(Parte 1 de 8)

Apresentação

A fim de satisfazer às necessidades didáticas do programa APRENDENDO E CONSTRUINDO, elaboramos esta cartilha com o objetivo de permitir aos alunos do curso de pedreiro o acompanhamento das aulas teóricas e práticas, desenvolvidas no decorrer do mesmo, no sentido de auxiliar o aluno na aprendizagem dos conhecimentos, das técnicas e atitudes do oficio de pedreiro.

Os autores

1. Introdução05
2. Noções Básicas06
3.Leitura e Interpretação de Projetos12
4. Materiais de Construção18
5. Ferramentas24
6. Locação da Obra30
7. Escavação da Obra36
8. Fundação38
9. Parede46
10.Acabamento54

1. Introdução

O pedreiro é o profissional da obra que atua na construção das etapas de fundação, paredes e acabamento. Ele deve ter conhecimento sobre o emprego de materiais, sobre ferramentas e equipamentos, sobre as técnicas utilizadas na construção, entre outros.

Deve saber construir vigas e pilares, levante de parede, revestimento de piso e paredes, etc. e como funciona um canteiro de obras e suas instalações. Ter noções sobre instalações de água, esgoto e instalações elétricas, saber ler e interpretar projetos e ter conhecimento sobre cálculos de área e volume são conhecimentos essenciais que completa a formação do pedreiro.

CARTILHA DO PEDREIROCARTILHA DO PEDREIRO 4

2. Noções Básicas 2.1. Nivelamento

Operação que consiste em transportar uma referência de nível marcada em uma determinada altura para outro local, estabelecendo assim um plano horizontal. Numa obra a referência de nível (marca) é estabelecida a 1,0 metro do nível do piso e transportada para as paredes dos outros cômodos. É através do nivelamento que marcamos as alturas da alvenaria, dos vãos de janelas e portas, do pé direito das alturas do piso e contrapiso na pavimentação.

A ferramenta utilizada para realizar o nivelamento é a mangueira de nível e no caso de vãos pequenos o nível de madeira.

Nivelamento com mangueira:

2.2. Alinhamento

Operação que consiste em posicionar numa mesma direção, através de uma linha, os elementos de uma construção.

Para se utilizar a técnica do alinhamento é necessário que esteja estabelecido o ponto inicial e final do mesmo e a partir daí fixar uma linha (linha de pedreiro) entre estes ponto.

Numa obra utilizamos este procedimento no levante de parede construindo as fiadas de blocos cerâmicos, no assentamento das mestras intermediárias dos revestimentos de parede e piso, etc..

Operação de alinhamento utilizado na construção da segunda fiada de uma alvenaria de bloco cerâmico:

CARTILHA DO PEDREIROCARTILHA DO PEDREIRO 5

2.3. Esquadro

Operação que consiste em marcar os vãos de uma obra a um ângulo de 90° (noventa graus). É utilizado no locação da obra, na marcação das alvenarias e nos revestimentos de paredes, etc. A ferramenta empregada nesta operação é o esquadro, porém limita-se aos vãos pequenos. No caso das locações da obra utilizamos a relação do triângulo retângulo que são medidas marcadas em alinhamento nas proporções de 3:4:5.

Esquadro de 60 cm, 80 cm e 100 cm

2.4. Prumada

Operação que consiste em posicionar numa direção vertical os elementos de uma construção. É utilizada na construção da fiada de blocos levante de parede aprumando os blocos iniciais e finais de cada fiada, na marcação das mestras superiores do reboco de uma parede, na obtenção de eixos de elementos estruturais de uma fundação, etc. As ferramentas utilizadas para obter a prumada são: prumo de face e o prumo de centro.

Comprimento

Metro (m)

Centímetro (cm) Milímetro (m)

Relação entre as unidades: 1m = 100cm = 1000mm

Área

Volume Massa

Metro quadrado (m )2 Centímetro quadrado ( cm )2

Relação entre as unidades: 1m = 10.0 cm22

Metro cúbico (m )3 Litro (l)

Relação entre as unidades: 1 m = 1000 l3

Quilograma (Kg) Grama (g)

Relação entre as unidades: 1Kg = 1000g

1cm

1cm 1cm1cm

1cm Kg

2.5. Unidades de Medida

Cálculo da Área:

O cálculo da área é obtido pelo produto (multiplicação) de duas dimensões (comprimento x largura).

Ex.: Para calcularmos a área de um quarto com as dimensões de 4 metros de comprimento e 3 metros de largura fazemos:

A (m²) área = 4m (comprimento) x 3m (largura). A= 12 m² Cálculo do Volume:

O cálculo do volume é obtido pelo produto (multiplicação) de três dimensões (comprimento x largura x altura).

Ex.: Para calcularmos o volume de uma lata com as dimensões de 0,21 metros de comprimento, 0.21 metros de largura e 0,41 metros de altura fazemos:

V (m³) Volume = 0,21m (comprimento) x 0,21m (largura) x 0,41m (altura). V = 0,018m³

CARTILHA DO PEDREIROCARTILHA DO PEDREIRO 6

2.6. A Argamassa

É a mistura de cimento, areia e água com ou sem outros elementos como arenoso, saibro e a cal. É utilizada nas alvenarias, nas fundações de pedra, nos revestimentos de paredes, etc.

A resistência, a facilidade de trabalho, a qualidade das argamassas dependem da qualidade dos materiais empregados, de suas proporções (traços) e da quantidade de água na mistura.

Na pavimentação (pisos e contrapisos), no assentamento de piso cerâmico e azulejos, etc. devemos sempre preparar a quantidade de argamassa necessária para que não ocorra o endurecimento da mesma antes de secar a aplicação.

(Parte 1 de 8)

Comentários