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Guias e Dicas
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Normas ABNT 2008, Notas de estudo de Engenharia Química

Normas ABNT 2008

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 26/08/2009

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diego-xavier-pereira-https-diegoxp- 🇧🇷

4.7

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Baixe Normas ABNT 2008 e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Química, somente na Docsity! FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL - UniBrasil MARIA DE LOURDES TOMIO STEIN NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E TRABALHOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS CURITIBA 2008 SUMÁRIO PARTE I PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E MONOGRAFIA 1 ESTRUTURA - ELEMENTOS TEXTUAIS....................................................................7 1.1 INTRODUÇÃO ..........................................................................................................7 1.1.1 Delimitação e apresentação do tema ......................................................................8 1.1.2 Problema .................................................................................................................8 1.1.3 Hipóteses .................................................................................................................8 1.1.4 Objetivo geral ..........................................................................................................8 1.1.5 Objetivos específicos ...............................................................................................8 1.1.6 Justificativa...............................................................................................................9 1.2 REVISÃO DE LITERATURA .....................................................................................9 1.3 METODOLOGIA DA PESQUISA ...........................................................................10 1.3.1 Tipo de abordagem ...............................................................................................10 1.3.2 Tipo de pesquisa ...................................................................................................10 1.3.3 Tipo de delineamento ............................................................................................10 1.3.4 Coleta de dados ....................................................................................................10 1.3.5 Tratamento dos dados ...........................................................................................10 1.4 RECURSOS ............................................................................................................11 1.5 CRONOGRAMA .......................................................................................................11 1.6 REFERÊNCIAS ........................................................................................................11 1.7 GLOSSÁRIO (opcional).............................................................................................12 1.8 APÊNDICE (opcional) ..............................................................................................12 1.9 ANEXO (opcional) ....................................................................................................12 PARTE II ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E MONOGRAFIA 1 PRÉ-TEXTUAIS ..........................................................................................................13 1.1 CAPA PARA VERSÃO FINAL...................................................................................13 1.2 LOMBADA OU DORSO............................................................................................14 1.3 FOLHA DE ROSTO...................................................................................................14 8.9 PARTE DE COLETÂNEA..........................................................................................34 8.10 CAPÍTULO DE LIVRO.............................................................................................34 8.11 PUBLICAÇÃO PERIÓDICA.....................................................................................34 8.12 DOCUMENTO DE EVENTO...................................................................................36 8.13 PATENTE................................................................................................................36 8.14 DOCUMENTO JURÍDICO.......................................................................................37 8.15 DOCUMENTO CARTOGRÁFICO...........................................................................38 9 MODELOS DE REFERÊNCIAS EM MEIO ELETRÔNICO.........................................38 9.1 ENCICLOPÉDIA........................................................................................................38 9.2 PUBLICAÇÃO PERIÓDICA.......................................................................................38 9.3 DOCUMENTO DE EVENTO.....................................................................................39 9.4 DOCUMENTO DE ACESSO EXCLUSIVO EM MEIO ELETRÔNICO......................39 DOCUMENTOS CONSULTADOS..................................................................................40 ANEXOS.........................................................................................................................42 INTRODUÇÃO Este manual de estrutura e apresentação de projetos de pesquisa, de elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Monografia tem como objetivo normalizar e unificar os procedimentos na apresentação escrita de trabalhos acadêmico-científicos das Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil. Na elaboração deste documento foram consideradas as diretrizes e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e as Normas para Apresentação de Documentos Científicos – UFPR (2007), complementadas com informações da literatura existente sobre o assunto. O manual está dividido em duas partes. Inicialmente apresenta-se a estrutura e os elementos textuais do Projeto de TCC e Monografia. Salienta-se que se trata de um roteiro básico que poderá ser adaptado de acordo com as especificidades dos cursos. Na segunda parte, apresenta-se a estrutura de um trabalho acadêmico e científico com elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais de elaboração do mesmo. Destacam-se as formas de apresentação e citação em documentos além de diversos modelos de referências em documentos impressos e em meio eletrônico utilizados tanto na fase do projeto de pesquisa como na redação dos Trabalhos de Conclusão de Curso e Monografias. Nos anexos, sugere-se um modelo de capa e folha de rosto, além de um modelo de tabela e de quadro (com a nova forma de apresentar o título). Espera-se com este manual contribuir e facilitar a elaboração da parte técnica dos trabalhos acadêmico-científicos. A autora 7 PARTE I PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E MONOGRAFIA O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para os problemas mediante o emprego de procedimentos científicos. Para alcançar este objetivo é necessário fazer um planejamento utilizando-se o projeto de pesquisa que se constitui nos procedimentos e planos de ação do Trabalho Final de Conclusão de Curso (TCC) ou da Monografia. O planejamento de uma pesquisa deve levar em consideração depende tanto d o problema a ser investigado, da sua natureza e situação e o espaço-temporal a ser analisado em que se encontra, quanto da natureza e o nível de conhecimento, sobre o assunto, do investigador. 1 ESTRUTURA - ELEMENTOS TEXTUAIS1 Segundo a NBR 15287/2005 a apresentação do Projeto de Pesquisa po deverá ser realizada levando-se em conta a seguinte estrutura: 1.1 INTRODUÇÃO 1.1.1 PROBLEMA 1.1.2 HIPÓTESES 1.1.3 OBJETIVO GERAL 1.1.4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1.1.5 JUSTIFICATIVA 1.2 REVISÃO DE LITERATURA 1.3 METODOLOGIA DA PESQUISA 1.3.1 Tipo de abordagem 1.3.2 Tipo de pesquisa 1.3.3 Tipo de delineamento 1.3.4 Coleta de dados 1.3.5 Tratamento dos dados 1.4 RECURSOS 1.5 CRONOGRAMA 1.6 REFERÊNCIAS 1.7 GLOSSÁRIO (opcional) 1.8 APÊNDICE (opcional) 1.9 ANEXO (opcional) 1 Na elaboração do projeto segue-se a mesma forma de apresentação, citação e referências apresentadas na segunda parte. 10 Deve-se cuidar para indicar no texto as fontes utilizadas tanto as diretas quanto as indiretas. 1.3 METODOLOGIA DA PESQUISA A Metodologia ou Procedimentos Metodológicos ou, ainda, Planejamento de Pesquisa é a etapa onde o pesquisador deverá apresentar todos os passos, os métodos, as técnicas, os materiais, a definição da amostra/universo e de que forma serão coletados e tratados os dados. 1.3.1 Tipo de método de abordagem A abordagem na análise e interpretação dos dados da pesquisa pode ser: quantitativa ou qualitativa. 1.3.2 Tipo de pesquisa (exploratória, descritiva ou experimental/explicativa) 1.3.3 Tipo de delineamento (bibliográfica, documental, estudo de caso, levantamento, pesquisa-ação, ou pesquisa histórica). 1.3.4 Coleta de dados (instrumentos utilizados: questionário e/ou entrevista e/ou observação e/ou pesquisa documental, etc.). O pesquisador deverá indicar o universo de objetos que será estudado. Entende- se por universo ou população alvo “a totalidade de indivíduos que possuem as mesmas características, definidas para um determinado estudo.” (RÚDIO, 1995, p. 49). Para definir a população alvo devem-se adotar critérios bastante rigorosos de inclusão e exclusão, pois a população tem uma grande influência na generalização dos resultados. Deve-se selecionar o mais preciso possível o universo da pesquisa, definindo: a) quem observar - de acordo com o problema indicar o que for necessário; b) local - indicar onde a população será observada; c) circunstâncias - indicar em que circunstâncias a população será pesquisada, dependendo do tipo de informação que o pesquisador pretende obter, deve- se definir o tipo de instrumento que pretende-se utilizar. Há muitos instrumentos de pesquisa utilizados para a coleta de dados que variam de acordo com o tipo de investigação que se pretende fazer. Alguns exemplos: a) questionário; b) entrevista; c) observação; d) coleta documental; e) técnicas mercadológicas; f) medidas de opiniões e atitudes; 11 g) história de vida; história oral e outros. 1.3.5 Tratamento dos dados (análise estatística e/ou análise de conteúdo) Obtidos os dados, o pesquisador deverá indicar quais procedimentos irá adotar para organizá-los e posteriormente analisá-los e interpretá-los. 1.4 RECURSOS São informações referentes aos recursos necessários para a realização da pesquisa e envolvem os recursos humanos, materiais e financeiros. 1.5 CRONOGRAMA É a descrição das fases da pesquisa, deverá ser distribuído num calendário com datas determinadas pela coordenação e/ou orientador do projeto tendo como referência o cronograma estabelecido pela coordenação. Deve ser flexível e possível de ajustes. Exemplo: CRONOGRAMA DE PESQUISA ANO X ATIVIDADES FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV Revisão dos objetivos X Pesquisa bibliográfica X X X X X X X Pré-defesa ou Qualificação X Pesquisa de Campo X X X Tabulação dos Dados X X Análise/Interp. dos dados X X Conclusão X Redação Final X X Apresentação Final X 1.6 REFERÊNCIAS Lista em ordem alfabética das referências bibliográficas e de meio eletrônico das citações, consultas ou indicações realizadas pelo autor no texto. 12 Todos os documentos citados no projeto devem obrigatoriamente aparecer em folha própria após o texto. Devem-se observar os seguintes critérios: a) a palavra REFERÊNCIAS deve ser centralizada, em letras maiúsculas negritadas; b) devem ser usados dois espaços de 1,5 cm para separar o título da lista; c) alinhamento à margem esquerda; d) espaço simples entre as linhas; e) dois espaços simples (1 duplo) para separar as referências entre si. 1.7 GLOSSÁRIO (opcional) O glossário (elemento opcional) é a relação em ordem alfabética, das definições das palavras ou expressões técnicas de uso restrito, com o objetivo de esclarecer o leitor sobre o significado dos termos empregados no projeto. Aparece após as referências. (Ver seção 3.2). 1.8 APÊNDICE (opcional) Texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar e esclarecer o estudo, como um questionário, uma entrevista, um folder, entre outros. Quando necessário no projeto, aparece logo após as referências e numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal. (Ver seção 3.3). 1.9 ANEXO (opcional) Texto ou documento não elaborado pelo autor, serve como fundamentação, comprovação ou ilustração, como um decreto, lei entre outros. (Ver seção 3.4). 15 1.6 SUMÁRIO Deve ser suficientemente analítico, oferecendo ao leitor uma visão global do estudo realizado. Inclui todos os títulos principais do trabalho e os subtítulos. Deve seguir uma ordem progressiva acompanhando o relatório. Os títulos são em letra maiúscula e negrito, os subtítulos somente em maiúscula. Segundo a NBR 6027/2003 o sumário deve ser apresentado: a) como último elemento pré-textual; b) não deve incluir os elementos pré-textuais (dedicatória, agradecimentos, listas, resumo); c) a palavra sumário deve ser centralizada em maiúsculo e negrito; d) separar com dois espaços de 1,5 cm a palavra sumário do título das seções; e) com letras e entrelinhamento normal; f) com os títulos dos elementos pós-textuais sem indicativo numérico também relacionados e com alinhamento pela margem esquerda. g) cada capítulo ou parte deve ser apresentado: - indicativo numérico (se houver), - título e subtítulo (se houver), - número da página inicial, ligado ao título por uma linha pontilhada; 2 ELEMENTOS TEXTUAIS 2.1 INTRODUÇÃO As principais partes da introdução são: - Delimitação do tema, situar no tempo e no espaço; - Problema da pesquisa; - Justificativa para a escolha do tema, quais as razões que motivaram a escolha; - Exposição do assunto, comentar o que já escreveram a respeito; - Objetivo geral e objetivos específicos; - Metodologia da pesquisa5, no caso de pesquisa de campo, relatar como foram feitas a coleta de dados e sua interpretação; - Síntese do conteúdo do TCC ou da monografia. 2.2 DESENVOLVIMENTO (RESULTADOS) Parte principal do texto (não um capítulo) que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Sua subdivisão varia em razão da forma de abordagem do tema e do método, conforme a NBR 14724/2005. 5 Esclarecer o tipo de pesquisa utilizada; se foi bibliográfica ou documental, empírica, com trabalho de campo, através de um estudo de caso. Relacionado ao tipo de pesquisa escolhido, qual o método que norteou sua análise e as técnicas que operacionalizaram os métodos através do uso um não pode ter numeração muito maior que o outro. Tanto a fundamentação teórica quanto o desenvolvimento não vem com esse nome, mas com os títulos de seus diferentes capítulos e subseção. 16 Dividem-se em capítulos6, partes, seções e subseções, com suas respectivas numerações. Na fundamentação teórica7 é imprescindível correlacionar a pesquisa com o universo teórico que serve de embasamento à interpretação do significado dos dados e fatos colhidos ou levantados. Todo trabalho de pesquisa deve conter premissas e pressupostos teóricos sobre os quais o pesquisador fundamentará sua interpretação. Na fundamentação teórica o pesquisador vai escolher os conceitos e termos – já reconhecidos cientificamente – para analisar o seu problema. Na análise dos dados, o pesquisador entra em detalhes sobre os dados decorrentes do trabalho estatístico, a fim de conseguir respostas às suas indagações, e procura estabelecer as relações necessárias entre os dados obtidos e as hipóteses formuladas ou os problemas. Na interpretação dos dados da pesquisa é importante que eles sejam colocados de forma sintética e de maneira clara e acessível. A análise deve estar voltada e relacionada com os objetivos específicos do tema escolhido. A ligação com a teoria é importante, aparece desde o momento inicial da escolha do tema. É a ordem metodológica que pressupõe uma definição em relação às alternativas disponíveis de interpretação da realidade social. Para proceder à análise e interpretação dos dados, deve-se levar em consideração o planejamento bem elaborado da pesquisa, para facilitar a análise e a interpretação. 2.3.CONCLUSÃO (CONSIDERAÇÕES FINAIS) É a última fase do planejamento e organização do trabalho de pesquisa, que explicita os resultados finais, considerados relevantes. Em termos formais, é a exposição sobre o que foi investigado, analisado e interpretado. Não se deve apresentar idéias novas não trabalhadas no texto. Pode ser ainda vista como uma síntese das idéias essenciais e dos principais resultados obtidos, explicitando com precisão e clareza, inter-relacionando-a num todo e levando em consideração o problema inicial de estudo. Ao se redigirem as conclusões, os problemas que ficaram sem solução ou não foram levantados no tema escolhido, serão apontados, a fim de que no futuro possam ser estudados pelo próprio autor do trabalho de pesquisa ou por outras pessoas. 6 Os capítulos devem ser divididos de forma equilibrada, o número de páginas deve ser proporcional entre os capítulos, um não pode ter numeração muito maior que o outro. Para uma Monografia de Graduação e de Especialização, recomenda-se a divisão em 5 partes: Introdução, 3 capítulos e Conclusão. 17 3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS 3.1 REFERÊNCIAS No trabalho devem constar todas as fontes que foram consultadas, inclusive as notas de rodapé e os endereços eletrônicos. Colocá-las em ordem alfabética. 3.2 GLOSSÁRIO Glossário (elemento opcional) é a relação, em ordem alfabética, de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro utilizadas no trabalho, acompanhadas das respectivas definições, com o objetivo e esclarecer o leitor. Se houver glossário, este deve ser apresentado após as referências. 3.3 APÊNDICE O apêndice (elemento opcional) é um texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar sua argumentação, como um questionário, uma entrevista, um folder, entre outros. Na apresentação do apêndice, quando for apenas um, não deve ser numerado, mas apresentado antecedido por uma folha com o título APÊNDICE centralizado e em letras maiúsculas negritadas. Se houver mais de um apêndice, deve-se inserir uma folha com o título APÊNDICES centralizado e em letras maiúsculas negritadas, e na seqüência a relação dos apêndices com a indicação da página em que aparecem, antecedendo-os. As folhas dos apêndices devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal. 3.4 ANEXO O anexo (elemento opcional) é um texto ou documento que não foi elaborado pelo autor e serve de fundamentação, comprovação ou ilustração - como uma lei, um decreto, entre outros. Na apresentação do anexo, quando for apenas um, não deve ser numerado, mas apresentado antecedido por uma folha com o título ANEXO centralizado e em letras maiúsculas negritadas. Se houver mais de um anexo, deve-se inserir uma folha com o título ANEXOS (centralizado e em letras maiúsculas negritadas), e na seqüência a relação dos anexos com a indicação da pagina em que aparecem, antecedendo-os. As folhas dos anexos devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal. 20 4.6 ABREVIATURAS E SIGLAS Quando aparecerem pela primeira vez no texto, deve-se colocar seu nome por extenso, acrescentando-se a abreviatura ou a sigla entre parênteses. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 4.7 EQUAÇÕES E FÓRMULAS Aparecem destacadas no texto, de modo a facilitar sua leitura. Na seqüência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices e outros). Quando destacadas do parágrafo, são centralizadas e, se necessário, deve-se numerá-las. Quando fragmentadas em mais de uma linha, por falta de espaço, devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão. Exemplo: x2 + y2 = z2 4.8 ILUSTRAÇÕES 4.8.1 Figuras (quadros, lâminas, plantas, fotografias, gráficos, organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos e outros) Elementos demonstrativos que constituem unidade autônoma e explicam ou complementam visualmente o texto. Qualquer que seja seu tipo, sua identificação aparece na parte inferior precedida da palavra FIGURA, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa e da fonte, se necessário. As legendas das ilustrações devem ser breves e claras, dispensando consulta ao texto. Devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem. 4.8.2 Tabelas9 As tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente. Não devem ser fechadas com traços laterais. Em sua apresentação: a) têm numeração independente e consecutiva; b) letra e entrelinhamento menor; c) o título é colocado na parte superior, precedido da palavra tabela e de seu número de ordem em algarismos arábicos; d) o título da tabela escrito em letras maiúsculas, precedido por hífen, sem ponto final, alinhado preferencialmente à margem lateral esquerda do texto; 9 Para maiores detalhes sobre elaboração de tabelas e quadros, ver site do IBGE. Coleção digital. Publicações. Normas de apresentação tabular. Disponível em: < http://biblioteca.ibge.gov.br>. Acesso em: 10/01/2008. 21 e) as fontes citadas, na construção de tabelas, e notas eventuais aparecem no rodapé após o fio de fechamento; f) caso sejam utilizadas tabelas reproduzidas de outros documentos, a prévia autorização do autor se faz necessária, não sendo mencionada a mesma; g) devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem; h) se a tabela não couber em uma folha, deve ser continuada na folha seguinte e, nesse caso, não é delimitada por traço horizontal na parte inferior, sendo o título e o cabeçalho repetidos na folha seguinte; i) nas tabelas utilizam-se fios horizontais e verticais para separar os títulos das colunas no cabeçalho e fechá-las na parte inferior, evitando-se fios verticais para separar as colunas e fios horizontais para separar as linhas. 4.8.3 Quadros Quadros são arranjos de informações qualitativas e textuais dispostas em colunas e linhas fechadas com traços horizontais e verticais. (NORMAS UFPR, 2007). a) letra e entrelinhamento menor; b) título na parte inferior do quadro; c) a palavra quadro seguida do número que o identifica em algarismos arábicos e hífen seguido do título em maiúsculo; d) fonte de onde foram extraídas as informações, precedida da palavra fonte em letras maiúsculas seguida da data/ano entre parênteses; e) a expressão O autor como fonte quando o quadro for elaborado pelo autor do trabalho, por exemplo: FONTE: O autor (2007) ; f) nota (esclarecimentos e observações de natureza geral), apresentada logo abaixo da fonte, precedida da palavra nota em letras maiúsculas. 5 NOTAS DE RODAPÉ Notas de rodapé são indicações, esclarecimentos, observações para não quebrar a seqüência do texto. As notas devem ser digitadas com letra menor, dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples de entrelinhas e por filete de aproximadamente 4 cm, a partir da margem esquerda. O texto em rodapé começa e termina na página em que a nota foi inserida. As notas de rodapé podem ser: a) de referência; b) explicativa. 5.1 NOTA DE REFERÊNCIA Notas que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado. Sua numeração é feita por algarismos arábicos, devendo ter numeração única e consecutiva para todo o capítulo ou parte. Não se inicia a numeração a cada página. A primeira citação de uma obra deve ter sua referência completa; 22 - As subseqüentes citações da mesma obra podem ser referenciadas de forma abreviada, utilizando as seguintes expressões latinas: a) apud – citado por, conforme, segundo; Exemplo: (EVANS, 1987 apud SAGE, 1992, p. 2-3) ou Segundo Silva (apud ABREU, 1999, p. 3) diz ser [...] b) Idem ou Id – mesmo autor; Exemplo: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 1989, p. 9 Id., 2000, p. 19 c) Ibidem ou Ibid. – na mesma obra; Exemplo: DURKHEIM, 1925, p. 176 Ibid., p. 190 d) Opus citatum, opere citato ou op. cit. – obra citada; Exemplo: ADORNO, 1996, p. 38 GARLAND, 1990, p. 42-43 ADORNO, op. cit., p. 40 e) Passim – aqui e ali, em diversas passagens; Exemplo: RIBEIRO, 1997, passim f) Loco citato ou loc. cit. – no lugar citado; Exemplo: TOMASELLI; PORTER, 1992, p. 33-46 TOMASELLI; PORTER, 1992, loc. cit. g) Sequentia ou et seq. – seguinte ou que se segue; Exemplo: FOUCAULT, 1994, p. 17 et seq. 25 Tricart constatou que na bacia do Resende, no Vale do Paraíba, há indícios de cones de dejecção (informação verbal). c) Caso o destaque seja do autor consultado, usa-se a expressão grifo do autor. Exemplo: [...] desejo de criar uma literatura independente, diversa, de vez que, aparecendo o classicismo como manifestação de passado colonial [...] (CANDIDO, 1993, v. 2, p. 12, grifo do autor). a) Citação com dois autores na sentença, os sobrenomes devem ser escritos com letras maiúscula e minúscula, separadas pela conjunção e. Exemplo: Segundo Lakatos e Marconi (1999, p.55). e) Caso sejam apresentados pós-sentença, devem ser escritos com letras maiúsculas separados por ponto e vírgula. Exemplo.: (LAKATOS; MARCONI, 1999, p.55). 6.3 LOCALIZAÇÃO DAS CITAÇÕES Quanto à localização as citações podem aparecer no texto ou em nota de rodapé. Sistema autor-data (alfabético) ou o sistema numérico. Qualquer que seja o método adotado, deve ser seguido ao longo de todo o trabalho, permitindo sua correlação na lista de referências ou em notas de rodapé (NBR 10520/2002). 6.3.1 Sistema autor-data10 Neste sistema, a indicação da fonte é feita pelo: a) sobrenome do autor ou pela instituição responsável ou, ainda, b) pelo título de entrada, c) seguido da data de publicação do documento, separados por vírgula e entre parênteses. Exemplo: 10 Este sistema é o mais utilizado. Recomenda-se utilizar o sistema autor-data para as citações no texto e o numérico para notas explicativas. 26 Ainda hoje mais de 90% das informações coletadas são sobre dados e eventos internos (BRUCKER, 1997). a) Quando o(s) nome(s) do(s) autor(es), instituição(ões) responsável(eis) estiver(em) incluído(s) na sentença, indicam-se a data e a(s) página(s), entre parênteses. Exemplo: Segundo Martins (2007, p.63) assinala “A utilização de normas na elaboração de trabalhos acadêmicos é fundamental para facilitar a comunicação e o intercambio da informação”. Quando a autoria for mencionada após a idéia do autor ou no final da sentença, deve-se indicá-la em letras maiúsculas entre parentes, seguida da data e da(s) página(s) separadas por vírgulas; Exemplo: “No Brasil, existe a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é o fórum nacional de normalização.” (MARTINS, 2007, p. 63). b) As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas após a data e sem espacejamento. Exemplos: (STEIN, 2000a) (STEIN, 2000b) c) No sistema autor-data, as notas de rodapé são usadas para: - documentos informais; - citação de citação; - documentos não publicados; - notas explicativas. d) As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula. Exemplo: (CRUZ; CORREA; 1998, 1999, 2000) e) As citações de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto e vírgula. Exemplo: 27 Ela polariza e encaminha, sob a forma de “demanda coletiva”, as necessidades de todos (FONSECA; PAIVA; SILVA, 1997). 6.3.2 Sistema numérico As citações devem ter numeração única e consecutiva para todo o capítulo ou parte. Não se inicia a numeração das citações a cada página. A indicação da numeração pode ser feita entre parênteses, alinhada ao texto ou sobrescrita ao texto, após a pontuação que fecha a citação. a) entre parênteses, alinhada ao texto: Exemplo: No texto “A monografia de conclusão de curso tem finalidade essencialmente didática. Não deixa, entretanto de exigir rigor científico na argumentação.” (1) b) sobrescrita ao texto Exemplo: No texto “A monografia de conclusão de curso tem finalidade essencialmente didática. Não deixa, entretanto de exigir rigor científico na argumentação.” 1 Se for utilizado o sistema numérico no texto, as referências devem seguir a mesma ordem numérica crescente. Na lista de referências aparecem: 1 CRETELLA JÚNIOR, J. Do impeachment no direito brasileiro. São Paulo: R. dos Tribunais, 1992. p. 107. 2 BOLETIM ESTATÍSTICO da Rede Ferroviária Federal. Rio de Janeiro, 1965. p. 20. 7 REFERÊNCIAS Referência é o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. A referência é constituída de elementos essenciais e, quando necessário, acrescida de elementos complementares. Os elementos essenciais são as informações indispensáveis à identificação do documento, tais como autor(es), título, subtítulo (se houver), edição, local, editora e data de publicação. Os elementos essenciais e complementares são retirados do próprio documento. Quando isso não for possível, utilizam-se outras fontes de informação, indicando-se os dados assim obtidos entre colchetes. As referências são alinhadas somente à margem esquerda e de forma a se identificar individualmente cada documento. 30 BOLETIM ESTATÍSTICO [da] Rede Ferroviária Federal. Rio de Janeiro, 1965- . Trimestral. - Quando necessário, abreviam-se os títulos dos periódicos, conforme a NBR 6032/1989. Exemplo: LEITÃO, D. M. A informação como insumo estratégico. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 22, n. 2, p. 118-123, maio/ago. 1989. 7.3 EDIÇÃO A edição é indicada a partir da segunda, o número deve ser escrito em algarismos arábicos, seguido do ponto e da abreviatura ed. Se for em língua estrangeira, usar a forma adotada na língua do documento. Exemplos: ARAÚJO. J.S. de Administração de materiais. 2.ed. SCHAUM, D. Schaum’s outline of theory and problems. 5th ed. New York: Schaum Publishing, 1956. 204 p. 7.4 LOCAL - O nome do local (cidade) de publicação deve ser indicado tal como figura no documento. Exemplo: ZANI, R. Beleza, saúde e bem-estar. São Paulo: Saraiva, 1995. 173 p. - No caso de homônimos de cidades, acrescenta-se o nome do estado e do país. Exemplo: Viçosa, AL Viçosa, MG Viçosa, RJ - Quando houver mais de um local para uma só editora, indica-se o primeiro ou o mais destacado. Exemplo: 31 SWOKOWSKI, E. W.; FLORES, V. R. L. F.; MORENO, M. Q. Cálculo de geometria analítica. Tradução de Alfredo Alves de Faria. Revisão técnica Antonio Pertence Júnior. 2. ed. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1994. 2 v. - Quando a cidade não aparece no documento, mas pode ser identificada, indica- se entre colchetes. Exemplo: LAZZARINI NETO, S. Cria e recria. [São Paulo]: SDF Editores, 1994. - Não sendo possível determinar o local, utiliza-se a expressão Sine loco, abreviada, entre colchetes [S.l.]. Exemplo: OS GRANDES clássicos das poesias líricas. [S.l.]: Ex Libris, 1981. 60 f. 7.5 EDITORA - Quando a editora não é identificada, deve-se indicar a expressão sine nomine, abreviada, entre colchetes [s.n.]. Exemplo: FRANCO, I. Discursos: de outubro de 1992 a agosto de 1993. Brasília, DF: [s.n.], 1993. 107 p. - Quando o local e o editor não puderem ser identificados na publicação, utilizam- se ambas as expressões, abreviadas e entre colchetes [S.l.: s.n.]. Exemplo: GONÇALVES, F. B. A história de Mirador. [S.l.: s.n.], 1993. - Quando a editora é a mesma instituição responsável pela autoria e já tiver sido mencionada, não é indicada. Exemplo: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. Catálogo de graduação, 1994-1995. Viçosa, MG, 1994. 385 p. 7.6 DATA - A data de publicação deve ser indicada em algarismos arábicos. Exemplo: 32 LEITE, C. B. O século do desempenho. São Paulo: LTr, 1994. 160 p. - Se nenhuma data de publicação, distribuição, copirraite, impressão, etc. puder ser determinada, registra-se uma data aproximada entre colchetes, conforme indicado: Exemplo: [1971 ou 1972] um ano ou outro [1969?] data provável [1973] data certa, não indicada no item [197-] década certa [197-?] década provável [18--] século certo [18--?] século provável - Em listas de catálogos, para as coleções de periódicos em curso de publicação, indica-se apenas a data inicial seguida de hífen e um espaço. Exemplo: GLOBO RURAL. São Paulo: Rio Gráfica, 1985- . Mensal. - Em caso de publicação periódica, indica-se a data inicial e final do período de edição, quando se tratar de publicação encerrada. Exemplo: DESENVOLVIMENTO & CONJUNTURA. Rio de Janeiro: Confederação Nacional da Indústria, 1957-1968. Mensal. - Os meses devem ser indicados de forma abreviada, no idioma original da publicação. Não se abreviam palavras de quatro ou menos letras. Exemplo: ALCARDE, J. C.; RODELLA, A. A. O equivalente em carbonato de cálcio dos corretivos da acidez dos solos. Scientia Agricola, Piracicaba, v. 53, n. 2/3, p. 204-210, maio/dez. 1996. - Se a publicação indicar, em lugar dos meses, as estações do ano ou as divisões do ano em trimestres, semestres, etc., transcrevem-se os primeiros tais como figuram no documento e abreviam-se os últimos. Exemplo: MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v. 24, n. 2, primavera 1998. 35 -Trimestral BOLETIM GEOGRÁFICO. Rio de Janeiro: IBGE, 1943-1978. SÃO PAULO MEDICAL JOURNAL = REVISTA PAULISTA DE MEDICINA. São Paulo: Associação Paulista de Medicina, 1941- . Bimensal. ISSN 0035-0362. - Número Especial de Revista CONJUNTURA ECONÔMICA. As 500 maiores empresas do Brasil. Rio de Janeiro: FGV, v. 38, n. 9, set. 1984. 135 p. Edição especial. Suplemento de Periódico PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS. Mão-de-obra e previdência. Rio de Janeiro: IBGE, v. 7, 1983. Suplemento. - Fascículo de Revista DINHEIRO: revista semanal de negócios. São Paulo: Ed. Três, n. 148, 28 jun. 2000. 98 p. - Artigo de Revista Institucional COSTA, V. R. À margem da lei: o Programa Comunidade Solidária. Em Pauta. Revista da Faculdade de Serviço Social da UERJ, Rio de Janeiro, n. 12, p. 131-148, 1998. - Artigo de Revista GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997. - Artigo de Boletim de Empresa - Não Assinado COSTURA x P.U.R. Aldus, São Paulo, ano 1, n. 1, nov. 1997. Encarte técnico, p. 8. - Artigo de Jornal Diário NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13. - Matéria de Jornal Assinada 36 LEAL, L. N. MP fiscaliza com autonomia total. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3, 25 abr. 1999. 8.12 DOCUMENTO DE EVENTO - Anais de Congresso SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES, 1995. Anais. Belo Horizonte: UFMG, 1995. 655 p. - Resumos de Encontro REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 20, 1997. Poços de Caldas. Química: academia, indústria, sociedade: livro de resumos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 1997. - Resumo de Trabalho de MARTIN NETO, L.; BAYER, C.; MIELNICZUK, J. Alterações qualitativas Congresso da matéria orgânica e os fatores determinantes da sua estabilidade num solo podzólico vermelho-escuro em diferentes sistemas de manejo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 26., 1997. Rio de Janeiro. Resumos. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, p. 443, ref. 6-141. - Trabalho Publicado em Anais BAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD de Congresso orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais. São Paulo: USP, 1994. P. 16-29. - Colaboração em Reunião SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. O. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais... Petrolina: EMBRAPA, CPATSA, 1994. P. 3-4. 8.13 PATENTE - Registro de Patente 37 EMBRAPA. Unidade de Apoio, Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária (São Carlos). Paulo Estevão Cruvinel. Medidor digital muiltisensor de temperatura para solos. BR n. PI 8903105-9, 26 jun. 1989, 30 maio 1995. 8.14 DOCUMENTO JURÍDICO - Constituição Federal BRASIL. Constituição (1988). Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. - Medida Provisória BRASIL. Medida provisória nº 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Estabelece multa em operações de importação, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez. 1997. Seção 1, p. 29514. - Decreto SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Dispõe sobre a desativação de unidades administrativas de órgãos da administração direta e das autarquias do Estado e dá providências correlatas. Lex-Coletânea de Legislação e Jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998. - Resolução do Senado BRASIL. Congresso. Senado. Resolução nº 17, de 1991. Autoriza o desbloqueio de Letras Financeiras do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul, através de revogação do parágrafo 2º, do artigo 1º da Resolução nº 72, de 1990. Coleção de leis da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 183, p. 1156-1157, maio/jun. 1991. - Consolidação de Leis BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho. Decreto-lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943. Aprova a consolidação das leis do trabalho. Lex-Coletânea de Legislação: edição federal, São Paulo, v. 7, 1943. Suplemento. - Código BRASIL. Código civil. Organização dos textos, notas remissivas e índices por Juarez de Oliveira. 46. ed. São Paulo: Saraiva, 1995. - Habeas-Corpus 40 DOCUMENTOS CONSULTADOS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724; informação e documentação – trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro, 2005. __________. NBR 6023; referências bibliográficas. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002. __________. NBR 6027; informação e documentação: sumário - apresentação. Rio de Janeiro, 2003. __________. NBR 15287; Projeto de pesquisa. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. __________. NBR 12225; informação e documentação: lombada – apresentação. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004. __________. NBR 6024; informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento escrito - apresentação. Rio de Janeiro, 2003. __________. NBR 6028; informação e documentação: resumo – apresentação. Rio de Janeiro, 2003. __________. NBR 10520; informação e documentação: citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro, 2002. __________. NBR 6032; abreviação de títulos de periódicos e publicações seriada. Rio de Janeiro, 1989. GIL, Antonio Carlos. Técnicas de pesquisa em economia e elaboração de monografias. São Paulo: Atlas, 2000. IBGE. Coleção digital. Publicações. Normas de apresentação tabular. Disponível em: < http://biblioteca.ibge.gov.br>. Acesso em: 10/01/2008. MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991. RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 18. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Sistema de Bibliotecas. Projetos. Curitiba: Editora UFPR, 2007. (Normas para apresentação de documentos científicos, 1). ______.______.Teses, dissertações, monografias e outros trabalhos acadêmicos. Curitiba: Editora UFPR, 2007. (Normas para apresentação de documentos científicos, 2). 41 ______.______. Citações e notas de rodapé. Curitiba: Editora UFPR, 2007. (Normas para apresentação de documentos científicos, 3). ______.______. Referências. Curitiba: Editora UFPR, 2007. (Normas para apresentação de documentos científicos, 4). ______.______. Redação e editoração. Curitiba: Editora UFPR, 2007. (Normas para apresentação de documentos científicos, 9). 42 ANEXOS ANEXO 1 – MODELO DE CAPA .........................................................................43 ANEXO 2 – MODELO DE FOLHA DE ROSTO ...................................................44 ANEXO 3 – MODELO DE TABELA E QUADRO .................................................45
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