Papel dos Gerentes

Conceito

  • Gerentes são os agentes ou protagonistas do processo administrativo;

  • São funcionários responsáveis pelo trabalho de outros funcionários nas organizações;

  • São também chamados chefes ou dirigentes.

Principais autores

  • HENRI FAYOL (1916) Processo Administrativo

  • CHESTER BARNARD (1938) Funções do executivo

  • HERBERT SIMON (1960) Processo decisório

  • HENRY MINTZBERG (1973) Papéis do gerente

  • ROSEMARY STEWART (1982) Processo decisório

  • FRED LUTHANS (1988) Desempenho dos gerentes

  • ANDREW GROVE (1983) Princípios de administração de

          • alta performance

FAYOL Papel do Gerente

  • O trabalho do dirigente consiste em:

  • Tomar decisões;

  • Estabelecer metas;

  • Definir diretrizes;

  • Atribuir responsabilidades aos integrantes da organização.

FAYOL Os 16 deveres dos gerentes

  • I- Assegurar a cuidadosa preparação dos planos e sua rigorosa execução.

  • II- Cuidar para que a organização humana e material seja coerente com o objetivo, os recursos e os requisitos da empresa.

  • III- Estabelecer uma autoridade construtiva, competente, enérgica e única.

  • IV- Harmonizar atividades e coordenar esforços.

  • V- Formular as decisões de forma simples, nítida e precisa.

  • VI- Organizar a seleção eficiente do pessoal.

  • VII- Definir claramente as obrigações.

  • VIII- Encorajar a iniciativa e o senso de responsabilidade.

  • IX- Recompensar justa e adequadamente os serviços prestados.

X- Usar sanções contra faltas e erros;

  • X- Usar sanções contra faltas e erros;

  • XI- Manter a disciplina;

  • XII- Subordinar os interesses individuais ao interesse geral;

  • XII- Manter a unidade de comando;

  • XIV- Supervisionar a ordem material e humana;

  • XV- Ter tudo sob controle;

  • XVI- Combater o excesso de regulamentos, burocracia e papelada.

1. DIVISÃO DO TRABALHO: designação de tarefas específicas para cada pessoa.;

  • 1. DIVISÃO DO TRABALHO: designação de tarefas específicas para cada pessoa.;

  • 2. AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE: direito de mandar e o poder de obedecer. A sanção que acompanha o exercício do poder;

  • 3. DISCIPLINA: respeito aos acordos estabelecidos entre a empresa e seus agentes;

  • 4. UNIDADE DE COMANDO: de forma que cada pessoa tenha apenas um superior;

  • 5. UNIDADE DE DIREÇÃO: um só chefe e um só programa para o conjunto de operações que visam ao mesmo objetivo;

  • 6. INTERESSE GERAL: subordinação do interesse individual ao interesse geral;

  • 7. REMUNERAÇÃO DO PESSOAL: de forma eqüitativa, e com base tanto fatores internos quanto externos;

  • 8. CENTRALIZAÇÃO: equilíbrio entre a concentração de poderes de decisão no chefe, sua capacidade de enfrentar suas responsabilidades e a iniciativa dos subordinados;

  • 9. CADEIA ESCALAR: (Linha de Comando): hierarquia;

  • 10. ORDEM: um lugar para cada pessoa e cada pessoa no seu lugar;

  • 11. EQÜIDADE: tratamento das pessoas com benevolência e justiça, não excluindo a energia e o rigor quando necessários;

  • 12. ESTABILIDADE DO PESSOAL: manutenção das equipes como forma de promover seu desenvolvimento;

  • 13. INICIATIVA: faz aumentar o zelo e a atividade dos agentes;

  • 14. ESPÍRITO DE EQUIPE: desenvolvimento e manutenção da harmonia dentro da força de trabalho.

CHESTER BARNARD e as Funções do Executivo

CHESTER BARNARD As Funções do Executivo: responsabilidades principais

  • Desenvolver e manter um sistema de comunicação com a organização informal;

  • Promover a formação e a manutenção de um sistema de recursos humanos;

  • Formular e definir os propósitos, objetivos e fins da organização.

HERBERT SIMON Tipos de Decisões

  • PROGRAMADAS

  • São repetitivas e tomadas automaticamente.

  • Hábitos;

  • Rotinas;

  • Manuais de Instruções;

  • Operações padronizadas.

HENRY MINTZBERG e os Papéis Gerenciais

  • Mintznberg questiona a idéia de Fayol de que os administradores apenas planejam, organizam, dirigem e controlam. Essas funções dizem respeito ao processo administrativo, mas os gerentes têm muitas outras funções. Ou seja, os gerentes tem outras responsabilidades gerenciais além do desempenho das funções do processo administrativo.

HENRY MINTZBERG Papéis Interpessoais

  • Figura de proa: o gerente age como um símbolo e representante (relações públicas) da organização.

  • Líder: a liderança envolve todas as atividades interpessoais nas quais há alguma forma de influência.

  • Ligação: envolve a teia de relacionamentos que o gerente deve manter.

HENRY MINTZBERG Papéis de Informação

  • Monitor: o gerente recebe ou procura informações que lhe permitem entender o que se passa em sua organização e no ambiente.

  • Disseminador: o papel do monitor tem o complemento da disseminação da informação externa para dentro da organização, e de informação interna de um subordinado para outro.

  • Porta-voz: envolve o papel inverso do disseminador, é a transmissão de informação de dentro para o meio ambiente da organização.

HENRY MINTZBERG Papéis de Decisão

  • Entrepreneur: como entrepreneur (empreendedor), o gerente é iniciador e planejador da maior parte das mudanças controladas em sua organização.

  • Controlador de distúrbios: são as situações que estão parcialmente fora do controle gerencial;

  • Administrador de recursos: é inerente à autoridade formal, está presente em praticamente qualquer decisão que o gerente tome;

  • Negociador: é o gerente que lidera os representantes de sua organização nessas negociações, que podem lidar com sindicatos, clientes, credores ou empregados individuais, entre outras possibilidades.

ROSEMARY STEWART e as Escolhas Gerenciais

  • Ao contrário do modelo de Mintzberg e de outros autores, Stewart não procura interpretar o conteúdo dos cargos gerenciais. Ela não diz qual o trabalho dos gerentes, mas como se pode estudá-lo.

  • Os pontos principais na visão de Rosemary Stewart são:

  • Exigências;

  • Restrições;

  • Escolhas.

ROSEMARY STEWART Três dimensões do papel dos gerentes

ROSEMARY STEWART Escolhas Gerenciais

  • EXIGÊNCIAS: são as tarefas que o ocupante de qualquer cargo gerencial deve necessariamente desempenhar;

  • RESTRIÇÕES: são os fatores internos ou externos à organização que limitam o que o ocupante do cargo pode fazer;

  • ESCOLHAS: são as atividades que o ocupante do cargo pode realizar, mas não é obrigado a realizar.

FRED LUTHANS e o Desempenho dos Gerentes

  • Classificou as atividades dos gerentes em quatro categorias:

  • Funções gerenciais: tomar decisões, planejar e controlar;

  • Comunicação: trocar e processar informações, processar documentação;

  • Administração de recursos humanos: motivar, resolver conflitos, colocar pessoal, treinar;

  • Relacionamento (networking): manter relações sociais, fazer política, interagir com pessoas de fora da organização.

Habilidades segundo MINTZBERG

  • HABILIDADES DE RELACIONAMENTO COM COLEGAS: capacidade de estabelecer e manter relações formais e informais com os colegas.

  • Construção de uma rede de contatos;

  • Comunicação formal e informal;

  • Negociação;

  • Política (compreensão e sobrevivência dentro da estrutura de poder das grandes burocracias).

  • 2. HABILIDADES DE LIDERANÇA: são necessárias para a realização das tarefas que envolvem a equipe de subordinados do gerente.

  • 3. HABILIDADES DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: orientação, motivação, treinamento, uso da autoridade.

Habilidades segundo MINTZBERG

  • 4. HABILIDADES DE PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES: aprender a construir redes informais e desenvolver habilidades de comunicações.

  • 5. HABILIDADES DE TOMAR DECISÕES EM CONDIÇÕES DE AMBIGÜIDADE: são situações imprevistas, que precisam ser diagnosticadas e exigem a capacidade de decidir, em primeiro lugar, se é preciso decidir.

  • 6. HABILIDADES DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS: decidir a quais atividades alocar seu tempo, ou a quais projetos alocar funcionários.

  • 7. HABILIDADES DE EMPREENDEDOR: envolvem a busca de problemas e oportunidades e a implementação controlada de mudanças organizacionais.

  • 8. HABILIDADES DE INTROSPECÇÃO: capacidade de reflexão e auto-análise.

O Papel dos Gerentes

  • Equipe:

  • Alline Queiroz

  • Carla Tamires

  • José Fagner

  • Luedna Liana

  • Maristela Gomes

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