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comandos eletricos, Notas de estudo de Administração Empresarial

comandos_eletricos

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 13/11/2008

marcelo-moreno-11
marcelo-moreno-11 🇧🇷

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Baixe comandos eletricos e outras Notas de estudo em PDF para Administração Empresarial, somente na Docsity! COMANDOS ELÉTRICOS ÍNDICE CONTATOR 1. Objetivo 2 2. Introdução Teórica 2 2.1. Contator 2 2.2. Contatos 3 2.3. Botoeira ou Botoeira – botão liga e desliga 3 2.4. Relé Bimetálico 4 3. Material Utilizado 5 4. Parte Prática 5 4.1. Diagrama Principal 5 4.2. Diagrama de Comando 6 4.3. Diagrama Multifilar 6 4.4. Diagrama Unifilar 7 4.5. Simbologia Elétrica 7 5. Conclusão 8 6. Questões 8 CARGA TRIFÁSICA EM ESTRELA E TRIÂNGULO 1. Objetivo 9 2. Introdução Teórica 9 3. Material Utilizado 9 4. Parte Prática 10 4.1. Carga Trifásica Triângulo 10 4.2. Carga Trifásica Estrela 10 4.3. Tabela 11 4.4. Triângulo 11 5. Conclusão 12 6. Questões 12 COMANDO AUTOMÁTICO PARA COMPENSADOR COM REVERSÃO 1. Objetivo 35 2. Introdução Teórica 35 3. Material Utilizado 35 4. Parte Prática 35 4.1. Diagrama Principal 35 4.2. Diagrama de Comando 36 5. Conclusão 36 6. Questões 36 COMANDO AUTOMÁTICO ESTRELA-TRIÂNGULO COM REVERSÃO 1. Objetivo 37 2. Introdução Teórica 37 3. Material Utilizado 37 4. Parte Prática 37 4.1. Diagrama Principal 37 4.2. Diagrama de Comando e Auxiliar 38 5. Conclusão 38 6. Questões 38 COMANDO AUTOMÁTICO PARA DUAS VELOCIDADES COM REVERSÃO (DAHLANDER) 1. Objetivo 39 2. Introdução Teórica 39 3. Material Utilizado 39 4. Parte Prática 39 4.1. Diagrama Principal 39 4.2. Diagrama de Comando e Auxiliar 40 5. Conclusão 40 6. Questões 40 PREFÁCIO Hoje, com a atual tecnologia disponível para automação a nível industrial, o comando e o controle dos motores elétricos passaram a ser conhecimentos básicos indispensáveis para o uso dos CLP´s. Estranhamente, esta área sempre apresentou falhas por não termos, no mercado, publicações que pudessem complementar os estudos iniciais daqueles que se interessassem pelo assunto. Com isso, esta apostila vem minimizar esta falha servindo assim de material importantíssimo para a introdução aos estudos de Comandos Elétricos de Motores. O professor José Antônio Alves Neto é um engenheiro que já tem vasta experiência em transmitir seus conhecimentos na área e por isso, reuniu aqui, toda a sua experiência prática e didática para que esse material pudesse ser utilizado por professores e alunos da área técnica em seus dias de trabalho. É muito gratificante saber que temos profissionais dedicados ao aprimoramento de outros profissionais para que possamos conquistar um maior nível de desenvolvimento tecnológico. CONTATOR 1. Objetivo - Comandos através do contator; - Diagrama de Comando. 2. Introdução teórica 3. Contator Contator é um dispositivo eletromagnético que liga e desliga o circuito do motor. Usado de preferência para comandos elétricos automáticos à distância. É constituído de uma bobina que quando alimenta cria um campo magnético no núcleo fixo que por sua vez atrai o núcleo móvel que fecha o circuito. Cessando alimentação da bobina, desaparece o campo magnético, provocando o retorno do núcleo através de molas, conforme figura 01. Fig. 01 Colocação em funcionamento e indicações para operação: 1. Ajustar a escala à corrente nominal da carga. 2. Botão de destravação (azul): Antes de por o relé em funcionamento, premer o botão de destravação. O contato auxiliar é ajustado pela fábrica para religamento manual (com bloqueio contra religamento automático). Comutação para religamento automático: premer o botão de destravação e girá-lo no sentido anti-horário, até o encosto, da posição H (manual) para A (automático). 3. Botão "Desliga" (vermelho). O contato auxiliar abridor será aberto manualmente, se for apertado este botão. 4. Indicador Lig./Desl - (verde). Se o relé estiver ajustado para religamento manual, um indicador verde sobressairá da capa frontal se ocorrer o disparo (desligamento) do relé. Para religar o relé, premer o botão de destravação. Na posição "automático", não há indicação. 5. Terminal para bobina do contator, A2. 6. Dimensões em mm. - com contato auxiliar 1F ou 1A; - com contatos auxiliares 1F + 1A ou 2F + 2A; - para fixação rápida sobre trilhos suporte conforme DINEN 50022; - neste lado do relé, distância mínima de partes aterradas. 1. Material Utilizado 2. Parte Prática 3. Diagrama Principal 4. 5. Diagrama de Comando F21 Fr b1 , Ki 1 o 7 2 F22 Diagrama Multifilar F14,23 RE —— 5 Es T — Fa ki bo bt 6. Diagrama Unifilar 7. Simbologia Elétrica Denominação para os aparelhos nos esquemas elétricos: DENOMINACÃO APARELHOS b0 Botão de comando - desliga b1 Botão de comando - liga b2 – b22 Botão de comando - esquerda/direita K1 – K2 - K3 - K4 - K5 Contator principal d1 – d2 - d3 Contator auxiliar-relé de tempo relê aux. F1 – F2 - F3 Fusível principal F7 – F8 - F9 Relé bimetálico F21 - F22 Fusível para comando h1 Armação de sinalização - liga h2 Armação de sinalização direita/esquerda M1 Motor, trafo - principal M2 Auto - trafo R S T Circuito de medição-corrente alternada P = potência total real W S = potência total aparente , VA Q = potência total reativa, VAR VL = tensão da linha VF = tensão de fase IL = corrente da linha IF = corrente da fase UUUUângulo de fase da carga ( uma constante ) 9. Esquema do Wattímetro Monofásico 10. Medir a potência trifásica do sistema, utilizando um wattímetro monofásico. P total = Prs + Pst MOTOR MONOFÁSICO 1. Objetivo Aplicação do motor monofásico. 2. Introdução Teórica Devido ao baixo preço e a robustez de um motor de indução, sua aplicação faz necessário onde há uma rede elétrica trifásica, para produzir um campo magnético rotativo são motores de pequenas potência com ligação monofásica a dos fios. A partida é dada por meio de um enrolamento auxiliar ao qual é ligado um capacitor em série, que provoca um defasamento da corrente, fazendo o motor funcionar como bifásico. Um dispositivo centrífugo desliga o enrolamento auxiliar após ter atingido uma certa velocidade. A inversão do sentido de rotação do motor monofásico ocorre quando as ligações do enrolamento auxiliar são invertidas, trocando o terminal número 6 pelo número 5, conforme esquema. 3. Esquema Motor Monofásico em 110 volts 4. Esquema Motor Monofásico em 220 volts LIGAÇÃO SUBSEQUENTE AUTOMÁTICA DE MOTORES 1. Objetivo Ligar o motor M1 e após um determinado tempo, acionar o motor M2 utilizando um relé temporizado. 2. Introdução Teórica Na ligação subseqüente de motores, podemos acionar uma esteira, ponte rolante ou um sistema automático industrial, a fim de desenvolver um produto determinado. No caso de uma esteira o acionamento é dado por três motores M1, M2, M3. Se um dos motores é desligado por exemplo, devido a sobrecarga, todos motores à frente deste, no sentido de condução, serão desligados; é interrompido o fornecimento de carga à esteira, enquanto os motores montados anteriormente continuam a funcionar, transportando a carga até o descarregamento desta esteira. 3. 4. Diagrama Principal FAZ: Faso Diagrama de Comando Fr FE Fzz INVERSÃO DO SENTIDO DE ROTACÃO 1. Objetivo Comando de um motor nos dois sentidos de rotação. 2. Introdução Teórica A reversão automática utilizada para motores acoplados à máquina que partem em vazio ou com carga, esta reversão pode-se dar dentro e fora do regime de partida. A sua finalidade dentro de determinados processos industriais tem-se necessidade da reversão do sentido de rotação dos motores para retrocesso do ciclo de operação, como o caso de esteira transportadora. Os contatos para o movimento a direita e para a esquerda, estão intertravados entre si, através de seus contatos auxiliares (abridores) evitando assim curto - circuitos. 3. Diagrama Principal Esquematicamente, a ligação estrela - triângulo num meter para uma rede de 220V é feita de maneira indicada na figura acima notando-se que a tensão por fase, durante a partida é reduzida para 127V. 1. Diagrama Principal 2. Diagrama de Comando 3. Diagrama: utilizando uma carga trifásica com lâmpadas. COMANDO AUTOMÁTICO POR CHAVE COMPENSADORA (AUTO - TRANSFORMADOR) 1. Objetivo - comando por chave compensadora. 2. Introdução Teórica 3. Partida por Auto – Transformador Este modo de partida se aplica igualmente aos motores de forte potência, aos quais ele permite dar a partida com características mais favoráveis que obtidas com partida por resistência, isto devido ao fato de proporcionar um conjugado de partida mais elevado, com um pico de corrente mais fraco (reduzido). A partida se efetua geralmente em dois tempos: 1º tempo: Alimentação do motor sob tensão reduzida, por intermédio de um auto - transformador. Desprezando-se o valor da corrente magnetizante, o pico e o conjugado na partida são reduzidos, ambos proporcionalmente ao quadrado da relação de transformação (enquanto que, na partida por resistências, o pico de corrente só é reduzido na simples relação de redução da tensão). As chaves compensadoras (partida por auto - transformadores) são previstas para um pico de corrente e um conjugado na partida, representando 0,42 ou 0,64 dos valores em partida direta, conforme o tap de ligação do auto - transformador dor 65% ou 80%, respectivamente. O conjugado motor permite atingir assim um regime elevado. 2º tempo: Abertura do ponto neutro do auto - transformador e conexão do motor sob plena tensão o qual retoma suas características naturais (fig. 03). Curvas características velocidade - conjugado e velocidade - corrente (valores indicado em múltiplos valores nominais). Corrente de Partida: Se, por exemplo, um motor na partida direta consome 100A , com o auto - transformador ligado no tap de 60% (0,6), a tensão aplicada nos bornes do motor é 60% da tensão da rede. Com a tensão reduzida a 60%, a corrente nominal (In) nos bornes do motor, também é apenas 60%, ou seja, 0,60 x 100 = 60A. A corrente de linha (IL ) , ( antes do auto - transformador) é dada por : U - tensão da linha ( rede ) IL - corrente da linha 0,6xU - tensão no tap do auto - transformador IN - corrente reduzida nos bornes do motor O momento de partida é proporcional ao quadrado da tensão aplicada aos bornes do motor, no caso do exemplo ele é 0,6 x 0,6 = 0,36 ou seja, aproximadamente 1/3 do momento nominal, como na chave estrela - triângulo. No tap de 80% teríamos um momento de 0,8 x 0,8 = 0,64, ou seja, aproximadamente 2/3 do momento do motor. Neste caso a corrente de linha seria: 4. Diagrama Principal Tipo Velocidade Conjugado de Partida Emprego Motor de Indução de Gaiola, Trifásico Aproximadamente constante Conjugado baixo, corrente elevada Bombas, ventiladores, máquinas e ferramentas Motor de Indução de Gaiola com elevado Deslizamento Decresce rapidamente com a carga Conjugado maior do que o do caso anterior Pequenos guinchos, pontes rolantes, serras etc. Motor Rotor Bobinado Com a resistência de partida desligada, semelhante ao primeiro caso. Com a resistência inserida, a velocidade pode ser ajustada a qualquer valor, embora com sacrifício do rendimento. Conjugado maior do que os dos casos anteriores Compressores de ar, guinchos, pontes rolantes, elevadores etc. 1. Diagrama Principal 2. Diagrama de Comando COMANDO AUTOMÁTICO PARA COMPENSADOR COM REVERSÃO 1. Objetivo - ligação de uma chave compensadora com reversão. 2. Introdução Teórica Sistema de comando elétrico que permite a partida de motores com tensão reduzida e inversão do sentido de rotação. É utilizado para reduzir o pico da corrente nos motores da partida. 3. 4. R Diagrama Principal FAZ Fr Diagrama de Comando e Auxiliar FZ ma FZz 3. Diagrama Principal BIBLIOGRAFIA SCHMELCHEN, Theodor. Manual de Baixa tensão: informações técnicas Parra aplicação de dispositivos de manobra, comando e proteção. 1ª edição Siemens S.A. Nobel, São Paulo, 1988. DAWES, Chester L. Curso de Eletrotécnica. 13ª edição. Editora Globo. Porto Alegre, 1976. WEG, Acionamentos. Informações Técnicas. Comando e proteção para motores Elétricos. Jaraguá do Sul, 1990.
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