Recuperação estrutural

Recuperação estrutural

(Parte 2 de 3)

Apoios danificados –manchas de corrosão Ponte Paulo Guerra -Recife

Corrosão generalizada nos apoios Ponte Paulo Guerra -Recife

Ponte Joana Bezerra -Recife

Problemas de Infiltração

Junta de dilatação

Ponte no Centro do Recife

Ninhos de concretagem

Armaduras corroídas

O Fenômeno de corrosão de armaduras em concreto passou a ser, nos últimos 20 anos, o problema econômico de primeira importância na área de construção civil

(Andrade e González, 1988)

Estimativa de gastos para recuperar garagens e estacionamentos

100 bilhões dólares

(Kilareski, 1980)

Estados Unidos

800 milhões libras

(Thompson, 1990)

Inglaterra

3 bilhões dólares

(Mehta, 1991)

Canada

Estimativa de gastos para recuperar pontes devido a Corrosão de Armaduras

Fonte:MAGALHÃES, POLLLONI & FURMAN –Situação crítica das obras de arte de SP. KLEIN & CAMPAGNOLO –Pontes e viadutos no país

?Brasil -60.0 pontes e viadutos ?São Paulo –30 pontes e 181 viadutos

?SP –58% problemas de corrosão

?12% ALTO RISCO ?2% MEDIO RISCO

?Onde? Drenos; juntas; apoios; fissuras

Drenos Fonte:FRANCO, 2003

Falta drenosFonte:FRANCO, 2003

JuntasFonte: FRANCO, 2003

Juntas deterioradas Fonte:FRANCO, 2003

Fonte: FRANCO, 2003Apoios

Fonte:FRANCO, 2003 Fissuras

(Andrade, 1997)

DISTRITO FEDERAL (Nince, 1996)

(Aranha, 1994) RIO GRANDE DO SUL

(Dal Molin, 1988) 27%

(Carmona e Marega, 1988)

I n ci dênci

Má Execução Fissura

Corrosão de Armadura

Descolamento

Umidade Mudança de Uso Colapso

Incidência de Manifestações Patológicas em Estruturas de Concreto Armado a Nível Nacional (Carmona & Marega, 1988)

INCIDÊNCIA NO BRASIL Corrosão

I n c i dê nc ias %

Incidência de Manifestações Patológicas em Estruturas de Concreto Armado no Distrito Federal (Nince, 1996)

Corrosão

6% Fundação

Eletroduto

Assentamento

(Parte 2 de 3)

Comentários