PH das soluções

PH das soluções

..........

..........

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

ESCOLA DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS

CURSO DE LINCENCIATURA EM QUÍMICA

Professora: Margarete Wenerck

PH das soluções

Nome: Eduardo de Souza Satiro

UBÁ

MINAS GERAIS/BRASIL, 2009

Introdução:

O pH, potencial hidrogeniônico ou potencial hidrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.A escala do pH pode variar de 0 até 14, sendo que quanto menor o índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será.

O pH menor que 7 indica que tal substância é ácida, para pH maior que 7 indica que a substância é básica e para substância com pH 7 indica que ela é neutra.

O valor do pH está diretamente relacionado com a quantidade de íons hidrogênio de uma solução e pode ser obtido com o uso de indicadores.

Os indicadores possuem a propriedade de mudar de cor conforme o caráter da substância, se for ácido ou básico.

Nesse experimento usaremos o pigmento antocianina como indicador ácido-base. Nesse pigmento se ficar rosa,vermelho, amarelo ou alaranjado será acido, se ficar verde ou azul será base.

Ácidos:

Os ácidos são compostos moleculares. Só conduzem a eletricidade em solução, pois há dissociação, formando íons. Quando puros não conduzem a eletricidade. Ácido é uma espécie química que recebe par de elétrons.

Bases:

As bases são compostos iônicos, pois temos metal ligado ao oxigênio Me+(OH) no estado sólido não conduzem a eletricidade, pois os íons estão presos. No estado fundido e em solução aquosa conduzem a corrente ,pois os íons estão libertos. A base é uma espécie química que doa par de elétrons.

Observação 1:

Os ácidos e bases nos lembram produtos perigosos, corrosivos e fumegantes. No entanto nem sempre isto é verdade. A natureza construiu um mundo cheio deles, até mesmo o corpo humano se utiliza muito destas substâncias para se manter vivo e em bom funcionamento.

Vidrarias usadas nos experimentos:

  • 2 béquer ( 1usado para ser aquecido com uma solução dentro e o outro usado com uma solução a ser escolhida).

  • 1 pipeta (usada para medir e transferir volumes de líquidos).

  • 9 tubo de ensaio ( usado para fazer reações de pequena escala)

  • 1 pode vidro ( usado para armazenar o pigmento que será utilizado)

  • 1pera (é adaptada na pipeta como o objetivo de evitar ao máximo o contato os líquidos).

  • Pico de büsen(usado para aquecer o bequer)

Materiais usados experimento 1:

  • 10 folhas de repolho roxo desprezando os talos.

  • Creme hidratante natura frutas

  • Creme para corpo da Avon basises-aveia

  • Sal de fruta

  • Coca-cola

  • Leite fermentado chamito

Materiais usados experimento 2:

  • 10 folhas de repolho roxo desprezando os talos

  • Suco de limão

  • Sabão em pó

  • Amônia

Observação 2 :

No experimento 1 os alunos foi divido em grupos de 5 pessoas onde cada membro de determinado grupo escolheria um tipo uma substância para fazer o teste.

No experimento 2 os alunos poderia escolher qualquer substância para fazer os teste. É importante dizer que os alunos não era obrigado a fazer esse experimento ficaria a disposição do próprio aluno. E necessário saber que todas substância utilizada foram diluídas em água.

Recomendações necessárias:

Em qualquer lugar, limpeza é sinônimo de organização. No laboratório muito mais ainda, pois representa precisão nas análises, confiança nos resultados e qualidade no serviço. Alguns pontos são de vital importância:

  • Assoalhos e bancadas devem estar sempre limpos. Se algum composto for derramado, deve-se providenciar a limpeza a imediata;

  • Os espaços úteis entre bancadas e os corredores de acesso devem estar desobstruídos de quaisquer mobiliário ou equipamentos;

  • Sobre a bancada de trabalho devem estar, exclusivamente, os materiais específicos para a realização da prática.

  • Lavar bem as mãos antes de deixar o laboratório.

  • Verificar se não esqueceu nada ligado, como sistemas elétricos, torneiras abertas,etc.

Procedimentos:

Nessa experiência picaremos 10 folhas de repolho roxo desprezando o talo em picadinhos pondo num béquer, podendo ser aquecido por bico de büsen por um determinado tempo até ficar rosa escuro. Logo após filtraremos a milita reduzindo com fervura e depois diluído em álcool.

Com isso extrairemos um pigmento roxo chamado antocianina um indicador ácido-base que pode ficar vermelho ou azul depende do pH pondo ele num pode vidro.

Observação 3:

Esse pigmento será utilizado tanto no experimento 1 tanto no experimento 2.

Primeiramente pegaremos 1 tubo de ensaio enxendo-o com água da torneira em seguida introduzido a antocianina no tubo de ensaio com a água para fazer o teste do ph da água. Percebemos que a água ficou roxo claro portando ela é um composto neutro porque ficou com a mesma cor do indicador só um pouco mais clara e também num é acido nem base portanto é neutra.

Logo em seguinte será feito o mesmo procedimento com a solução escolhida pelos membros dos grupos.

No primeiro experimento foi escolhido 5 cincos substância(creme hidratante natura frutas,creme para corpo da Avon basises-aveia,sal de fruta,coca-cola leite fermentado chamito) que estava contidas num béquer, logo após foi transferido para 5 tubos de ensaios uma amostra de cada solução. Em seguida foi pipetado a antocianina transferindo uma determinada amostra para os tubos de ensaios.

Resultados:

  1. O creme hidratante ficou roxo meio viscoso portanto ele é neutro.

  2. O creme de corpo ficou um roxo viscoso portanto ele é neutro

  3. O sal de fruta ficou roxo claro portanto ele é neutro

  4. A coca-cola ficou meio avermelhada, portanto ela é um ácido.

  5. O leite fermentado ficou meio roseado, portanto ele é um ácido.

Observação 4:

No experimento anterior foi encontrado 3 substância neutras (o creme hidratante, o creme de corpo e o sal de fruta) quando uma substância é neutra quer dizer que ela num é nem ácida e nem base, portanto o seu é pH 7 que indica que determinada substância é neutra. Também foi encontrado nesse experimento 2 substância ácidas ( a coca-cola e o leite fermentado),portando o seu pH é menor que 7 que indica que determina solução é ácida.

No segundo experimento foi escolhido 3 substância( o suco de limão, o sabão em pó e a amônia) que estava contidas num béquer, logo após foi transferido para os 3 tubos de ensaios uma amostra de cada substância. Em seguida foi pipetado a antocianina transferindo uma determina amostra para os tubos de ensaios.

Resultados:

  1. O suco de limão ficou rosa avermelhado portando é um ácido.

  2. O sabão em pó ficou verde portanto é uma base.

  3. A amônia ficou verdeado portanto é uma base.

Observação 5 :

No experimento anterior foi encontrado 1 substância ácida( o suco de limão) portando o seu pH é menor que 7 que indica que determina substância é ácida. Também foi encontrado nesse experimento 2 substância básicas portanto o seu pH é maior que 7 que indica que a solução é básica.

Conclusão:

Os ácidos têm sabor azedo ( como o suco de limão) e as bases sabor adstringente (como o do sabão), no entanto nunca devemos colocar uma substância na boca afim de descobrir sua função química. Em laboratório utilizam-se INDICADORES, que mudam de cor quando colocados junto a determinada substância. A antonina é um bom exemplo de indicador; quando gotejamos antonina em uma substância, ela ficará vermelha ou rosa pode-se dizer que é uma substância acida, qualquer que seja o acido, porém, se a substância pertencer na mesma cor do indicador, será uma substância neutra. Se uma substância ficar azul ou verde podemos dizer que a substância é básica.

A concetração hidrogeniônica em uma solução pode variar de mais de 10 mol/l a menos de 1x 10-15 . A escala de pH foi feita para expressar este grande intervalo de acidez de uma maneira mais covalente. O pH é definido como o logaritmo negativo da concentração hidrogênionica(ou do íon hidrônio).

Veja o quadro abaixo com os pH encontrados.

Substâncias

ph

composto

suco de limão

2

ácido

coca-cola

2,5

ácido

leite fermentado

5,0

ácido

creme hidratante

7

neutro

creme de corpo

7

neutro

sal de fruta

7

neutro

água pura

7

neutro

sabão em pó

11,5

básico

amônia

14

básico

Como já foi dito anteriormente que uma substância tem caráter ácido ou básico, os químicos desenvolveram uma escala que vai de 0 a 14. Por meio desta escala (pH) podemos ver que toda substância ácida tem pH entre 0 e 7 e as básicas entre 7 e 14. O pH 7 é neutro, ou seja, nem ácido nem básico.

Referência bibliográfica:

Sites:

Disponível em http://www.alunosonline.com.br/quimica/o-que-e-o-ph/ acesso em 14/04/09.

Disponível em http://educar.sc.usp.br/quimapoio/acido.html acesso em 14/04/09.

Disponível em http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/acidos.html acesso em 14/04/09.

Disponível em http://educar.sc.usp.br/quimapoio/ph.html acesso em 14/04/09

Disponível em http://www.usp.br/fzea/admin/files/446_rel_IC_sabrina_bernardi_03.pdf acesso em 14/04/09.

Disponível em http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070702103143AAMNrbK acesso em 14/04/09

Livro:

Almeida Neto O.B. et al, Princípios de Química Práticas. 2° ed,Ubá, 2007.

RUSSELL,J.B. Química Geral.vol.1.São Paulo,SP:McGraw Hill,2004.

Comentários