(Parte 1 de 2)

AULA 4

Durante muito tempo, a fabricaçªo dos objetos se limitou ao trabalho artesanal. O homem ainda dependia da sua força muscular. Fabricava-se um produto de cada vez e sua qualidade exigia muita habilidade do artesªo.

O crescente consumo de produtos exigiu uma produçªo mais rÆpida e em maior quantidade. Aos poucos, o homem foi substituindo materiais, construindo mÆquinas mais complexas, observando e utilizando a força dos próprios componentes da natureza e, com isso, diminuindo seu trabalho muscular.

Ao usar moinho de traçªo animal, o homem percebeu que o trabalho poderia ser acelerado, substituindo o pilªo por uma grande pedra de moer.

MÆquinas

4 A U L A moagem manual sistema pilão

AULA4

A força da Ægua e a força do vento eram muito utilizadas pelos nossos antepassados, principalmente para mover moinhos.

No início, as mÆquinas eram feitas de madeira. Essas mÆquinas foram aprimoradas com o emprego de novos materiais e o desenvolvimento de novos processos de fabricaçªo.

MÆquinas-ferramentas

O tornotornotornotornotorno foi uma das primeiras e mais importantes mÆquinas utilizadas na fabricaçªo de peças.

Inicialmente, os movimentos de rotaçªo da mÆquina eram gerados por pedais. A ferramenta para tornear ficava na mªo do operador que dava forma ao produto. Daí a importância de sua habilidade no processo de fabricaçªo.

Quando a ferramenta foi fixada à mÆquina, o operador ficou mais livre para trabalhar. Pode-se dizer que nesse momento nasceu a mÆquina-ferramenta.

Moinho hidráulicoMoinho de vento

AULA4MÆquina a vapor A mÆquina a vapor, construída por James Watt, no sØculo XVIII, provocou grande impacto no setor industrial e no de transportes.

O vapor, ao realizar trabalho mecânico, substituía outras formas de energia. Surge, assim, o cavalo-vapor (CV), uma unidade de potŒncia utilizada atØ hoje.

Cavalo-vapor (CV)

James Watt, construtor da mÆquina a vapor, queria demonstrar quantos cavalos a mÆquina podia substituir. Verificou que um cavalo podia elevar uma carga de 75 kg (quilograma) a um metro de altura em um segundo, realizando assim um trabalho de 75 kgm (quilogrâmetro) por segundo, o que se convencionou chamar de potŒncia de 1cv.

A mÆquina a vapor exercia grande esforço mecânico, submetendo suas peças a altas velocidades e pressıes. Por essa razªo, o emprego do vapor exigia componentes como tubos, bujıes, cilindros e vÆlvulas que resistissem às severas condiçıes de trabalho impostas às mÆquinas.

O uso da mÆquina a vapor tambØm exigiu que seus componentes fossem aperfeiçoados, apresentando bom acabamento e dimensıes mais exatas.

A fabricaçªo de produtos com essas características exigiu mÆquinas-ferramentas mais precisas e materiais de melhor qualidade, o que provocou grande desenvolvimento da mecânica.

Aperfeiçoamento das mÆquinas

O aperfeiçoamento das mÆquinas e o conseqüente aumento de rendimento, representam fator importante na atividade industrial.

O desenvolvimento tecnológico tem por objetivo a produçªo de grandes quantidades de peças com maior rapidez, melhor qualidade e menor custo.

A Inglaterra foi o primeiro país a dar um grande passo nesse caminho ao criar a primeira indœstria destinada à fabricaçªo de mÆquinas-ferramentas, no período de 1700 a 1800.

James Watt, engenheiro e mecânico escocŒs, alØm de construtor de mÆquinas, dedicou-se a uma sØrie de trabalhos que trouxeram progressos decisivos à utilizaçªo do vapor.

AULA4

Joseph Whitworth foi um dos pioneiros no aperfeiçoamento das mÆquinasferramentas. AlØm de inventar mÆquinas, projetou instrumentos para mediçªo de peças e padronizou perfis e passo de roscas para parafusos e porcas. Mais tarde, o sistema Whitworth para roscas foi normalizado, ou seja, passou a ser empregado com base em normas estabelecidas. Abaixo estªo alguns exemplos de mÆquinas-ferramentas do início do sØculo.

O surgimento das mÆquinas-ferramentas contribuiu para transformar a produçªo artesanal em produçªo industrial e para acelerar o desenvolvimento do setor produtivo.

Foram desenvolvidas mÆquinas diferentes para outros trabalhos com metais como, por exemplo, o da conformaçªo de metais.

Eletricidade e automaçªo

HÆ vinte e cinco sØculos, o filósofo grego Tales observou que, ao esfregar uma barra de âmbar com um pedaço de lª, a barra atraía pedaços de penas, palha etc. Ele acabara de descobrir a eletricidade. A palavra grega para designar âmbar Ø electronelectronelectronelectronelectron, da qual deriva o termo eletricidadeeletricidadeeletricidadeeletricidadeeletricidade.

plaina limadora fresadora torno prensa para cunhar moedas

´mbar: resina fóssil, sólida e isolante.

AULA4

Embora fosse conhecida hÆ muito tempo, somente no final do sØculo passado a eletricidade começou a ser utilizada em larga escala. Acelerou-se, entªo, o desenvolvimento industrial, principalmente com o uso de motores elØtricos.

As outras formas de energia foram, aos poucos, substituídas pelo motor elØtrico que movimentava as mÆquinas e nªo ocupava grandes espaços na sua instalaçªo.

No final do sØculo passado surgem as primeiras mÆquinas automÆticas, comandadas por dispositivos mecânicos. Fabricavam grande quantidade de peças de boa qualidade.

Pregos, parafusos e porcas sªo exemplos de produtos fabricados em mÆquinas automÆticas, dando início à produçªo industrial em larga escala.

A atividade industrial espalhou-se rapidamente na passagem do sØculo XIX para o sØculo X. As indœstrias jÆ dispunham de uma grande variedade de mÆquinas, o que possibilitou o desenvolvimento da indœstria, principalmente, da automobilística. Outros setores, como comØrcio, agricultura, transporte, tambØm beneficiaram-se com o desenvolvimento da indœstria mecânica.

Com as mÆquinas automÆticas foi possível fabricar grande quantidade de uma mesma peça, manter a precisªo, a intercambiabilidade e reduzir os custos de produçªo.

FÆbrica de pregos do início do sØculo X, com mÆquinas automÆticas.

AULA4

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

Assinale com (X) a afirmativa que indica uma das características da produçªo artesanal.

a)a)a)a)a)()Fabricaçªo de produtos em grande escala. b)b)b)b)b)()Emprego de mÆquinas. c)c)c)c)c)()Fabricaçªo de um produto de cada vez, exigindo muita habilidade do artesªo.

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2 Assinale com (X) as frases corretas, relativas a mÆquinas.

a)a)a)a)a)()A força da Ægua era muito utilizada para mover mÆquinas. b)b)b)b)b)()Uma das primeiras mÆquinas-ferramentas foi o torno. c)c)c)c)c)()O surgimento das mÆquinas contribuiu para acelerar o desenvolvimento do setor produtivo.

d)d)d)d)d)()As mÆquinas atuais eliminaram os princípios das mÆquinas simples.

e)e)e)e)e)()Whitworth contribuiu para o aperfeiçoamento das mÆquinasferramentas.

(Parte 1 de 2)

Comentários