Biodigestor

Biodigestor

(Parte 1 de 2)

18

C ENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS - UNIFEB

ENGENHARIAS QUIMICA/MECÂNICA/PRODUÇÃO

RELATÓRIO DO PROJETO INTEGRADO I

BIODIGESTOR

BARRETOS/2009

R ELATÓRIO DO PROJETO INTEGRADO I

BIODIGESTOR

Projeto Integrado de uma maquete realizado em equipe, que tem como finalidade orientar os alunos a um projeto, na qual contribua ao meio ambiente e o relacione com as matérias estudadas neste semestre. Essa disciplina tem como orientadora a professora Jaqueline Aparecida

AUTORES:

Alcides R.A.:

Aline R.A.:

Ana Carolina R.A.:

Anderson R.A.:

Armando R.A.:

Bruno R.A.:

BARRETOS

SETEMBRO/2009

A gradecimentos

Agradecemos primeiramente a Deus pela dádiva de vida sem a qual nada seria possível.

Ao coordenador do curso Prof. Peruzzi, ao Prof. Márcio pela ajuda.

De modo especial à nossa professora e orientadora Jaqueline que, com sua experiência, complementou nossos conhecimentos e dedicadamente contribuiu na evolução do presente trabalho.

Aos nossos colegas de sala e a nossa família que desde o início do curso nos ajudaram e apoiaram em tudo.

Ao Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos pelo apoio dado, e a todos os nossos professores que colaboraram para a nossa formação.

"De tropeços, vitórias e quedas se constrói a experiência”.

-Autor Desconhecido

“Não basta saber, é preciso também aplicar”.

Não basta querer, é preciso também agir. ”

- Goelle

“A fé é a força da vida”.

-Toístoi

R ESUMO

Um biodigestor é um equipamento na qual tem como finalidade a produção de biogás.

Tem como processamento uma mistura de gases principalmente do metano, produzidas por bactérias, que digerem matéria orgânica em condições anaeróbicas (ausência de oxigênio). Na qual forma um reator químico, em que as reações químicas tem origem biológicas.

O biodigestor contribui para a formação de energia, sendo ela uma fonte de energia renovável, que já esta sendo utilizada em muitos lugares, principalmente na área rural, pois eles constroem grandes reservatórios com resíduos alimentares e fezes, gerando gases que na combustão geram energia, assim através de uma matéria prima insignificante contribui para o meio ambiente, e favorece para que o futuro seja propicio para as próximas gerações futuras.

PALAVRAS CHAVES

  • Metano

  • Biodigestor

  • Energia

  • Biogás

A BSTRAT

A biodigestor, is an equipment in which it takes the production as a finality of biogás.

It takes a mixture of gases as a processing principally of the methane, when they were produced by bacteria, which digest organic matter in conditions anaeróbicas (absence of oxygen) .Na which forms a chemical reactor, in which the chemical reactions it originates biological.

The biodigestor contributes to the formation of energy, being link a fountain of renewable energy, already this which being used at many places, principally in the rural area, since they build great reservoirs with food residues feces, producing gases that in the combustion produce energy, so through an insignificant raw material contributes to the environment, and it favors so that the future is favorable for the near future generations.

WORDS KEYS

• Methane

• Biodigestor

• Energy

• Biogás

S UMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................................8

2. ABORDAGEM TEÓRICA ............................................................................................9

    1. O que é o biodigestor.............................................................................................9

    2. Biogás ................................................................................................................10

    3. Biofertilizante ......................................................................................................11

3. DESENVOLVIMENTO................................................................................................12

3.1Biodigestão ..........................................................................................................12

3.1.1Fase da Hidrólise ........................................................................................12

3.1.2Fase Ácida ..................................................................................................12

3.1.3Fase Metanogênica .....................................................................................12

3.1.4 A Inexistência de Ar ...................................................................................13

3.1.5 A temperatura Ideal ....................................................................................13

3.1.6 Os nutrientes ..............................................................................................14

3.1.7 Teor de Água .............................................................................................14

4. RESULTADOS ..........................................................................................................15

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................................................16

6. REFERÊNCIAS .........................................................................................................17

  1. INTRODUÇÃO

Com um biodigestor pode-se produzir o próprio combustível. Na perspectiva econômica, encontra-se como único gasto o da construção do biodigestor, que na relação custo benefício trará um ótimo retorno com um pequeno gasto.

Mas, antes de qualquer coisa, é interessante saber o que o biodigestor produz, e como ele produz. Biogás e biofertilizante são os produtos que se tem com o biodigestor, que os realiza por forma de biodigestão. A grande quantidade de poluição na atmosfera tem preocupando boa parte da população, já que as conseqüências do aquecimento global estão sendo sentidas por todos: o derretimento das calotas polares, o aumento do nível do mar, a elevação da temperatura, tornados e furacões espalhados pelo mundo, e entre varias outras catástrofes.

Para tentar minimizar esses efeitos o homem tem buscado outras formas de energia, a fim de diminuir a sua dependência dos combustíveis fósseis. Vale ressaltar que as fontes derivadas do petróleo contribuem para essa desastrosa fase em que a Terra está passando, além de estarem em fase de extinção.

O Brasil se destaca na área de combustíveis alternativos, seja com o biodiesel ou biogás. Na perspectiva econômica, o biogás contribui como uma fonte extremamente viável para quem vive afastado da área urbana, já que a sua fabricação provém de materiais orgânicos, podendo ser de lixo urbano, esgoto, esterco bovino, suíno, ou qualquer outro material biodegradável.

Com a fabricação do biogás, não se obtém apenas o combustível, mas como "subproduto" encontra-se o biofertilizante de uma excelente qualidade, podendo ser utilizado de diversas formas na área da agricultura, utilizando apenas materiais orgânicos.

(Parte 1 de 2)

Comentários