Dicionário de Logística

Dicionário de Logística

(Parte 1 de 14)

Dicionário de Logística GS1 Brasil 1

DICIONÁRIO DE LOGÍSTICA GS1 Brasil

Bem-vindos à nossa mais nova publicação: O Dicionário de Logística da GS1 Brasil

Nosso objetivo é apresentar, de forma clara, os termos logísticos mais variados e seus significados, proporcionando a todos os usuários um fácil entendimento na área de logística.

O dicionário possui conteúdo de interesse geral voltado aos profissionais de logística, motivo que faz com que este seja sempre utilizado como mais uma referência, servindo mesmo como uma "ferramenta de trabalho".

Esta publicação abrange todas as definições de termos utilizados pelos profissionais das áreas de logística, movimentação, armazenagem de materiais, embalagem e transporte.

Dicionário de Logística GS1 Brasil: um guia completo para entendimento dos conceitos associados à cadeia de suprimentos.

Dicionário de Logística GS1 Brasil 2

O-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------141 P-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------146

Q-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------170 R-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------172 S-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------182

V-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------213 W----------------------------------------------------------------------------------------------------------------220 X/Z--------------------------------------------------------------------------------------------------------------221

Expediente---------------------------------------------------------------------------------------------------2

Dicionário de Logística GS1 Brasil 3

ABASTECIMENTO DIRETO – Canal de distribuição com a ausência de intermediários entre o produtor e o consumidor final. O produtor assume as responsabilidades que normalmente são repassadas a um intermediário.

ABASTECIMENTO DIRETO (DIRECT SUPPLY) - Sem intermediários entre produtor e consumidor.

ABASTECIMENTO INDUSTRIAL - Atividade dedica a prover à empresa todas as suas necessidades de serviços, ativos fixos, materiais, utilidades e cuidar da recuperação, venda e descarte de seus resíduos de equipamentos, materiais, efluentes e energia.

Abastecimento integrado (integrated supply) - Feito mediante acordo entre duas ou mais organizações para maximizar a eficiência de cada uma das partes.

ABATIMENTO (ALLOWANCE) - Dedução do peso ou valor de produtos. ABATIMENTO DA MOLA - Compressão da porca por pressão elástica ABATIMENTO DA PLATAFORMA - Compressão no greide

ABC - Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades. Método contábil que permite que a empresa adquira um melhor entendimento sobre como e onde realiza seus lucros.

ABC – INVENTORY CONTROL – Trata-se de um sistema de controle das existências, baseado nos conceitos da distribuição ABC.

ABC ANALYSIS – Exame e conclusões da classificação ABC.

classificar produtos em três categorias, usando critérios de demanda e valor

ABC Classification ou Classificação ABC - Utilização da Curva de Pareto para

ABERTO PARA COMPRA (OPEN-TO-BUY) - Técnica de controle usada na gestão de estoques em que as autorizações de compra são efetuadas sem existir compromisso com fornecedores específicos. Estas autorizações geralmente são revistas pela direção usando medidas como valor monetário e tempo.

ABERTO PARA RECEBIMENTO (OPEN-TO-RECEIVE) - Autorização para receber produtos como pedido de compra em aberto ou programa de fornecedor. Open-to-receive representa impacto a curto prazo no estoque e freqüentemente é monitorado como uma técnica de controle na gestão de estoques.

ABSENTEÍSMO – Falta ao trabalho de um operário que foi escalado para aquela ocasião.

Dicionário de Logística GS1 Brasil 4

Absorção (absorption) - Situação em que a transportadora arca com custos de serviços especiais em incluí-los no frete. Apropriação de custos indiretos com base em rateios por taxas de aplicação. Pagamento de frete para equalização de custos.

Acabadora - Equipamento motorizado que dá ao lastro sua forma final, de acordo com o perfil adotado.

Acabamento do lastro (composição do lastro) - Operações para dar à superfície do lastro superior a forma definitiva

AÇÃO - Etapa que ocorre dentro de uma operação; ato de transformação ou criação.

AÇÃO CONTENTORA - Ação que faz cessar de maneira imediata, os sintomas de anomalias sentidos pelos clientes.

AÇÃO CORRETIVA (1) - Ação implementada para eliminar as causas de uma nãoconformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente, a fim de prevenir a sua repetição.

AÇÃO CORRETIVA (2) - Ação que elimina permanentemente e pela raiz a causa de um determinado problema.

AÇÃO PREVENTIVA - Ação implementada para eliminar as causas de uma possível nãoconformidade ou outra situação indesejável, a fim de prevenir a sua ocorrência.

ACCURACY - Grau de conformidade em relação a um padrão.

Aceiro - Retirada completa da vegetação de uma faixa de terreno, para evitar o fogo ou sua propagação.

Aceite (acceptance) - Aprovação de uma cotação para entrega de produto ou serviço.

ACESSIBILIDADE (ACCESSIBILITY) - Capacidade de um transportador prestar serviço entre uma origem e um destino

Acessório de via - Aparelho de mudança de via, girador, para-choques e a outros pertences metálicos da via, tais como placas de apoio, talas de junção, grampos, etc.

ACF - Attainable Cubic Feet ou Espaço Cúbico Permitido.

Acknowledgement of Receipt ou Confirmação de Recebimento - Notificação relacionada a algo recebido.

AÇÕES CORRETIVAS (1) – Mudanças realizadas para ajustar às performances futuras da implantação do projeto às linhas planejadas anteriormente.

Dicionário de Logística GS1 Brasil 5

AÇÕES CORRETIVAS (2) - Uma mudança no Projeto ou no Processo de Fabricação/Montagem para prevenir ou reduzir a ocorrência de uma causa, de um modo de falha ou atenuar os efeitos de um modo de falha. Uma ação implementada para eliminar uma deficiência de projeto ou processo. As ações recomendadas reduzem pelo menos um dos índices: Severidade, Ocorrência, Detecção.

ACOLCHOAMENTO – Resultado da aplicação de elementos protetores contra choques e vibrações.

Acompanhamento (tracking/follow-up) - Verificação de perdas de cargas e forma de recuperá-los depois do embarque, realizada por meio do registro do número de conhecimento e data, de veículo, de manifesto, do embarcador e do destino.

ACONDICIONAMENTO (1) – Dados relativos à apresentação coletiva de um item, constituídos do tipo de recipiente de acondicionamento de conteúdo (quantidade e unidade de embalagem). Exemplo: Caixa com 50 latas.

ACONDICIONAMENTO (2) - Recipiente destinado a proteger, acomodar e preservar materiais destinado a expedição, embarque, transporte e armazenagem. São: sacos, barris, barricas, tambores, tonéis, baldes, caixas, engradados, pacotes, amarrados, cilindros, botijões, caixotes, camburões, fardos e que tais.

ACONDICIONAMENTO (3) - Recipiente ou invólucro destinado a proteger e acomodar materiais e equipamentos embalados, ou para os quais não se utiliza embalagem por ser desnecessário ou inaplicável.

ACONDICIONAMENTO DE TRANSPORTE - Meios de transporte, tais como cofres de carga, carrocerias e tanques de caminhões, vagões e tanques ferroviários e tanques portáteis.

(Parte 1 de 14)

Comentários