Prática de técnicas gerais de laboratório (tgl) recolhimento de reagentes e materiais de pilhas comuns

Prática de técnicas gerais de laboratório (tgl) recolhimento de reagentes e...

Grupo: Camila Ruffato; Eduardo Satiro e Naiara Condé. 1) OBJETIVO

Com o objetivo de reciclar materiais que normalmente eliminamos, procuramos utilizar uma pilha usada para reunirmos equipamentos e reagentes derivados das mesmas. Estes poderão ser utilizados durante alguns dos nossos futuros experimentos, por isso estaremos separando-os e armazenando-os.

2) MATERIAIS E REAGENTES

Béquer plástico Erlenmeyer Funil Bastão de plástico

3) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

comum usada. Posicione-a sobre um azulejo

a) Com um alicate de ponta, retire a carcaça plástica que envolve a pilha b) Retire a carcaça metálica com o alicate, começando por uma das extremidades da pilha. Essa carcaça é zinco metálico, um metal mole, fácil de ser removido.

c) Guarde essa folha de zinco em um frasco que posteriormente será utilizada em outras experiências. Não deixe de colocar uma etiqueta para identificá-lo.

d) Retire o papelão, com uma colher a pasta escura. Coloque-a no béquer.

e) Adicione aproximadamente 5 ml de água e agite a mistura com um bastão de plástico para que um dos componentes solúveis (cloreto de amônio, NH4Cl) seja dissolvido. Filtre a solução.

f) Retire o papel de filtro com o reagente retido e deixe-o secar. Armazene-o em seguida em um frasco contendo uma etiqueta com o nome “DIÓXIDO DE MANGANÊS – MnO2”.

g) Armazene a solução filtrada em outro recipiente com a etiqueta “CLORETO DE AMÔNIO - NH4Cl”.

h) Limpe com cuidado o tubo central de grafite com o auxílio de um papel absorvente e guarde-o. Este será usado para reações de eletrólise.Se possível, mantenha a estrutura onde o grafite está preso. Ela será útil na eletrólise.

i)Repita essa atividade para mais pilhas. Ubá (MG), 28 de maio de 2009

Pisseta Alicate Azulejo Pilhas comuns usadas

Colher Água

Comentários