Cabeça Óssea - Neuroanatomia

Cabeça Óssea - Neuroanatomia

Cabeça Óssea

A Cabeça óssea inclui tanto os ossos faciais quanto os cranianos. Os ossos do crânio envolvem e protegem o encéfalo e suas estruturas associadas, os órgãos do sentido. Os ossos do crânio são unidos de maneira imóvel por saturas, ou linhas de junção. O crânio nos adultos é formado por 8 ossos.

Um Frontal (1); Parietais Pares (2); Temporais Pares (2); Um Occipital (1); Um Esfenóide (1); Um Etmóide (1).

O esqueleto da face forma a parte anterior do crânio contendo às órbitas e as cavidades nasais e inclui a maxila e a mandíbula. Possui 14 ossos.

Lacrimais (2); Ossos nasais (2); Maxilas (2); Zigomáticos (2); Palatinos (2); Conchas nasais inferiores (2); Mandíbula (1); Vômer (1).

Três vistas de um crânio adulto.

Figura 1 - Vista lateral na posição anatômica. Observe que o plano orbitomeatal, uma referência craniométrica padrão, é horizontal nesta posição. Observe a fossa temporal no lado do crânio, superior ao arco zigomático e inferior ás linhas temporais.

Figura 2 - Vista Inferior. Observe o palatino, um osso de forma irregular que contribui para a formação da cavidade nasal, o palato duro é uma pequena parte da órbita. Observe a grande abertura na parte basilar do occipital - o forame magno - através do qual a medula espinal é contínua com a medula oblonga do encéfalo.

Figura 3 - Vista anterior. Observe que a incisura supra-orbital, o forame infra orbital e o forame de mandíbula estão aproximadamente em uma linha vertical.

Aspecto superior da parte anterior de um crânio adulto.

Figura 1 - Vista superior externa da calvária mostrando o bregma onde as sutas coronal e sagital se encontram e o vértice, o ponto mais superior do crânio.

Comentários