Sistema de numeração decimal

Sistema de numeração decimal

(Parte 1 de 3)

AMESG - Autarquia Municipal do Ensino Superior de Goiana F.F.P.G. - Faculdade de Formação de Professores de Goiana I.S.E.G. - Instituto Superior de Educação de Goiana Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO Professora: MARIA DO SOCORRO SOBRAL

Sistema de Numeração Posicional – ESTÁGIO SUPÉRVISIONDO –5º Período de Matemática

Anekeyte Miranda Anderson Douglas

Josilândio Gonçalves

Karla Daniele B Aranha

Leonardo Ferreira Virgínia Leite

Goiana-PE Maio/2009

AMESG - Autarquia Municipal do Ensino Superior de Goiana F.F.P.G. - Faculdade de Formação de Professores de Goiana I.S.E.G. - Instituto Superior de Educação de Goiana

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Professora: MARIA DO SOCORRO SOBRAL

2 Sistema de Numeração Posicional – ESTÁGIO SUPERVISIONADO – 5º Período de Matemática

Trabalho apresentado à Professora Maria do Socorro Sobral, como parte dos requisitos da disciplina de Estágio Supervisionado no 5º período do Curso de Licenciatura Plena em Matemática.

Goiana-PE Maio/2009

AMESG - Autarquia Municipal do Ensino Superior de Goiana F.F.P.G. - Faculdade de Formação de Professores de Goiana I.S.E.G. - Instituto Superior de Educação de Goiana

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Professora: MARIA DO SOCORRO SOBRAL

3 Sistema de Numeração Posicional – ESTÁGIO SUPERVISIONADO – 5º Período de Matemática

TEORIA DOS NÚMEROS Avaliados em:

Anekeyte Miranda
Anderson Douglas
Josilândio Gonçalves
Karla Daniele B. Aranha
Leonardo Ferreira
Virgínia Leite

Professor Orientador Maria do Socorro Sobral

Professores co-orientadores Walenska, José Vieira e Genival Almeida

AMESG - Autarquia Municipal do Ensino Superior de Goiana F.F.P.G. - Faculdade de Formação de Professores de Goiana I.S.E.G. - Instituto Superior de Educação de Goiana

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Professora: MARIA DO SOCORRO SOBRAL

4 Sistema de Numeração Posicional – ESTÁGIO SUPERVISIONADO – 5º Período de Matemática

1..0RESUMO

O presente trabalho tem por finalidade apresentar um resumo do projeto de ensino elaborado e desenvolvido na disciplina Estágio Supervisionado I e concomitantemente Prática de Ensino aplicado no 5º e 6º ano do Educandário São João Batista/Goiana-PE. O tema desenvolvido em data determinada, para os alunos do curso de Licenciatura Plena em Matemática, objetivava ampliar seus conhecimentos acerca do tema abordado, através de oficinas fomentando a prática, observando os efeitos e os resultados. Buscando desenvolver nos alunos e alunas, o interesse pela disciplina de matemática, especificamente sobre o Sistema de Numeração Posicional. Partindo do pressuposto de que o processo de ensino aprendizagem na disciplina de matemática é norteado de inúmeras dificuldades, tanto por parte do educando quanto por parte do educador, é importante reconhecer que essa proposta de elaboração de projetos coloca novas perspectivas no campo da formação dos educandos do curso de Matemática, pois buscam soluções criativas para os problemas levantados quanto ao ensino/aprendizagem dos temas sugeridos pela Instituição de ensino (Instituto de Educação). Portanto, o projeto teve importante significado para os futuros professores, pois o projeto científico representa uma renovação da formação pessoal do grupo envolvido e suas ações se constituem em fontes de informações e de estratégias para seu trabalho didático. Assim, o projeto buscou proporcionar aos educandos do curso de Matemática, diferentes fontes de informações acerca do tema proposto (Sistema de Numeração), além de subsidiar recursos e atividades para que as alunas e alunos pudessem ampliar a compreensão da estrutura dos sistemas de numeração. Bem como aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, usando sempre informações que estão presentes em sua realidade.

PALAVRAS-CHAVE: projeto, Prática de ensino, Sistema de Numeração

ABSTRACT: The present work has the purpose of presenting a summary of the learning project elaborated and developed the discipline of SUPERVISED TRAINING Education Practice applied in the 5º e 6º Years of the College São João Batista/Goiana-PE. The subject was dealt with in a determined date for the students of the Degree Of Mathematics of secondary school, and aimed at widening their knowledge about the subject. It focused at raising the students interest on Mathematics, specifically on the Numeration System. From the assumption that the teachinglearning process in Mathematics is followed by uncountable difficulties, both by the student and the teacher, it is important to recognize that this proposal of elaboration of projects places new perspectives in the field of the formation of the Mathematics graduate students, because it searches for creative solutions for the raised problems concerning the teaching/learning of the subjects suggested by the Educational Institution (Institute of Education). Therefore, the project had an important meaning for the teachers-to-be, because the scientific project represents a renewal of staff formation of the group involved and its actions constitute sources of information and strategies for their didactic work. Thus, the project aimed at providing to the students of Mathematics different sources of information concerning the subject considered (Numeration System), in addition to subsidizing resources and activities so that the students could extend the understanding of the structure of numeration systems, as well as deepen their knowledge on the subject using information that present in their everyday life.

AMESG - Autarquia Municipal do Ensino Superior de Goiana F.F.P.G. - Faculdade de Formação de Professores de Goiana I.S.E.G. - Instituto Superior de Educação de Goiana

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Professora: MARIA DO SOCORRO SOBRAL

5 Sistema de Numeração Posicional – ESTÁGIO SUPERVISIONADO – 5º Período de Matemática

1.0_ Resumo04
2.0_Considerações Iniciais06
3.0_Referencial Teórico07
4.0_Metodologia09
4.1_HISTÓRIA DA MATEMÁTICA1
4.2_JOGOS MATEMÁTICOS1
4.3_RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS12
5.0_Resultados13
6.0_Considerações Finais15
7.0_Referências Bibliográficas e Eletrônicas16

AMESG - Autarquia Municipal do Ensino Superior de Goiana F.F.P.G. - Faculdade de Formação de Professores de Goiana I.S.E.G. - Instituto Superior de Educação de Goiana

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Professora: MARIA DO SOCORRO SOBRAL

6 Sistema de Numeração Posicional – ESTÁGIO SUPERVISIONADO – 5º Período de Matemática

2..0CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O projeto foi desenvolvido em forma de oficina para a turma do 5º e 6º anos do

Ensino Fundamental do Educandário são João Batista de Goiana/PE. O conteúdo (sistema de numeração) foi conduzido e realizado em forma de oficina sendo divido em dois momentos: Primeiramente foi realizada uma exposição oral acerca do conteúdo, por meio de cartazes e exemplificações na lousa e no ábaco, no segundo momento, dividimos a turma em grupos e para colaborar e participar da Dança da Cadeira, onde cada criança era um algarismo e cada cadeira uma casa das classes numéricas. Após o jogo, os educandos e educandas tiveram oportunidade de manipular os recursos de maneira a entender e como interpretar todo conhecimento obtido durante a aula. Depois puderam resolver exercícios utilizando o ábaco a fim de tirar dúvidas, sendo importante ressaltar que todas as educandas e educandos presentes participaram da oficina. Dessa forma, passaremos agora a apresentar, resumidamente, o conteúdo desse projeto que possibilitou nossa experiência com alunos do 5º e 6º Anos do Ensino Fundamental. Na seqüência elaboramos o histórico do Sistema de Numeração para então, nos aproximarmos da proposta de trabalho para esse conteúdo presente nos PCNs, a fim de realizarmos algumas considerações acerca do ensino do Sistema de Numeração e, com base nesses estudos visualizar caminhos alternativos para o ensino desse conteúdo, utilizando para tanto recursos didáticos. Por fim, buscamos evidenciar, durante, a aplicação desse projeto, que o trabalho com recursos didáticos pode facilitar o ensino/aprendizagem do Sistema de Numeração.

AMESG - Autarquia Municipal do Ensino Superior de Goiana F.F.P.G. - Faculdade de Formação de Professores de Goiana I.S.E.G. - Instituto Superior de Educação de Goiana

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Professora: MARIA DO SOCORRO SOBRAL

7 Sistema de Numeração Posicional – ESTÁGIO SUPERVISIONADO – 5º Período de Matemática

3..0_ REFERENCIAL TEÓRICO

Em conformidade com o eixo temático que abordamos neste trabalho, procuramos fundamentar o presente com citações que versam sobre como o professor se faz compreender, bem como o aluno se torna ativo em sala, objetivando através de práticas que atendam ás diversas formas de aprendizagem, como afirma Figueiredo:

[...]É preciso que o educador tenha claro que a aprendizagem em Matemática está ligada à compreensão, isto é, à apreensão do significado; apreender o significado de um objeto ou acontecimento onde o aluno possa ver sua relação com outros objetos e acontecimentos. Colocado desta forma o professor deve estar constantemente em busca de novas alternativas didáticopedagógicas para atender à diversificação de potencialidades e habilidades dos alunos. (Figueiredo, et.al, 2007; p. 1)

O eixo desenvolvido também amplia seu leque na área dos decimais, visto que o nosso sistema de numeração é decimal, isso implica na necessidade de esclarecer os alunos para este aprendizado, conforme ressalta Miguel na seguinte:

Durante o trabalho com quantificação, antes da introdução de um sistema de numeração, a criança aprende a associar a certa quantidade inferior a 10 um símbolo determinado. Para ela o símbolo 4 representa 4 elementos de um conjunto qualquer. Como fazê-la entender agora que o mesmo símbolo pode representar 40, 400, 4000, etc., dependendo da posição que ele ocupa num número. Para isso é necessário que ela compreenda que o símbolo 4 tanto pode se referir a 4 objetos de um mesmo conjunto, como também 4 conjuntos de 10 objetos ou 4 conjuntos de 100 objetos, e assim sucessivamente; é esse o significado de 4 unidades, 4 dezenas, 4 centenas, etc. (Miguel, 1986; p. 17)

AMESG - Autarquia Municipal do Ensino Superior de Goiana F.F.P.G. - Faculdade de Formação de Professores de Goiana I.S.E.G. - Instituto Superior de Educação de Goiana

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Professora: MARIA DO SOCORRO SOBRAL

8 Sistema de Numeração Posicional – ESTÁGIO SUPERVISIONADO – 5º Período de Matemática

(Parte 1 de 3)

Comentários