Integração lavoura pecuária

Integração lavoura pecuária

(Parte 1 de 4)

Integração Lavoura Pecuária

CONVÊNIO Nº 420013200500139/SDC/MAP A w.lavourapecuaria.com.br .03

Esta cartilha, produto do esforço do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento–MAPA,emparceriacoma Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior – ABEAS, é dirigido a produtores rurais interessados em promover um salto qualitativo no uso de tecnologias sustentáveis em suas atividadesprodutivas.

Ao longo do texto são apresentadas informações sobre o conceito de integração lavoura-pecuária, os principais benefícios gerados pela adoção de tais sistemas e dessas tecnologias e, também, informações sobre como implantar um projeto em sua propriedade. A publicação orienta, ainda, sobre os locais onde poderão obter informações adicionais sobreoassunto.

A cartilha não pretende esgotar os assuntos citados, mas oferecer um panorama geral da recuperação de pastagens degradadas com a utilização do sistema de integração lavoura-pecuária e despertá-losparaanecessidadedepensar a produção rural sob o ponto de vista da sustentabilidade ambiental, social e econômica. Pretende-se, também, incentivar os produtores para que busquem, continuamente, melhorias de qualidade, inovação e competitividade no contexto das diversas cadeias produtivas, pois não basta mais apenas produzir bem. É necessário conhecer o mercado e antecipar às suas demandas e exigências paragarantiraobtençãodelucro.

Índice

1.O que é a integração lavourapecuária

2.Objetivos da integração lavoura-pecuária

3.Benefícios da integração lavoura-pecuária

4. Alternativas de integração lavoura-pecuária

5.Como implantar um projeto de integraçãolavoura-pecuária

6.Resultados obtidos em sistemas de integração lavourapecuária

7.Financiamento para projetos deintegraçãolavoura-pecuária

8.Centros de referência e de divulgação dos sistemas de integraçãolavoura-pecuária

Apresentação

Produção Técnica e Editoração

Ludigraf Editora Ltda.

Consultores: Eng. Agr. João Lustosa Tec. de Marketing Abdiel Rocha

Brasília, abril de 2007

.04 w.lavourapecuaria.com.br

1. O que é a Integração Lavoura-Pecuária

A integração lavoura-pecuária consiste de diferentes sistemas produtivos de grãos, fibras, madeira, carne, leite e agroenergia, implantados na mesma área, em consórcio, em rotação ou em sucessão. Normalmente essa integração envolve, principalmente, o plantio de grãos e a recuperação ou implantaçãodepastagens.

O plantio de lavouras em áreas de pastagens degradadas é uma fórmula usada há muitas décadas pelos produtores rurais para recuperar a capacidade produtiva dos pastos e dos solos. Com o avanço da tecnologia no campo, essa prática se modernizou e vem sendo executada com a adoção de técnicas combinadas que geram altas produtividades. Uma dessas técnicas é o plantio direto, que promove a redução do impacto da agricultura sobre o meio ambiente.

O sistema de plantio direto na palha é um conjunto de técnicas integradas que visa melhorar as condições ambientais para as plantas, respeitando-setrêsrequisitosmínimos:

O não revolvimento do solo; A rotação de culturas; e O uso de culturas de cobertura para formação de palhada, que servirá de proteção para o solo.

Aformaçãodepalhadaécondiçãoessencialparaautilizaçãodosistemaplantiodireto O Que é o Plantio Direto na Palha

.05www.lavourapecuaria.com.br

A cobertura do solo com a palhada reduz a perda na lavoura mesmo se houver pequenos períodos de estiagem no pós-plantio

A pastagem degradada poderá ser recuperada de forma mais econômica com a utilização do sistema de integração lavoura-pecuária

Os objetivos da integração são variados, conforme pode ser visto a seguir:

Nessesistema,asculturasanuaissãoutilizadasafimdequeaproduçãodegrãos pague, pelo menos em parte, os custos da recuperação ou da reforma das pastagens. Na área da pastagem degradada cultiva-se grãos por um, dois ou mais anos e, depois, volta-se com a pastagem, que vai aproveitar os nutrientes residuaisdaslavouras.

Além da produção de silagem e de grãos, a integração lavoura-pecuária possibilita que a pastagem produzida no consórcio seja utilizada durante a estação seca. A correção do solo proporciona melhor desenvolvimento do sistema radicular da forrageira que, assim, aprofunda-se no solo e absorve água a maiores profundidades, mantendo-se verde por mais tempo.

Recuperar ou reformar pastagens degradadas

Produzir pasto, forragem e grãos para alimentação animal na estação seca

2. Objetivos da Integração Lavoura-Pecuária

.06 w.lavourapecuaria.com.br

Pastagem recuperada por meio da integração lavoura-pecuária. Observa-se a gramínea dominando o campo de pastejo apósacolheitadomilho

A pastagem dessecada com herbicida proporciona o aumento da quantidade de matéria orgânica no solo e a melhoria da sua estrutura física e química. O resultado é um menor gasto com fertilizantes, aumento da produtividade da lavouraedarendadoprodutor

Recuperar a fertilidade do solo com a lavoura em áreas de pastagens degradadas

Reduzir os custos, tanto da atividade agrícola quanto da pecuária

Melhorar as condições físicas e biológicas do solo com a pastagem em áreas de lavoura

A correção química do solo e a adubação para cultivo de lavouras recuperam a fertilidade do solo. Isso aumenta a oferta de nutrientes para o pasto e, por conseguinte,oseupotencialdeprodução.

O sistema de integração lavoura-pecuária aumenta a produtividade das lavouras e das pastagens, reduz o consumo de agrotóxicos e racionaliza a utilização da mão-de-obra.Emconseqüência,oscustosdeproduçãosereduzem.

As pastagens deixam quantidades apreciáveis de palha e de raízes no solo. Isso aumenta a quantidade de matéria orgânica, que é fundamental na melhoria da suaestruturafísica.Elatambéméfontedenutrientesparaosorganismosdosolo. Esse novo ambiente, criado no solo pela integração lavoura-pecuária, é fundamentalparaaumentaraprodutividadetantodalavouraquantodapecuária.

.07www.lavourapecuaria.com.br

Diversificar e estabilizar a renda do produtor

A diversificação de culturas nos sistemas de rotação e o aumento de produtividade conferem maior estabilidade de renda, pois diminuem os riscos inerentesaocultivodeumaúnicacultura.

A integração lavoura-pecuária se baseia na melhor utilização dos recursos disponíveis na propriedade, permitindo, com baixo investimento, otimizar o uso dosrecursosrequeridosparadesenvolveressasatividades.

Os benefícios do sistema de integração lavoura-pecuária pode ser dividido em três grupos:

1. Benefícios da pecuária para a lavoura; 2. Benefícios da lavoura para a pecuária; 3. Benefícios decorrentes do plantio direto.

(Parte 1 de 4)

Comentários