Medição e controle de nível

Medição e controle de nível

(Parte 2 de 2)

4 –sinais de saída nos padrões industriais

Medição de Nível Vibratório

Vibratório

Desenvolvidos para o controle/detecção de nível de materiais sólidos ou líquidos em tanques/silos, estes instrumentos podem ser instalados tanto no topo como na lateral. Apresentam as seguintes vantagens : não possuem partes móveis, robustez, facilidade de instalação e calibração, além de praticamente não dependerem das condições do material como constante dielétrica, umidade, etc. As chaves vibratórias estão disponíveis em duas versões : haste e diapasão. Entre as aplicações típicas da versão haste encontram-se o controle de nível alto/baixo de materiais como grãos, ração, pós (cimento, farinha, cal, etc.), areia, brita, etc. A versão diapasão pode ser em materiais sólidos de baixa densidade como chips de plástico ou isopor, granulados e em produtos

líquidos como água, químicos, alimentícios, entre outros.

Medição de Nível Vibratório

-Modelos : haste ou diapasão

-Produtos : sólidos (haste e diapasão) / líquidos (diapasão)

-Saída : relê SPDT ou coletor aberto (somente diapasão)

-Temperatura : -40 a 160 ºC

-Pressão : até 25 bar

-Versões para áreas classificadas

Medição de Nível Régua Externa

Régua externa

Trata-se de um indicador de nível mecânico de baixo custo e simplicidade de operação, projetado para trabalhar com produtos líquidos. Não necessita de alimentação elétrica e proporciona fácil visualização do nível ou volume do material no interior do tanque através de uma escala graduada (instalada externamente) que é percorrida por um indicador à medida que ocorre variação do líquido. São instrumentos ideais para tanques externos ou internos onde é necessário uma solução econômica e a visualização do nível a grandes distâncias.

-Material da bóia : AISI ou P

-Temperatura : até 80 ºC -Pressão : até 2 mca

-Opcionais : conjunto para fluidos voláteis (selo líquido) e alarmes de nível alto/baixo

Medição de Nível Yo-Yo

Yo-Yo

São sistemas eletromecânicos robustos para a medição de nível em silos, tanques ou reservatórios contendo materiais como grãos, areia, pós em geral (cimento, cal, farinha, etc.), plásticos, minérios,óleos, produtos químicos, entre outros. Além disso, podem ser utilizados para a medição de sólidos em líquidos. São indicados onde a presença de gases, vapores, poeira ou espuma é crítica, em silos/tanques de alturas elevadas ou ainda em locais onde os medidores ultrasônicos não possam ser aplicados.

-Faixa de medição : até 45 m

-Saída : 4-20 mA ou pulsos -Temperatura : até 149 ºC

-Material dos pesos : alumínio ou aço inox --Versões para áreas classificadas

Medição de Nível Pá-Rotativa

Pá Rotativa

São instrumentos eletromecânicos robustos, de baixo custo, de rápida e fácil instalação que foram projetados para o controle de nível em siloscontendo materiais como granulados, pós em geral (cimento, cal, farinha, etc.), minérios, areia, cavaco de madeira, entre outros. Estas chaves de nível são ideais para silos que armazenam diferentes materiais. Além disso permitem ajustar a sensibilidade para melhor performance.

-Saída : relê -Sensibilidade : ajustável

-Temperatura : até 398 ºC

-Pressão : até 2 kgf/cm2

-Densidade : mín. 0,02 kg/dm3

-Versões para áreas classificadas

Medição de Nível Pá-Rotativa

Conexão Elétrica: A pá do controle de nível é acionada por um conjunto

motoredutor síncrono acoplado ao eixo por meio de uma fricção que tem por função proteger o mecanismo em caso de pequenos choques entre o material e a pá. Quando esta, que se move a uma rotação constante de1 rpm, encontra resistência do material, um micro interruptor interno é acionado e o motor bloqueado. O conjunto pode permanecer nesta condição indefinidamente ou voltar à condição inicial caso o nível do material libere a pá. Um retentor evita a entrada de pó através da haste.Quando instalados em nível inferior, recomendamos que seja adquirido o aparelho com dois micros (opcional).

Medição de Nível Laser

Medição de Nível em silos de baixa Visibilidade:

Vantagens: •Medição em alta resolução

•Sem problemas com ecos como os instrumentos ultra-sônicos

•Utilização em praticamente todo tipo de material, podendo obter medições tanto de líquidos como de pós

Limitações:

•Linha de sinal entre o instrumento e a superfície do material não deve ser interrompida

•O feixe de laser, em alguns casos, pode penetrar em líquidos transparentes

Medição de Nível Laser

(Parte 2 de 2)

Comentários