Embriologia e Histologia

Embriologia e Histologia

(Parte 1 de 2)

Histologia e Embriologia est Conceitos Básicos em Embriologia

- Embriologia: Ciência que descreve eventos que envolvem o período pré-natal do desenvolvimento humano.

- Gametogênese: Origem e formação de células sexuais (gametas) envolvidas na reprodução. Ela é dividida em Ovogênese e Espermatogênese.

Gametas:

EspermatozóideOvócito

- Fecundação: União do espermatozóide com o ovócito que resulta na formação e uma célula ovo ou zigoto. SPTZ + Ovócito = Zigoto

- Clivagem do Zigoto: Processo que caracteriza as divisões da célula na tuba uterina.

- Formação do Blastocisto: Pouco depois da mórula entrar no útero o fluido da cavidade uterina passa através da zona pelúcida, formando um espaço cheio de fluido (a cavidade blastocística) dentro da mórula. Com o aumento do fluido dentro da cavidade blastocística, os blastômeros se separam em duas partes: trofoblasto e massa celular interna.

Histologia e Embriologia

- Trofoblasto: É uma delgada camada externa de células, que dá origem à parte embrionária da placenta.

- Massa celular interna: um grupo de blastômeros localizados centralmente dá origem ao embrião; como é primórdio desde, a massa celular interna também denominada de embrioblasto.

 Blastocisto inicial: ainda tem a zona pelúcida;  Blastocisto tardio: não tem a zona pelúcida.

- Implantação do blastocisto: É à entrada do blastocisto no endométrio.

 Meiose: Mitose
- Formação de gametas- Crescimento;

Divisões Celulares: - Regeneração.

Histologia e Embriologia

- Meiose:

n = 23 cromossomos. Ela só ocorre no período de reprodução para a formação de gametas. É o nome dado ao processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade. Por este processo são formados gametas e esporos. Uma célula diplóide forma quatro células haplódes. No homem cada SPTZ forma quatro SPTZ, já na mulher um ovócito só pode reproduzir com um dos quatro ovócitos formados. OBS.: A ovogônia é a célula que dá origem a células haplóides. Ela é uma célula diplóide.

- Mitose:

É o processo pelo qual as células eucarióticas dividem seus cromossomas entre duas células filhas. Uma célula diplóide forma duas células diplóides.

Ovogônia Espermatogônia

- Célula Somática: Célula do corpo que apresenta 46 cromossomos. - Células Sexuais: Reprodutoras, gametas. Células que apresentam 23 cromossomos. Exemplo:

Gametogênese

É a produção de células germinativas masculinas (espermatozóides) e femininas (ovócitos).

Ocorrem dois meios completas na espermatogênese e uma completa na ovogênese. A distribuição de cromossomos produz células com número de 23 cromossomos cada.

Espécie humana: 46 cromossomos distribuídos em 23 pares nos cromossomos homólogos (2n).

OBS.: Cromossomos Homólogos: são cromossomos iguais entre si que juntos formam um par. Esses pares só existem nas células somáticas das espécies diplóides.

Espermatogênese:

Produção de espermatozóides a partir da diferenciação de ESPERMATOGÔNIAS que ficam nos testículos. - Órgãos reprodutivos masculinos envolvidos na produção de espermatozóides:

- Testículos; - Túbulos seminíferos;

- Epidídimo;

- Ducto deferente;

- Ducto ejaculatório;

- Pênis.

Células Somáticas (diplóides)

SPTZ + OVÓCITO = ZIGOTO n= 23 n=23 n=46

Histologia e Embriologia

As espermatogônias permanecem “adormecidas” nos túbulos seminíferos desde o período fetal até a puberdade (13 a 16 anos) quando ocorrerá a maturidade sexual e a liberação de espermatozóides.

Histologia e Embriologia

Ovogênese:

Seqüência de eventos através dos quais as ovogônias transformam-se em ovócitos primários. Maturação do ovócito: - Pré-natal: As ovogônias crescem antes do nascimento

- Ovócitos primários: Sofrem a 1ª divisão meiótica antes do nascimento e a maturação é estacionada até o inicio da maturidade sexual.

- Pós Natal: Ovulação (início da puberdade)

- Depois do nascimento não se forma nenhum ovócito primário.

- Há cerca de dois milhões de ovócitos primários nos ovários de uma menina recém-nascida.

- Na adolescência aproximadamente quarenta mil ovócitos permanecem, mas somente 400 tornam-se ovócitos secundários.

Histologia e Embriologia

6 Células Reprodutivas

Histologia e Embriologia

Ciclo menstrual

- Período que envolve mudanças nos órgãos reprodutivos da mulher, marcado por ciclos. É intermediado por hormônios específicos;

- Ocorrem mudanças nos ovários induzidas pelos hormônios gonadotróficos (FSH = Hormônio Folículo Estimulante e LH = Hormônio Luteinizante);

(Parte 1 de 2)

Comentários