Barroco literario

Barroco literario

Xama Pré-vestibular Popular

Literatura 2009

Barroco Literário Barroco (século XVII)

INÍCIO: Morre Camões; decadência de Portugal. Domínio Espanhol. TÉRMINO: É fundada a arcádia Lusitana em 1756.

Reforma protestante: Lutero e Calvino Concílio de Trento Contra-Reforma Ocorre a censura eclesiástica às ciências e cultura em geral Domínio espanhol na Península Ibérica O Brasil destaca-se como produtor de cana-de-açúcar Inicia-se no Brasil com o poema épico Pro-sopopéia, de Bento Teixeira Desenvolvimento de uma arte de contrastes e oposições (antítese) Fuga da Racionalidade Subjetivismo

PRODUÇÃO LITERÁRIA

Defendeu os cristãos - novos e o capitalismo judaico. Lutou em benefício dos índios e dos negros. O tribunal da Inquisição chegou a condená-lo por ser um herege. Criou sua obra nos dois países: Portugal e Brasil. Grande orador sacro de sua época. Defendia os direitos humanos através de seus Sermões. Características Conceptistas: sem exageros e rebuscamentos desnecessários. Um sermão importante: Sermão da Sexagésima: expõe sua polêmica frente a arte Cultista, analisa o papel do pregador e do ouvinte que não sabendo pregar adequadamente (os padres) faziam perecer à palavra de Deus.

Primeiro poeta significativo da literatura brasileira. Autor de sátiras de extrema irreverência o que fez com que fosse degregado para Angola. Escreveu poesias líricas, satíricas e religiosas. Vocabulário forte, não poupava qualquer camada social em suas sátiras. Seu palavreado chulo intitulou-o de Boca do Inferno. Desenvolveu o cultismo sem deixar de lado o conceptismo. Falou do homem brasileiro, do português poderoso, do clero, do rei de Portugal, da sociedade baiana (sátira). Contraste entre o pecado e o perdão, o antagonismo que vive o homem barroco (religioso). Fala também do amor, filosofia, natureza das coisas. EXERCÍCIOS:

Xama Pré-vestibular Popular

Literatura 2009

“Esta foi a origem do pecado original, e esta é a causa original das doenças do Brasil - tomar o alheio, cobiças, interesses, ganhos e conveniências particulares, por onde a justiça se não guarda e o Estado se perde. Perde-se o Brasil, Senhor (digamo-lo em uma palavra), porque alguns ministros de Sua Majestade não vêm cá buscar o nosso bem, vêm cá buscar nossos bens. Assim como dissemos que se perdeu o Mundo, porque Adão fez só a metade do que Deus lhe mandou, em sentido averso - guardar sim, trabalhar não, assim podemos dizer, que se perde também o Brasil, porque alguns dos seus ministros não fazem mais que a metade do que El-rei lhes manda.”

(Fragmento do “Sermão da Visitação de Nossa Senhora” do Pe. Antônio Vieira)

2) Explique a afirmação: () “alguns ministros não vêm cá buscar o nosso bem, vêm

A partir da leitura do texto acima, responda:: 1) Qual o estilo utilizado pelo autor para desenvolver seu tema / argumentação. cá buscar nossos bens.” 3) Analise o tipo de produção literária utilizada por Padre Antônio Vieira para defender suas idéias.

achar-vos-ei com mais Paço; os de lá, com mais passos

B) TESTES 1) (FUVEST) “Entre os semeadores do Evangelho há uns que saem a semear, há outros que semeiam sem sair. Os que saem a semear são os que vão pregar à Índia, à Chi-na, ao Japão; os que semeiam sem sair são os que se con-tentam com pregar na pátria. Todos terão sua razão, mas tudo tem sua conta. Aos que têm a seara em casa, pegarlhes-ão a semeadura; aos que vão buscar a seara tão longe, hão-lhes de medir a semeadura, e hão-lhes de contar os passos. Ah! dia do juízo! Ah! pregadores! Os de cá, Essa passagem é representativa de uma das tendências típicas da prosa seiscentista, a saber:

a) o Sebastianismo, isto é, a celebração do mito da volta de D. Sebastião, rei de Portugal, morto na batalha de Alcácer - Quibir.

a) A busca do exotismo e da aventura ultramarina, pre-sentes nas crônicas e narrativas de viagem. c) A exaltação do heróico e do épico, por meio das metá-foras grandiloqüentes da epopéia. d) O lirismo trovadoresco, caracterizado por figuras de estilo passionais e místicas. e) O Conceptismo, caracterizado pela utilização constante dos recursos da dialética.

2) (UM-SP) Aponte a alternativa correta sobre o “Sermão da Sexagésima.” a) O autor desenvolve dialeticamente a seguinte tese: “A semente é a palavra de Deus.” b) O estilo é barroco e privilegia a corrente conceptista de composição. c) O orador discute no sermão cinco causas possíveis que não permitiriam a entrada da palavra de Deus no coração dos homens. d) Vieira baseia-se em parábolas bíblicas, e sua linguagem se vale de estruturas retóricas clássicas. e) Pela sua capacidade de argumentação, Vieira consegue, neste sermão, convencer os

Xama Pré-vestibular Popular

Literatura 2009 indígenas a se converterem.

3) (FUVEST) A respeito do Padre Antônio Vieira, pode-se afirmar: a) Embora vivesse no Brasil, por sua formação lusitana não se ocupou de problemas locais. b) Procurava adequar os textos bíblicos às realidades que tratava. c) Dada sua espiritualidade, demonstrava desinteresse por assuntos mundanos. d) Em função de seu zelo para com Deus, utilizava-o para justificar todos os acontecimentos políticos e sociais. e) Mostrou-se tímido diante dos interesses dos poderosos.

4)(PUC/SP) “Que falta nesta cidade? Verdade. Que mais por sua desonra? Honra Falta mais que se lhe ponha? Vergonha O demo a viver se exponha, Por mais que a fama a exalta, Numa cidade onde falta Verdade, honra, vergonha.” Pode-se reconhecer nos versos acima, de Gregório de Matos: a) O caráter do jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço de uma crítica, em tom de sátira, do perfil moral da cidade da Bahia. b) O caráter de jogo verbal próprio da poesia religiosa do século XVI, sustentando piedosa lamentação pela falta de fé do gentio. c) O estilo pedagógico da poesia neoclássica, por meio da qual o poeta se investe das funções de um autêntico mora-lizador. d) O caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço da expressão lírica do arrependimento do poeta pecador. e) o estilo pedagógico da poesia neoclássica, sustentando em tom lírico as reflexões do poeta sobre o perfil moral da cidade da Bahia.

“Que és terra, homem, e em terra hás de tornar-te, Te lembra hoje Deus por sua Igreja; De pó te fez espelho, em que se veja A vil matéria, de que quis formar-te.”

Conforme sugere o excerto acima, o poeta barroco não raro expressa: a) O medo de ser infeliz; uma imensa angústia em face da vida, a que não consegue dar sentido; a desilusão diante da falência de valores terrenos e divinos. b) A consciência de que o mundo terreno é efêmero e vão; o sentimento de nulidade diante do poder divino. c) A percepção de que não há saídas para o homem; a certeza de que o aguardam o inferno e a desgraça espiritu-al. d) A necessidade de ser piedoso e criativo, paralela à vontade de fruir até as últimas conseqüências o lado mate-rial da vida. e) A revolta contra os aspectos fatais que os deuses im-primem a seu destino e à vida na terra.

6) (VUNESP) “Ardor em firme coração nascido; Pranto por belos olhos derramado;

Xama Pré-vestibular Popular

Literatura 2009

Incêndio em mares de água disfarçado; Rio de neve em fogo convertido: Tu, que em um peito abrasas escondido; Tu, que em um rosto corres desatado; Quando fogo, em cristais aprisionado; Quando cristal, em chamas derretido.”

O texto pertence a Gregório de Matos e apresenta todas as características seguintes: a) Trocadilhos, predomínio de metonímias e de símiles, a dualidade temática da sensualidade e do refreamento, antíteses claras dispostas em ordem indireta. b) Sintaxe, segundo a ordem lógica do Classicismo que o autor buscava imitar, predomínio das metáforas e das antíteses, temática da fugacidade do tempo e da vida. c) Dualidade temática da sensualidade e do refreamento, construção sintática por simetrias sucessivas, predomínio figurativo das metáforas e pares antitéticos que tendem para o paradoxo. d) Temática naturalista, assimetria total de construção, ordem direta predominando sobre a ordem inversa, ima-gens que prenunciam o Romantismo. e) Versificação clássica, temática neoclássica, sintaxe preciosista evidente no uso das sínqueses, dos anacolutos e das alegorias, construção assimétrica.

7) (STA. CASA) A preocupação com a brevidade da vida induz o poeta barroco a assumir uma atitude de quem: a) Descrê da misericórdia divina e contesta os valores da religião. b) Desiste de lutar contra o tempo, menosprezando a mo-cidade e a beleza. c) Se deixa subjugar pelo desânimo e pela apatia dos céti-cos. d) Se revolta contra os insondáveis desígnios de Deus. e) quer gozar ao máximo seus dias, enquanto a mocidade dura. 8) Assinale a afirmativa correta: a) A poesia de Gregório de Matos subdivide-se em três segmentos: o lírico-amoroso e filosófico; o sacro e o satíri-co. b) É comum o uso abusivo de figuras em seus poemas. c) “Boca do Inferno” é um pseudônimo que recebeu, por seus poemas satíricos. d) Embora não reconhecesse suas falhas, pediu perdão a Deus pelos pecados cometidos, em seus poemas sacros. e) D. Ângela e Anarda são nomes femininos citados em poemas seus.

Comentários