Origem, Objetivos e Fundamentos da Logistica

Origem, Objetivos e Fundamentos da Logistica

(Parte 1 de 3)

Rodolfo Cola Santolin Rodolfo Cola Santolin

Origem da LogOrigem da Logíística stica

Os princOs princíípios de gerenciamento logpios de gerenciamento logíístico originaramstico originaram--se se das atividades militares e das estratdas atividades militares e das estratéégias de guerra ao gias de guerra ao longo da histlongo da históória do homem. ria do homem.

A capacidade de suprir mantimentos, muniA capacidade de suprir mantimentos, muniçção, ão, equipamentos e socorro mequipamentos e socorro méédico para as proximidades dico para as proximidades dos campos de batalha, no tempo certo, a medida em dos campos de batalha, no tempo certo, a medida em que os exque os exéércitos se deslocavam, foram parâmetros rcitos se deslocavam, foram parâmetros decisivos para vitdecisivos para vitóórias em muitas guerras. rias em muitas guerras.

Origem da LogOrigem da Logíística stica

As guerras eram longas e geralmente distantes, eram As guerras eram longas e geralmente distantes, eram necessnecess á rios grandes e constantes deslocamentos de rios grandes e constantes deslocamentos de recursos. recursos.

Para transportar as tropas, armamentos e carros de Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessguerra pesados aos locais de combate eram necess á ários rios um planejamento, organizaum planejamento, organizaçção e execuão e execuçção de tarefas ão de tarefas loglogíísticas, que envolviam a definisticas, que envolviam a definiçção de uma rota, nem ão de uma rota, nem sempre o mais curta, pois era necess sempre o mais curta, pois era necessáá rio ter uma fonte rio ter uma fonte de de áágua potgua potáávelvelprpróóxima, transporte, armazenagem e xima, transporte, armazenagem e distribuidistribuiçção de ão de equipamentosequipamentose e suprimentossuprimentos. .

Origem da LogOrigem da Logíística stica

O termo logO termo log íística, de acordo com o stica, de acordo com o DicionDicionáário rio

AurAurééliolio, vem do francês , vem do francês LogistiqueLogistiquee tem como e tem como uma de suas definiuma de suas definiçções: ões:

A parte da arte da guerra que trata do A parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realiza planejamento e da realiza ç ção do projeto e ão do projeto e desenvolvimento, obtendesenvolvimento, obtençção, armazenamento, ão, armazenamento, transporte, distribuitransporte, distribuiçção, reparaão, reparaçção, manutenão, manutençção ão e evacuae evacuaçção de material para fins operativos ou ão de material para fins operativos ou administrativos administrativos

Origem da LogOrigem da Logíística stica

Outros historiadores defendem que a palavra Outros historiadores defendem que a palavra loglog í ística vem do antigo grego stica vem do antigo grego logoslogos, que significa , que significa razão, crazão, cáálculo, pensar e analisar. lculo, pensar e analisar.

O Oxford O Oxford EnglishEnglishdiciondicionáário define rio define loglog íística stica como: como: ““O ramo da O ramo da ciência militarciência militarresponsresponsáável vel por obter, dar manutenpor obter, dar manutençção e transportar ão e transportar material, pessoas e equipamentos.material, pessoas e equipamentos.” ”

Marcos HistMarcos Históóricos da Logricos da Logíística stica

Egito Egito ––1.800 A.C. 1.800 A.C. ––ArmazArmazééns para 7 anos de ns para 7 anos de abundância e 7 anos de escassez. abundância e 7 anos de escassez.

Egito Egito ––450 A.C. 450 A.C. ––MovimentaMovimentaçção de 2.300.0 ão de 2.300.0 blocos de pedra para a construblocos de pedra para a construçção da pirâmide ão da pirâmide de de QueopsQueops`. `.

SEC. XV SEC. XV ––Os incas expandem seu impOs incas expandem seu imp éério e rio e percebem que a comunicapercebem que a comunicaçção e a logão e a logíística são stica são vitais e criam armazvitais e criam armazééns descentralizados. ns descentralizados.

1.796 1.796 ––Bolton e Walf (Inglaterra) criam os Bolton e Walf (Inglaterra) criam os guindastes giratguindastes giratóórios e aparelhos de elevarios e aparelhos de elevaçção. ão.

1.860 1.860 --Dalton e Wright instalam a 1Dalton e Wright instalam a 1ªªponte ponte

rolanteSão introduzidos os primeiros
rolanteSão introduzidos os primeiros

Transportadores contTransportadores contíínuos para Grannuos para Granééis. is.

1.906 1.906 ––Primeira empilhadeira motorizada. Primeira empilhadeira motorizada.

Marcos HistMarcos Hist ó ricos da Logricos da Logíística stica

1.920 1.920 ––Era da Era da ““produproduçção em linhaão em linha””. Uso de pallets, . Uso de pallets, empilhadeiras manuais, motorizadas, monotrilhos, etc. empilhadeiras manuais, motorizadas, monotrilhos, etc.

1.930 1.930 ––IntroduIntroduçção da aplicaão da aplicaçção de contêineres na ão de contêineres na indindúústria e no comstria e no coméércio. rcio.

Marcos HistMarcos Hist ó ricos da Logricos da Logíística stica

O departamento de defesa americano adota o O departamento de defesa americano adota o uso de cuso de cóódigos de barras para todos os produtos digos de barras para todos os produtos vendidos relacionados as armas nortevendidos relacionados as armas norte -

-americanas, americanas, levando a prlevando a práática do ctica do cóódigo de barras para a inddigo de barras para a indúústria. stria.

Mart Stores Inc.Mart Stores Inc.””, apresenta a , apresenta a estratestratéégia de gerenciamento da cadeia de suprimentos. gia de gerenciamento da cadeia de suprimentos.

1.998 1.998 ––Iniciada a montagem da EstaIniciada a montagem da Estaçção Espacial ão Espacial

Internacional. Internacional.

Marcos HistMarcos Hist ó ricos da Logricos da Logíística stica

A EvoluA Evoluçção da Logão da Logíística stica

A partir dos anos 50, a evolução das atividades da logística foram motivadas pelos impactos gerados nas indústrias, tais como:

Aumento nos custos de transportes, com a mudança do nível de preço do petróleo;

Necessidade do aumento da eficiência na produção;

Aumento dos juros forçando a redução dos estoques;

Ampliação da linha de produtos;

Desenvolvimento da tecnologia da informação;

A EvoluA Evoluçção da Logão da Logíística stica

No princípio, a logística ficava limitada às atividades relacionadas com a Distribuição Física

Numa segunda etapa, jáse considerava a importância do envolvimento do Fornecedor e das Operações, além da Distribuição Física.

Na terceira etapa fica evidenciada a Cadeia de

Suprimentos englobando as atividades desde as atividades de Compras atéa chegada ao Cliente final.

A EvoluA Evoluçção da Logão da Logíística stica

Missão da LogMissão da Logíística stica

ÉÉa de colocar os bens e servia de colocar os bens e serviçços no local necessos no local necessáá rio no rio no momento em que os desejamos. momento em que os desejamos.

DesenvolveDesenvolve--se durante as 24 horas de cada dia, 7 dias se durante as 24 horas de cada dia, 7 dias por semana, 52 semanas por ano. por semana, 52 semanas por ano.

A LogA Logíística tem a ver com a integrastica tem a ver com a integraçção de informaão de informaçção ão com transportes, estoques, armazcom transportes, estoques, armazééns, movimentans, movimentaçção de ão de materiais, embalagens. materiais, embalagens.

Os agentes LogOs agentes Logíísticos atuam como coordenadores intersticos atuam como coordenadores inter- - funcionais, integrando as competências de cada funcionais, integrando as competências de cada áárea numa rea numa mesma diremesma direçção, focada apenas na satisfaão, focada apenas na satisfaçção do cliente. ão do cliente.

(Parte 1 de 3)

Comentários