Catálogo Técnico - Tigre

Catálogo Técnico - Tigre

(Parte 1 de 11)

Solução completa

Beleza à prova do tempo

Maior eficiência na drenagem de águas de chuva

Dispensa manutenção e pintura

FlexibilidadeLeveza

AQUAPLUV STYLE E AQUAPLUV BEIRAL Características da Linha Aquapluv Style Instruções de Instalação Itens da Linha Características da Linha Aquapluv Beiral Instruções de Instalação Itens da Linha Instruções Gerais

CALHA PLATIBANDA E RUFOS Características da Linha Platibanda Instruções de Instalação Itens da Linha Características da Linha Rufos Instruções de Instalação Itens da Linha

CAIXAS DE AREIA Características da Linha Instruções de Instalação Itens da Linha Instruções Gerais

GRELHAS E CALHAS DE PISO Características da Linha Instruções de Instalação Itens da Linha Instruções Gerais

TUBOS PARA DRENAGEM Características da Linha Tubos para Drenagem Instruções de Instalação Itens da Linha Características da Linha Drenoflex Instruções de Instalação Itens da Linha Instruções Gerais

O conceito de linhas completas de produtos reforça a marca de inovação da Tigre. Por isso, a empresa desenvolve sistemas inéditos, eficientes e duráveis para edificações residenciais e comerciais, como as modernas soluções para captação e drenagem de água da chuva. As águas que escoam sobre a superfície do solo, terraços, telhados, e ainda eventuais excessos de água do subsolo precisam ser captadas e conduzidas de forma controlada por sistemas de captação e drenagem pluvial, para evitar alagamentos, reduzir a erosão do solo e proteger as edificações da umidade, garantindo conforto às pessoas.

Águas Pluviais e Drenagem

Soluções Tigre para Instalações de Águas Pluviais e Drenagem

Por isso, os sistemas para águas pluviais e drenagem da Tigre, além de atributos como beleza dos materiais que combinam com a estética da casa e funcionalidade, não vazam e são extremamente duráveis. Nas próximas páginas você encontra todas as informações necessárias, dispostas de forma clara, para projetar, especificar e instalar as soluções Tigre para Águas Pluviais e Drenagem.

Linha completa de calhas, condutores verticais e conexões para a coleta e condução de água de chuva de telhados com beiral. Possui design moderno e diferenciado que contribui para a estética da obra.

Linha Aquapluv Style TIGRE

Calhas Aquapluv Style e Aquapluv Beiral Águas Pluviais e Drenagem

Estética diferenciada; Maior adaptação aos projetos devido às opções de bocais de extremidade direita a esquerda, e condutores circulares e retangulares; Fácil e simples instalação: as peças padronizadas agilizam a montagem, suportes para fixação ja incorporados a calha e montagem através de simples encaixe; Durabilidade: são resistentes á ação das interpéries e não amarelam; Vedação perfeita;

Fabricados de PVC com aditivo anti U.V. (ultra violeta); Calhas com formato retangular, 132 X 89 m Duas opções de cores: branca e begê-pérola; Superfície interna lisa; Duas opções de condutor: retangular e circular; Conexão com olhais para fixação direta nas testeiras e anéis de vedação já incorporados ao produto.

Suporte de PVC: para uso direto na testeira ou com a haste metálica. Disponível nas cores da calha.

Suportes disponíveis nas seguintes versões:

A norma da ABNT que deve ser seguida para a instalação de sistemas de águas pluviais é a NBR 10844 - Instalações Prediais de Águas Pluviais.

Haste Metálica: para telhados sem testeira, usando o suporte de PVC.

Características Técnicas

Função e Aplicação Benefícios

Suporte Metálico Dobrado: para telhados sem testeira, para encaixe direto da calha. Disponível nas cores branca, bege e zincada.

Instalação das Calhas Aquapluv Style

Ferramentas necessárias para a instalação: Nível de bolha, chave de fenda, nível ou barbante, lápis, arco de serra, parafusos para uso em madeira (4,2 m x ¾ ᴀ), Pasta Lubrificante TIGRE para ser usada nas vedações.

Em beiral sem testeira a calha poderá ser fixada sobre os caibros, desde que a distância entre eles não seja superior ao espaçamento máximo entre suportes, que é de 60 cm. Caso a distância supere este valor, é recomendável a instalação de uma testeira no beiral.

Passo 2: Marque os pontos para fixação da calha e das conexões.

Passo 1: Verifique se o beiral possui ou não testeira.

Beiral com testeira.

Beiral sem testeira. Em beiral com testeira: a calha será fixada sobre ela.

Em beiral com testeira: para fixar a calha na testeira utilize os suportes de PVC e as conexões, que neste caso são todos fixados diretamente na testeira. Para começar, marque a posição dos bocais, que serão os pontos de descida da água pelos condutores e que vão decidir o sentido da declividade da calha. Meça o comprimento do trecho da testeira. Calcule o desnível entre o ponto de início e de final (junto ao condutor), a fim de garantir inclinação de 0,5% (5 m a cada metro). Fixe o primeiro parafuso no ponto inicial e outro no ponto final. Estique uma linha entre eles e marque os pontos intermediários, mantendo um espaçamento máximo entre os suportes de 60 cm.

Em beiral sem testeira: defina o sentido das inclinações de acordo com a posição dos bocais. Neste caso, o alinhamento dos pontos de fixação já está predefinido pela posição dos caibros. É necessário, porém, marcar os desníveis entre os pontos, para respeitar a inclinação de 0,5% para a calha. Fixe o primeiro e o último parafuso. Estique uma linha entre eles e marque os pontos intermediários, no centro dos caibros.

Calhas Aquapluv Style e Aquapluv Beiral Águas Pluviais e Drenagem

Calhas Aquapluv Style e Aquapluv Beiral Águas Pluviais e Drenagem

Em beiral com testeira: fixe diretamente as conexões (emendas e bocais intermediários ou de extremidade) pendurando-as nos parafusos fixados nas posições correspondentes, conforme as figuras. Aperte com a chave de fenda.

Passo 3: Fixe as conexões e suportes.

Em beiral sem testeira: neste caso, estão disponíveis duas opções de suportes, cujas instruções de aplicação são as seguintes:

Opção 1: Suporte metálico dobrado: deve ser parafusado na lateral do caibro, na altura ideal para garantir a declividade de 0,5% da calha.

Opção 2: Haste metálica com suporte de PVC: pode-se fixar a haste nas laterais dos caibros, todos à mesma altura, e regular o nível dos suportes pela fixação dos parafusos, para garantir a declividade da calha, como mostra a figura.

Nestes casos, as conexões intermediárias serão sustentadas pela própria calha, pois não há superfície de testeiras para fixá-las.

Calhas Aquapluv Style e Aquapluv Beiral Águas Pluviais e Drenagem

A calha deverá ser encaixada nos suportes e nas conexões já fixados na testeira ou nos caibros. Encaixe primeiro a parte traseira e gire a calha para baixo:

Passo 4: Coloque a calha.

No caso dos beirais sem testeira, após fixar a calha, as conexões deverão ser encaixadas nela, conforme a figura:

Após fixada a calha e as conexões, encaixe os esquadros nos pontos onde estiverem previstos, como demonstram as figuras:

Passo 5: Coloque os esquadros.

Passo 6: Coloque as cabeceiras. As últimas conexões a serem encaixadas na calha serão as cabeceiras e os bocais de cabeceira:

(Parte 1 de 11)

Comentários