99 Questões de Informática

99 Questões de Informática

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01.A ferramenta Documentos é uma das opções mais úteis do menu Iniciar. Qual das afirmações abaixo melhor descreve esta ferramenta:

a) A ferramenta Documentos recentes permite atualizar a lista de documentos do Windows98. b) A ferramenta Documentos contém atalhos para abrir apenas os documentos do Excel2003. c) O próprio nome diz: é uma lista de atalhos para todos os documentos do Word2003. d) A ferramenta Documentos contém atalhos para abrir automaticamente os seus últimos 15 arquivos.

02. Sua divisão compreende toda a parte visível do computador - seus fios, cabos, peças e dispositivos na informática -, estamos nos referindo aos:

a) Softwares b) Programas c) Aplicativos d) Peoplewares e) Hardwares

03. Dos softwares existentes e imprescindíveis ao funcionamento de seu computador, qual não pode deixar de existir? a) Sistemas Operacionais b) Editores e Processadores de Textos c) Planilhas eletrônicas d) Editores Gráficos e) Antivírus

04. Escolha a opção que descreve corretamente como se faz para abrir o aplicativo Windows Explorer:

a) Clique no botão Iniciar, na opção Programas e em seguida em Meus Documentos. b) Clique no botão Iniciar, na opção Documentos e em seguida em Windows Explorer.

c) Clique no botão Iniciar, na Opção Programas e em seguida em Windows Explorer. d) dique no botão Iniciar, na opção Ajuda e em seguida em Windows Explorer.

05. É um sistema operacional integrado e completo que, através de um ambiente gráfico, facilita o uso do computador pessoal, permitindo ao usuário executar diversas tarefas simultaneamente, além de ser compatível com a maioria dos softwares disponíveis no mercado. Possui alta performance em 32 bits, segurança, suporte a rede local, sistema plug and play, multimídia avançada, facilidade de comunicação, impressão, etc.:

a) Ms-dos b) Linux c) Unix d) Windows e) MC-Os 06. É a capacidade do sistema operacional de executar vários programas ao mesmo tempo:

a) Multitarefa b) Multi-execução c) Multitarefa preenptiva d) Compartilhamento de tarefas e) Plug and Play

07. As teclas de atalhos Alt + Printscreen, Alt + F4, Winkey + R, Winkey + E, Winkey + F, tem como função:

a) Abre a janela Procurar, Abre o Windows Explorer, Abre a janela executar, Ativa a caixa de diálogo Desligar, Captura a área de trabalho para área de transferência. b) Captura a área de trabalho para área de transferência, Abre a janela Procurar, Abre o Windows Explorer, Abre a janela executar, Ativa a caixa de dialogo Desligar. c) Abre o Windows Explorer, Abre a janela Procurar, Abre a janela executar, Ativa a caixa de diálogo Desligar, Captura-a área de trabalho para área de transferência. d) Abre a janela executar, Abre a janela Procurar, Abre o Windows Explorer, Ativa a caixa de diálogo Desligar, Captura a área de trabalho para área de transferência.

e) Captura a área de trabalho para área de transferência, Ativa a caixa de diálogo Desligar, Abre a janela executar, Abre o Windows Explorer, Abre a janela Procurar.

08. Um dos ícones da área de trabalho, sua função é mostrar os dispositivos de armazenamento como winchester (HD ou Disco rígido), disquete e CD-ROM, entre outros:

a) Meus documentos b) Meus locais de rede c) Meu ambiente de rede d) Lixeira e) Meu computador

09. Sua função é receber, enviar e agendar as tarefas relacionadas com e-mail e correios eletrônicos, nas suas mais variadas formas:

a) Microsoft Word. b) Microsoft PowerPoint.

c) Microsoft Outlook Express. d) Microsoft Excel. e) Microsoft Access.

10. Quando recebido um e-mail com o sinal de qual é a possibilidade:

a) Este e-mail está com vírus.

b) Este e-mail está com arquivos anexados. c) Este e-mail está danificado. d) Este e-mail está codificado. e) Este e-mail está compactado.

1.Qual o comando mais eficaz para responder um e-mail enviado a você? a) Encaminhar b) Encaminhar a todos c) Responder d) Respondera todos e) Apagar

12.Se necessário enviar seu e-mail a pelo menos 5 destinatários. Qual a forma mais correta? a) Preencher o campo PARA e o campo C. b) Preencher o campo PARA somente. c) Preencher o campo C somente. d) Preencher o campo PARA e o campo ASSUNTO. e) Preencher o Campo PARA somente, mas acrescentando e separando por; (ponto e vírgula).

13. A Barra de Rolagem tem objetivo de:

a) Ilustrar o aplicativo fazendo-o com que sua aparência seja mais agradável e somente isso.

b) Visualizar o restante do documento que, pelo seu tamanho, não cabe na tela. c) Salvar um arquivo no disquete. d) Visualizar arquivos gravados no HD.

14. Como devo fazer para aumentar a largura de uma coluna utilizando os menus do Excel:

a) Não há como fazer isso. b) dique com o botão direito do mouse no menu Arquivo e escolha a opção Alargar Coluna.

c) Selecione a coluna desejada, dique no menu Formatar, na opção Coluna e em seguida em Largura. d) Selecione a coluna desejada e dique diversas vezes na segunda célula até atingir a largura desejada.

15. Aponte qual é o procedimento correto para copiar um texto de um aplicativo para outro, utilizando a Área de Transferência: (Exemplo: do Word 2000 para o WordPad) a) Não é possível fazer isso. E necessário digitar todo o texto novamente. b) Primeiro devo selecionar o texto desejado, em seguida clicar no menu Editar e na opção Copiar desse aplicativo ou pressionar as teclas Ctrl + C. Depois devo clicar no menu Editar e na opção Colar do segundo aplicativo ou posicionar o cursor na posição desejada e pressionar as teclas Ctrl + V. c) Primeiro devo clicar no menu Imprimir e na opção Copiar. Na seqüência devo selecionar o texto desejado e clicar no menu Editar e na opção Colar do segundo aplicativo. d) Primeiro devo clicar no menu Colar e na opção Editar, depois devo selecionar o texto. Na seqüência devo clicar no menu Editar e na opção Copiar do segundo aplicativo.

16. São exemplos de softwares básicos:

a) Word, Excel, Access.

b) Dos, Windows 98. c) Paint Brush, Explorer, Software para Backup. d) Sistema Operacional e Antivírus. e) Cobol, Basic e Fortran.

17. Oprocessador de textos do Windows é:

a) Word b) Bloco de notas c) WordPad d) Write e) Office

18. No Windows Explorer para selecionar arquivos alternadamente de uma pasta e copiálos para um disquete, por exemplo utiliza-se as teclas:

a) Teclas SHIFT e CTRL b) Basta clicar o mouse nos arquivos desejados c) Pressionar CTRL e clicar nos arquivos desejados d) Pressionar SHIFT e clicar nos arquivos desejados e) Clicar com o botão direito do mouse nos arquivos desejados

19.Para que servem, respectivamente, os botões ao lado:

a) Desenhar retângulos, Pintar imagens e Escrever sobre imagens. b) Aplicar Bordas, alterar a Cor de Preenchimento (fundo da célula) e alterar a Cor da Letra.

c) Inserir Retângulo, alterar Cor de Preenchimento (fundo da célula) e alterar a Cor da Letra. d) Inserir Retângulo, Pintar retângulos e Escrever em retângulos.

20. Qual é a afirmação CORRETA:

a) Se eu excluir um arquivo gravado em um disquete, ele vai para a Lixeira b) Se eu excluir um arquivo gravado em um disquete por engano, posso clicar em desfazer.

c) Arquivos excluídos do disquete não vão para a Lixeira. d) Arquivos excluídos do disquete vão para a pasta Meus Documentos, do Disco Rígido.

21. Para a comunicação remota entre dois computadores é necessário um:

a) dispositivo microondas. b) um satélite.

c) um modem. d) interface serial. e) interface paralela.

2. O Windows Explorer tem como principal função:

a)Possibilitar que usuário navegue na internet de, forma fácil e descomplicada, pois esta é sua única função. b)Enviar e-mail entre usuários do mesmo grupo de trabalho. c)Organizar e facilitar operações com arquivos e pastas, tais como cópias, exclusões, e ainda possibilitar a manutenção das unidades de armazenamento, remotas ou não, conectadas ao equipamento/sistema. d)Alternativas b e c estão corretas. e)Nenhuma das alternativas.

23. Minimizar, maximizar, fechar, redimensionar e mover são propriedades:

a) dos arquivos ao serem selecionados no Windows. b) das mensagens recebidas e enviadas por meio de correio eletrônico. c) dos textos ao serem editados no Microsoft WordPad.

d) das janelas do Windows em sua grande maioria. e) do Windows Explorer quando manipulando ou copiando arquivos.

24. Para compor uma nova mensagem no Outlook Express o usuário deve clicar no botão:

a) Enviar/receber b) Nova mensagem c) Anexar d) Caixa de entrada e) Nenhuma das anteriores

25. A ferramenta desfazer no Word serve para:

a) Desfazer a última ação executada no aplicativo. b) Desfazer as últimas 10 ou mais ações executadas no aplicativo. c) Desfazer as duas últimas ações. d) Todas as afirmações acima estão corretas.

26. As mensagens recebidas ficam por configuração padrão na pasta:

a) caixa de entrada b) caixa de saída c) rascunhos d) itens enviados e) itens excluídos.

27.Como iniciar Verificação Ortográfica no Word 2000, para corrigir erros ortográficos:

a) A verificação ortográfica é totalmente automática. b) Basta clicar no botão apropriado na Barra de Ferramentas ou, clicar no menu Ferramentas e na opção Verificar Ortografia. c) A Verificação Ortográfica no Word 2000 só pode ser iniciada utilizando o botão direito do mouse. d) Clique no botão Visualizar Impressão e depois no botão Verificar Agora.

28. Analise as afirmações abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para Falso.

(V) Caixa de Entrada — aonde chegam as novas mensagens e aonde ficam as mensagens recebidas e já lidas mas não movidas para outras pastas. (F) Caixa de Saída — aonde ficam permanentemente as mensagens já redigidas, mas não enviadas. Ao pressionar o botão Enviar/Receber automaticamente as mensagens desta caixa são marcadas como lidas e ali permanecem. (V) Rascunhos — contém mensagens que foram redigidas e salvas, mas ainda não foram enviadas. (F) Itens Excluídos — armazena as mensagens enviadas a partir de seu micro e que não tenham sido movidas para outras pastas. (F) Itens Enviados - onde estão armazenadas as mensagens enviadas a partir de uma estação remota e por isso não podem ser movidas para outras pastas.

29. Para responder uma mensagem recebida, devemos selecionar a linha que a identifica na Caixa de Entrada e clicar sobre o botão “Responder” na barra de ferramentas. É correto afirmar que:

a) Este procedimento contempla todo o processo de resposta, pois ao pressionar o botão “Responder” será automaticamente enviada uma mensagem padrão para o remetente da mensagem. b) Estas etapas fazem parte do procedimento, porém é necessário, ainda, redigir o texto de resposta se esta for a vontade do usuário, e depois clicar em enviar para que a mensagem seja , então, enviada. c) Este procedimento contempla todo o processo de resposta, porém é necessário apenas digitar o endereço do destinatário no campo “Para:” e pressionar o botão “Responder”. d) Nenhuma das afirmativas estão corretas. e) Apenas as alternativas a e c estão corretas.

30. Para criar uma sub-pasta “mensagens lidas” dentro da pasta “Caixa de Entrada” é necessário.

a) Clicar sobre a pasta “Caixa de Entrada”, depois no Menu “Arquivo”, “Nova” e escolher a opção “pasta”. A seguir, deve-se digitar o nome escolhido “mensagens lidas” e finalizar. b) Clicar sobre a pasta “Pastas Locais” , depois no Menu “Arquivo”, “Nova” e escolher a opção “pasta”. A seguir, deve-se digitar o nome escolhido “mensagens lidas” e finalizar. c) Nenhuma das alternativas correspondem ao procedimento correto. d) Todas as alternativas correspondem ao procedimento correto.

31.Qual destes botões permite inserir um gráfico no Excel:

a) b) c) d)

32. O que significa o endereço de uma célula F7 no Excel:

a) Que essa célula está na primeira coluna e na sétima linha da primeira planilha do Excel. b) Que essa célula está na sétima planilha da coluna F.

c) Que essa célula está na sétima linha da coluna F. d) Que existem sete linhas na coluna F.

3. Qual é o procedimento correto para criar uma nova pasta (diretório) no Disco Rígido (C:), utilizando o Windows Explorer:

a) Selecione o “Disco Rígido” e aperte a tecla “Delete”. b) Selecione o “Disco Rígido”, dique no menu Arquivo, escolha a opção Novo e depois a opção Pasta. c) dique no menu Arquivo e na opção Novo Disco com a tecla “Shift” pressionada. d) Seleciones “Disco Rígido” e dique no menu Editar com o botão direito do mouse.

34. Para aplicar Borda e Sombreamento no título de um documento é necessário:

a) Selecionar esse texto, aumentar o tamanho da letra e clicar no menu Formatar e em seguida na opção Bordas e Sombreamento. b) Selecionar esse texto, clicar no menu Arquivo e na opção Configurar Página. c) Clicar no menu Aplicar e na opção Bordas e Sombreamento. d) Selecionar esse texto, clicar no menu Formatar, na opção Bordas e Sombreamento e por último, definir o tipo de borda e o tipo de sombreamento desejado, na janela que se abrirá.

35. Os três botões ao lado servem respectivamente para:

a) Abrir um Novo documento em branco, Abrir um documento preexistente e Salvar. b) Abrir um Novo documento em branco, Salvar e Imprimir. c) Visualizar a Impressão, Abrir um documento preexistente e Salvar. d) Abrir um Novo documento em branco, Salvar e Visualizar Impressão.

36.Qual é o procedimento correto para fechar um aplicativo:

a) Clicar no botão representado por um X, no canto direito superior do aplicativo. b) Clicar no menu Arquivo e na opção Sair. c) Manter a tecla Alt pressionada e em seguida pressionar a tecla F4. d) Todas as opções acima estão corretas.

37. Indique para que você usaria o aplicativo Localizar, encontrado no menu Iniciar:

a) Para localizar um arquivo que você não se lembra em que pasta foi salvo, mas sabe nome dele.

b) Para localizar um arquivo deletado da lixeira em outro computador. c) Para localizar um arquivo sem nome, que ainda não foi gravado no seu Disco Rígido. d) Para localizar arquivos que foram excluídos da Lixeira.

38. Indique a afirmação CORRETA referente à ferramenta de Zoom:

a) A ferramenta de Zoom serve para aumentar o tamanho das letras. b) A ferramenta de Zoom serve apenas para trabalhar com imagens. c) A ferramenta de Zoom serve apenas para ampliar ou diminuir o documento, como uma lente de aumento. Ela não interfere no tamanho real do texto ou dos objetos do seu documento. d) Não existe ferramenta de Zoom no Word.

39. O botão Visualizar Impressão serve para:

a) Conferir se a impressora tem papel, tinta e está configurada. b) Conferir se o arquivo foi salvo corretamente. c) Imprimir documentos coloridos em 2 vias. d) Conferir visualmente como ficará o documento impresso no papel.

40.Indique o procedimento correto para inserir uma tabela no seu documento:

a) Clique com o botão direito do mouse no rodapé do Word e escolha a opção Inserir Tabela. b) Clique no menu Inserir e na opção Tabela do Word. c) Para inserir tabelas no Word basta clicar no menu Arquivo e na opção Tabela. d) Clique no menu Tabela, na opção Inserir e em Tabela.

41.O Windows Explorer é um aplicativo que permite o gerenciamento dos seus arquivos. Ele tem diversas utilidades. Marque qual é a afirmação ERRADA:

a) No Windows Explorer é possível apagar um arquivo gravado em um disquete. b) No Windows Explorer é possível conferir qual é o tamanho de um arquivo.

c) No Windows Explorer é possível verificar e corrigir a ortografia de um texto. d) No Windows Explorer é possível copiar um arquivo do disquete, para o Disco Rígido.

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