Conceitos básicos de PCP

Conceitos básicos de PCP

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Conceitos Básicos de PCP

Aula 1

Sistemas de Administração da

Produção # papel estratégico #

Objetivo: ”Planejar e controlar o processo de produção em todos os seus níveis, garantindo que suas decisões operacionais sejam adequadas às necessidades estratégicas”;

Definição: “Sistemas que provêem informações que suportam o gerenciamento eficaz do fluxo de materiais, da utilização dos recursos produtivos, a coordenação das atividades internas com as atividades dos fornecedores e distribuidores e a comunicação/interface com os clientes no que se refere a suas necessidades operacionais”.

Atividades Gerenciais Típicas

Planejar as necessidades de capacidade (qualitativa e quantitativamente);

Planejar a compra de materiais (disponibilidade no momento e na quantidade certa);

Planejar níveis apropriados de estoque (reduzir impacto das incertezas);

Programar atividades de produção (empregar recursos nas coisas certas e prioritárias);

Identificar a situação corrente (dos recursos e das ordens);

Reagir eficaz e eficientemente (diante de situações inesperadas no processo e / ou no ambiente);

Prover informações a outras funções (permitindo a integração dosesforços); Prometer / cumprir prazos com precisão;

Concorrentes na Indústria

Rivalidade entre

Empresas Existentes

Fornecedores Co mpradores

Substitutos

Entrantes Potenciais

5 Forças (rentabilidade da indústria)

Opções de posicionamento co mpetitivo

Vantagem Competitiva Custo Mais BaixoDiferenciação

1. Liderança de Custo2. Diferenciação

3A. Enfoque no Custo 3B. Enfoque na

Diferenciação

Administração da Produção e os critérios competitivos -I

Custos utilização adequada dos recursos, evitando:

Diretamente: demissão, admissão, subcontratação, horas extras, ociosidade, etc.;

Indiretamente: redução das taxas de produtividade e qualidade decorrentes da instabilidade do processo; níveis adequados de estoque, evitando:

custo de manutenção/falta de estoques; omissão de ineficiências do processo; cumprimento dos prazos, evitando:

multas contratuais; perda de reputação;

Administração da Produção e os critérios competitivos -I

Qualidade

Direta mente: controle (registros) de itens defeituosos;

Indireta mente: identificação das imperfeições dos processos;

Velocidade de entrega

Altos níveis de estoques de produtos acabados ou

Velocidade de fluxo; redução das atividades especulativas; melhores previsões (horizontes menores); exige menores estoques em processo;

Administração da Produção e os critérios competitivos -I

Confiabilidade de entrega

Planejamento antecipado das atividades; previsão de eventos inesperados (cenários); respeito às restrições reais (não programar para superutilizar);

Monitoramento do andamento da produção; tomada de medidas corretivas “a tempo”;

Flexibilidade (capacidade de resposta a mudanças não planejadas)

Habilidade em reprogramara produção; Dimensionamento adequado dos níveis de estoque; Capacidade de re-roteamentoda produção;

Estratégia de Negócio Unidade A

Estratégia de Marketing/ Vendas

Estratégia de Produção

Estratégia de P&D

Estratégia Financeira/ de Controladoria

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