(Parte 1 de 2)

Universidade do Estado do pará - UEPA

Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE Licenciatura Plena em Ciencias Naturais – Química

Roger Leomar da Silva Ferreira Estágio Supervisionado I

Universidade do Estado do pará - UEPA

Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE

Licenciatura Plena em Ciencias Naturais – Química Roger Leomar da Silva Ferreira.

Relatório Final

Relatório Entregue como requisito

Avaliativo referente à disciplina: Estágio Supervisionado I, Orientado e Ministrado pela Professora Vânia Lobo.

Dezembro-2009 Belém-Pa

3 SUMÁRIO

I- INTRODUÇÃO02
I- DESENVOLVIMENTO04
2.1 Atividade em Sala de Aula04
2.1.1 Resultado e Discussões04
2.2 Atividade Desenvolvida na Escola05
2.2.1 Atividade Desenvolvida nas 5°D e 5°E05
2.2.2 Resultado e Discussões09
I- CONSIDERAÇÕES FINAIS10
IV- BIBLIOGRAFIA UTILIZADA1
V- ANEXOS12
ANEXO I- Plano de Ensino13
ANEXO I- Plano de Aula17
ANEXO I- Plano de Aula19
ANEXO IV- Ficha de Controle 5ºD e 5°E23

Este relatório tem como principal objetivo mostrar as atividades desenvolvidas na disciplina Estagio Supervisionado I que foi realizado na escola E.E.E.M. Jarbas Passarinho , Belém, Pa no turno da Tarde, com duas 5° séries distinguidas de turma D e E, e na Universidade do Estado do Pará , Belém, Pa durante o segundo semestre de 2009.

A disciplina oferece aos acadêmicos experiências de praticar e observar a docência, visando sempre o campo profissional e podendo até complementar sua carreira profissional, tendo em vista que alguns acadêmicos já à praticam.

A meta principal dessas atividades envolvidas de cunho sócio-profissional, que ajuda a perceber de fato se os acadêmicos querem ou não seguir a carreira como PROFESSOR, que hoje em dia não é uma tarefa tão fácil (nunca foi), e acarreta obrigatoriamente o acadêmico ter uma participação parcial das situações reais de vida e trabalho dos seus alunos.

Durante a realização do estágio em relação à parte metodológica, deu-se em grande parte como OBSERVAÇÃO, o professor no qual era responsável pelo estagio não mudou sua metodologia e nem agregou valores enquanto temas fora do livro didático seguia firme nos únicos recursos nos quais eram dados como: metade do quadro negro (para giz) e a outra metade do quadro magnética (para piloto), livro didática (sempre fiel), o modo avaliativo também se deu de modo tradicionalista, prova.

Quando o estagio passou a ser, PRATICAR A DOCÊNCIA, em relação à parte metodológica, é muito complicado deixar de ser tradicionalista, um dos motivos é que os alunos não cooperam para que a aula se desenvolva de modo correto, atrapalhando assim as atividades complementares, talvez pelo fato de nunca terem praticas e não portarem-se mediante segundas cicurstâncias e outros motivos é que a escola não oferece recursos didáticos alternativos para melhor eficiência das atividades complementares.

da vidaa vida é uma paixão eterna. Aprender é uma constante e

“Dessa forma e diante da quantidade de informações e da facilidade de acesso a estas, deve o professor conduzir o aluno de forma que possa o aprendizado ser mútuo e repleto de paixão: A paixão faz parte ensinar uma dádiva.”

(AUGUSTA, Degmar. Artigo 5, O Papel Do Professor No Processo Ensino - Aprendizagem Face Das Continuas E Rápidas Mudanças Advindas No Decorrer Do Séc. XXI, Publicado em 12 de Abril de 2008.)

Assim como Ensinar, o estagio serve de uma forma para aprender como lhe dar com situações reais, porque nem sempre a imagem da escola é aquela que a mídia mostra, uns dizem que são fatalidades outros dizem que é geral, durante as atividades realizadas percebe-se que nem tudo é fatalidade, as atitudes dependem dos educadores e lógico que o meio no qual o aluno esta inserido.

A disciplina Estágio Supervisionado I foi realizada na Escola Estadual de

no Bairro do Telegrafo em Belém do Pará

Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho, localizado na Avenida C, do Conjunto Costa e Silva, no Bairro do Souza em Belém do Pará e na Universidade do Estado do Pará (UEPA), Sala 07 do Bloco IV localizado na Rua do Una, 156,

2.1 – Atividade em sala de aula:

Na UEPA, os acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Ciências

Naturais com Habilitação em Química (6° semestre), tiveram como uma das primeiras atividades desenvolvida na disciplina foi a discussão de uns artigos sobre educação, logo em seguida, se dividiram em equipes para apresentar entre si, um trabalho que a professora responsável pela orientação do estágio propôs.

O Proposto foi o seguinte: um questionário com várias perguntas, gerais, sobre o espaço da escola, metodologia do professor, direitos e deveres, relação familiar, desporto, lazer e cultura e etc.

O trabalho foi desenvolvido da seguinte forma: as equipes tinham que escolher uma escola, e aplicar esse questionário em uma ou mais séries referente ao Ensino Fundamental, seja a escola da rede publica ou privada.

Em outra oportunidade de reunião com a turma, uma filme chamado “Ilha das rosas”, foi passado e discutido dentro de sala, infelizmente não estava presente.

2.1.1- Resultados e discussões:

Os trabalhos em geral foram expostos de modo claro, e objetivo, não tiveram muitas dificuldades em aplicar os questionários em sala de aula, lógico que alguns alunos não responderam as perguntas com a seriedade devida, e foram expostos no gráfico esses dados. O que pode ser percebido evidentemente foi em relação ao medo que foi violência e a perda dos pais, teve uma aluna que respondeu sobre a pergunta: “SOBRE A VIOLÊNCIA VOU PENSA QUE?”. A resposta da aluna foi: “VOU MORRER”. Por um momento vimos como trágico, mas analisando o mundo em que vivemos a educação, saúde e segurança estamos em estado de calamidade. Como disse um amigo nosso durante a explicação do trabalho “SE NÃO FOSSE TRAGICO, SERIA COMICO”.

E diante esses questionários respondidos, percebemos a necessidade da educação dentro do ambiente familiar é muito importante, por que educação não começa somente na escola, “vem de berço”.

2.2 – Atividade desenvolvidas na Escola

O Estágio desenvolvido na escola Jarbas Passarinho, foi acompanhado e orientado pelo professor Raimundo Dias, sobre supervisão do diretor Sérgio Ronaldo, que foi desenvolvida em duas turmas de 5° série, uma denominada de 5°D e outra 5°E, os mesmo conteúdos, mesmo professor, em horários diferentes, durantes as Quinta-feira a partir do dia 17 de agosto de 2009 até, no turno da Tarde, com entrega do Plano de Ensino no dia 2 de Outubro de 2009 (Anexo I).

O horário da 5°D, de entrada é 15h00minh e saída às 16h45min (duas aulas com intervalo entre uma e outra) e a 5ºE, entrada 16h45min e saída às 18h15minh (Ultima aula).

2.2.1- Atividades desenvolvidas:

TURMA: 5°D

No dia 17 de Agosto de 2009, deu-se o inicio do estágio, o professor já estava em andamento com o assunto Água e Saúde, referente ao livro.

No dia 24 de Agosto de 2009, Houve um atraso significativo do professor de 15 minutos, teve continuação do conteúdo, correção das atividades (referente ao dia 17/09), e como o processo de avaliação estava em andamento, alguns alunos não alcançaram e média e tiveram que ficar em recuperação, e foi discutido o processo dessa avaliação que tiveram duas alternativas, uma prova (tradicional) ou uma redação sobre o assunto ministrado (Água e Saúde), a prova teve mais votos (escolha por dos alunos).

No dia 01 de Outubro de 2009, continuação das atividades referente ao dia 17 de agosto, como a turma é agitada, torna-se dificultoso terminar os exercícios em um dia, pois são muitas duvidas questionamento e conversar paralelas.

No dia 08 de Outubro de 2009, houve um pequeno atraso na chegada do professor, e continuação das atividades referente ao dia 17 de agosto, e discussão dos capítulos a serem estudados para a 3° avaliação.

No dia 15 de Outubro de 2009, feriado, dia do professor.

No dia 21 de Outubro de 2009 (Quarta-feira), prova de C.F.B, tudo transcorreu normalmente.

No dia 2 de Outubro de 2009, os alunos estavam realizando outras provas.

No dia 29 de Outubro de 2009, Jogos Internos.

No dia 05 de Novembro de 2009, o professor faltou (por motivos não explicados), como a turma é muito agitada, alguns dos estagiários do professor não se manifestaram para lecionar, prontifiquei-me e demos inicio a um novo capitulo (5), a aula transcorreu quase que de modo normal, lógico que com conversar paralelas, falamos um pouco sobre Santos Dumont, Atmosfera e suas camadas, olhar em anexo o Plano de aula (Anexo I).

No dia 12 de Outubro de 2009, dei continuidade ao assunto, com uma surpresa, a minha orientadora de estagio (Vânia Lobo) apareceu lá pela escola, porem não me “intimidei” ministrei à aula. A professora fez algumas considerações, como: deveria falar mais alto (a turma gritava), ter mais domínio da turma (o professor não tem domínio na turma que já ministra em 1 ano), e algumas coisas mais relevantes. A turma estava mais agitada que de costume porque estavam ansiosas pela entrega das notas referente a 3° avaliação.

No dia 19 de Novembro, a Estagiária, Tainá da Universidade Federal do

Pará-UFPA, do curso de Licenciatura em Biologia (6° semestre), desenvolveu sua atividade da pratica à docência, sobre A VIDA E O MEIO AMBIENTE referente ao capitulo 7 do livro, desenvolvendo assim uma atividade lúdica, onde algum aluno que se dispôs a ajudar no desenvolvimento da atividade recebia um cartão com animais de diferentes níveis tróficos, indo ao quadro desenhar o animal correspondente e dizer sua importância. Mesmo pela ausência do professor a aula transcorreu de modo conveniente.

No dia 26 de Novembro, foi quando pratiquei a docência, o tema foi

ESTRATÉGIA DE VIDA NOS ESCOSSISTEMAS, aula transcorreu de modo conveniente, partição continua dos alunos, e ao termino da aula uma atividade lúdica. (ANEXO I).

TURMA: 5°E

No dia 17 de Agosto de 2009, deu-se o inicio do estágio, o professor já estava em andamento com o assunto Água e Saúde, referente ao livro.

No dia 24 de Agosto de 2009, continuação do conteúdo, correção das atividades (referente ao dia 17/09), e como o processo de avaliação estava em andamento, alguns alunos não alcançaram e média e tiveram que ficar em recuperação, e foi discutido o processo dessa avaliação que tiveram duas alternativas, uma prova (tradicional) ou uma redação sobre o assunto ministrado (Água e Saúde), a prova teve mais votos (escolha por dos alunos).

No dia 01 de Outubro de 2009, continuação das atividades referente ao dia 17 de agosto, como a turma é agitada (mais que 5°D), torna-se mais dificultoso terminar os exercícios em um dia, pois são muitas duvidas questionamento e conversar paralelas.

No dia 08 de Outubro de 2009, começamos um pouco tarde, porque antes da nossa aula, tem a de Educação artística e a sala fica uma bagunça cheia de lixo, e houve continuação das atividades referente ao dia 17 de agosto, e discussão dos capítulos a serem estudados para a 3° avaliação.

No dia 15 de Outubro de 2009, feriado, dia do professor.

No dia 2 de Outubro de 2009, os alunos estavam realizando outras provas.

No dia 23 de Outubro de 2009 (Sexta-feira), prova de C.F.B, tudo transcorreu normalmente.

No dia 29 de Outubro de 2009, Jogos Internos.

No dia 05 de Novembro de 2009, o professor faltou (por motivos não explicados), como a turma é muito agitada, alguns dos estagiários do professor não se manifestaram para lecionar, e assim como foi na 5°D, prontifiquei-me e demos inicio a um novo capitulo (5), a aula não transcorreu de modo normal, essa turma é de alunos repetentes e novos na escola, tentamos falar um pouco sobre Santos Dumont, Atmosfera e suas camadas, olhar em anexo o Plano de aula (Anexo I).

No dia 12 de Outubro de 2009, não houve aula, por motivo de uma reunião na qual não puder participar.

No dia 19 de Novembro, o tema A VIDA E O MEIO AMBIENTE, referente ao capitulo 7, a estagiária Tainá seria responsável por mais esta aula, porém não suportou a turma pois estavam muito agitados e acabei “tomando“ conta da situação, expliquei de modo claro e objetivo de acordo com o livro, e a mesma atividade realizada na 5°D também foi desenvolvida da 5°E, mesmo com a ausência do professor, a alua transcorreu melhor que na 5°D.

No dia 26 de Novembro, um estagiário da Universidade do Estado do Pará,

Victor, praticou a docência, com o tem ESTRATÉGIA DE VIDA NOS ECOSSISTAS, sua explicação não pode ser concluída e terminei o que faltava, infelizmente a atividade lúdica não pode ser feita, pela falta de tempo.

2.2.2 – Resultado e discussões:

A magnitude de se praticar a docência no inicio de carreira é de um imenso prazer, ensinar para os seus alunos que você tem de bom, e aprender com eles, o que os mesmos têm a oferecer e acima de tudo amadurecer a idéia de seguir carreira, e ter a certeza que ser professor não é uma opção e sim uma ESCOLHA.

Essa disciplina Estagio supervisionado, deveria ser agregado um grau de valor a disciplina Pratica Docente, em que na Pratica Docente você criaria as atividades, exerce a profissão e no Estagio aplica-se tudo que foi estudado.

Com grande satisfação à disciplina Estagio Supervisionado I, orientado e ministrado pela professora Vânia Lobo, teve sua conclusão com todos as proposta aceitas e aplicadas, em anexo IV esta a ficha de controle de atividades de observação.

A primeira atividade realizada em sala de aula nos ajudou a perceber qual era o nosso publico, e acima de tudo, a compreender os seus medos, dificuldades, e em que poderia melhorar e ajudar.

Já o ato de praticar a docência, ajudou a tirar todas as duvidas que restasse, que se de fato queria ser professor, e como seria exercer a profissão, além de ir para sala de aula, tive que elaborar plano de ensino para turma na qual estava trabalhando e um plano de aula.

Levando em consideração tudo que foi feito, podemos concluir que o estagio supervisionado I, assim como o Estagio Supervisionado I, cumpriu com sua obrigação, que é formar o acadêmico ético-profissional, ajudando a perceber as reais dificuldades e satisfações de ser professor, infra-estrutura, e a diversidade que é a o ambiente escolar.

13 V-ANEXOS

Plano de Ensino para o Segundo Semestre de 2009 (2009.2)

DISCIPLINA: Ciências Físicas e Biológicas (C.F.B)

SÉRIE: 5° Série

TURMAS: D e E

TURNO: Tarde

NÚMERO DE AULAS NO PERÍODO: 20 dias de aula, sendo que cada dia temos 4 aulas, 2 para 5ºD e 2 para 5° E

PROFESSOR: Raimundo Dias

ESTAGIÁRIO: Roger Leomar

O principal papel da disciplina C.F.B na 5° série, e “desvendar” os mistérios da natureza, como seus fenômenos, e seu desenvolvimento tecnológico, que antes eram apenas de ensino exclusivo de cientistas e que hoje tomou essa proporcionalidade e direito de todos, o ensino de ciências, vem sendo fatores determinantes na forma de vida atual dos alunos e influencia de qualquer forma no seu dia-a-dia, como uma simples chuva que ao entardecer pode atrapalha-lo de voltar da escola para casa.

Estudar ciências não é somente apenas, estudar plantas, vida, ambiente, e sim ensinar a criança, adolescente ou adultos a compreender o comportamento do seu mundo à volta.

Hoje em dia a palavra ciências vem se configurando e se concretizando cada vez mais, e integrando-se com outra palavra chamada tecnologia, tendo em vista que muitas pessoas associam ambas com o mesmo significando, enquanto que na realidade não é bem assim, porem estão interligadas.

O ensino de ciências para ser bem exposto aos alunos de ser um ensino diferenciado, assim como qualquer outra disciplina, mas voltado para área de pesquisa, mais infelizmente as escolas não possuem recurso financeiro e nem estrutural para isso.

Como a grande parte do ensino de ciências tem que ser prático, serão realizadas poucas praticas, pois como já foi mencionado a escola não possui de recursos financeiros, entretanto, de acordo com o decorrer das aulas e o comportamento da turmas poderão ser feitas aulas de campo, como idas em bosques e museus, a priori a metodologia fica entre “quatro paredes”, pincel e quadro branco, e mini-atividades dependendo do tempo, desenvolvimento e comportamento da turma.

(Parte 1 de 2)

Comentários