Resumo crítico sobre desenvolvimento humano a partir de paget e vigotsky

Resumo crítico sobre desenvolvimento humano a partir de paget e vigotsky

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO – CMRV

CURSO: BACHARELADO EM PSICOLOGIA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

PROFª. : NARA DIOGO

ALUNA: JULIANA BARBOSA DE SOUZA

RESUMO

Capítulo 8 e 9: ponto de vista do desenvolvimento de Piaget e Vigotsky e o adolescente segundo Piaget

SETEMBRO – 2009

PARNAÍBA – PIAUÍ

Capítulo 8: Nível de desenvolvimento e as relações com o ambiente físico e social: o ponto de vista de Piaget

Piaget trabalha o desenvolvimento em níveis e em que se apóia em três grandes eixos: o primeiro princípio, a inteligência humana representa uma determinada forma de adaptação biológica, onde por meio da inteligência, o organismo humano alcança um equilíbrio nas suas relações com o meio, no segundo princípio o conhecimento se manifesta como fruto de um autêntico processo de construção. Para Piaget, as pessoas não nascem providas das noções e categorias de pensamento, mas que estas são elaboradas no decorrer do desenvolvimento e o terceiro princípio de Piaget, o conhecimento é elaborado e nasce nos intercâmbios entre o sujeito e o objeto.

O primeiro estágio é caracterizado nos primeiros anos de vida. O estágio sensório - motor é caracterizado pelo nível de elaboração de noções básicas, como o espaço, o tempo e o final desse estágio são marcados uma por aquisição primordial: a função simbólica, que é a atuação não só física com os objetos, mas também mentalmente por meio de ações representativas e interiorizadas. O segundo, vai dos 2 anos a aproximadamente aos 11 anos, que corresponde ás operações concretas, do ponto de vista do pensamento racional (a classificação, a seriação, a conservação do número, a manutenção da ordem espacial e temporal, a medida) e que promove uma maior compreensão dos fenômenos do mundo externo. E o terceiro é representado pela expansão do potencial cognitivo, não só nas ações interiorizadas, mas também nas ações formais.

No desenvolvimento na teoria genética, Piaget propõe 4 fatores para o desenvolvimento, são eles: a maturação orgânica, a experiência com objetos físicos, a experiência e a interação com outras pessoas e o mecanismo de equilibração. Tendo como foco principal a equilibração para o desenvolvimento humano, em que o mecanismo de equilibração constitui um elemento de auto-regulação no processo de desenvolvimento, funcionando como processo de ajustamento ativo por parte do sistema cognitivo, que compreende e antecipa as perturbações com que esse sistema se depara no seu funcionamento habitual. Já a educação para Piaget é de um papel imprescindível para o desenvolvimento humano, onde a educação funciona como um fator modulador do processo de desenvolvimento, o qual pode facilitar ou dificultar as mudanças que comporta, fazendo com que surjam cedo ou tarde no tempo.

Dessa forma, a psicologia genética entende o desenvolvimento e aprendizagem como o resultado da interação entre o indivíduo que conhece o objeto do conhecimento e essa era a proposta de Piaget para o desenvolvimento humano e a educação.

Capitulo 9: O desenvolvimento das funções psicológicas superiores: o ponto de vista de Vigotsky

A obra de Vigotsky tem por objetivo mostrar o estudo das funções psicológicas específicas ao homem, isto é, o o estudo da consciência. O ponto de partida é explicar o que é específico dos humanos, a consciência. Em seu estudo Vigotsky traz três idéias fundamentais como base para o estudo objetivo da consciência: a adoção de um método genético ou evolutivo como eixo básico para o estudo das questões psicológicas. Em relação à primeira, Vigotsky afirma que os processos psicológicos superiores só podem ser compreendidos e explicados se estudarmos a sua gênese e seu desenvolvimento, já em relação à segunda, Vigotsky relaciona a consciência a dimensões social e cultural e essas relacionadas com o individual. As idéias se justificam no caráter mediado pelos instrumentos desses processos, com isso pode-se dizer que a relação do ser humano com o meio sempre é uma relação ativa e transformadora. Vigotsky mostra que a partir do uso de signos como mediadores, onde é possível se “inverter a ação” ou modificar a mente, de maneira ativa e consciente. Os signos funcionam como estímulos artificiais que permite por meio por meio deles que o ser humano controle e regule sua conduta, chamada de regulação voluntária. Os estímulos artificiais são de origem social, histórica e cultural da espécie humana; são essencialmente de natureza cultural. Para Vigotsky o desenvolvimento se dá através de mudanças de saltos qualitativos e revolucionários. A distinção feita por Vigotsky entre a linha natural, social e cultural, que respectivamente significam funções elementares, como sensações, atenção não-consciente, memória natural, reações naturais básicas e as outras por processos psicológicos superiores tipicamente humanos, como atenção ativa e consciente, pensamento abstrato, memória voluntária, afetividade. Essa distinção ajudou a compreender à importância que os saltos qualitativos no desenvolvimento representam e essas linhas não podem ser entendidas como paralelas nem tampouco independentes, mas necessariamente, inter – relacionadas,onde uma depende da outra. Vigotsky entende o desenvolvimento como um processo unitário e global, no qual confluem e se inter-relacionam os processos associativos às duas linhas de desenvolvimento e no quais os fatores biológicos e sociais e culturais se encontram articulados em uma relação complexa. A idéia principal de Vigotsky era que a atenção voluntária, a memória lógica ou o pensamento, não se davam somente de uma maneira individual, mas também de maneira interpessoal, ou seja, mediante a relação, a comunicação e a interação com os outros e aprendizagem era um desses fatores de interação e de comunicação com o meio. E em trecho falado pelo próprio Vigotsky, ele diz: “o único ensino bom é aquele que se antecipa ao desenvolvimento”, clareando essas palavras, o que Vigotsky quis dizer foi que a aprendizagem deve ser aplicada para a promoção de um desenvolvimento cognitivo, social e cultural não só para acrescentar, mas, sim para “desenvolver”.

O ADOLESCENTE SEGUNDO PAGET – NÉLIO PARRA

Segundo Piaget, que como foi abordado no texto anterior o ciclo de desenvolvimento é dado em níveis. No seguinte texto é abordada a teoria piagetiana do desenvolvimento do adolescente, para Piaget o período de desenvolvimento doa adolescente é marcado pela transformação e maturação intelectual, isso significa o “amadurecimento cognitivo”, não só nas representações, mas também nas ações formais. Piaget mostra que o desenvolvimento e maturação do adolescente se dão desde a primeira infância, no estágio de bebê, onde ele mostra que através dos estágios ou níveis de desenvolvimento que aquele bebê começa a conhecer seu mundo e a se inteirar do mundo que o certo e consequentemente a própria formação, sendo assim, o adolescente antes de chegar a seu estágio desenvolve ao longo dos estágios capacidade cognitiva e quando chega ao seu desenvolvimento formal de maturação, o expande para um desenvolvimento maior que será dado na fase adulta, com a maturação total. Porém essa formação cognitiva entre em choque quando o ambiente (pois, Piaget acreditava num desenvolvimento mediatizado), a interação social conflitua a “mente”, interferindo no perfeita maturação cognitiva. E os estudos relacionados aos conflitos cognitivos têm implicações importantes, obviamente, na área do ensino, pois este está inter-relacionado com os aspectos cognitivos e afetivos, que para a análise relatada requer ainda um maior aprofundamento.

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