Operador Logistica

Operador Logistica

(Parte 1 de 5)

Operadores Logísticos

Objetivo:

Detalhar a natureza do serviço logístico, através da prestação de serviços ao cliente e capacitá-los para o desenvolvimento de soluções logísticas dentro das organizações

Profº. Bárbara Alyne e Silva –E-mail: barbara.alyne@hotmail.com

Graduada em Administração de Empresas; Pós Graduada em Logística das Operações Comerciais; MBA em Supply Chain.

Conhecendo o Cliente

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

Entendendo o Consumidor “Comportamento”

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

“É o estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou dispõem de produtos, serviços, idéias ou experiências para satisfazer necessidades e desejos.”

SOLOMON, Michael. O comportamento do Consumidor: comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre : Bookman,

Comportamento do Consumidor

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

Papéis que o consumidor desempenha

Iniciador–Sugere a idéia de comprar;

Influenciador–Pessoa cujo ponto de vista ou conselho influencia na decisão;

Decisor–Pessoa que decide comprar, o que comprar, como comprar ou onde comprar;

Comprador–Pessoa que efetivamente realiza a compra;

Usuário –quem consome ou usa o produto/serviço (Consumidor).

Fatores que influenciam o comportamento do consumidor

CLIENTE (Modelo de Hengel)

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

Comportamento no ato da compra

Reconhece a Necessidade

Busca Informações

Seleciona e Avalia

Alternativas

Decide!

(Contexto da

Economia e do

Mercado,

Momento de

Vida Atual,

Necessidades,

Desejos,

Benefícios, Percepção, Persuasão)

Busca confirmação da decisão tomada (dissonância cognitiva)

(Modelo dos 5 estágios de Engel, Kollat, Blackwell)

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

O que é Segmentação de Mercado?

Exercerá uma atração especialmente forte

Caracteriza um produto ou serviço que... Para alguma subparte identificável do mercado total;

Mas...como assim “subparte” do mercado ???

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

Objetivos

Conhecer as relações Cliente x Produto em cada segmento com o propósito de:

Desenvolver atributos no produto, que atendam as necessidades específicas deste grupo-alvo;

Otimizar a eficácia, rapidez e gestão dos processos MKT (distribuição, tamanho da equipe de, promoção);

Aumentar a participação de mercado nestes segmentos.

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

Objetivos

(Parte 1 de 5)

Comentários