Portfolio

Portfolio

É um instrumento

O que é um portfólio?

•de identificação da qualidade do ensino-aprendizagem mediante a avaliação do desempenho do aluno e do professor; •que compreende a compilação dos trabalhos realizados pelos alunos, durante um curso, série ou disciplina.

Qual o objetivo de um portfólio?

•Ajudar os estudantes a desenvolver a habilidade de avaliar seu próprio trabalho e desempenho, articulando-se com a trajetória do seu desenvolvimento profissional, além de oportunizar a documentação e registro de forma sistemática e reflexiva. Através dos portfólios, o professor instaura o diálogo com cada aluno de forma individualizada, pois os alunos devem sempre estar com seus portfólios documentando suas aprendizagens.

Quais as vantagens do portfólio?

•Possibilidade do aluno refletir sobre seu próprio aprendizado e avaliá-lo com o professor;

•Possibilidade dos acadêmicos, de cursos de Licenciaturas, futuros professores, vivenciarem esta prática para que nas escolas em que atuarão possam compreender e propor práticas avaliativas mais dinâmicas e voltadas para uma abordagem formativa;

•Explicação, pelo estudante, da natureza do trabalho realizado e que tipo de desenvolvimento esta tarefa possibilitou;

•Fornecimento de retro-informação (feedback) para os estudantes, pelo professor ou comitê que avaliou o portfólio; •Os professores melhoram sua habilidade de avaliar os alunos;

1 Texto redigido pela Professora Maiza Taques Margraf Althaus. 2007.

Referência: BOTH, I. Avaliação-ensino. Curso Normal Superior por Mídias Interativas. UEPG. 2000. Grace, C., SHORES, E. Manual de Portfólio: um guia passo a passo para o professor. Porto Alegre: Artmed, 2001.

VITÓRI, S. O Portfólio como Instrumento de Avaliação na Organização do Trabalho Pedagógico. (mimeo)

•Os alunos melhoram sua habilidade de redigir textos e posicionar-se frente aos temas abordados; •Os alunos aprendem a revisar seus trabalhos de maneira organizada;

•Os alunos melhoram sua habilidade de comunicação através do relato de experiências e realizações;

•Os alunos aprendem a tomar posse do seu aprendizado, ao envolverem-se ativamente na elaboração de seus portfólios pessoais.

Sugestões

•Os estudantes criam seus portfólios no início de cada ano/ semestre ou período letivo (ou no incício de um projeto)

•É interessante que o portfólio contenha um diário reflexivo para o aluno registrar pensamentos, sentimentos, auto-avaliações de crescimento ao longo de sua experiência naquela disciplina.

Qual a estrutura do portfólio na disciplina de Didática?

Pasta individual (livre escolha) contemplando um índice sequencial do material (sugere-se uma folha de abertura para cada um dos itens abaixo):

•nome do aluno(a), do professor, curso, disciplina, série, ano, instituição • índice

•justificativa do seu portfólio (texto redigido pelo aluno com criatividade)

•textos (artigos) lidos com intervenções pessoais (fichamentos orientados pelo professor nas aulas) •anotações /registros de aulas ( o objetivo de cada aula e a reflexão sobre que aprendeu em cada aula) •trabalhos / provas / pesquisas / entrevistas realizadas / estudos de caso

•auto-avaliação (felicitações, críticas, proposições, reflexão pessoal sobre o que tem aprendido, o que gostaria de aprender, o que planeja fazer ) •indicações de leituras, sites e filmes

•fotografias, CDs, Dvds com documentação dos momentos / trabalhos registrados •notícias lidas extraídas de jornais, sites, revistas ou reportagens (com comentários do aluno sobre sua opinião) •sugestões de termos para redação

•relatórios/comentários de filmes assistidos

• produções artísticas

•diário reflexivo do processo ensino-aprendizagem (mensagens / recados dos colegas / do professor) •glossário e outros.

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