As argamassas são uma mistura de cimento, areia, água e, em alguns casos, de um outro material ( cal, saibro, barro, caulim, etc.). As argamassas, assim como o concreto, também são moles nas primeiras horas, e endurecem com o tempo, ganhando elevada resistência e durabilidade. As argamassas têm várias utilidades: - assentar tijolos e blocos, azulejos, ladrilhos, cerâmicas e tacos;

- impermeabilizar superfícies;

- regularizar, (tapar buracos, eliminar ondulações, nivelar e aprumar) paredes, pisos e tetos; - dar acabamento às superfícies (liso, áspero, rugoso, etc.).

COMPONENTES DA ARGAMASSA Os componentes da argamassa são: cimento, água, areia e outros materiais.

1- Cimento, areia e água Cimento é um pó fino que, em contato com a água, tem a propriedade de unir firmemente, como uma cola diversos tipos de materiais de contrução. No mercado existem muitos tipos de cimento. A diferença entre eles está na composição, mas todos atendem às exigências das Normas Técnicas Brasileiras. A areia deve ter grãos duros e precisa estar limpa, livre de torrões de barro, galhos, folhas e raízas antes de ser usada. A água a ser utilizada deve, também, ser limpa - sem barro, óleo, galhos, folhas e raízes.

2- Outros materiais

Quanto maior a plasticidade das argamassas na hora do uso, maior será a sua aderência, o que é uma grande vantagem em certas aplicações. Para aumentar a plasticidade é adicionado um quarto componente à mistura. Pode ser cal, saibro, barro, caulim ou outros, dependendo da região. De todos esses materiais, chamados de plastificantes, o mais recomendado é o cal, também conhecida como cal hidratada, por 3 motivos: - a sua obtenção e o seu uso são regidos pelas Normas Técnicas Brasileiras;

- o o seu desempenho está comprovado por institutos de pesquisa oficiais;

Brasileira dos Produtores deCal.

- a existência, no mercado, de marcas com selo de qualidade da ABPC - Associação O saibro, o barro, o caulim e outros materiais locais podem ser usados de acordos com os procedimentos consagrados na região.

TIPOS DE ARGAMASSAS As argamassa são classificadas, segundo a sua finalidade, em: argamassas para assentamento e argamassas para revestimento.

1- Argamassas para assentamento As argamassas para assentamento são usadas para unir blocos ou tijolos das alvenarias. Servem também para a colocação de azulejos, tacos, ladrilhos e cerâmica.

ser o único revestimento

2- Argamassas para revestimento As três primeiras fiadas de uma parede de blocos ou tijolos devem ser revestidas inicialmente com uma camada de argamassa de impermeabilização, que protege a parede contra a penetração da umidade. Todas as paredes e tetos devem receber uma camada de chapisco, qualquer que seja o acabamento. Sem o chapisco, que é a base do revestimento, as outras camadas podem descolar e até cair. Em alguns casos, como em muros, esse pode

Sobre o chapisco é aplicada uma camada de massa grossa ou emboço, para regularizar a superfície. Por último, vai a massa, fina ou o reboco, que dá o acabamento final. Em alguns casos não é usado o reboco, por motivo de economia. Azulejos,ladrilhos e cerâmicas são aplicados sobre o emboço. O acabamento de de paredes mais econômico é o cimentado liso, aplicado diretamente sobre o chapisco. O chapisco, o reboco e o emboço não são usados em pisos. O cimentado é o piso de argamassa mais econômico. Se a superfície for muito irregular, convém aplicar inicialmente uma argamassa de regularização ou nivelamento.

DOSAGEM DAS ARGAMASSAS A dosagem da quantidade de cada componente das argamassas também é chamada de traço. O traço das argamassas varia bastante, de acordo com a finalidade de aplicação. As tabelas seguintes apresentam os traços mais usuais para o preparo de argamassas no local da obra.

AplicaçãoTraço Rendimento por lata de cimento

TRAÇOS DAS ARGAMASSAS PARA ASSENTAMENTO Instruções de uso

Regularização1 lata de cimento variável Essa
ou nivelamento3 latas de areia ser muito

argamassa não deve mole

Fundação de1 lata de cimento 30 metros quadrados O bloco-
blocos de concretomeia lata de cal indicado
seis latas de areiafundação

canaleta é o mais para esse tipo de Paredes de tijolos 1 lata de cimento 10 metros quadrados Os blocos

maciços de barro2 latas de cal quando
forem assentados8 latas de areia
Assente as 3 primeiras fiadas
argamassa de

devem estar secos com a impermeabilização na tabela de argamassa de revestimento

Paredes de tijolos1 lata de cimento 16 metros quadrados Os blocos
cerâmicos de 6 ou2 latas de cal quando
forem assentados
8 furos8 latas de areia Assente as
argamassa de

devem estar secos 3 primeiras fiadas com a impermeabilização na tabela de argamassa de revestimento

Azulejos1 lata de cimento 7 metros quadrados Os
1 lata e meia de calde um dia
4 latas de areiaantes de ser

azulejos devem pousar na água para o outro, no mínimo, assentados. Para o rejuntamento dos azulejos, utilize uma pasta de cimento branco com alvaiade, mas aguarde 3 dias para a argamassa de assentamento secar

Tacos1 lata de cimento 4 metros quadrados Lave a
superfície sobre a qual vão

3 latas de areia

ser assentados os tacos, ladrilhos ou

cerâmica, para aumentar a aderência.

Ladrilhos e cerâmicas devem pousar na água de um dia para o outro, no mínimo, antes de se assentados. Para rejuntar ladrilhos e cerâmicas, utilize uma pasta de cimento, mas aguarde 1 a argamassa de assentamento secar.

Ladrilhos e1 lata de cimento 7 metros quadrados Lave a
cerâmicas1 lata e meia de cal ser
assentados os tacos, ladrilhos ou
4 latas de areiacerâmica, para aumentar a aderência.

superfície sobre a qual vão

Ladrilhos e cerâmicas devem pousar na água de um dia para o outro, no mínimo, antes de se assentados. Para rejuntar ladrilhos e cerâmicas, utilize uma pasta de cimento, mas aguarde 1 a argamassa de assentamento secar.

ATENÇÃO: 1) A lata de medida deve ser de 18 litros 2) A areia utilizada deve ser a média.

AplicaçãoTraço Rendimento por lata de cimento

TRAÇOS DAS ARGAMASSAS PARA REVESTIMENTO Instruções de uso

Impermebealização1 lata de cimento 10 metros lineares de fundação

Siga as recomendações dos 3 latas de areia fina fabricantes indicadas na 1 kg de impermeabilizante embalagem do impermeabilizante

Chapisco1 lata de cimento 30 metros quadrados
3 latas de areia fina

A camada de chapisco deve ser o mais fina possível

(massa grossa)2 latas de cal
8 latas de areia média
Reboco1 lata de cimento 35 metros quadrados
(massa fina)2 latas de cal

Emboço 1 lata de cimento 17 metros quadrados A espessura deve ser de 1cm a 2,5 cm Esta camada deve ser o mais fina possível 9 latas de areia fina peneirada

Regularização ou1 lata de cimento variável
nivelamento3 latas de areia média
ser muito mole
Cimentado1 lata de cimento 4 metros quadrados
O cimentado pode ser
3 latas de areia médiacom uma espessura queimado com pó de
de 2,5 cm

Essa argamassa não deve cimento para ter acabamento liso ( cimentado liso ). Analise a superfície com uma desempenadeira metálica

ATENÇÃO: a lata de medida deve ser de 18 litros

quantidade recomendada pelo fabricante, em geral impressa na embalagemSe

A quantidade de água de todos esses traços depende de vários fatores: a finalidade, a qualidade dos componentes, a habilidade dos pedreiros,etc. Em caso de dúvida, consulte um profissional habilitado. Existem também argamassa prontas, para assentamento e revestimento (inclusive para rejuntamento), à venda nas lojas de material de construção,. Essas argamassas que vêm embaladas em sacos, devem ser misturadas com água, na nenhuma argamassa pronta ou indicada nas tabelas servir para o seu caso particular, procure um profissional especializado.

A qualidade das argamassas depende tanto das características dos componentes, como do preparo correto e do manuseio adequado. A mistura das argamassas no local da obra pode ser feita manualmente ou em betoneira. Nos dois casos é recomendável misturar apenas a quantidade suficiente para 1 hora de aplicação. Esse cuidado evita que a argamassa endureça ou perca a plasticidade.

1- Mistura manual das argamassas a) Coloque primeiro a areia, formando uma camada de cerca de 15 cm de altura; b) Sobre essa camada, coloque o cimento ( e a cal ou outros materiais locais, se for o caso ) c) Mexa até formar uma mistura uniforme; d) Faça um monte com um buraco no meio (coroa). Agora adicione e misture a água aos poucos, evitando que escorra para fora.

2- Mistura das argamassas em betoneiras a) Coloque a areia na betoneira; b) Adicione metade de água; c) Ponha o cimento; d) Por último, adicione o resto da água.

As ferramentas necessárias para misturar as argamassas são: pá, enxada, betoneira, carrinho de mão, lata de 18 litros, desempenadeira, colher de pedreiro.

3- Argamassas misturadas em usinas As argamassas também podem ser compradas prontas, como o concreto. Elas já vêm misturadas no traço desejado e são entregues na obra por caminhõesbetoneiras. Esse tipo de fornecimento também só é viável para aplicações de grandes quantidades de argamassa, em obras não muito distantes das usinas ou concreteiras.

Comentários