Tutorial Flash Professional 8

Tutorial Flash Professional 8

(Parte 4 de 4)

AÇÕES Ações são scripts utilizados pelo FLASH para dar mais interatividade aos filmes e um melhor controle sobre os mesmos, a linguagem de scripts do FLASH é conhecida ActionScript, quem já estiver familiarizado com linguagens de programação se sentirá bem à vontade com esta linguagem que como o C++, o JavaScript é Orientada a Objetos. Mas quem não é programador não precisa se preocupar, pois em nosso curso vamos estudar apenas as ações básicas, já que um estudo mais profundo da linguagem exigira conhecimento de lógica de programação.

O painel Ações Menu Window, Actions (F9)

Para se trabalhar com o painel de ações podemos trabalhar com o modo de Script Assistance ligado , que facilita a colocação das ações onde o Flash nos mostra as ações definidas por grupos. Ou com o mesmo desligado onde você deve digitar todo o seu código, é importante lembrar que a ActionScript faz diferenciação entre maiúsculas e minúsculas. As ações podem ser aplicadas a símbolos ou diretamente na linha do tempo. Quando se aplica ações a símbolos é necessário definir qual será o evento no símbolo que vai chamar a ação. A linguagem Actionscript possui algumas versões: A versão 1: Contem as ações mais comuns a animações flash como comando para parar, ir para determinado quadro, abrir uma URL ou arquivo, etc..., essa versão era a padrão até a versão MX. Em nossa apostila vamos utilizar

algumas das ações de actionscript1. A versão 2: Possui elementos de programação avançado como utilização de classes. A utilização dessa versão de actionscript iniciou-se na versão MX 2004 A versão 3: trará novos elementos ao Flash, atualmente ela é utilizada pelo Adobe FLEX. Para entendermos melhor o uso de nossas ações, crie um símbolo de botão no quadro 1 da camada 1.

Crie uma nova camada e a partir do quadro 2 (clique no quadro 2 com o botão direito e escolha “Insert Keyframe”) dessa camada crie uma animação.

Ao testar nosso filme aparece rapidamente o botão do quadro 01 e inicia-se a animação, ao terminar repete-se o processo. Vamos interagir com nossa animação. Faremos com que o nosso filme inicie no quadro 1 e somente mostre a animação após o botão do quadro 01 ser clicado, e ao terminar a animação ele abra o endereço da Adobe . Para que nosso filme fique parada no quadro 01 será necessário incluir em nosso filme uma ação “STOP” no filme, como vamos acrescentar a ação para o filme , ela deve ser inserida na timeline. Quando se trabalha com ações na timeline é aconselhável sempre ter uma camada somente para as ações e sempre acima de todas as demais.

Clique no primeiro quadro da camada ações, e chame o painel de ações (tecla F9),caso o botão “Script Assistance” não esteja clique sobre ele. Na parte direita do painel de ações, clique na pasta “Global Functions”, depois em “Timeline Controls”, dê um duplo clique na ação STOP.

Ao testar o filme você poderá observar que o filme está parado, agora vamos acrescentar a ação para que a animação se inicie ao clicar no botão. Clique no botão que temos no quando 1 e chame o painel de ações. Dentro de “Global Functions / Timeline Control” e de um duplo clique na opção goto. A ação goto possui duas opções Go to And Play , que direciona o filme para o quadro

selecionado e executa a Timeline, e a opção Go to And Stop, que direciona o filme para o quadro selecionado e para o filme. Ao escolher essa opção ele mostrará a seguinte ação.

Observe que ele apresenta na primeira linha um evento de mouse no botão, no caso “on (release)” que significa que a ação será executada ao soltar o mouse. Para que se possa definir o evento de mouse para o botão clique na linha “on (release)”.

As opções disponíveis são: • Press: executa a ação ao botão ser pressionado;

• Release: executa a ação a botão ser solto;

• Key Press: executa a ação ao ser pressionada a tecla definida na caixa;

• Roll Over: executa a ação ao posicionar o mouse sobre o botão;

• Roll Out: executa a ação ao retirar o mouse do botão;

• Drag Out: executar a ação ao terminar o arrasto do mouse.

A segunda linha nos mostra que ele vai direcionar para o quadro 2 e executa a linha do tempo.

Ao clica sobre a segunda linha ele muda as propriedades do painel de ações, ele mostra as opções Go to and play e Go to and stop, qual a cena para a ação. Current Scene , corresponde a cena atual. A opção Type, permite definir um quadro pelo número, pelo nome, avançar um frame, ou retornar um frame. A opção Frame,é onde deve-se colocar o quadro de destino. Ao testar seu filme e clicar no botão você pode observar que ele executa a animação e volta ao inicio do filme. Acrescente uma ação STOP ao final de seu filme. Para isso clique no último quadro da camada ações de seu filme com o botão direito do mouse e escolha “Insert Keyframe”, depois no painel de ações acrescente uma ação stop nesse quadro.

Vamos agora acrescentar o nosso filme a ação para que ao finalizar a animação ele abra uma URL ou arquivo. Continue com o ultimo quadro da camada de ações selecionado, no painel de

(Parte 4 de 4)

Comentários