Lista de exercícios sobre a estrutura atômica para o vestibular

Lista de exercícios sobre a estrutura atômica para o vestibular

Disciplina: Química Geral Autor: Leandro S. Rocha i.Revisão de Modelos Atômicos

1.Cite duas descobertas que levaram os cientistas a desconfiar da divisibilidade do átomo.

2.Qual é o modelo atômico atual? Faça um resumo sobre tal modelo, destacando suas principais descobertas. (Obs.: Não se esqueça de citar os cientistas responsáveis pelas respectivas descobertas)

3.(Fuvest –SP) Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron.É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico: a) o átomo ser indivisível. b) a existência de partículas subatômicas. c) os elétrons ocuparem níveis discretos de energia. d) os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo. e) o átomo possuir um núcleo carga positiva e uma eletrosfera.

4.No que consistiu a experiência de Rutherford e o que foi observado?

5.Qual foi o modelo atômico proposto por Rutherford? 6.Quais são as partículas subatômicas fundamentais?

Construa uma tabela relacionando as partículas às regiões onde elas estão localizadas no átomo sua massa e carga relativa.

7.(UCB–DF) Rutherford, ao fazer incidir partículas radioativas em lâmina metálica de ouro, observou que a maioria das partículas atravessava a lâmina, algumas desviavam e poucas refletiam. Assinale, dentre as afirmações abaixo, aquela que não reflete as conclusões de Rutherford sobre o átomo. a)os átomos são esferas maciças e indestrutíveis. b)no átomo há grandes espaços vazios. c)no centro do átomo existe um núcleo pequeno e denso.

d)o núcleo do átomo tem carga positiva. e)os elétrons giram ao redor do núcleo para equilibrar a carga positiva.

i.Estrutura Atômica

8.Vamos supor que 1 nêutron pesasse 1Kg. Qual seria o peso de um átomo com 1 prótons, 12 nêutrons e 1 elétrons? Qual seria a carga desse átomo?

9.O que é número atômico? E número de massa?

10.O que é elemento químico?

1.O que são isótopos? E isóbaros? E isótonos? Dê um exemplo de cada.

12.Quais são os números de prótons (Z), de massa (A), de nêutrons (N) e de elétrons (E) de um átomo de potássio

(19K39) em seu estado normal?

13.(Mackenzie) O número de prótons, de elétrons e de

a) 17,17,18
b) 35,17,18
d) 17,35,35
a) 2 e 26
b) 26 e 48

14.(UFMA) Em um átomo com 2 elétrons e 26 nêutrons, seu número atômico e número de massa são respectivamente: c) 26 e 2 d) 48 e 2 e) 2 e 48

95B 105B 115B106C 126C 146C

15.(Unifor-CE) Dentre as espécies químicas: as que representam átomos cujos núcleos possuem 6 nêutrons são:

a) 106C e 126C
b) 115B e 126B

16. Quais são os números Z, A, n e e de um cátion potássio (K+), com carga elétrica + 1?

16.Quais são os números Z, A ,N e E de um ânion S-2, com carga elétrica –2?

17.(UFGO) O número de prótons, nêutrons e elétrons representados por Ba é, respectivamente: a) 56,82 e 56 b) 56,82 e 54 c) 56,82 e 58 d) 82,138 e 56 e) 82,194 e 56

18.(U. Católica Dom Bosco – MS) O isótopo mais abundante do alumínio é o 13 A27 Os números de prótons, neutrons e elétrons do íon A+3

a) 36 e 39b) 36 e 42 c) 3 e 42 d) 3 e 39 e)

19.(FGV – SP) Um centro íon negativo, X-3, tem carga negativa –3, sendo seu número total de elétrons 36 e seu número de massa 75. Podemos dizer que seu número atômico e número de nêutrons são, respectivamente: 36 e 75

21. (UFPA) Os isótopos do hidrogênio receberam os nomes de prótio (1H1), deutério (1H2) e trítio (1H3). Nesses átomos os números de nêutrons são, respectivamente, igual a

a) 0,1 e 2
b) 1,1 e 1
d) 1,2 e 3

20.Um átomo possui 19 prótons, 20 nêutrons e 19 elétrons. Qual dos seguintes átomos é seu isótono?

19 A
39D

21.(UFR – RJ) A tabela seguinte fornece o número de prótons e o número de nêutrons existentes no núcleo de vários átomos. ÁtomosNº de prótonsNº de nêutrons a 34 45 b 35 4 c 3 42 d 34 4 Considerando os dados da tabela, o átomo isótopo de a e o átomo que tem o mesmo número de massa do átomo a são, respectivamente:

a) d e b
b) c e d
d) b e d

c) b e c e) c e b

2.Cite três tipos de ondas eletromágnéticas em ordem crescente de freqüência.

23.Como a luz é produzida?

24.Qual é a idéia fundamental proposta nos postulados de Bohr?

25.Quantas são as camadas eletrônicas normais que existem num átomo? Como elas também podem ser chamadas?

26.(PUC RS) Quando se salpica um pouco de cloreto ou bórax diretamente nas chamadas de uma lareira, obtêm-se chamas coloridas. Isso acontece porque nos átomos dessas substâncias os elétrons excitados: a)observem energia sob forma de luz, neutralizando a carga nuclear e ficando eletricamente neutros. b)Retornam a níveis energéticos inferiores, devolvendo energia absorvida sob forma de luz. c)Recebem um quantum de energia e distribuem-se ao redor do núcleo em órbitas mais internas. d)Emitem energia sob forma de luz e são promovidos para órbitas mais externas. e)Saltam para níveis energéticos superiores, superando a carga nuclear e originando um ânion.

29.Chama-se fóton certa quantidade de energia capaz de: a)sempre expulsar o elétron do átomo. b)sempre que absorvida pelo elétron, mudar a sua trajetória para outra mais externa. c)Apenas manter o elétron em órbita. d)Desintegrar o átomo. e)Transformar o átomo num ânion.

a) 2b) 8 c) 18 d) 32

30.O máximo de elétrons que um átomo pode apresentar na camada N é: e) 64

31.Como os princípios da dualidade e da incerteza modificaram a idéia da natureza do elétron?

32.O que é orbital?

3.Atualmente, como se identifica um elétron?

34.(Unifor – CE) A concepção moderna da estrutura do átomo se deve a grande número de cientistas, cada um com uma contribuição adicional, tornando o seu conhecimento cada vez mais elaborado, porém mais realístico. Contribuíram para isso, em ordem cronológica até nossos dias: a)Dalton, Rutherford e Mendeleev b)Lavoisier, Avogadro e Bohr c)Rutherford, Bohr e De Broglie d)Faraday, Avogadro e Rutherford e)De Broglie, Mendeleev e Faraday

35.(UECE) Com relação ao elétron, assinale a alternativa correta. a)Orbital é a região do átomo onde a probabilidade de se encontrar um elétron é mínima. b)Não é possível determinar ao mesmo tempo a posição e a velocidade de um elétron. c)Denomina-se spin ao movimento de translação do elétron em torno do núcleo de átomo. d)Os elétrons de um mesmo duplete pertencente a um mesmo átomo caracterizam-se por possuírem quatro números quânticos iguais.

36.Quais são os subníveis que formam a camada eletrônica L?

37.Quais são os subníveis que podem existir no nível energético de número quântico principal (n) igual a 4?

38.Qual o número máximo de orbitais que podem existir no nível energético M?

39.Qual o número máximo de elétrons que o nível N comporta?

40.Quais o número máximo de orbitais que o subnível d comporta? 41.Qual é o número máximo de elétrons que pode existir no subnível f?

42.De um modo geral, como os sucessivos elétrons vão se distrubuindo na eletrosfera de um átomo?

43.O que é estabelecido pela regra de Hund?

4.De um modo geral, qual será a localização do elétron que está entrando ou saindo de um átomo, para transformálo em um íon-19? Utilizando o diagrama de Pauling e considerando o elemento químico tungstênio (W), de número atômico igual a 74, responda às seguintes questões: a)qual a distribuição eletrônica do átomo de tungstênio por camadas ou níveis energéticos? b)Qual a distribuição por subníveis energéticos? c)Quais os elétrons mais externos? d)Quais os elétrons com maior energia?

Cálculos

Bons estudos!

Comentários