Comandos básicos de autocad

Comandos básicos de autocad

(Parte 2 de 7)

Exemplo:

6) COMANDO: OSNAP – Permite ativar os comandos de precisão.

Acesso:

A) Digite OS <enter> Principais opções:

Endpoint: atrai o comando para o extremo de um objeto Midpoint: atrai o comando para o ponto médio de um objeto Center: atrai o comando para o círculo ou arco Quadrant: atrai o comando para o quadrante mais próximo do círculo ou arco Intersection: atrai o comando para o cruzamento de objetos/linhas

...Extension: gera uma linha de extensão temporária que auxilia no traçado de linhas verticais/horizontais

Perpendicular: atrai o comando para um alinhamento perpendicular ao objeto Nearest: atrai o comando para um ponto qualquer sobre o objeto

*Notas: 1) a tecla F3 desativa os comandos de precisão. 2) a tecla F10 ativa/desativa a linha de extensão temporária

Exemplo Geral:

7) COMANDO: ARC – Permite desenhar um arco de circunferência. Seqüência de execução: (opção padrão: 3 pontos quaisquer)

A) Tecle ou digite A<enter> B) Clicar um ponto sobre a área gráfica (início do arco) C) Clicar segundo ponto sobre a área gráfica (meio do arco) D) Clicar terceiro ponto sobre a área gráfica (final do arco)

Demais opções do comando:

START: S <enter> define o ponto inicial do arco END: E <enter> define o ponto final do arco ANGLE: A <enter> solicita um valor para o ângulo a ser gerado RADIUS: R <enter> solicita um valor para o raio a ser gerado CENTER: C<enter> define o ponto central do raio *Nota: os arcos são gerados no sentido anti-horário Exemplo:

8) COMANDO: POLYGON – Desenha polígonos regulares (lados iguais). Seqüência de execução:

A) Tecle ou digite POL <enter> B) Definir o número de lados do polígono e a seguir tecle <enter> C) Digite E <enter> (opção EDGE – lado do polígono) D) Clicar um ponto sobre a área gráfica (define um vértice do polígono) E) Digite um valor numérico para o lado do polígono e a seguir tecle <enter>

Exemplo:

9) COMANDO: ZOOM – Permite reduzir/ampliar. Esse comando poderá ser acessado a qualquer momento sem que se anule o comando atual.

Principais opções: A) ZOOM WINDOW – Deve-se abrir uma janela ao redor do objeto a ser ampliado.

Tecle ou digite: Z <enter> W <enter>

B) ZOOM PREVIOUS – Retorna à vista zoom anterior. Tecle ou digite: Z <enter> P <enter>

C) ZOOM REALTIME – ajusta o tamanho da vista zoom de acordo com a necessidade do usuário. Deve-se clicar na ferramenta, arrastar o cursor para o centro da tela e a seguir manter o botão esquerdo do mouse pressionado. Arrastando pra cima amplia, para baixo reduz.

Tecle ou digite: Z <enter> <enter>

D) ZOOM ALL – mostra o limite da “folha” e tudo o que estiver desenhado na área gráfica. Digite: Z <enter> A <enter>

E) ZOOM EXTENTS – Amplia o máximo possível tudo o que estiver na área gráfica Digite: Z <enter> E <enter>

*Dica: COMANDO REGEN: Regenera o desenho melhorando a resolução da vista. Seqüência de execução:

A) Digite RE <enter>

Antes e depois do REGEN.

10) COMANDO: PAN – Desloca a folha com o desenho para a posição desejada. A posição do desenho em relação à folha não é alterada.

Seqüência de execução:

A) Tecle ou digite P <enter> B) Mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado e arraste a “folha” para a posição desejada C) Para finalizar tecle <esc> ou <enter>

1) SISTEMAS DE COORDENADAS: UCS (sistema de coordenadas do usuário) – ajudam a especificar com exatidão as dimensões dos desenhos a serem criados; indicam a posição de um objeto nos eixo x e y e tem origem no ponto x = 0 e y = 0.

A) COORDENADA RELATIVA RETANGULAR: @x, y <enter> - este processo é utilizado quando conhecemos o deslocamento de um ponto em relação ao ponto anterior.

Exemplo:

B) COORDENADAS POLARES: @distância<ângulo – consiste em se digitar a distância a ser percorrida e o ângulo de rotação.

Exemplo:

12) COMANDO: MOVE – Permite mover um objeto de sua posição original para uma posição qualquer.

Seqüência de execução:

A) Tecle ou digite M <enter> B) Selecione o objeto e a seguir tecle <enter> C) Fixar um ponto sobre o objeto D) Mover o objeto para uma posição desejada com o auxílio do mouse ou digitando uma coordenada.

13) COMANDO: COPY – Cria cópia de objetos de um desenho. Seqüência de execução:

A) Tecle ou digite CO <enter> B) Selecione o objeto a ser copiado e tecle <enter> C) Especifique um ponto do objeto D) Especifique local em que o objeto será colado

Opções do comando: - Criando várias cópias

A) Tecle ou digite CO <enter> B) Selecione o objeto a ser copiado e tecle <enter> C) Tecle M <enter> D) Especifique um ponto do objeto E) Especifique os locais onde o objeto será colado F) Para encerrar tecle <enter> ou <esc>

Exemplo:

14) COMANDO: TRIM - Corta o excedente de objetos que se interseccionam com outros objetos.

Seqüência de execução:

A) Tecle ou digite TR <enter> B) Selecione os objetos que serão limites e tecle <enter> C) Selecione os trechos do objeto a apagar.

DICA: Depois de acionar o comando tecle ENTER novamente, assim será possível apagar as partes excedentes sem a necessidade de definir limites.

15) DIMENSIONAMENTO (COTAS): Dimensionamento ou cotas é o processo de acrescentar medidas a um desenho.

DIMENSIONAMENTO LINEAR – Mede linhas horizontais ou verticais. Seqüência de execução:

A) Tecle ou digite DLI <enter> B) Clicar P1 (início) C) Clicar P2 (final) D) Clicar P3 (fixa final da cota)

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