Gestão Empresarial - Analise SWOT

Gestão Empresarial - Analise SWOT

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ANÁLISE SWOT Gestão Empresarial

Talvez você não tenha pensado sobre isto, mas às vezes énecessário reconsiderar as estratégias de negócios, para avaliar nossa posição e os prospectos de nossos produtos ou empresas em relação ao mercado. Às vezes énecessário analisar novas idéias e propostas –e o sentimento éo de como se fôssemos um comandante no meio do campo de batalha –e isto énecessário para avaliarmos o terreno para as batalhas que estão por vir, ponderar sobre posições vantajosas e desvantajosas, estimar as forças e pontos fortes do oponente. A aplicação da análise Swotlhe permite sistematizar todas as informações disponíveis e obter uma leitura transparente do ”campo de batalha”, de modo a poder tomar uma decisão balanceada.

Criada por KennethAndrews e Roland Christensen, dois professores da Harvard Business School, e posteriormente aplicada por numerosos acadêmicos, a SWOT Analysisestuda a competitividade de uma organização segundo quatro variáveis: Strengths(forças),

Weak nesses (fraquezas), O pport u nities (oportunidades) e T hreats (a meaças).

Seguem alguns exemplos de assuntos para a aplicação da análise SWOT: . A empresa (sua posição no mercado, viabilidade comercial, etc...) . Um método de distribuição . Uma marca ou produto . Uma idéia de negócio . Estratégias para penetrar em um novo mercado ou o lançamento de um novo produto . Uma oportunidade de expansão do negócio . A escolha de um parceiro potencial . A escolha de um fornecedor . Uma estimativa de oportunidades de investimento.

O objetivo da SWOT édefinir estratégias para manter pontos fortes, reduzir a intensidade de pontos fracos, aproveitando oportunidades e protegendo-se de ameaças.

–Simplicidade:Pode ser conduzida sem treinamento ou habilidades técnicas extensivas;

–Custos Menores:Sua simplicidade elimina a necessidade e as despesas envolvidas no treinamento formal;

– Flexibilidade: Pode ser desempenhada com ou sem sistema de informações de marketing;

–Integração:Habilidade de integrar e sintetizar tipos diversos de informações, quantitativas e qualitativas, de várias áreas da empresa;

– Colaboração: Tem a habilidade de estimular a colaboração entre as áreas funcionais da empresa que são interdependentes, mas com pouco contato entre si.

FRAQUEZAS Co mbinação

Minimizar / Evitar

Co mbinação Minimizar / Evitar

•Avaliação das forças e fraquezas da empresa envolve perceber além dos seus produtos atuais.

•O gerente deve também avaliar os processos gerenciais da empresa que são importantes para atender às necessidades dos consumidores.

•Isso envolve oferecer soluções para os problemas dos consumidores, em vez de produtos específicos

Conversão

Forças (Strenghts)

Correspondem aos recursos e capacidades da empresa que podem ser combinados para gerar vantagens competitivas em relação a seus competidores.

Exemplo:

Marcas de Produtos

Conceito da Empresa

Participação de Mercado

Vantagens de Custos

Localização

Fontes Exclusivas de Matéria Prima Grau de Controle sobre a Rede de Distribuição

Fraquezas ( Weak nesses)

Os pontos mais vulneráveis da empresa em comparação com os mesmos pontos de competidores atuais ou em potencial:

Pouca Força da Marca

Baixo conceito junto ao Mercado

Custos Elevados

Localização Não Favorável

Falta de Acesso a fontes de Matérias Primas Pouco controle sobre a rede de distribuição

Oportunidades ( Opport u nities)

(Oliveira, 1991, p. 64) "São forças ambientais incontroláveis pela empresa, que podem favorecer a sua ação estratégica, desde que conhecidas e aproveitadas satisfatoriamente enquanto durarem". O estímulo ao início do levantamento das oportunidades pode ser através de questões como as que segue m:

Onde estão as chances ànossa frente?

Quais são as tendências interessantes?

Oportunidades úteis podem surgir de situações como: –Necessidades não satisfeitas do consumidor;

–Pontos não atendidos pelo concorrente;

–Mercados não explorados.

Ameaças (Threats)

(Oliveira, 1991, p. 64) "São forças ambientais incontroláveis pela empresa, que criam obstáculos àsua ação estratégica, mas poderão ou não ser evitadas, desde que conhecidas em tempo hábil". Existem algumas questões-chave, como a seguir sugeridas:

Que obstáculos a empresa encontra?

Que seus competidores estão fazendo?

Háalguma mudança no padrão de consumo de seus clientes?

As mudanças de tecnologia estão ameaçando sua posição? A empresa apresenta problemas financeiros?

As informações devem ser recentes e isentas;

As fontes devem ser idôneas e desprovidas de viés;

Todos os participantes devem conhecer os conceitos envolvidos;

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