Comandos básicos de autocad

Comandos básicos de autocad

(Parte 4 de 7)

17) COMANDO: MATCH PROPERTIES – permite transferir as características de um objeto aos demais objetos selecionados.

Seqüência de execução:

A) Tecle ou digite MA <enter> B) Clicar no objeto que deseja tomar como referência (“original”) e a seguir no objeto que deseja transferir as características do original.

18) COMANDO: FILLET – Executa arredondamento ou concordância entre objetos. Seqüência de execução:

A) Tecle ou digite F <enter> B) Digite R <enter> C) Digite um valor numérico para o raio de arredondamento e a seguir tecle <enter> D) Clicar sobre as duas linhas que se deseja arredondar

Exemplo:

19) COMANDO: ARRAY – Gera cópias de um conjunto de objetos de maneira arredondada.

Seqüência de execução: “Array retangular”

A) Tecle ou digite AR <enter>

B) Selecione

C) Selecione o objeto através do ícone e tecle <enter> D) Determine o número de linhas no campo Row E) Determine o número de colunas no campo Column F) Determine a distância entre as linhas no campo Row Offset G) Determine a distância entre as colunas no campo Column Offset H) Tecle OK

*Dica: (Pick Row Offset/ Pick Column Offset) este ícone é utilizado para determinar a partir de qual ponto será medida a distância entre as linhas e/ou colunas.

Exemplo:

Seqüência de execução: “Array Polar”

A) Tecle ou digite AR <enter>

B) Selecione

C) Selecione os objetos através do ícone e tecle <enter> D) Clicar no centro do array polar (ponto em torno do qual os objetos serão rotacionados).

Utilizar o ícone para selecionar o centro

E) Definir o número de itens a serem criados levando em conta o já existente. F) Definir o ângulo de preenchimento G) Tecle OK.

Exemplo:

20) COMANDO: MIRROR – permite rebater/espelhar o objeto selecionado. Seqüência de execução:

A) Tecle ou digite MI <enter> B) Selecione o objeto e <enter>

C) Clicar 2 pontos que define o eixo de espelhamento do objeto D) Tecle <enter>

Exemplo:

21) COMANDO: ROTATE – Rotaciona o objeto selecionado em torno de um ponto especificado.

Seqüência de execução:

A) Tecle ou digite RO <enter> B) Selecione o objeto e <enter> C) Fixar um ponto em torno do qual o objeto será rotacionado D) Fornecer o ângulo de rotação

Exemplo:

2) COMANDO: BHATCH – Permite inserir uma hachura em uma área fechada. Seqüência de execução:

A) Tecle ou digite BH <enter> ou H <enter> B) Clicar sobre a opção SWATCH Clicar sobre a poção desejada e OK

C) Clicar PICK POINTS , depois clicar dentro da área a ser hachurada e em seguida OK

D) Caso seja necessário, as opções SCALE e ANGLE permitem alterar a escala e o ângulo de inclinação da hachura antes de aplicá-la ao desenho E) Clicar em OK para aplicar a hachura

Exemplo:

*Nota: As hachuras em desenho técnico servem para indicar as partes maciças atingidas pelo corte. Além disso, servem para indicar o tipo de material a ser empregado na produção do objeto representado.

23) COMANDO: DTEXT – Permite inserir um texto em um desenho.

Seqüência de execução:

A) Digite: DT <enter> B) Clicar o ponto inicial do texto C) Definir a altura do texto D) Definir a rotação do texto (0 = horizontal; 90 = vertical) E) Digite o texto F) Para finalizar tecle <enter> <enter>

Exemplo:

Opções do comando: TEXTO CENTRALIZADO Seqüência de execução:

A) Digite DT <enter> B) Digite J <enter> C) Digite MC <enter> (alinha o texto pelo seu ponto médio central) D) Clicar o ponto central do texto E) Definir a altura do texto F) Definir a rotação do texto G) Digite o texto H) Para finalizar tecle <enter> <enter>

Exemplo:

%%u – insere um traço sobre o texto (sublinha) %% d – insere o símbolo de grau (º)

%% c – insere o símbolo de diâmetro ()

24) COMANDO: EDIT TEXT – Permite corrigir/alterar um texto.

Seqüência de execução:

A) Digite ED <enter> B) Clicar sobre o texto que se deseja modificar C) Corrigir o texto D) Tecle OK E) Para finalizar tecle <esc> ou <enter>

25) COMANDO: SCALE – Permite ampliar ou reduzir os objetos selecionados. Seqüência de execução:

A) Tecle ou digite SC<enter> B) Selecione o objeto e <enter> C) Fixar um ponto a partir do qual o objeto será ampliado/reduzido D) Digite o fator de escala e a seguir tecle <enter>

*Obs: As cotas também sofrem a aplicação do comando SCALE. Caso seja necessário, edite o valor das cotas.

Exemplo:

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