recreação

recreação

(Parte 1 de 12)

Material do IV Curso de Recreação, Lazer e Jogos Realização L3 W.GESTAOL3.COM

Material do IV Curso de Recreação, Lazer e Jogos Realização L3 W.GESTAOL3.COM

Material do IV Curso de Recreação, Lazer e Jogos Realização L3 W.GESTAOL3.COM

Aprender brincando e brincando de aprender! RCN - SEDUC História da Recreação Classificações dos jogos Jogos esportivos: Estafetas Gincana Lutas na escola Jogos populares Recreação em hospitais e clinicas de saúde Acampamento e Acantonamento Animação turística Recreação em navios Recreação escolar Percepção

Material do IV Curso de Recreação, Lazer e Jogos Realização L3 W.GESTAOL3.COM

Aprender brincando e brincando de aprender!

Brincar = busca do prazer! Só felicidade? O que é o certo?

Como a criança aprende quando brinca?  Brincando

 Conversando

 Movimentando-se

 Imitando

 Experimentando

 Manipulando

 Carinho

 Respeito

Por quê brincar ou jogar? Movimento Afeto Pensar Brincar

“O homem só é verdadeiramente humano quando brinca” Friedvich Von Schuller

Justificativa:  PCN’s

 Diversidade: motora, cognitiva e afetiva.

 Viver a aprendizagem no concreto.

 Buscar prazer.

PCN’s – Educação Física: - Bloco de conteúdos: jogos e brincadeiras, esportes, atividade rítmicas e expressivas, lutas, ginásticas e conhecimento sobre o corpo

O Objetivo principal é desenvolver: Psicomotores Cognitivos Afetivos

Se utiliza do jogo – jocus – brincadeira

Jogos e brincadeiras Auto-estima, Aspecto motor e cognitivo, Vocabulário, Criatividade e imaginação, Social, Ação e criação, Atividade lúdica (interdisciplinaridade), Personalidade, Jogos.

Material do IV Curso de Recreação, Lazer e Jogos Realização L3 W.GESTAOL3.COM

Piaget: Exercício, Faz-de-conta, Regras.

Motivos para brincar e jogar segundo: Aristóteles: descarregar emoções Stanley Hall: evolução humana Gross: preparação para a vida futura Piaget: comportamento, interação Denzim: socialização Bontempo: valores éticos

Termos

Brinquedo: objeto ou substituto Jogo: tem começo, meio e fim – regras. Lúdico: busca a diversão

Jogos e Brincadeiras na Educação Física: Trabalha com: Espaço, Tempo, ObjetoMeu corpo, O corpo do outro.

A criança e o brincar A criança caça o prazer Impedida de agir sofre com a inércia Agir para conhecer Agir sobre o mundo – descobrir

Repetição da ação: observa, faz, repete, descobre e memoriza para iniciar tudo outra vez. A criança é sábia – repete até conseguir segurança Brincar livre: prazer de agir O movimento na EF - Muito funcional.

Atividade ativa Atividade passiva Atividades físicas esportivas Jogos e Brincadeiras Imitação Perseguição Bola /adaptados Cantados Enfrentamento Estafetas Jogos para ambientes abertos/fechados Grandes e pequenos grupos Desenvolver certas habilidades Eletrônicos

Material do IV Curso de Recreação, Lazer e Jogos Realização L3 W.GESTAOL3.COM

Onde? Escola, Piscina, Hospital, Turismo, Eventos , Empresas, Shoppings.

OMS: Saúde é o completo bem estar físico, mental e social do ser humano, e não apenas a ausência de doença.

Jogos Tradicionais Chamamos de “tradicionais” aos jogos que antecedem à Modernidade. Os jogos tradicionais trazem em si o selo da cultura popular. O jogo de modo particular integra os processos de construção de conhecimento. Nele não é possível separar artificialmente o movimento da cognição e do afeto. Jogos tradicionais podem e devem ser usados desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e mais. Tudo depende do objetivo do professor ao introduzir esse ou aquele jogo.

Segurança Cuidados éticos Na seleção dos jogos leve em conta o conjunto de suas características Prefira as versões mais simples às luxuosas do jogo Ainda que planeje atividades com os jogos, deixe reservado também tempo para jogo livre.

Mantenha o desafio do jogo Não esgote o interesse pelo jogo transformando-o em recurso para todas as atividades. Construa instrumentos de sistematização: anotações individuais ou coletivas sobre diferentes jogadas.

Propicie a invenção de novas formas de jogar Varie o acervo. Conheça outros jogos tradicionais. Trabalhe também com jogos de resultado aleatório e discuta o que é perder, ganhar.

RCN - SEDUC RCN 1 – Criança

Mudando ao longo do tempo Marca da pelo meio social Natureza singular Educar Educar e cuidar Auxiliar o outro socialização Brincar Diversidade de experiências Imaginação e imitação da realidade Aprendizagem infantil: Imitação Imagem corporal

Significado: gestos, sinais

Sentimentos Relação com o meio e com objetos Desenvolvimento integral: psicomotor, afetivo e cognitivo RCN 2 Estima Independência Solução e problemas Brincar Oposição Linguagem

Material do IV Curso de Recreação, Lazer e Jogos Realização L3 W.GESTAOL3.COM

RCN 2

Jogos e brincadeiras: Atividades de rotina Articulação com outros eixos Medo de machucar

Professor: Organizar espaço Segurança Ética Atividades subseqüentes

RCN 3

Movimento O jogo a brincadeira e: A matemática As ciências naturais As linguagens Os estudos sociais

Razões para brincar:  Desenvolve sua capacidades (PCA)

(Parte 1 de 12)

Comentários