Ao entrar no medidor, o fluido é direcionado em um ou mais jatos e aciona a direcionado em um ou mais jatos e aciona a turbinaturbinaou hélice, gerando movimentos de ou hélice, gerando movimentos de rotaçãorotação. O totalizador é então acionado e faz . O totalizador é então acionado e faz registros proporcionais à rotação da turbina, registros proporcionais à rotação da turbina, acumulando e indicando o volume em acumulando e indicando o volume em metro metro cúbicocúbicoe e litroslitros. .

Hidrômetro volu métricoHidrômetro volu métrico

No hidrômetro volumétrico não existe uma turbina No hidrômetro volumétrico não existe uma turbina e sim um êmbolo ou anel. É um recipiente que se e sim um êmbolo ou anel. É um recipiente que se enche com a entrada do líquido e transporta para enche com a entrada do líquido e transporta para a saída do medidor um determinado volume. O a saída do medidor um determinado volume. O fenômeno de transporte dáfenômeno de transporte dá--se pela diferença de se pela diferença de fenômeno de transporte dáfenômeno de transporte dá--se pela diferença de se pela diferença de pressão, que é maior na entrada do que na saída pressão, que é maior na entrada do que na saída do aparelho. O êmbolo executa movimento do aparelho. O êmbolo executa movimento circular em torno do próprio eixo, gerando os circular em torno do próprio eixo, gerando os movimentos necessários para acionar o movimentos necessários para acionar o totalizador. A partir dai, o registro de volumes dátotalizador. A partir dai, o registro de volumes dá-- se da mesma forma que nos demais hidrômetros. se da mesma forma que nos demais hidrômetros.

Hidrômetro monojatoHidrômetro monojato o hidrômetro taquimétrico que tem a turbina o hidrômetro taquimétrico que tem a turbina acionada por um só jato de líquido. É acionada por um só jato de líquido. É também chamado de hidrômetro unijato ou também chamado de hidrômetro unijato ou de jato único. de jato único. de jato único. de jato único.

Hidrômetro multijatoHidrômetro multijato

Nestes medidores o mecanismo interno é Nestes medidores o mecanismo interno é acionado por vários jatos de água que acionado por vários jatos de água que incidem tangencialmente na turbina. Os incidem tangencialmente na turbina. Os jatos formam pares de forças jatos formam pares de forças ––uma incide uma incide jatos formam pares de forças jatos formam pares de forças ––uma incide uma incide pela direita no sentido AB e outra incide pela direita no sentido AB e outra incide pela esquerda no sentido BA pela esquerda no sentido BA –– proporcionando perfeito equilíbrio à turbina, proporcionando perfeito equilíbrio à turbina, quando em rotação. quando em rotação.

Hidrômetros úmidos e secosHidrômetros úmidos e secos

Nestes medidores o mecanismo interno é Nestes medidores o mecanismo interno é acionado por vários jatos de água que acionado por vários jatos de água que incidem tangencialmente na turbina. Os incidem tangencialmente na turbina. Os jatos formam pares de forças jatos formam pares de forças ––uma incide uma incide jatos formam pares de forças jatos formam pares de forças ––uma incide uma incide pela direita no sentido AB e outra incide pela direita no sentido AB e outra incide pela esquerda no sentido BA pela esquerda no sentido BA –– proporcionando perfeito equilíbrio à turbina, proporcionando perfeito equilíbrio à turbina, quando em rotação. quando em rotação.

Hidrômetro mecânicoHidrômetro mecânico

Hidrômetro mecânico é o que tem sistema Hidrômetro mecânico é o que tem sistema de transmissão mecânica. Os movimentos de transmissão mecânica. Os movimentos da turbina são transferidos mecanicamente da turbina são transferidos mecanicamente ao conjunto de engrenagens que compõe o ao conjunto de engrenagens que compõe o ao conjunto de engrenagens que compõe o ao conjunto de engrenagens que compõe o totalizador, fazendo uso de um eixo que totalizador, fazendo uso de um eixo que atravessa a placa separadora atravessa a placa separadora ––placa que placa que separa a parte seca da parte molhada, nos separa a parte seca da parte molhada, nos hidrômetros secos. hidrômetros secos.

Hidrômetro Hidrômetro magnéticomagnético

É aquele em que a transmissão dos É aquele em que a transmissão dos movimentos da turbina dámovimentos da turbina dá--se através de um se através de um par de ímãs, posicionado acima e abaixo da par de ímãs, posicionado acima e abaixo da placa separadora. O ímã propulsor é fixado placa separadora. O ímã propulsor é fixado placa separadora. O ímã propulsor é fixado placa separadora. O ímã propulsor é fixado na ponta do eixo da turbina e aciona o ímã na ponta do eixo da turbina e aciona o ímã propelido que se aloja no outro lado da propelido que se aloja no outro lado da placa separadora. Quando gira a turbina, placa separadora. Quando gira a turbina, gira também o mecanismo (totalizador) gira também o mecanismo (totalizador) acoplado ao ímã propelido. acoplado ao ímã propelido.

Classificação Classificação metrológica dos metrológica dos metrológica dos metrológica dos HidrômetrosHidrômetros

Os hidrômetros são classificados metrologicamente de acordo com a Os hidrômetros são classificados metrologicamente de acordo com a vazão mínima e a vazão de transição. Quanto menores elas forem vazão mínima e a vazão de transição. Quanto menores elas forem mais sensível, e portanto mais eficiente, será o medidor. mais sensível, e portanto mais eficiente, será o medidor.

Assim, dentre os medidores de diâmetro ¾” e vazão nominal 1,5 m³/h, Assim, dentre os medidores de diâmetro ¾” e vazão nominal 1,5 m³/h, aquele que operar com vazão mínima de 40 L/h e vazão de transição aquele que operar com vazão mínima de 40 L/h e vazão de transição de 150 L/h é classificado como medidor classe A. Se ele trabalhar na de 150 L/h é classificado como medidor classe A. Se ele trabalhar na vazão mínima de 30 L/h e vazão de transição de 120 L/h, será dito um vazão mínima de 30 L/h e vazão de transição de 120 L/h, será dito um vazão mínima de 30 L/h e vazão de transição de 120 L/h, será dito um vazão mínima de 30 L/h e vazão de transição de 120 L/h, será dito um medidor classe B e, se trabalhar com vazão mínima de 15 L/h e vazão medidor classe B e, se trabalhar com vazão mínima de 15 L/h e vazão de transição de 2,5 L/h, será classificado como medidor classe C. de transição de 2,5 L/h, será classificado como medidor classe C.

NoteNote--se pois que o medidor classe C é mais sensível que o B e este se pois que o medidor classe C é mais sensível que o B e este mais sensível que o A. Hoje não se fabricam mais os medidores classe mais sensível que o A. Hoje não se fabricam mais os medidores classe A, há muito superados pelos classe B que também já estão cedendo A, há muito superados pelos classe B que também já estão cedendo espaço aos medidores classe C. Por outro lado, surgem no mercado espaço aos medidores classe C. Por outro lado, surgem no mercado os medidores classe D, despontando com grande sensibilidade e os medidores classe D, despontando com grande sensibilidade e baixíssimas vazões de operação. baixíssimas vazões de operação.

Capacidade Capacidade do hidrômetrodo hidrômetrodo hidrômetrodo hidrômetro

A capacidade de um hidrômetro é avaliada A capacidade de um hidrômetro é avaliada pelas vazões de operação que ele pode pelas vazões de operação que ele pode suportar. suportar.

Início de funcionamentoInício de funcionamento Início de funcionamentoInício de funcionamento

Vazão mínimaVazão mínima

Vazão nominalVazão nominal Vazão máximaVazão máxima

Início de funcionamentoInício de funcionamento

Também dito início de movimento, o início Também dito início de movimento, o início de funcionamento é a vazão a partir da qual de funcionamento é a vazão a partir da qual o hidrômetro começa a indicar movimento o hidrômetro começa a indicar movimento das partes móveis. É a menor vazão das partes móveis. É a menor vazão das partes móveis. É a menor vazão das partes móveis. É a menor vazão possível, capaz de vencer a inércia de possível, capaz de vencer a inércia de repouso e pôr em movimento a turbina ou repouso e pôr em movimento a turbina ou êmbolo. êmbolo.

Vazão mínimaVazão mínima

É aquela a partir da qual o hidrômetro É aquela a partir da qual o hidrômetro começa a indicar volumes dentro da faixa começa a indicar volumes dentro da faixa de medição. É a menor vazão de trabalho de medição. É a menor vazão de trabalho com erros de registro admissíveis por com erros de registro admissíveis por com erros de registro admissíveis por com erros de registro admissíveis por norma técnicanorma técnica. .

Vazão nominalVazão nominal

É a vazão que corresponde à metade da vazão É a vazão que corresponde à metade da vazão máxima. É dita vazão nominal porque ela máxima. É dita vazão nominal porque ela identificaria o medidor.identificaria o medidor.

Um hidrômetro de vazão máxima 3 m³/h terá Um hidrômetro de vazão máxima 3 m³/h terá vazão nominal de 1,5 m³/h. Assim, ao ser referido vazão nominal de 1,5 m³/h. Assim, ao ser referido vazão nominal de 1,5 m³/h. Assim, ao ser referido vazão nominal de 1,5 m³/h. Assim, ao ser referido um hidrômetro de vazão nominal igual a 1,5 m³/h, um hidrômetro de vazão nominal igual a 1,5 m³/h, estaria se falando em um hidrômetro específico e estaria se falando em um hidrômetro específico e perfeitamente identificado. Mas devem ser perfeitamente identificado. Mas devem ser informados ainda o diâmetro da carcaça, a classe informados ainda o diâmetro da carcaça, a classe metrológica e os principios construtivos, se unijato metrológica e os principios construtivos, se unijato ou multijato, se mecânico ou magnético eticétera.ou multijato, se mecânico ou magnético eticétera.

Vazão máximaVazão máxima

É a maior vazão admissível no hidrômetro. É aquela em É a maior vazão admissível no hidrômetro. É aquela em que ele pode trabalhar por curto espaço de tempo sem se que ele pode trabalhar por curto espaço de tempo sem se danificar e sem apresentar perda de carga superior a 10 danificar e sem apresentar perda de carga superior a 10 metros de coluna de água (0,10 Mpa).metros de coluna de água (0,10 Mpa).

É vazão que serve apenas para determinar a capacidade É vazão que serve apenas para determinar a capacidade É vazão que serve apenas para determinar a capacidade É vazão que serve apenas para determinar a capacidade máxima de fluxo possível no medidor. Na prática, nenhum máxima de fluxo possível no medidor. Na prática, nenhum hidrômetro pode ser submetido a essa vazão como rotina hidrômetro pode ser submetido a essa vazão como rotina operacional, pois os desgastes serão enormes e podem operacional, pois os desgastes serão enormes e podem danificar o medidor em poucos meses ou dias. Para evitar danificar o medidor em poucos meses ou dias. Para evitar o desgaste prematuro, alguns especialistas sugerem que a o desgaste prematuro, alguns especialistas sugerem que a vazão de trabalho deve estar sempre abaixo da vazão vazão de trabalho deve estar sempre abaixo da vazão nominal, bem menor portanto que a vazão máxima.nominal, bem menor portanto que a vazão máxima.

Comentários