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Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH)

Marcílio Coelho Lisbôa da Silva

Narcisa Helena Pessoa Lanna de Melo Elerson Tarcísio Souza

Belo Horizonte 2008

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (Uni-BH)

Profª. Sueli Maria Baliza Dias Reitora

Profª. Raquel Parreira Reis Carvalho Pró-Reitora de Graduação

Profª. Marisa da Silva Lemos Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Prof. Wellington José da Cunha Pró-Reitor Administrativo-Financeiro

FUNDAÇÃO CULTURAL DE BELO HORIZONTE (Fundac-BH)

Prof. Roberto Moreira Brant Presidente

Prof. Francisco José Fogaça Diretor Executivo

Profª. Maria José Reis Machado Diretora Administrativa

Prof. Leonardo Carneiro A. Vieira Diretor Financeiro

Marcílio Coelho Lisbôa da Silva – Bibliotecário Coordenador Administrativo Multicampi de Bibliotecas

Maria Auxiliadora Carneiro de Moura – Bibliotecária Supervisora do Núcleo de Biblioteca Campus Diamantina

Elerson Tarcísio Souza – Bibliotecário Supervisor do Núcleo de Biblioteca Campus Estoril

Narcisa Helena Pessoa Lanna de Melo – Bibliotecária Supervisora do Núcleo de Biblioteca Campus Lourdes Direito

Michelle Karina Assunção Costa – Bibliotecária Núcleo de Biblioteca Campus Lourdes Pós-Graduação

NÚCLEO DE APOIO E REVISÃO DE TEXTO Prof. Teotônio Marques Filho

Dados de Catalogação na Publicação Sistema de Bibliotecas do Uni-BH

Silva, Marcílio Coelho Lisbôa da.

Manual para elaboração e normalização de trabalhos acadêmicos conforme normas da ABNT / Marcílio Coelho Lisbôa da Silva, Narcisa Helena Pessoa Lanna de Melo, Elerson Tarcísio Souza. -- 2. ed. -- Belo Horizonte : Uni-BH, 2007. 105 p. : il. ; 29 cm.

1. Trabalho acadêmico – elaboração 2. Trabalho acadêmico – normalização I. Centro Universitário de Belo Horizonte – Reitoria – Sistema de Bibliotecas do Uni-BH. CDU 001.81

3 LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 Parágrafo tradicional12
Figura 2 Parágrafo moderno13
Figura 3 Margem e da numeração de página14
Figura 4 Apresentação dos títulos das seções e subseções15
Figura 5 Numeração das seções e subseções16
Figura 6 Apresentação de alíneas e subalíneas16
Figura 7 Foto da vista parcial do acervo da Biblioteca Ministro Victor Leal17
Figura 8 Mapa das divisões regionais de Belo Horizonte18
Figura 9 Desenho a mão livre representando uma biblioteca18
Figura 10 Estrutura do trabalho acadêmico2
Figura 1 Apresentação da ordem dos elementos do trabalho acadêmico23
Figura 12 Padrão para capa e lombada24
Figura 13 Padrão para folha de rosto25
Figura 14 Ficha catalográfica no verso da folha de rosto26
monografias que passam por banca

Figura 15 Folha de aprovação de tese ou dissertação e deve ser utilizada para 28

Figura 16 Folha de aprovação de monografia ou TCC29
Figura 17 Folha de dedicatória30
Figura 18 Folha de agradecimento31
Figura 19 Folha de epígrafe32
Figura 20 Elaboração do resumo na língua original3
Figura 21 Elaboração do resumo na língua estrangeira3
Figura 2 Lista de ilustrações34
Figura 23 Lista de tabelas35
Figura 24 Lista de siglas36
Figura 25 Lista de abreviaturas36
Figura 26 Exemplo de elaboração do sumário37
Figura 27 Exemplo de elaboração da lista de referências39
Figura 28 Glossário40
Figura 29 Apêndice41
Figura 30 Anexo42
Figura 31 Estrutura do artigo científico43
Figura 32 Folha inicial da primeira parte do artigo com cabeçalho resumo e introdução45
Figura 3 Exemplo de um artigo apresentado como TCC46

4 SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO9
2 APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO TRABALHO ACADÊMICO1
2.1 Papel1
2.2 Fonte1
2.3 Espaçamento1
2.4 Parágrafo12
2.5 Paginação e margem14
2.6 Títulos das seções e subseções15
2.7 Numeração das seções16
2.8 Ilustrações17
2.8.1 Figura17
2.8.2 Gráficos19
2.8.3 Tabelas e quadros20
2.8.4 Quadros21
3 ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO2
3.1 Elementos pré-textuais24
3.1.1 Capa24
3.1.2 Folha de rosto25
3.1.3 Verso da folha de rosto26
3.1.4 Errata27
3.1.5 Folha de aprovação28
3.1.6 Dedicatória30
3.1.7 Agradecimentos31
3.1.8 Epígrafe32
3.1.9 Resumo na língua do texto3
3.1.9.1 Resumo em língua estrangeira3
3.1.10 Lista de ilustrações34
3.1.1 Lista de tabelas35
3.1.12 Lista de abreviaturas e siglas36
3.1.13 Sumário37
3.2 Elementos textuais38
3.2.1 Introdução38
3.2.2 Desenvolvimento38
3.2.3 Conclusão38
3.3 Elementos pós-textuais39
3.3.1 Referências39
3.3.3 Apêndice41
3.3.4 Anexos42
3.3.5 índice43
4 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO43
4.1 Elementos pré-textuais4
4.2 Elementos textuais47
4.2.1 Introdução47
4.2.2 Revisão de literatura47
4.2.3 Desenvolvimento do trabalho48
4.2.4 Metodologia48
4.2.5 Resultados48
4.2.6 Discussão dos resultados:48
4.2.7 Conclusão48
4.3 Elementos pós-textuais48
5 CITAÇÃO50
5.1 Citação textual direta (curta)50
5.2 Citação textual direta (longa)51
5.3 Citação indireta ou citação livre51
5.4 Citação de citação52
5.5 Regras específicas para supressão, interpolação e ênfase na citação54
5.5.1 Indicação de supressão de parte da citação54
5.5.2 Indicação de interpolações, acréscimos ou comentários54
5.5.3 Indicação de ênfase ou destaque dentro da citação5
5.5.4 Citação de informação verbal5
5.5.5 Citação de texto traduzido pelo autor do trabalho56
5.5.6 Citação de documento em fase de elaboração56
5.6 Regras para o sistema de chamada56
5.6.1 Citação em que a autoria faz parte do texto57
5.6.2 Citação em que a autoria não faz parte do texto57
5.6.3 Citação com até três autores58
5.6.4 Citação com mais de três autores58
5.6.5 Citação de vários documentos de um autor com a mesma data58
5.6.6 Citação de vários documentos de um autor com datas diferentes59
5.6.7 Citação com coincidência de sobrenomes60
5.6.8 Citação de documentos sem autoria61
5.6.9 Citação de publicação de órgão governamental ou de instituição61
5.6.10 Citação de instituições ou entidades conhecidas por siglas62
5.6.1 Citação de verbetes de dicionários ou enciclopédia63
6.1 Notas explicativas64
6.2 Notas de referências65
7 APRESENTAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS67
7.1 Livros e folhetos no todo70
7.1.1 Com um autor71
7.1.2 Com até três autores71
7.1.3 Com mais de três autores72
7.1.4 Com responsável intelectual72
7.1.5 Documentos sem autoria73
7.1.6 Com autoria institucional ou entidade73
7.1.7 Com autoria que utiliza pseudônimo74
7.2 Capítulos de livros ou folhetos74
7.2.1 Com um autor74
7.2.2 Com até três autores74
7.2.3 Com mais de três autores75
7.3 Teses, dissertações, monografias e trabalhos acadêmicos76
7.3.1 Teses e dissertações76
7.3.2 Monografias e trabalhos acadêmicos76
7.4 Bíblia7
7.4.1 Parte da bíblia7
7.5 Dicionário7
7.5.1 Verbete de dicionário78
7.6 Enciclopédias78
7.6.1 Verbete de enciclopédia78
7.7 Evento (congresso, simpósio, encontro, conferência e outros)79
7.7.1 Trabalho ou artigo apresentado em evento79
7.8 Normas técnicas80
7.9 Patente80
7.10 Documentação jurídica, legislação e jurisprudência81
7.10.1 Atas81
7.10.2 Atos normativos81
7.10.3 Códigos82
7.10.4 Comunicado83
7.10.5 Constituição83
7.10.6 Decretos83
7.10.7 Editais84
7.10.8 Emenda constitucional84
7.10.9 Emenda regimental85
7.10.1 Instrução normativa85
7.10.12 Leis86
7.10.13 Ordem de serviço87
7.10.14 Pareceres87
7.10.15 Portarias87
7.10.16 Portaria conjunta8
7.10.17 Recurso especial8
7.10.18 Regimento interno89
7.10.19 Resoluções89
7.10.20 Súmulas90
7.10.21 Vade-mécum90
7.1 Publicações periódicas, revistas e jornais no todo91
7.1.1 Fascículos de periódicos91
7.1.2 Suplemento, separata e números especiais de periódicos92
7.1.3 Artigos de periódicos e suplementos92
7.1.4 Artigos de jornais93
7.12 Referências com dados especiais93
7.12.1 Adaptação93
7.12.3 Atlas94
7.12.4 Bula de remédio94
7.12.5 Compilação94
7.12.6 Entrevistas individuais94
7.12.7 Entrevistas coletivas94
7.12.9 Mapas95
7.12.10 Notas de aulas95
7.12.1 Palestras96
7.12.12 Tradução96
7.12.13 Tradução de tradução96
7.13 Materiais especiais tridimensionais96
7.13.1 Animal empalhado96
7.13.2 Esculturas97
7.13.4 Fósseis97
7.13.5 Maquetes97
7.13.6 Monumento artificial97
7.13.7 Monumento natural97
7.13.8 Objetos de museu98
7.14 Documentos iconográficos98
7.14.1 Desenhos98
7.14.3 Fotografia98
7.14.5 Lâminas de laboratório e placas de petri9
7.14.6 Microfichas e microfilmes9
7.14.7 Pinturas9
7.14.8 Postais9
7.14.9 Slides100
7.14.10 Transparências100
7.15 Documentos sonoros e de imagens em movimento100
7.15.1 Cd (compact disc)100
7.15.2 Disco de vinil100
7.15.3 Filme, dvd, videocassete101
7.15.4 Músicas101
7.15.5 Partituras101
7.16 Documentos de acesso exclusivo em meio eletrônico102
7.16.1 Base de dados102
7.16.2 Cd-rom102
7.16.3 Disquetes102
7.16.4 E-mails e comunicações eletrônicas102
7.16.5 Lista de discussão103
7.16.6 Programas de computadores e arquivos eletrônicos103
7.16.7 Sites referenciados no todo103

9 1 INTRODUÇÃO

O objetivo primordial na exigência de um padrão na apresentação dos trabalhos acadêmicos é a divulgação dos dados técnicos obtidos e analisados, registrando-os em caráter permanente, de modo a facilitar sua recuperação nos diversos sistemas de informação utilizados.

A pesquisa bibliográfica é uma relevante etapa para a realização de estudos acadêmicos ou científicos. Ela pressupõe a pesquisa nos diversos documentos impressos (livros, publicações periódicas), imagens e documentos de acesso em meio eletrônico, entre outros.

Este instrumento foi elaborado para estabelecer o padrão Uni-BH de excelência em orientação ao pesquisador, na forma de apresentação dos trabalhos acadêmicos e na elaboração de referências das fontes de informação utilizadas.

Por se tratar de um estudo ao conteúdo das normas da Associação Brasileira de Normas e 14724, por vezes, será utilizado o texto dos originais. Foi elaborada uma seleção de informações pertinentes das referidas normas, abordando seu conteúdo na íntegra. Os Núcleos de Biblioteca do Uni-BH disponibilizam a consulta aos originais no Setor de Referência de cada unidade.

Conforme a NBR 14724 (ABNT, 2005), para efeito deste manual, seguem algumas definições:

• Trabalho acadêmico (trabalho de conclusão de curso – TCC, trabalho de graduação interdisciplinar – TGI, trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento): documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador.

• Dissertação: documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feita sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa à obtenção do título de mestre.

1 Fórum Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos

Comitês Brasileiros (ABNT/CB) e dos Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS), são elaboradas por Comitês de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros).

• Tese: documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É feita sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa à obtenção do título de doutor ou similar.

Dessa forma, fizemos uma divisão detalhada do sumário, para que o leitor possa localizar a solução para sua dúvida. A primeira parte orienta o leitor quanto ao formato do trabalho e às especificações técnicas normalizadas pela ABNT, para que todo o trabalho elaborado no Uni- BH tenha o mesmo padrão. A segunda parte fornece toda a estrutura que um trabalho acadêmico deverá conter. Na terceira parte, apresentamos as várias formas com que uma citação deve ser utilizada no trabalho. Finalmente, a quarta parte apresenta vários padrões para elaboração de referências bibliográficas.

Aproveitamos para ressaltar que um trabalho de graduação apresentado em uma disciplina não precisa conter todos os tópicos dessa estrutura, mas deverá ser de forma análoga próxima e com o mesmo rigor científico.

O pensar cabe a cada um, mas sua expressão cabe àqueles que o lêem e, por esse motivo, sugerimos que o autor faça de seu trabalho um desafio saudável, produzindo-o com paixão e rigor científico, na perspectiva desafiadora da construção contínua do saber profissional especializado.

2 APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO TRABALHO ACADÊMICO

Para apresentação de todos os trabalhos acadêmicos, adotamos as recomendações de padronização e formatação contidas na NBR 14724 (ABNT, 2005).

2.1 Papel

A digitação deverá ser em papel branco, formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm), sempre no anverso (frente) das folhas, tendo como única exceção a folha de rosto, onde, opcionalmente, deve ser colocada no verso a ficha catalográfica do trabalho.

2.2 Fonte

Quanto ao tipo de fonte, fica definido que, para normalizar os trabalhos acadêmicos do Uni-BH, deverá ser utilizada uma das duas fontes: Arial ou Times New Roman. Escolhida a fonte, ela deverá ser utilizada para todo o trabalho, incluindo notas de rodapé, citações e titulações.

O tamanho da fonte deverá ser 12 para o desenvolvimento do texto e 10 para citações longas (mais de três linhas), paginação, notas de ilustração, rodapé e outras notas. A impressão do trabalho deverá ser em cor preta. Somente poderão ser utilizadas cores para as ilustrações.

2.3 Espaçamento

O texto de todo o trabalho deve ser digitado com espaço de entrelinhas 1,5 (um e meio). As citações longas e as notas de rodapé deverão ser digitadas com espaço simples nas entrelinhas, dentro do corpo do trabalho.

(Parte 1 de 8)

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