Sistema Cardiovascular

Sistema Cardiovascular

(Parte 1 de 2)

P r o fH u m b e r t o G a s s e n

E s t u d o s e m Mo r f o l o g i a H u m a n a S i s t e m a C a r d i o v a s c u l a r

Universidade Luterana do Brasil

Curso de Odontologia 1. Artérias

2. Veias 3. Arteríolas 4. Capilares 5. Vênulas 6.Anatomia externa do coração 7.Anatomia interna do coração 8. Circulação pulmonar 9. Circulação sistêmica 10.Sistema Porta Hepático 1.Sistema linfático 12. Baço

Artérias Conduzem o sangue (arterial –exceto as a. pulmonares) para longe do coração e distribuem pelo corpo (pulsátieis). São três tipos: 1. Arteríolas 2. Artérias Musculares 3. Artérias elásticas

1. Arteríolas – menores artérias. Pressão arterial é regulada principalmente pelo grau de tonusno músculo liso. 2. Artérias elásticas – maiores artérias (aorta, troncobraquicefálico, carótida comum e subclávia). Suas paredes são compostas por elastina. 3. Artérias musculares – são ramos das a. elásticas e distribuem o sangue pelas varias partes do corpo – artérias distribuidoras. Suas paredes são compostas por fibras musculares lisas.

Artérias

Anormalidades: 1. Aterosclerose – “endurecimento das artérias” – fibrose e calcificação – trombose (doenças isquêmicas do coração, infarto do miocárdio)

Devolvem o sangue ( venoso –exceto vPulmonares )
Suas paredes são mais finas do que as das artérias e

Veias ao coração a partir dos leitos capilares (não –pulsáteis). com diâmetro maior e maior quantidade. Válvulasvenosas – evita o fluxo retrógrado – estase sanguínea Vênulas– menores veias. Plexosvenosos Veiassatélites Anastomoses

Veias varicosas – quando as paredes das veias perdem sua elasticidade – enfraquecimento das veias – válvulas incompetentes – comuns na região posterior e medias dos membros inferiores – panturrilha.

Plexo Venoso Pterigoideo

Capilares

São simples tubos endoteliais que ligam os lados arterial e venoso da circulação Redes comunicantes –leitos capilares O sangue segue o fluxo das arteríolas para as vênulas Controle do sistema nervoso autônomo Troca de materiais com os tecidos circunvizinhos

Anastomoses arteriovenoas(desvios AV) –dedos da mão –numerosos na pele (conservação da temperatura corpórea)

Artérias e suas veias satélitesArtéria muscular e sua veias satélites

O sangue está contido num sistema fechado de canais (vasos sangüíneos), impulsionados pelo coração. Sai do coração pelas artérias que vão se ramificando em arteríolas e terminando em capilares que por sua vez se continuam em vênulas e veias, retornando ao coração.

Ao nível dos capilares o plasma é acompanhado de alguns linfócitos e raramente hemácias, podendo extravasar para o espaço intersticial, constituindo a linfa, que posteriormente é reabsorvida pelos capilares linfáticos passando aos vasos linfáticos e então as veias, sendo reintegrada à circulação.

O coração é o ponto central da circulação. Partindo dele temos dois circuitos fechados distintos:

Circulação pulmonar ou direita ou pequena circulação: vai do coração aos pulmões e retorna ao coração. Destina-se à troca de gases (gás carbônico por oxigênio).

Circulação sistêmica ou esquerda ou grande circulação: vai do coração para todo o organismo e retorna ao coração. Destina-se à nutrição sistêmica de todas as células.

S i s t e m a A r t e r i a l

Sistema arterial

Conjunto de vasos que saem do coração e se ramificam sucessivamente distribuindo-se para todo o organismo. Do coração saem o tronco pulmonar (relaciona-se com a pequena circulação, ou seja leva sangue venoso para os pulmões através de sua ramificação, duas artérias pulmonares uma direita e outra esquerda) e a artéria aorta (carrega sangue arterial para todo o organismo atravésde suas ramificações).

A função básica do sistema cardiovascular é a de levar material nutritivo e oxigênio às células. O sistema circulatório é um sistema fechado

Os principais componentes do sistema circulatório são: coração, vasos sangüíneos, sangue, vasos linfáticos e linfa.

O coração é a bomba que promove a circulação de sangue por cerca de 100 mil quilômetros de vasos sangüíneos.

1 - Sistema do tronco pulmonar: o tronco pulmonar sai do coração pelo ventrículo direito e se bifurca em duas artérias pulmonares, uma direita e outra esquerda. Cada uma delas se ramifica a partir do hilo pulmonar em artérias segmentares pulmonares. Ao entrar nos pulmões, esses ramos se dividem e subdividem até formarem capilares, em torno alvéolos nos pulmões. O gás carbônico passa do sangue para o ar e é exalado. O oxigênio passa do ar, no interior dos pulmões, para o sangue. Esse mecanismo é denominado HEMATOSE.

2 - Sistema da artéria aorta (sangue oxigenado): É a maior artéria do corpo, com diâmetro de 2 a 3 cm. Suas quatro divisões principais são a aorta ascendente, o arco da aorta, a aorta torácica e aorta abdominal. A aorta é o principal tronco das artérias sistêmicas. A parte da aorta que emerge do ventrículo esquerdo, posterior ao tronco pulmonar, é a aortaascendente.

Localização anatômica do Coração

Cerca de 2/3 de massa cardíaca ficam a esquerda da linha média do corpo.

Entre a terceira e quinta costela Mediastino médio

O coração é relativamente pequeno, aproximadamente do tamanho do punho fechado, cerca de 12 cm de comprimento, 9 cm de largura em sua parte mais ampla e 6 cm de espessura. Sua massa é, em média, de 250g, nas mulheres adultas, e 300g, nos homens adultos.

O lado direito recebe o sangue venoso (desoxigenado – baixo teor de oxigênio) e o lado esquerdo recebe o sangue arterial (oxigenado – rico em oxigênio)

Sistema Cardíaco -Pericárdio

Pericárdio: a membrana que reveste e protege o coração. Ele restringe o coração à sua posição no mediastino, embora permita suficiente liberdade de movimentação para contrações vigorosas e rápidas. O pericárdio consiste em duas partes principais: pericárdiofibroso e pericárdio seroso (Parietal e Visceral).

Epicárdio: a camada externa do coração é uma delgada lâmina de tecido seroso. O epicárdio é contínuo, a partir da base do coração, com o revestimento interno do pericárdio, denominado camada visceral do pericárdio seroso.

Miocárdio: é a camada média e a mais espessa do coração. É composto de músculo estriado cardíaco. É esse tipo de músculo que permite que o coração se contraia e, portanto, impulsione sangue, ou o force para o interior dos vasos sangüíneos.

Endocárdio: é a camada mais interna do coração. É uma fina camada de tecido composto por epitélio pavimentoso simples sobre uma camada de tecido conjuntivo. A superfície lisa e brilhante permite que o sangue corra facilmente sobre ela. O endocárdio também reveste as valvas e é contínuo com o revestimento dos vasos sangüíneos que entram e saem do coração.

A r t é r i a s C o r o n á r i a s

O começo da aorta contém as válvulas semilunares aórticas. A artéria aorta se ramifica na porção ascendente em duas artérias coronárias, uma direita e outra esquerda que vão irrigar o coração.

A artéria coronária esquerda passa entre a aurícula esquerda e o tronco pulmonar. Divide-se em dois ramos: ramo interventricular anterior (ramo descendente anterior esquerdo) e um ramo circunflexo. A ramo interventricular anterior passa ao longo do sulco interventricular em direção ao ápice do coração e supre ambos os ventrículos. O ramo circunflexo segue o sulco coronário em torno da margem esquerda até a face posterior do coração, originando assim a artéria marginal esquerda que supre o ventrículo esquerdo.

A artéria coronária direita corre no sulco coronário ou atrioventricular e dá origem ao ramo marginal direito que supre a margem direita do coração à medida que corre para o ápice do coração. Após originar esses ramos, curvase para esquerda e contínuo o sulco coronário até a face posterior do coração, então emite a grande artéria interventricular posterior que desce no sulco interventricular posterior em direção ao ápice do coração, suprindo ambos os ventrículos.

O coração possui quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos.

Os átrios(as câmaras superiores) recebem sangue; Os ventrículos(câmaras inferiores) bombeiam o sangue para fora do coração.

O átrio direito é separado do esquerdo por uma fina divisória chamada septo interatrial; O ventrículo direito é separado do esquerdo pelo septo interventricular. O sulco coronário separa os átrios dos ventrículos

O átrio direito forma a borda direita do coração e recebe sangue rico em dióxido de carbono (venoso) de três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário.

A veia cava superior, recolhe sangue da cabeça e parte superior do corpo, já a inferior recebe sangue das partes mais inferiores do corpo (abdômen e membros inferiores) e o seio coronário recebe o sangue que nutriu o miocárdio

O sangue passa do átrio direito para ventrículo direito através de uma válvula chamada tricúspide(formada por três folhetos -válvulas ou cúspides).

Na parede medial do átrio direito, que é constituída pelo septo interatrial,encontramos uma depressão que é a fossa oval (forame oval –fecha após o nascimento –Defeito do septo atrial: aumento do átrio e ventrículo direitos e dilatação do tronco pulmonar ).

Os orifícios onde as veias cavas desembocam têm os nomes de óstiosdas veias cavas.

(Parte 1 de 2)

Comentários