Resumo de Artigos T.I

Resumo de Artigos T.I

MARECHAL CÂNDIDO RONDON 2009

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da FALURB - Faculdade Luterana Rui Barbosa, com requisito parcial de avaliação na disciplina de Metodologia de Pesquisa em Administração.

Profª Ms. Mirian Schröeder

MARECHAL CÂNDIDO RONDON 2009

2 1 LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

ALBERTIN, Alberto Luiz. Valor estratégico dos projetos de tecnologia de informação. Revista de Administradores de Empresa, São Paulo, v.41, n.3, p.42-50, Jul./Set. 2001. Disponível em: <http://w.admead.ufla.br/moodle/file.php/1/moddata/glossary/1/167/977.pdf>. Acesso em 16 de setembro de 2009.

ALBERTIN, Alberto Luiz; MOURA, Rosa Maria de. Administração de informática e seus fatores críticos de sucesso no setor bancário privado nacional. Revista de Administradores de Empresa, São Paulo, v.35, n.5, p. 2-29, Set./Out. 1995. Disponível em: <http://w.rae.com.br/artigos/430.pdf>. Acesso em 16 de setembro de 2009.

BARRETOS, Juliano. Pronto para o scrum. Info Exame, São Paulo, n.282, p. 80-82, ago.2009.

CARDOZO, André. As 100 empresas mais ligadas do Brasil. Info Exame, São Paulo, n. 280, p. 68-75, jun.2009.

LONGO, Gustavo Dobkowski. Segurança da Informação. Bauru. Disponível em: <http://w.firewalls.com.br/artigos.php >. Acesso em: 19 de setembro de 2009.

MORAES, Maurício. Dá para confiar no google? Info Exame, São Paulo, n. 278, p. 3-39, abr.2009.

Autor Desconhecido. Administração estratégica em TI. Disponível em: <http://w.coladaweb.com/administracao/administracao-estrategica-em-ti>. Acesso em 16 de setembro de 2009.

2 SELEÇÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 RESUMO 1

Gustavo Dobkowski Longo

Resumido por Luiz Pereira Pinheiro Junior

Atualmente existe uma preocupação com a segurança das informações para que ela não seja exposta em qualquer situação a não ser onde realmente seja necessário, desde o início da civilização existe uma preocupação sobre o assunto e agora com a evolução tecnológica surge excelentes recursos para administrar as informações da melhor forma.

Foram criadas diversas regras em vários países para que se estabelecesse uma formalidade internacional no termo segurança e o mais usado e clássico foi o The Orange Book considerado o marco de vários padrões de segurança. Na área de segurança da informação temos um conteúdo altamente técnico e conceitual em que o profissional deve ter um amplo conhecimento e compreensão para ter o seu sucesso.

Alguns pontos são necessários avaliar na hora de administrar a segurança das informações: a vulnerabilidade, ameaça, risco, confidenciabilidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e a legalidade. Não existe uma legislação específica para o tema pois há uma imensa variedade de informações e grande parte dela hoje está exposta na internet mas alguns países já estão criando normas para que se tenha uma restrição exata para proteger as informações.

Comentários pessoais: Segurança da Informação é necessário em várias organizações, já imaginou alguém ter acesso ao cadastro dos acadêmicos de uma faculdade? O profissional da área deve proteger esses dados para que nada seja exposto a não ser o que o usuário realmente necessite. Várias corporações usam a extrema segurança dos seus dados como a fórmula da coca-cola ou as senhas dos clientes bancários. O profissional que administra essas informações usa a maior segurança possível.

2 SELEÇÃO BIBLIOGRÁFICA 2.2 RESUMO 2

Artigo sem Autor

Resumido por Odailton José Teixeira

O artigo apresenta da seguinte forma, descreve a informação como uma mensagem de comunicação audível ou visível, sob a forma de documento, onde existe um emitente e um receptor. Cuja a finalidade é mudar como o modo destinatário vê algo ou exerce algum impacto sobre seu julgamento e comportamento. A TI deve uma grande importância em sua evolução que ocorreu da seguinte forma: década de 50 erra apenas um requisito burocrático necessário; já na década de 60 e 70 tinha uma visão diferente ela servia domo suporte aos propósitos gerais a empresa; e na década de 70 e 80 passou a entender com um fator de controle e gerenciamento de toda a organização; da década de 90 aos dias atuais foi reconhecida como uma recurso estratégico, uma fonte de vantagem competitiva para garantir a sobrevivência da empresa. Cada vez mais os gestores gastam com a tecnologia de informação e os envolvem em sua gestão, as empresas devem ter consciência de que a informação é de grande importância quanto os recursos humanos, são delas que dependem o sucesso ou fracasso das decisões tomadas por seus responsáveis e todos seus colaboradores, a informação é, portanto um elemento primordial nas organizações e através delas se torna possível estabelecer as condições necessárias para atingir seus objetivos e assim aumentando sua competitividade.

A excelência de uma empresa será o fator delas serem capaz de coletar, organizar, analisar e implementar mudanças a partir da informação, integrando-as no processo de melhoria contínua de suas atividades. Conforme Beuren (2000) a informação é fundamental no apoio as estratégias e ao processo de tomada de decisões assim possibilitando um maior controle das operações empresariais. Cada gestão engloba um conjunto de processos de planejar, organizar, dirigir, distribuir e controlar os recursos de qualquer natureza, na gestão de informação deve incluir em dimensões estratégicas e operacionais, mecanismos para obter e utilizar recursos humanos, tecnológicos, financeiro, materiais e físicos para ter o gerenciamento da informação. Através da tecnologia de informação houve uma grande mudança no mundo dos negócios, desde que foi introduzida em meados da década de 50, radicalmente mudou o modo de operar uma organização.

Por meio de exemplos a TI e considerada relevante para as organizações, pois proporciona a inovação de muitos produtos e serviços e viabiliza o surgimento de importante capacidade dentro das organizações, por exemplo: entra on-line de informações; acesso eletrônico a serviços; habilidade de solicitar e obter serviços específicos; pagamentos e apresentações eletrônicas de contas e habilidade de utilizar vários produtos de software, sem que seja preciso realimentar os dados. É considerada uma das maiores e mais poderosas influencias no planejamento das organizações, colaboram com a estratégia competitiva das empresas oferecem vantagens competitivas; diferencia os produtos e serviços; melhora o relacionamento com os clientes; facilita a entrada em alguns mercados; possibilita o estabelecimento de barreiras de entrada, auxilia a introdução de produtos substitutos e permite novas estratégias com o uso de sua própria tecnologia. Para implementar com êxito uma tecnologia de informação, as empresas precisam levar em conta algumas condições básicas, como: integrá-la a outras ferramentas de gestão, considerar que adota-la é apenas uma variável de decisão estratégica, e ter consciência de que os benefícios realmente significativos virão a médio e longo prazo. Para facilitar a implementação da tecnologia da informação na empresa, é necessário criar uma visão estratégica, uma visão que, no contexto estratégico, seja não só capaz de alinhar as estratégias de negócio, mais também de abranger a estratégia competitiva e os modelos organizacionais que poderão direcionar o sistema de tecnologia da informação ou ser direcionado por ele.

Na atual economia de informação, a concorrência baseia-se em sua capacidade de adquirir, tratar, interpretar e utilizar a informação de forma eficaz.

Comentários pessoais: O artigo será de grande utilidade em nosso trabalho semestral em virtude da suma importância que a tecnologia da informação traz para as grandes e para pequenas empresas que vem cada vez mais implantando esse sistema em suas empresas pela forma que ele traz mais facilidade para o dia a dia no mercado de trabalho. Ele e muito vantajoso, pois disponibiliza maior informação, traz a praticidade, sua automatização nas tarefas rotineiras. Assim se faz necessário a sua utilização como uma ferramenta de estratégia para processo de planejar, dirigir e controlar uma organização.

Comentários