Simulado (revisado) Modelo Vestibular da UEM

Simulado (revisado) Modelo Vestibular da UEM

(Parte 1 de 3)

Autor Leandro, estudante de químicaAutor Leandro, estudante de química Maringá, 2009.Maringá, 2009.

01 – A menor estrutura que constitui uma proteína01 – A menor estrutura que constitui uma proteína é

(A)(A)um nucleotídeo.um nucleotídeo. (B)(B)um aminoácido.um aminoácido. (C)(C)uma pentose.uma pentose. (D)(D)uma molécula de ácido desoxirribonucléico.uma molécula de ácido desoxirribonucléico. (E)(E)um polissacarídeo nitrogenado.um polissacarídeo nitrogenado.

02 – Sobre a evolução dos conceitos químicos, mais02 – Sobre a evolução dos conceitos químicos, mais especificamente sobre a estrutura da matéria,especificamente sobre a estrutura da matéria, analise as alternativas abaixo com atenção e comanalise as alternativas abaixo com atenção e com base nos seus conhecimentos verifique e assinalebase nos seus conhecimentos verifique e assinale qual delas está qual delas está correta.correta.

(A)(A)O modelo que suscitou a idéia do átomoO modelo que suscitou a idéia do átomo constituído por duas regiões distintasconstituído por duas regiões distintas (núcleo e eletrosfera) foi proposto pelo(núcleo e eletrosfera) foi proposto pelo químico inglês John Dalton, no início doquímico inglês John Dalton, no início do século XIX.século XIX.

(B)(B)Os filósofos gregos Demócrito de Abdera e oOs filósofos gregos Demócrito de Abdera e o seu discípulo Leucipo acreditavam naseu discípulo Leucipo acreditavam na continuidade da matéria, ou seja, quantocontinuidade da matéria, ou seja, quanto mais dividíssemos a matéria, menoresmais dividíssemos a matéria, menores seriam as chances de sucesso de encontrarseriam as chances de sucesso de encontrar algo concreto; porém, em contrapartida,algo concreto; porém, em contrapartida, Aristóteles defendia a idéia de que aAristóteles defendia a idéia de que a matéria era constituída por partículasmatéria era constituída por partículas microscópicas e indivisíveis, nas quais elemicroscópicas e indivisíveis, nas quais ele denominou átomos.denominou átomos.

(C)(C)O cientista Chadwick, em 1932, estudandoO cientista Chadwick, em 1932, estudando descargas elétricas em gases submetidos àdescargas elétricas em gases submetidos à baixa pressão (gases rarefeitos), descobriu obaixa pressão (gases rarefeitos), descobriu o elétron, uma partícula menor que o átomoelétron, uma partícula menor que o átomo que apresenta carga elétrica negativa;que apresenta carga elétrica negativa; portanto estava provado que o átomo nãoportanto estava provado que o átomo não era indivisível como afirmava Aristóteles.era indivisível como afirmava Aristóteles.

(D)(D)O físico dinamarquês Niels Bohr provou,O físico dinamarquês Niels Bohr provou, com base em dados experimentais, que ocom base em dados experimentais, que o átomo era uma pequena estrutura, análogaátomo era uma pequena estrutura, análoga a uma bola de bilhar.a uma bola de bilhar.

(E)(E)Para o físico neozelandês E. Rutherford, oPara o físico neozelandês E. Rutherford, o átomo é uma estrutura esférica em alusãoátomo é uma estrutura esférica em alusão ao Sistema Solar (de acordo com a Físicaao Sistema Solar (de acordo com a Física Clássica), ou seja, o núcleo corresponde aoClássica), ou seja, o núcleo corresponde ao Sol e os elétrons se comportam como osSol e os elétrons se comportam como os planetas orbitando ao redor dele.planetas orbitando ao redor dele.

03 – Leia o texto a seguir.03 – Leia o texto a seguir.

“A rodopsina é um pigmento vermelho, fotossensível,“A rodopsina é um pigmento vermelho, fotossensível, existente na retina. Ela é constituída pelo 1-cis retinalexistente na retina. Ela é constituída pelo 1-cis retinal combinado com uma proteína chamada opsina. Quando ocombinado com uma proteína chamada opsina. Quando o complexo cis retinal-proteína absorve luz, transforma-se emcomplexo cis retinal-proteína absorve luz, transforma-se em trans retinal e opsina. Esta mudança geométrica provocatrans retinal e opsina. Esta mudança geométrica provoca uma resposta nas células nervosas, que é transmitida aouma resposta nas células nervosas, que é transmitida ao cérebro e permite a visão”cérebro e permite a visão”..

Fonte: Sardella, A. Fonte: Sardella, A. Química Série Novo Ensino MédioQuímica Série Novo Ensino Médio. Ed.. Ed. Ática. São Paulo, 2000, P.308Ática. São Paulo, 2000, P.308..

O texto faz referência a um fenômeno que ocorre emO texto faz referência a um fenômeno que ocorre em compostos que apresentam o mesmo número decompostos que apresentam o mesmo número de átomos, ou seja, a mesma fórmula molecular, masátomos, ou seja, a mesma fórmula molecular, mas cuja configuração é diferente. Esse fenômeno écuja configuração é diferente. Esse fenômeno é

(A)(A) polimorfismo.polimorfismo. (B)(B) dissociação eletrolítica.dissociação eletrolítica. (C)(C) eletroforese.eletroforese. (D)(D) osmoscopia.osmoscopia. (E)(E) isomeria.isomeria.

04 – Sabe-se que a 04 – Sabe-se que a eletronegatividadeeletronegatividade é a é a habilidade que um átomo possui em atrair elétronshabilidade que um átomo possui em atrair elétrons para sua eletrosfera periférica. De posse dessapara sua eletrosfera periférica. De posse dessa afirmação e com base nos seus conhecimentosafirmação e com base nos seus conhecimentos acerca das propriedades periódicas dos elementosacerca das propriedades periódicas dos elementos químicos, assinale a alternativa que corresponde aoquímicos, assinale a alternativa que corresponde ao símbolo do elemento químico mais eletronegativosímbolo do elemento químico mais eletronegativo da natureza.da natureza.

05 – Ao lado da temperatura, a água é o fator que05 – Ao lado da temperatura, a água é o fator que mais afeta a ecologia de todos os seres vivos,mais afeta a ecologia de todos os seres vivos, principalmente dos organismos terrestres, para osprincipalmente dos organismos terrestres, para os quais ela nem sempre se encontra plenamentequais ela nem sempre se encontra plenamente disponível. Para se entender a importância dessedisponível. Para se entender a importância desse fator ecológico, basta ter em mente que asfator ecológico, basta ter em mente que as primeiras formas de vida surgiram no ambienteprimeiras formas de vida surgiram no ambiente aquático, e somente lá viveram durante quase doisaquático, e somente lá viveram durante quase dois bilhões de anos. Isso porque, pelas característicasbilhões de anos. Isso porque, pelas características físico-químicas, a água cria um ambiente muitofísico-químicas, a água cria um ambiente muito mais estável que o aéreo. (Fonte: Sariego, J. C.mais estável que o aéreo. (Fonte: Sariego, J. C. Educação Ambiental - As ameaças ao planeta azul.Educação Ambiental - As ameaças ao planeta azul. Scipione, São Paulo, 1994, P. 4) Scipione, São Paulo, 1994, P. 4)

Com base no exposto, a respeito da substânciaCom base no exposto, a respeito da substância água, a mais abundante do planeta, assinale aágua, a mais abundante do planeta, assinale a alternativa alternativa incorretaincorreta..

(A)(A)Alguns insetos caminham sobre a superfícieAlguns insetos caminham sobre a superfície da água, graças a sua propriedade físico-da água, graças a sua propriedade físicoquímica especial denominada tensãoquímica especial denominada tensão superficial.superficial.

(B)(B)Ao se dissolver cloreto de sódio em água,Ao se dissolver cloreto de sódio em água, suas moléculas solvatam os íons sódio esuas moléculas solvatam os íons sódio e cloreto, logo após a dissociação do mesmo.cloreto, logo após a dissociação do mesmo.

(C)(C)A geometria da molécula de água é angular.A geometria da molécula de água é angular.

(D)(D)Em reações ácido-base, a água apresentaEm reações ácido-base, a água apresenta caráter anfótero.caráter anfótero.

(E)(E)A água não tem importância na bioquímica,A água não tem importância na bioquímica, porque lá ela não é usada como o solventeporque lá ela não é usada como o solvente universal.universal.

06 – Um gene corresponde a um fragmento da06 – Um gene corresponde a um fragmento da molécula de DNA capaz de codificar a síntese demolécula de DNA capaz de codificar a síntese de uma proteína. De acordo com a seqüência de basesuma proteína. De acordo com a seqüência de bases nitrogenadas que possui nos nucleotídeos que onitrogenadas que possui nos nucleotídeos que o constitui, o gene determina a seqüência deconstitui, o gene determina a seqüência de aminoácidos na molécula protéica produzida. Comaminoácidos na molécula protéica produzida. Com base nestas informações e nos seus conhecimentosbase nestas informações e nos seus conhecimentos acerca da Síntese de Proteínas, bioquimicamenteacerca da Síntese de Proteínas, bioquimicamente falando, assinale a alternativa falando, assinale a alternativa corretacorreta..

(A)(A)A molécula de DNA orienta a síntese deA molécula de DNA orienta a síntese de proteínas.proteínas.

(B)(B)A dupla-hélice da molécula do ácidoA dupla-hélice da molécula do ácido desoxirribonucléico se mantém unida graçasdesoxirribonucléico se mantém unida graças às forças de Van der Waals.às forças de Van der Waals.

(C)(C)A formação da ligação peptídica se dá peloA formação da ligação peptídica se dá pelo encaixe do códon do RNA mensageiro com oencaixe do códon do RNA mensageiro com o anticódon do RNA transportador.anticódon do RNA transportador.

(D)(D)Considerando um trecho da fita molde doConsiderando um trecho da fita molde do

DNA formada pelos códons AAT, TTG,DNA formada pelos códons AAT, TTG, GAG, CGT, A, pode-se concluir que oGAG, CGT, A, pode-se concluir que o RNA mensageiro formado terá nesse trechoRNA mensageiro formado terá nesse trecho os códons TTA, AAC, CTC, GCA, T.os códons TTA, AAC, CTC, GCA, T.

(E)Se uma proteína é formada por Se uma proteína é formada por x códons, é códons, é correto dizer que o RNA mensageiro serácorreto dizer que o RNA mensageiro será portador de 3portador de 3xx códons.códons.

07 – Com base nos seus conhecimentos científicos,07 – Com base nos seus conhecimentos científicos, assinale a alternativa assinale a alternativa incorretaincorreta..

(A)(A)O físico dinamarquês Niels Bohr elaborou,O físico dinamarquês Niels Bohr elaborou, no início do século passado (1913) uma novano início do século passado (1913) uma nova teoria sobre a distribuição e movimento dosteoria sobre a distribuição e movimento dos elétrons, partindo do modelo atômicoelétrons, partindo do modelo atômico proposto pelo físico neozelandês Ernestproposto pelo físico neozelandês Ernest Rutherford. Um dos postulados queRutherford. Um dos postulados que fundamenta-se nesta teoria afirma quefundamenta-se nesta teoria afirma que quando um elétron recebe energia suficientequando um elétron recebe energia suficiente do exterior, ele salta para a órbita superior.do exterior, ele salta para a órbita superior. Após receber esta energia, o elétron tende aApós receber esta energia, o elétron tende a voltar à sua órbita de origem, devolvendo avoltar à sua órbita de origem, devolvendo a energia recebida na forma de ondasenergia recebida na forma de ondas eletromagnéticas (fótons de luz ou calor).eletromagnéticas (fótons de luz ou calor).

(B)Supondo uma molécula hipotética ABSupondo uma molécula hipotética AB1010 de de geometria dodecaédrica e sabendo que estageometria dodecaédrica e sabendo que esta apresenta 5 arestas em cada face (para oapresenta 5 arestas em cada face (para o átomo central), pode-se afirmar que aátomo central), pode-se afirmar que a molécula atende a molécula atende a relação de Eulerrelação de Euler,, matematicamente expressa por matematicamente expressa por

(onde (onde V = vértice; = vértice; F = face e = face e A = aresta), ou = aresta), ou seja, corresponde a um poliedro convexo (ouseja, corresponde a um poliedro convexo (ou poliedro de Platão).poliedro de Platão).

(C)Se um átomo genérico Se um átomo genérico A de número atômico de número atômico igual ao dobro de um outro átomo situado noigual ao dobro de um outro átomo situado no terceiro período e grupo 16 da atualterceiro período e grupo 16 da atual classificação periódica dos elementosclassificação periódica dos elementos químicos, é isótopo de um átomo químicos, é isótopo de um átomo A’A’ que que apresenta 40 nêutrons em seu núcleo comapresenta 40 nêutrons em seu núcleo com número de massa 2 unidades a mais que onúmero de massa 2 unidades a mais que o átomo átomo A, pode-se afirmar que o átomo , pode-se afirmar que o átomo A é é isoeletrônico do ânion zinco bivalente. isoeletrônico do ânion zinco bivalente.

(D)(D)O crescimento do potencial de ionização naO crescimento do potencial de ionização na tabela periódica é diretamente proporcionaltabela periódica é diretamente proporcional ao decrescimento do raio atômico eao decrescimento do raio atômico e inversamente proporcional ao crescimentoinversamente proporcional ao crescimento da eletroafinidade ou afinidade eletrônica.da eletroafinidade ou afinidade eletrônica.

(E)As teorias de Max Planck (quanta), Louis deAs teorias de Max Planck (quanta), Louis de

Broglie (onda-partícula), SchröndingerBroglie (onda-partícula), Schröndinger (orbital), Heisenberg (Princípio da(orbital), Heisenberg (Princípio da incerteza) e outros cientistas, constituíram aincerteza) e outros cientistas, constituíram a base da chamada Mecânica Quântica, a qualbase da chamada Mecânica Quântica, a qual possibilitou uma forma excelente depossibilitou uma forma excelente de identificação dos elétrons em um átomo.identificação dos elétrons em um átomo. Essa identificação é feita através de quatroEssa identificação é feita através de quatro números, denominados pela Comunidadenúmeros, denominados pela Comunidade Científica de Números Quânticos PrincipalCientífica de Números Quânticos Principal

(n), Azimutal (l), Magnético (m(n), Azimutal (l), Magnético (mll) e Spin (m) e Spin (mss).).

08 – Lagartixas são excelentes alpinistas, escalam08 – Lagartixas são excelentes alpinistas, escalam paredes com uma velocidade que pode atingir 1 m/s.paredes com uma velocidade que pode atingir 1 m/s. O mecanismo utilizado por esses répteis para seO mecanismo utilizado por esses répteis para se fixarem às superfícies foi descrito pela equipe dofixarem às superfícies foi descrito pela equipe do biólogo Kellar Autumn, professor do Lewis & Clarkbiólogo Kellar Autumn, professor do Lewis & Clark College em Portland, EUA. (Fonte: Artigo publicadoCollege em Portland, EUA. (Fonte: Artigo publicado pela revista pela revista NatureNature em 2000.) Baseado no exposto e em 2000.) Baseado no exposto e nos seus conhecimentos químicos e biológicos,nos seus conhecimentos químicos e biológicos, assinale a alternativa que descreve assinale a alternativa que descreve corretamentecorretamente a capacidade desses répteis de se fixarem àsa capacidade desses répteis de se fixarem às superfícies.superfícies.

(A)(A)Quando a lagartixa sobe pela parede aQuando a lagartixa sobe pela parede a geometria espacial de seus dedos égeometria espacial de seus dedos é deformada e, por indução, produz uma novadeformada e, por indução, produz uma nova conformação espacial, que por sua vez,conformação espacial, que por sua vez, aumenta o coeficiente de atrito superficial eaumenta o coeficiente de atrito superficial e conseqüentemente a pressão, permitindoconseqüentemente a pressão, permitindo sua fixação à superfície.sua fixação à superfície.

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