Urografia Excretora

Urografia Excretora

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MIGUEL MOFARREJ

FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA

Prof: Dra. Ester Luisa Leite Carvalho

TRABALHO UROGRAFIA EXCRETORA

Aluno :

Ourinhos

2009

Alunos:Carine ,Claudio ,Fernanda

Junior,Regiane,Bruna,Lucia

TRABALHO UROGRAFIA EXCRETORA

Trabalho feito de maneira seminário a fins de, apresentação ao Curso de Ciências Biológicas havendo debates entre grupo , tema o qual deve-se base conhecimentos anatômicos resultados de compreensão sobre assunto a ser apresentada de maneira clara e objetiva como requisitado ,obtendo grade base sobe tema,difinido cada aluno ao seu modo compreensão.

Ourinhos

2009

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS ..........................................................................02

MATERIAS E METODOS ....................................................................................02

RESULTADOS...........................................................................................................03

CONCLUSÃO............................................................................................................04

REFERÊNCIA..............................................................................................................04

IMAGENS....................................................................................................................05

Urografia Excretora:Introdução

No início dos estudos uroradiológiocos dispunhava somente da radiografia simples do abdômen para a avaliação dos rins e da bexiga .Nos anos 20 uma suspensão de prata coloidal (Callagol) foi introduzida numa tentativa de melhorar o exame dos trator superior e da bexiga , através de injeção retrógada .

Não o bastante , a urografia excretora segue sendo extremamente importante para a radiação de deixar alterações urológico .Ainda constitui o exame mais adequado para investigação do sistema coletor(ductos coletores, cálices e sistema intra- renal , ureteres).Também apropriada para a avaliação de normalidades congênita ,seguimentos cirúrgicos e terapêuticos , e o estudo a função rend.

Quando corretamente realizada pode fornecer detalhes diagnóstico precisos não atingidos por outra modalidade de imagem .

Objetivos

Objetivos duplo de uma urografia excretora é vizualizar a porção coletora do sistema urinário , e avaliar a capacidade funcional dos rins .

Realizado uma revisão de 50, exame de V.E analisando estaticamente as principais

Alterações relacionadas com o trato urinário , bem como relacionar os números de exames sem alterações apreciáveis.

Através da observação das diversas alterações encontradas reafirmando as bem como das hipóteses afastadas , na localidades onde o acesso a outros métodos de imagem não esta disponível .

Materiais e Métodos

Estudo Observacional , retrospectivos e realizados na Santa Casa da Misericórdia de Jarcarezinho,onde há realizações de exames radiológicos do trato urinário . O Trabalho foi realizado com base no levantamento feito durante estágios a amostras constituí levantamento de 50 exames de urografia excretora realizada no período dos messes de Setembro de 2007 a abril 2008 na Santa Casa da Misericórdia de Jacarezinho.

II

Resultados

Do total de 50 exames realizados neste período , 38 (0,76%) apresentam alterações no trato urinário , e 12(0,24%) exames tiveram o laudo normais. Quando a idade ,o pacientes mais novo tinha 23 anos e o mais velho 78 , sendo a idade méida de 42,7 .Os

dados relativos faixas etária estão demonstrado na tabela abaixo :

Faixa Etária Nº Pacientes Porcentagem

23 a 29 15 0,3%

30 a 39 14 0,28%

40 a 49 6 0,12%

40 a 59 4 0,08%

60 a 69 6 0,12%

70ª 78 5 0,1%

TOTAL 50 100%

FONTE : Santa Casa Misericórdia

Da mesma forma , a urografia excretora continua tendo suas especificidades inciações e mantém , como observação pelo grande número de esclarecimentos de diagnósticos constados por este trabalho .As principais inclinações clinicas da urografia excretora incluem :

__Massa abdominal , pélvica

__E laudos renais ou uretrais

__Traumatismo renal

__Dor no Flancos

__Hematuria ou sangue na urina

_Hipertensão

__Infecção do trato urinário

É primordial Manter e aprimorar o refinamento das indicações para obter sempre a melhor e mais fidelidade digna ,informação além de evitar a realização de exames desnecessários , a exposição excessiva dos pacientes(seja radiação ,ou possíveis secção

adversos, ou mesmo a ansiedade a escala de custo investigativos.

III

Conclusão

Devemos manter uma atualização continua no que diz respeito as novas técnicas de imagem , visando a expansão do conhecimento.Urografia simples para diagnósticos do trato urinário ,bem orientada permiti ótima visualização de porções apacificadas do trato urinário e para ver detalhes da patologias.Portanto é importante especificar os nossos conhecimentos ao trato do aparelho urinário para diagnóstico específico ,estimulando a aprendizado e interpretações contínuas.

Referências

Livros

1.Juah..lampignno ,M.E.d , RT (R) (CT) Kennthl l.bartrger , MA (RT R) 2003 ; pag:540 , 559.

2.Estudando Anatomia humana 2005 : Drª; Fernanda pantaleaoB. pavalcanti ;Drª Flavia laganegro ; Drª Ana Paula heurta de nwatanwei , Prof :Robson leal pag:171 176 .

3.Medicina e Saúde volume 4 editora :Abril Cultural , Autor Drº Henrique Josef :1980 pag ;763 e 764 .

Artigos

4. Radiol Bras v.37 n.6 São Paulo nov./dez. 2004, Análise retrospectiva das urografias excretoras em um serviço de radiologia de um hospital geral .

5.  Nacif, Marcelo Souto et al. Análise retrospectiva das urografias excretoras em um serviço de radiologia de um hospital geral. Radiol Bras, Dez 2004, vol.37, no.6, p.431-435. ISSN 0100-3984.

IV

Imagens

Comentários