Química à Serviço da Humanidade

Química à Serviço da Humanidade

(Parte 2 de 2)

Nesse contexto, vale ressaltar que, só o uso adequado da química pode-

Este volume, dedicado à química ambiental, fecha um ciclo que envolve os três grandes compartimentos do globo terrestre: atmosfera, hidrosfera e litosfera.

Os Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola abordam temas atuais da Química.

Só o uso adequado da química poderá contribuir para mitigar a fome, melhorar a qualidade de vida e conforto da população.

rá contribuir para mitigar a fome, melhorar a qualidade de vida e conforto da população, construir uma indústria sustentável, bem como preservar o ambiente e o patrimônio artístico e cultural. Sem a Química seria impossível manter a qualidade de vida da humanidade com alimentos, segurança ambiental, longevidade e conforto.

Para saber mais

Protocolo de Montreal: http:// lnweb18.worldbank.org/ES SD/ envext.nsf/49ByDocName/ MontrealProtocol

Protocolo de Quioto: http:// w.mct.gov .br/clima/quioto/ protocol.htm

JARDIM, W. F. A evolução da atmosfera terrestre. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola – Química Ambiental, n. 1, p. 5 – 8, 2001.

FADINI, S. P. e FADINI, A. A. B. Lixo: desafios e compromissos. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola – Química Ambiental, n. 1, p. 9 – 18, 2001.

GUIMARÃES, J. R. e ABDUL NOUR,

E. A. Tratando nossos esgotos: processos que imitam a vida. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola – Química Ambiental, n. 1, p. 19 – 30, 2001.

GRASSI, M. A. As águas do planeta terra. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola – Química Ambiental, n. 1, p. 31 – 40, 2001.

MOZETO, A. A. Química atmosférica: a química sobre as nossas cabeças. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola – Química Ambiental, n. 1, p. 41 – 49, 2001. DE ANDRADE, J.B.; CADORE, S.;

VIEIRA, P.C. e PINTO, A.C. Eixos Mobilizadores em Química, Química Nova, n. 26(3) p. 445-451, 2003.

Luciana Almeida Silva é Doutora em Química e Professora Adjunta do Departamento de Química Geral e Inorgânica do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia. las@ufba.br Jailson B. de Andrade é Professor Titular do Departamento de Química Geral e Inorgânica do Instituto de Química da UFBA, Coordenador do Laboratório de Pesquisas e Desenvolvimento em Química (LPQ) e Editor do Journal of the Brazilian Chemical Society. jailsong@ufba.br

1-0-quimica humanidade.p65 17/10/03, 08:06

(Parte 2 de 2)

Comentários