ITA - Portugues 2005

ITA - Portugues 2005

(Parte 3 de 4)

A ( ) o par romântico central — Aurélia e Seixas — se casar no início do romance, pois se apaixonam assim que se conhecem. B ( ) o amor de Aurélia e Seixas surgir imediatamente no primeiro encontro e permanecer intenso até o fim do livro, quando o casal se une efetivamente.

C ( ) o casal Aurélia e Seixas precisar vencer os preconceitos sócio-econômicos para se casar, pois ela é pobre e ele é rico. D ( ) a união efetiva só se realizar no final da obra, após a recuperação moral de Seixas, que o torna digno do amor de Aurélia. E ( ) o enriquecimento repentino de Aurélia possibilitar que ela se case com Seixas, fatos que são expostos logo no início do livro.

(...) defendemos a adoção de normas e o investimento na formação de brinquedistas*, pessoas bem mais preparadas para a função do que estagiários que têm jeito e paciência para cuidar de crianças. (Veja–SP, 13/08/2003)

* brinquedistas – neologismo, que designa as pessoas que brincam com as crianças em creches, escolas e brinquedotecas.

Questão 37. Em 1891, Machado de Assis publicou o romance Quincas Borba, no qual um dos temas centrais do Realismo, o triângulo amoroso (formado, a princípio, pelos personagens Palha-Sofia-Rubião), cede lugar a uma equação dramática mais complexa e com diversos desdobramentos. Isso se explica porque

A ( ) o que levava Sofia a trair Palha era apenas o interesse na fortuna de Rubião, pois ela amava muito o marido. B ( ) Palha sabia que Sofia era amante de Rubião, mas fingia não saber, pois dependia financeiramente dele. C ( ) Sofia não era amante de Rubião, como pensava seu marido, mas sim de Carlos Maria, de quem Palha não tinha suspeita alguma.

D ( ) Sofia não era amante de Rubião, mas se interessou por Carlos Maria, casado com uma prima de Sofia, e este por Sofia. E ( ) Sofia não se envolvia efetivamente com Rubião, pois se sentia atraída por Carlos Maria, que a seduziu e depois a rejeitou.

Questão 38. O poema ao lado, de autoria de Cecília Meireles, faz parte do livro Viagem, de 1939.

Questão 39. O livro Claro Enigma, uma das obras mais importantes de Carlos Drummond de Andrade, foi editado em 1951. Desse livro consta o poema ao lado.

Questão 40. O livro de contos A Guerra Conjugal, de Dalton Trevisan, publicado em 1969, reatualiza alguns temas da ficção realista-naturalista do século XIX, e registra de forma crua a vida nos grandes centros urbanos. Nesse sentido, é correto afirmar que nessa obra

A ( ) os casais protagonistas, da média e alta burguesia, como nos romances de Machado de Assis, vivem sempre conflitos ligados ao adultério.

B ( ) os protagonistas dos contos estão quase sempre envolvidos em conflitos conjugais e familiares, que levam à violência e à perversão.

C ( ) a maior parte dos contos retrata dramas de casais massacrados por um cotidiano miserável e por uma vida sem perspectivas. D ( ) quase todos os casais (denominados sempre de João e Maria) vivem dramas naturalistas, gerados por taras e perversões sexuais.

E ( ) as personagens são de classe média; vivem na periferia de grandes cidades, mergulhadas numa grande miséria existencial e cultural.

Epigrama 1

A ventania misteriosa passou na árvore cor-de-rosa, e sacudiu-a como um véu, um largo véu, na sua mão.

Foram-se os pássaros para o céu. Mas as flores ficaram no chão.

(MEIRELES, Cecília. Viagem/Vaga Música. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.)

Memória

Amar o perdido deixa confundido este coração.

Nada pode o olvido contra o sem sentido apelo do Não.

As coisas tangíveis tornam-se insensíveis à palma da mão.

Mas as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão.

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Claro Enigma. Rio de Janeiro: Record, 1991.)

Esse poema

I. mostra uma certa herança romântica, tanto pelo teor sentimental do texto como pela referência à natureza.

I. mostra uma certa herança simbolista, pois não é um poema centrado no “eu”, nem apresenta excesso emocional.

I. expõe de forma metafórica uma reflexão sobre algumas experiências difíceis da vida humana.

IV. é um poema bastante melancólico por registrar de forma triste o sofrimento decorrente da perda de um ente querido.

Estão corretas as afirmações

A ( ) I e I. B ( ) I, I e IVC ( ) I e I. D ( ) I, I e IV. E ( ) I e IV.

Sobre esse texto, é correto dizer que

A ( ) a passagem do tempo acaba por apagar da memória praticamente todas as lembranças humanas; quase nada permanece.

B ( ) a memória de cada pessoa é marcada exclusivamente por aqueles fatos de grande impacto emocional; tudo o mais se perde.

C ( ) a passagem do tempo apaga muitas coisas, mas a memória afetiva registra as coisas que emocionalmente têm importância; essas permanecem.

D ( ) a passagem do tempo atinge as lembranças humanas da mesma forma que envelhece e destrói o mundo material; nada permanece.

E ( ) o homem não tem alternativa contra a passagem do tempo, pois o tempo apaga tudo; a memória nada pode; tudo se perde.

Questão 41. O romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, publicado em 1938, é um marco da ficção social brasileira, pois registra de forma bastante realista a vida miserável de uma família de retirantes que vive no sertão nordestino. A cachorra Baleia tem um papel especial no livro, pois é sobretudo na relação dos personagens com esse animal que podemos perceber que elas não se desumanizam, apesar de suas condições de vida. Considerando essa idéia, explique qual a importância do capítulo “Baleia” no romance.

Questão 42. O poema ao lado faz parte do livro Rosácea (1986), da escritora Orides Fontela. Leia-o atentamente.

Questão 43. Considere o texto Ao Teatro o que é do teatro, apresentado na questão 30.

A) Explique a expressão “faz sentido” nas duas ocorrências:

A expressão “teatro filmado” raramente faz sentido, (...) Onde faz sentido a conclamação do rei Henrique a seus soldados a não ser no teatro?

B) No texto, as aspas são usadas cinco vezes, por três diferentes motivos. Transcreva as expressões aspeadas e explique cada um dos motivos.

Questão 45. A manchete abaixo apresenta ambigüidade sintática, que é desfeita pelo conteúdo do texto que lhe segue

Examine os dados contidos nos gráficos e tabela a seguir e, a partir das informações neles contidas, extraia um tema para sua dissertação que deverá ser em prosa, de aproximadamente 25 linhas. Para elaborar sua redação, você deverá se valer, total ou parcialmente, dos dados contidos nos gráficos e tabela. Dê um título ao seu texto. A redação final deve ser feita com caneta azul ou preta.

Atenção: A Banca Examinadora aceitará qualquer posicionamento ideológico do candidato.

Lembretes

É importante acordar a tempo é importante penetrar o tempo é importante vigiar o desabrochar do destino.

(FONTELA, Orides. Trevo (1969-1988). São Paulo: Duas Cidades, 1988.)

Reino Unido pode taxar fast foodcontra obesidade

O Reino Unido estuda cobrar taxa de empresas de fast food para financiar instalações esportivas e o combate à obesidade. Segundo um relatório, a obesidade no país cresceu quase 400% em 25 anos, e, se continuar aumentando, pode superar o cigarro como maior causa de mortes prematuras. Governo e empresas locais têm sido criticados por não combaterem o problema. (Folha de S. Paulo, 7/06/2004)

A) Em cada estrofe, a escritora nos lembra de algo importante acerca da vida humana. Explique, a que atitudes, comportamentos ou momentos da existência a escritora se refere em cada uma das três estrofes do poema.

(Parte 3 de 4)

Comentários