Projeto de pesquisa - cadernos acadêmicos

Projeto de pesquisa - cadernos acadêmicos

(Parte 1 de 4)

Cadernos Acadêmicos Ritter dos Reis, 4

Organização

Célia Elizabete Caregnato

Cláudio Maraschin

José Luiz Nunes

Jorge Thums Rejane Pivetta de Oliveira

Projeto de Pesquisa

Porto Alegre 2004

Caregnato, Célia Elizabete (org.) C271p

Projeto de pesquisa. /Célia Elizabete

Caregnato, Cláudio Maraschin; José Luiz Nunes; Jorge Thums, Rejane Pivetta de Oliveira - Porto Alegre: Editora Ritter dos Reis, 2004

(Coleção Cadernos Ritter dos Reis, 4) 34p.

1. Pesquisa 2. Metodologia 3. Projeto de Pesquisa. I. Título

Ficha catalográfica elaborada por Hilda Maria Fiuza Abras Reinehr - CRB 1182/10

CADERNOS ACADÊMICOS RITTER DOS REIS, 4

Editoração Eletrônica Cláudia Silveira Rodrigues

Revisão Rejane Pivetta de Oliveira

Capa Estúdio de Design Gráfico - UniRitter

Reitor Flávio Romeu D’Almeida Reis

Vice-Reitora Hélvia Lúcia Krüger dos Reis

Pró-Reitora de Ensino Beatriz Tricerri Felippe

Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão Vitor Francisco Schuch Jr

Diretora Administrativa Ivelone Nagel Reis

Entidade Mantenedora

Sociedade de Educação Ritter dos Reis Praça XV de novembro, 6 conj. 802

Fone/fax: (51) 3228.20 CEP 90020-080 - Porto Alegre/RS

Sede em Porto Alegre - Rua Orfanotrófio, 5 -

Alto Teresópolis

Fone: (51) 3230.3 - Fax: (51) 3230.3317 - ritter@ritterdosreis.br

Unidade em Canoas: Rua Santos Dumont, 8 - Niterói

Fone: (51) 464.2000 - Fax: (51) 464.2005 - direito@ritterdosreis.br w.ritterdosreis.br

INTRODUÇÃO9
1 O QUE É PESQUISA ACADÊMICA1
2 A PESQUISA NA INSTITUIÇÃO13
3 PROJETO DE PESQUISA15
3.1 Dados de identificação15
3.2 Tema15
3.3 Problema15
3.4 Definição de termos do problema16
3.5 Hipóteses ou questões de pesquisa16
3.6 Objetivos16
3.7 Justificativa17
3.8 Abordagem teórica17
3.9 Metodologia18
3.10 Cronograma19
3.1 Orçamento19
3.12 Referências bibliográficas20
3.13 Bibliografia consultada20
4 BIBLIOGRAFIA COMENTADA23
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA S31
1 ANEXO A - Roteiro de Plano de Atividades BIC3
2 ANEXO B - Roteiro de Relatório de Atividades BIC34

APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO 1 O QUE É PESQUISA ACADÊMICA 2 A PESQUISA NA INSTITUIÇÃO

3 PROJETO DE PESQUISA 3.1 Dados de identificação 3.2 Tema 3.3 Problema 3.4 Definição de termos do problema 3.5 Hipóteses ou questões de pesquisa 3.6 Objetivos 3.7 Justificativa 3.8 Abordagem teórica 3.9 Metodologia 3.10 Cronograma 3.1 Orçamento 3.12 Referências bibliográficas 3.13 Bibliografia consultada

4 BIBLIOGRAFIA COMENTADA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANEXOS 1 ANEXO A - Roteiro de Plano de Atividades BIC 2 ANEXO B - Roteiro de Relatório de Atividades BIC

Entendemos por pesquisa a atividade básica da Ciência na sua indagação e construção da realidade. É a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e a atualiza frente à realidade do mundo. Portanto, embora seja uma prática teórica, a pesquisa vincula pensamento e ação. Ou seja, nada pode ser intelectualmente um problema, se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida prática. As questões da investigação estão, portanto, relacionadas a interesses e circunstâncias socialmente condicionadas. São frutos de determinada inserção no real, nele encontrando suas razões e seus objetivos1.

O conhecimento científico desenvolvese com base na prática de pesquisas que adotam procedimentos metodológicos rigorosos. Para além do rigor formal, porém sem dispensá-lo, esse tipo de conhecimento sempre contou com importante dose de ousadia e de criação por parte daqueles que o produzem.

O presente caderno trata de um roteiro sobre como organizar a fase inicial da investigação científica: a elaboração de um projeto de pesquisa. O investigador poderá inspirar-se nele para transformação de uma preocupação ou dúvida em indagação intelectualmente elaborada.

MINAYO, Maria C. de S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 17.

O presente Caderno de Pesquisa tem por finalidade orientar estudantes de graduação e de pós-graduação na elaboração de projetos de pesquisa. O roteiro proposto é resultado do estudo de um grupo de professores do UniRitter, objetivando contemplar diretrizes do método científico e necessidades concretas das áreas do conhecimento e dos cursos na Instituição.

O caderno está organizado em quatro partes. As duas primeiras partes tratam, com brevidade, de características fundamentais da pesquisa acadêmica, bem como da pesquisa na Instituição. A terceira parte apresenta o roteiro para elaboração de projeto de pesquisa. Na quarta parte, sugere-se uma bibliografia comentada sobre a pesquisa científica e sobre a elaboração de projetos.

Por fim, são apresentados dois anexos. O ANEXO A contém o Roteiro para elaboração de Plano de Atividades do Bolsista, quando a Bolsa de Iniciação Científica – BIC - for derivada de um projeto de pesquisa docente. O ANEXO B expõe o Roteiro para elaboração de relatório de atividade de Iniciação Científica, para casos em que esta for

10 O Regulamento da Pesquisa Institucional/UniRitter esclarece que a atividade de Iniciação Científica pode ser de iniciativa docente ou de estudantes, orientada, respectivamente, por Professores na condição de Pesquisadores ou de Tutores. No primeiro caso, o projeto de pesquisa deve ter sido proposto pelo docente e o estudante participa com base no Plano de Atividades específico. No segundo caso, o estudante propõe a problemática de pesquisa, elaborando um projeto que tem por base o roteiro apresentado neste Caderno.

oriunda de um projeto docente ou para situações em que a iniciativa for do estudante2.

A pesquisa acadêmicaé a que tem por
base o métodocientífico e caracteriza-se pela

1 O QUE É PESQUISA ACADÊMICA? produção desenvolvida na instituição universitária (academia). Esse tipo de pesquisa definese como um processo de busca de conhecimento a partir de instrumentos e metodologias, com a função de qualificar ou acrescentar novos conhecimentos e pontos de vista sobre determinados aspectos da realidade, tomados como problemas de investigação.

A atividade de pesquisa científica, utilizada como princípio educativo, pode ser um recurso para a produção de aprendizagens em sala de aula, desenvolvendo a compreensão de disciplinas e conteúdos. Pode resultar em relatórios, monografias, ensaios, entre outras modalidades, qualificando o conhecimento acadêmico do estudante.

Por outro lado, a pesquisa científica envolve, precipuamente, a investigação sistemática, exigindo aprofundamento teórico-metodológico, com vistas a responder determinadas questões que se oferecem como problemas à compreensão de um fenômeno da realidade. Ela é uma atividade fundamental para construção de conhecimentos novos e para o ensino.

2 A PESQUISA NA INSTITUIÇÃO

O UniRitter investe na pesquisa porque entende que a vida acadêmica cresce em qualidade quando vincula ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa qualifica o ensino, juntamente com a extensão, tornando-o Educação Superior, já que ensinar é também construir conhecimento.

A pesquisa no UniRitter é desenvolvida em convergência com os focos dos cursos3 de graduação e de pós-graduação. Os docentes pesquisadores e os estudantes, na condição de bolsistas de Iniciação Científica, desenvolvem atividades de pesquisa em torno de temas que contribuem para o aprimoramento da atividade de ensino na Instituição.

(Parte 1 de 4)

Comentários