Apostila CLP Siemens LOGO!

Apostila CLP Siemens LOGO!

(Parte 1 de 12)

Contenúdo, Nota prévia Conhercer o LOGO!1 Montar e cablar o LOGO!2 Programar o LOGO!3 Funções LOGO!4 Parametrizar o LOGO!5 LOGO! Módulo de programa (Card)6 LOGO! Software7 Aplicações 8

Anexo

Dados técnicosA Consultar tempo de cicloB LOGO! sem displayC LOGO! Estrutura do menuD Números de encomendaE Abreviaturas F

Índice alfabéticoA5E00380839-01 Edição 02/2005

LOGO! Manual

Avisos técnicos de segurança

Este manual contém avisos que têm que ser observados e respeitados, de modo a garantir a sua segurança e evitar danos materiais. Os avisos relativos à sua segurança pessoal são acompanhados por um triângulo de advertência e os avisos relativos ao perigo de danos materiais são indicados sem triângulo de advertência. Dependendo do nível de perigo, os avisos de advertência são apresentados na sequência abaixo indicada.

! Perigo significa que ocorrerá morte ou ferimentos graves, se não forem tomadas as devidas medidas de precaução.

! Advertência significa que pode ocorrer morte ou ferimentos graves, se não forem tomadas as devidas medidas de precaução.

! Cuidado acompanhado de um triângulo de advertência significa que pode ocorrer um ferimento ligeiro, se não forem tomadas as devidas medidas de precaução.

Cuidado sem um triângulo de advertência significa que podem ocorrer danos materiais, se não forem tomadas as devidas medidas de precaução.

Atenção significa que pode ocorrer um estado ou resultado indesejado se o respectivo aviso não for respeitado.

Sempre que surgirem vários níveis de perigo é utilizado o aviso de advertência referente ao mais alto nível. Se, num aviso de advertência, acompanhado de um triângulo de advertência, for alertado contra ferimentos de pessoas, esse mesmo aviso pode ainda conter advertências contra danos materiais.

Funcionários qualificados

O respectivo aparelho/sistema só pode ser instalado e operado com base nesta documentação. A colocação em funcionamento e a operação de um aparelho/sistema só pode ser efectuada por funcionários qualificados. Segundo os avisos técnicos de segurança desta documentação, um funcionário qualificado é uma pessoa que está autorizada a marcar, ligar à terra e colocar em funcionamento aparelhos, sistemas e circuitos eléctricos.

Utilização adequada Cumpra os seguintes requisitos:

! Advertência

O aparelho só pode ser utilizado nos campos de aplicação previstos no catálogo e na descrição técnica, juntamente com os aparelhos e componentes de terceiros recomendados e autorizados pela Siemens.

O funcionamento correcto do aparelho é assegurado por um transporte, armazenamento e montagem adequado, assim como, por uma operação e manutenção cuidadosa.

Marcas registadas

Todas as designações assinaladas pelo símbolo são marcas registadas da Siemens AG. As restantes designações nesta documentação podem ser marcas, cuja utilização indevida por terceiros pode infringir os direitos dos seus detentores.

O conteúdo desta documentação foi verificado quanto à conformidade com o hardware e software descrito. Todavia, não é possível excluir potenciais desvios, de modo que não nos responsabilizamos pela total conformidade. Os dados desta documentação são regularmente revistos e as, eventuais, correcções são incluídas nos suplementos.

Exclusão de responsabilidadesDireitos de autor Siemens AGTodos os direitos reservados.

Salvo autorização expressa, não é permitida a multiplicação desta documentação, assim como, a exploração e entrega do seu conteúdo a terceiros. O incumprimento dessas regulamentações pode ter como resultado a exigência de indemnizações. Todos os direitos reservados, especialmente no que se refere à concessão de patente ou registo do modelo.

Siemens AG

Sector Automation and DrivesApartado 4848, D–90327 Nürnberg Siemens AG 2005

Reservado o direito a alterações técnicas

Siemens Aktiengesellschaft A5E00380839-01

Manual de instruções do LOGO! A5E00380839-01

Nota prévia

Estimado(a) cliente, obrigada pela aquisição do LOGO! e parabéns pela sua opção por este produto. Com LOGO! adquiriu um módulo lógico, que corresponde às directivas de alta qualidade de acordo com ISO 9001.

LOGO! é de utilização universal. Graças à sua alta funcionalidade e a sua operação particularmente fácil, LOGO! oferece a possibilidade de uma aplicação extremamente económica em quase toda aplicação.

Objectivo do manual de instruções

Este manual de instruções LOGO! informa–o sobre a montagem, a criação do programa de comutação e a utilização de aparelhos LOGO!-0BA5 e módulos de expansão LOGO!, assim como a compatibilidade em relação aos aparelhos anteriores 0BA0-0BA4 (0BAx são os últimos quatro dígitos do número de encomendaque permitem diferenciar as séries dos aparelhos).

Classificação no âmbito da informática

Para além do manual de instruções do LOGO! consulte também as informações do produto LOGO!, que acompanham os aparelhos, para saber mais sobre cablagem. Informações mais detalhadas sobre a programação do LOGO! através do PC encontram– se na ajuda online do LOGO!Soft Comfort. LOGO!Soft Comfort é o software de programação para PCs. Este software corre em Windows , Linux , Mac OS X e ajuda–o a conhecer LOGO! a criar programa de comutação independentemente do LOGO! assim como a testar, imprimir e arquivá–los.

Guia

O manual de instruções foi dividido em 9 capítulos:

Conhercer o LOGO! Montar e cablar o LOGO! Programar o LOGO! Funções LOGO! Parametrizar o LOGO! LOGO! Módulo de programa (Card) LOGO! Software Aplicações Anexo

Manual de instruções do LOGO!A5E00380839-01 iv

Âmbito de validade do manual de instruções

O manual de instruções é válido para os aparelhos da série 0BA5.

Alterações em relação à versão anterior do manual de instruções

Módulos digitais LOGO! DM16 24, DM16 24R and DM16 230R integrados.

Módulo analógico LOGO! AM 2 AQ integrado.

Módulos de comunicação LOGO! CM EIB/KNX e interface AS CM integrados.

Descrição das alterações e das características novas da série de aparelhos 0BA5.

Alterações principais em relação aos aparelhos anteriores (0BA0 a 0BA4)

O contraste do display pode ser alterado. A predefinição para indicação inicial pode ser alterada.

Os valores de saída analógicos para a transição RUN/STOP podem ser alterados.

São visualizadas em RUN as entradas e saídas analógicas.

(Parte 1 de 12)

Comentários