problemas de lógica resolvidos

problemas de lógica resolvidos

Prof. Francisco ERIVAN de Lima lima_erivan@yahoo.com.br

Este trabalho tem o objetivo de auxiliar as pessoas no raciocínio lógico para solução de alguns problemas matemáticos, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento da inteligência das pessoas.

Problema n. 01

Um tijolo pesa um quilo mais meio tijolo. Quanto pesa um tijolo e meio?

Solução:

1tijolo = 1 kg + ½ tijolo 1tijolo – ½ tijolo = 1 kg ½ tijolo = 1kg se ½ tijolo pesa 1 kg, logicamente 1 tijolo pesa 2 kg, e um tijolo e meio, ou seja, 1 ½ tijolo pesa 3 kg.

Problema n. 02

Um casal foi casar a filha. O padre perguntou a jovem. Filha quantos anos você tem?

A jovem respondeu. Tenho a metade da idade de minha mãe. O padre virou-se para a mãe da jovem e perguntou. Quantos anos a senhora tem?

A mulher respondeu. Sou 10 anos mais nova do que meu marido. O padre virou-se para o marido da senhora e perguntou-lhe. Quantos anos o senhor tem?

O Homem respondeu. A soma das nossas três idades é igual a um século.

Solução:

O ponto de partida é a idade da mãe que é igual a “x” ½ x + x + x + 10 = 100 x + 2x + 2x + 20 = 200 5x = 200 - 20 5x = 180 x = 180 : 5 x = 36 anos, a idade da mãe 18 anos, a idade da filha 46 anos, a idade do pai

Problema n. 03

Qual a metade de dois mais dois?

Solução:

A metade de 2 é igual a 1, somado com 2 é igual a 3

Problema n. 04

Um caramujo sobe diariamente 5 metros em um poste de 20 metros de altura, e escorrega 2 metros durante a noite, em quantos dias ele atingirá o topo do poste?

Solução:

Observe que o caramujo aproveita apenas 3 metros por dia e desperdiça 2 metros, mas no último dia ele tem aproveitamento total. 20 – 2 = 18 18 : 3 = 6 dias

Problema n. 05

Tenho o dobro da idade que tu tinhas, quando eu tinha a idade que tu tens, quando tiveres a idade que eu tenho, a soma de nossas idades será 45 anos. Quais nossas idades atuais?

a(t) b (t) c (t) d

Solução: tinhas - a tenho - c tiveres – c calcular “b” e “c”

Este problema forma uma progressão aritmética, cuja razão é (t).

!! ! !
!! ! !
!! ! !

Problema n. 06

Preencher o quadro acima com os algarismos de 1 a 9 sem repetir qualquer número, de maneira que a soma seja 15 nos sentidos, horizontal, vertical e diagonal.

Solução:

5 é o termo médio de uma progressão aritmética de 1 a 9, é também, a média aritmética dos números de 1 a 9, portanto coloque o 5 no centro do quadrado mágico, complete o quadrado colocando pares nos cantos..

Problema n. 07

Quantas vezes 20 é menor que 100?

Solução:

100 é o referencial, portanto calcule a diferença entre os números dados, em seguida divida o resultado pelo referencial, ou seja: 100 – 20 = 80 80 : 100 = 0,8 (portanto 20 é 0,8 vezes menor que 100), ou na forma percentual, 20 é 80% menor que 100.

Problema n. 08

Quantas vezes 100 é maior que 20?

Solução:

O referencial neste caso é 20, portanto apure a diferença entre os números dados, em seguida divida o resultado apurado pelo referencial, ou seja: 100 – 20 = 80 80 : 20 = 4, portanto 100 é 4 vezes maior que 20, ou na forma percentual, 100 é 400% maior que 20.

Existe uma outra maneira de resolver este problema, através de uma equação:

Problema n. 09

Tenho o triplo da idade que tu tinhas, quando eu tinha a idade que tu tens, quando tiveres a idade que eu tenho, a soma de nossas idades será 70 anos. Quais nossas idades atuais?

a(t) b (t) c (t) d

Solução:

tenho - c tinhas - a tiveres - c calcular “b” e “c”

Problema n. 10

Um prisioneiro encontra-se em uma cela de duas portas(saídas), a da liberdade(L) e a do fuzilamento(F), e em cada porta tem um guarda, sendo que um deles só fala a verdade e o outro só fala mentira, porém o prisioneiro não sabe quem fala a verdade nem o que mente. Qual a pergunta que ele deve fazer a qualquer um dos guardas para ganhar a liberdade?

Solução:

fala mentira, portanto se o prisioneiro chegar para ele e perguntar

Como vimos no enunciado do problema, tem um guarda que só Se eu perguntar para o seu colega qual a porta da liberdade, que porta ele vai indicar? Ele apontar para a porta (F).

mesma perguntase eu perguntar ao seu colega qual a porta da

Já se ele chegar para o guarda que só fala a verdade, e fizer a liberdade, que porta ele vai indicar? Ele também vai apontar para a porta (F), portanto ele saberá que a porta da liberdade é a outra.

Comentários